Roteiro de Língua Portuguesa 8º ano B - Professora Liliane de Oliveira

 

ROTEIRO E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

 

8º ano 3º BIMESTRE 24/09

Professor: Liliane de Oliveira M.

Área do conhecimento: Linguagens e Códigos

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 8º ano B

Data: 24/09 à 01/10

Entregar por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br  ou entre no Clasroon

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Código da turma: 3xwxptd

 

Unidades Temáticas:

Conto de humor

Objetivo(s) da aprendizagem:

Reconhecer os elementos da narrativa do gênero textual conto de humor.

Comparar diferentes gêneros de humor que circulam em diferentes suportes, inclusive o digital, com o conto de humor, considerando as estratégias linguísticas utilizadas e as condições de produção, a fim de reconhecer os valores sociais, culturais e humanos e diferentes visões de mundo que os constituem.

Habilidade (s) do Currículo Paulista

(EF69LP44) Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção Apreciação e réplica

Metodologia:

Aula interativa via aplicativo Central de Mídias, Google sala de aula, e watsapp e blog.

Código da turma no Google sala de aula: 3wxptd

Desenvolvimento

Atividade 1:

 

1 aula de 45 minutos

 Assista o vídeo do conto A velha contrabandista de Satnislau Ponte Preta:

https://www.youtube.com/watch?v=HkNPfq4HgAw

 

Atividade 2:

 

2 aulas de 45 minutos

CONTOS DE HUMOR:

Tá rindo de quê ?

A VELHA CONTRABANDISTA

 

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava na fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.

         Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:

         — Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?

         A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:

         — É areia!

         Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

         Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.

         Diz que foi aí que o fiscal se chateou:

         — Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com quarenta anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.

         — Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:

         — Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?

         — O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha.

         — Juro — respondeu o fiscal.

         — É lambreta.

 

Responda às seguintes perguntas sobre o conto A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta:

1.    Quando você acha que o conto foi escrito? Que elementos do texto te levam a esta conclusão?

2.    O final do texto surpreende? Por quê?

3.    Como o humor, neste texto, se relaciona com seu contexto?

4.    Esse conto seria considerado engraçado hoje em dia? Ou seria considerado “incorreto” por chamar um idoso de velhinha?

5.    Como esta relação humor de época se dá no gênero conto de humor?

 

 




 Atividade 3:

1 aulas de 45 minutos

 

 

 

Veja como é simples:

Tutorial para entrar no sala de aula :

https://www.youtube.com/watch?v=VGfkq7hzG5k

tutorial para responder no google sala de aula:

https://www.youtube.com/watch?v=uqZokULsMC

VOCÊ PODERÁ TIRAR SUAS DÚVIDAS VIA WATSSAP:

11 95636150

 

 

Recursos:

Entrega do material ( físico)

Disponibilização do material via watsapp, blog e facebook, clasroon

Avaliação: 

Participação e realização da atividade.

Instrumentos para verificação da aprendizagem:

Participação e realização da atividade no Google Sala de aula OU VIA E-MAIL.

 

Referências

BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983. COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal . Ediouro: Rio de Janeiro, 2001. DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em . Acesso em: 3 de agosto de 2018.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019. Secretaria da Educação. São Paulo – SP. SÃO PAULO FAZ ESCOLA. Vol. 1. Versão Estendida. Ensino Fundamental Anos Finais. Currículo Paulista do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019.Secretaria da Educação. São Paulo –' SP. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação

 

Fonte: Documento Orientador Atividades escolares não presenciais. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Página 17/60

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