ROTEIRO DE QUÍMICA - 1º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES
Roteiro de Atividades
Referente a semana dos dias 11 e 18 de Setembro
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Química
Série: 1º ano C
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: ienq3zh
Unidade Temática : Transformação química na natureza e no sistema produtivo Metais – processos de obtenção Representação de transformações químicas; Processos de obtenção de ferro, de aço e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica; Balanceamento e interpretação das transformações químicas;
Números de aulas: 1 + 1 (CMSP)
Habilidades: Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas;
Calcular massas moleculares das substâncias a partir das massas atômicas dos elementos químicos constituintes;
Competências Gerais BNCC:
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas
Recursos: Caderno do aluno SP faz escola (volume 3), acesso a internet, livro didático, plataforma digital...
Atividade
Nome do Aluno:
Série:
Mão na massa: (45 minutos)
Questão 1: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 3, página 34 e 35)
ATIVIDADE 3 – BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
3A – Registre as suas ideias e hipóteses com relação às seguintes situações-problema:
1. Como as transformações químicas podem ser representadas?
2. Existe relação entre as quantidades de reagentes e produtos?
3. Como se pode prever a quantidade de ferro produzido com base nos reagentes?
3B – Utilize o Simulador Phet: “Construa uma Molécula”. Siga os procedimentos indicados abaixo e represente as substâncias no quadro a seguir: Fonte: PHET – Interactive Simulations. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/build-a-molecule, conforme procedimentos listados a seguir:
• Clique na aba “Construir Molécula”;
• No kit 1, utilize os átomos disponíveis para formar as moléculas de água. Arraste a molécula até chegar ao quadro correspondente;
• Faça o mesmo procedimento para todas as outras substâncias;
• Preencha o quadro abaixo;
• Clique na aba “Coleta Múltipla”;
• Faça o mesmo procedimento para todas as substâncias;
• Preencha o quadro.
Para ajudar vocês a usarem o simulador assistam novamente a aula no CMSP do dia 10/08 disponível em: https://youtu.be/t16TRmjpT5c
Observação: No caderno do aluno SP faz escola volume 3, tem mais substâncias para “Construir Moléculas”, utilizando o simulador, façam com o intuito de ampliar o conhecimento sobre substâncias, transformações químicas e balanceamento de equações.
3F – Pesquise na tabela periódica as massas atômicas e os símbolos dos elementos: hidrogênio, oxigênio, cálcio, cobre, enxofre, carbono e ferro. Registre-os no quadro abaixo e calcule as massas moleculares das substâncias indicadas:
Sistematização:
- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps)
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
- Entregar até o dia 18/09
Links da aula do centro de mídia: (45 minutos)
Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades.
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