Roteiro de Matemática - 6° ano A e B - professora Elisângela Soler
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 5 – 3° bimestre
SEMANA DO DIA 14 a 18 de setembro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B:
c5i4oyu
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° anos A, B
UNIDADE TEMÁTICA: Números
NÚMEROS DE AULAS:
3 aulas + 3 CMSP
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA10) Resolver e elaborar
problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na
representação fracionária
(EF06MA13) Resolver e elaborar
problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade,
sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo
mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Os alunos irão utilizar o caderno
do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui
serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.
Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ATIVIDADE 1 – AS FRAÇÕES NO COTIDIANO
1.1 O consumo consciente da água é um
assunto recorrente nas mídias. O consumo de água doce é dividido por setores:
agrícola, industrial e doméstico. O setor agrícola representa cerca de 7 /10 de
toda água doce consumida no mundo, e o setor industrial consome cerca de 11
/50. Encontrem uma maneira eficiente para determinar a fração que representa o
consumo de água do setor doméstico. Explique como fez esse cálculo.
1.2 Para divulgar os dados do consumo
consciente de água, foi apresentado o gráfico de setores a seguir:
Existe alguma relação entre os valores apresentados no exercício anterior e estes do gráfico? Justifique
1.3 Luiz
realizou uma viagem de automóvel partindo da cidade A para a cidade B e, pela
manhã, percorreu 1/ 5 e a tarde, percorreu 1 /3 da distância entre as duas
cidades. Sabendo que a distância que falta para o automóvel completar a viagem
é de 420 km, calcule a distância entre as duas cidades.
a)
Quantos quilômetros percorreu na parte da manhã? E na parte da tarde?
Atividade 2 - Mão na Massa: 45 minutos
SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES
2.1 Os irmãos Cláudio e Mariana
receberam uma quantia de R$ 600,00 para organizar uma festa junina na escola.
Cláudio gastou 1/ 4 da quantia recebida para decoração e Mariana gastou 2 /5 da
mesma quantia para comida.
a) Encontre o valor que cada um gastou.
b) Sobrou dinheiro? Se sim, qual é a fração
que representa esse valor? Explique como resolveu esse problema.
2.2 Represente as operações a seguir em
uma malha quadriculada e cole-a no seu caderno. Explique como você resolveu
cada item.
a) 3/ 6 + 2/ 6 =
b) 1 /3 + 1/ 4 + 1 /2 =
c)
1 – 2/ 3 =
Avaliação:
Resolução das questões 1 e 2 com leitura e
interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de
e-mail e aplicativo google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao
computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou
encaminhem para UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
Aula do centro de mídias
12/08 https://youtu.be/E8uEYNnGumY
Aula do centro de mídias
17/08 https://youtu.be/NMMYJ3_jC5g
Aula do centro de mídias
16/09 https://youtu.be/wFnz9xrqLYI
Aula do centro de mídias
19/08 https://youtu.be/aOeaaI-0So8
Problemas com fração https://youtu.be/u4uAsW2nJCM
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