Roteiro de Língua Portuguesa 8º ano B - Professora Liliane de Oliveira
ROTEIRO
E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE
CORONAVÍRUS
8º ano 3º BIMESTRE 24/09
Professor: Liliane de
Oliveira M. |
Área do conhecimento:
Linguagens e Códigos |
Disciplina: Língua Portuguesa |
Série: 8º ano B |
Data: 24/09 à 01/10 |
Entregar por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br ou entre no Clasroon |
Use o
Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 3º bimestre |
Código da
turma: 3xwxptd |
Unidades Temáticas: |
Conto de humor |
Objetivo(s) da
aprendizagem: |
Reconhecer
os elementos da narrativa do gênero textual conto de humor. Comparar diferentes gêneros de humor que circulam
em diferentes suportes, inclusive o digital, com o conto de humor,
considerando as estratégias linguísticas utilizadas e as condições de
produção, a fim de reconhecer os valores sociais, culturais e humanos e
diferentes visões de mundo que os constituem. |
Habilidade (s) do
Currículo Paulista |
(EF69LP44) Reconstrução das condições de produção, circulação
e recepção Apreciação e réplica |
Metodologia: |
Aula interativa via aplicativo Central de
Mídias, Google sala de aula, e watsapp e blog. Código da turma no Google sala de aula:
3wxptd |
Desenvolvimento Atividade 1: 1 aula de 45 minutos |
Assista o vídeo do conto A velha
contrabandista de Satnislau Ponte Preta: https://www.youtube.com/watch?v=HkNPfq4HgAw |
Atividade 2: 2 aulas de 45 minutos |
CONTOS DE
HUMOR: Tá rindo
de quê ? A
VELHA CONTRABANDISTA Diz
que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava na
fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal
da alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha. Um
dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da alfândega
mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela: —
Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí
atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco? A
velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela
adquirira no odontólogo, e respondeu: —
É areia! Aí
quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha
saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou
o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha fosse em
frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás. Mas
o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia
e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando
ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez.
Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai!
O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a
velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia. Diz
que foi aí que o fiscal se chateou:
— Olha, vovozinha, eu sou fiscal de
alfândega com quarenta anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra
burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista. —
Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta,
quando o fiscal propôs: —
Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo,
não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando
que a senhora está passando por aqui todos os dias? —
O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha. —
Juro — respondeu o fiscal. —
É lambreta. Responda às seguintes perguntas sobre o conto A
velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta: 1. Quando
você acha que o conto foi escrito? Que elementos do texto te levam a esta
conclusão? 2. O
final do texto surpreende? Por quê? 3. Como
o humor, neste texto, se relaciona com seu contexto? 4. Esse
conto seria considerado engraçado hoje em dia? Ou seria considerado
“incorreto” por chamar um idoso de velhinha? 5. Como
esta relação humor de época se dá no gênero conto de humor?
|
Atividade 3: 1 aulas de 45 minutos |
Veja como é simples: Tutorial para entrar no sala de aula : https://www.youtube.com/watch?v=VGfkq7hzG5k tutorial para responder no google sala
de aula: https://www.youtube.com/watch?v=uqZokULsMC VOCÊ PODERÁ
TIRAR SUAS DÚVIDAS VIA WATSSAP: 11 95636150 |
Recursos: |
Entrega do material ( físico) Disponibilização
do material via watsapp, blog e facebook, clasroon |
Avaliação: |
Participação e realização da
atividade. |
Instrumentos para
verificação da aprendizagem: |
Participação e realização da
atividade no Google Sala de aula OU VIA E-MAIL. |
Referências |
BERGSON, Henri.
O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983. COSTA, Flavio Moreira da. Os
100 melhores contos de humor da literatura universal . Ediouro: Rio de
Janeiro, 2001. DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil
Escola. Disponível em . Acesso em: 3 de agosto de 2018. SÃO PAULO
(Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Estado de São Paulo:
SEDUC, 2019. Secretaria da Educação. São Paulo – SP. SÃO PAULO FAZ ESCOLA.
Vol. 1. Versão Estendida. Ensino Fundamental Anos Finais. Currículo Paulista
do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019.Secretaria da Educação. São Paulo –' SP.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria
Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua
Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria
Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação |
Fonte: Documento
Orientador Atividades escolares não presenciais.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Página 17/60
Comentários
Postar um comentário