Roteiro de Matemática - 6° ano A e B - professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM  5 – 3° bimestre

 

SEMANA DO DIA   14 a 18 de setembro de 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B: c5i4oyu

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  6° anos A, B

UNIDADE TEMÁTICA: Números

NÚMEROS DE AULAS: 3 aulas + 3 CMSP

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária

(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4 - Responsabilidade e cidadania.

Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.

Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE 1 – AS FRAÇÕES NO COTIDIANO

1.1  O consumo consciente da água é um assunto recorrente nas mídias. O consumo de água doce é dividido por setores: agrícola, industrial e doméstico. O setor agrícola representa cerca de 7 /10 de toda água doce consumida no mundo, e o setor industrial consome cerca de 11 /50. Encontrem uma maneira eficiente para determinar a fração que representa o consumo de água do setor doméstico. Explique como fez esse cálculo.

 

 

1.2  Para divulgar os dados do consumo consciente de água, foi apresentado o gráfico de setores a seguir:



Existe alguma relação entre os valores apresentados no exercício anterior e estes do gráfico? Justifique

 

1.3 Luiz realizou uma viagem de automóvel partindo da cidade A para a cidade B e, pela manhã, percorreu 1/ 5 e a tarde, percorreu 1 /3 da distância entre as duas cidades. Sabendo que a distância que falta para o automóvel completar a viagem é de 420 km, calcule a distância entre as duas cidades.

 

a) Quantos quilômetros percorreu na parte da manhã? E na parte da tarde?

 

Atividade 2 - Mão na Massa: 45 minutos

SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES

2.1 Os irmãos Cláudio e Mariana receberam uma quantia de R$ 600,00 para organizar uma festa junina na escola. Cláudio gastou 1/ 4 da quantia recebida para decoração e Mariana gastou 2 /5 da mesma quantia para comida.

a) Encontre o valor que cada um gastou.

 b) Sobrou dinheiro? Se sim, qual é a fração que representa esse valor? Explique como resolveu esse problema.

2.2 Represente as operações a seguir em uma malha quadriculada e cole-a no seu caderno. Explique como você resolveu cada item.

 a) 3/ 6 + 2/ 6 =

b) 1 /3 + 1/ 4 + 1 /2 =

 c) 1 – 2/ 3 =

Avaliação:

Resolução das questões 1 e 2 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:

 

Aula do centro de mídias 12/08 https://youtu.be/E8uEYNnGumY

Aula do centro de mídias 17/08 https://youtu.be/NMMYJ3_jC5g

Aula do centro de mídias 16/09 https://youtu.be/wFnz9xrqLYI

Aula do centro de mídias 19/08 https://youtu.be/aOeaaI-0So8

Problemas com fração https://youtu.be/u4uAsW2nJCM

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane