Roteiro de Ciências 7°D Professora Semeir
Roteiro de aprendizagem
Do dia 11/09 a 18/09
Escola: Chojiro Segawa
Professora: Semeir Aparecida Wingeter Correia
E-mail: semeir@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Ciências
Turma: 7°D Código da turma: o4wejro
Nome do aluno: n°: Série:
Unidade Temática: |
Vida e Evolução |
Número de aulas: |
3 aulas+1 no CMSP |
Habilidade (s) do Currículo
Paulista: |
(EF07CI09). Interpretar as
condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura,
análise e comparação de indicadores de saúde- taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica, entre outros- e de resultados de políticas públicas destinadas à
saúde. (EF07CI10A). Identificar
principais características de vírus e bactérias e as principais patologias
que provocam no organismo humano. |
Competências Gerais: |
● Pensamento científico, crítico e criativo ● Empatia
e cooperação ● Responsabilidade e cidadania. |
Para esta aula vão precisar de caderno de ciências, lápis,
caneta, caderno do aluno,livro didático e as anotações da aula no CMSP.
https://www.youtube.com/watch?v=MQWqL_ucthM
https://www.youtube.com/watch?v=madf5ClO8Ck
Esta aula é baseada nas aulas do CMSP, logo se você não
assistiu entre no link acima e assista.
Vimos na aula no CMSP, sobre:
●
Doenças de veiculação atmosférica, que são aquelas que
podem ser transmitidas pelo contato com o ar contaminado, gotículas de saliva,
entre outros. É o caso da Tuberculose.
●
Analisamos na aula anterior 1 indicador, foi dado um
exemplo simples de como pode se trabalhar com os indicadores.
●
Conhecer as doenças de veiculação atmosférica com
ênfase nas infecções virais.
●
Como a desigualdade social pode agravar uma pandemia
por um vírus que pode ser transmitido pelo ar.
●
As pessoas mais pobres estão ficando mais doentes do
que as pessoas de classe social melhor?
●
Os vírus são muito pequenos, precisamos de um
microscópio muito bom para visualizá-lo. O vírus não tem célula e existe ainda
um debate entre os cientistas sobre se ele é vivo ou morto,
●
O vírus não tem forma de se locomover, como vamos ter
contato com o vírus? Quando ele estiver em cima de alguma superfície e
colocarmos as mãos lá, o vírus pega carona nas partículas de poeira, na saliva,
e é neste caso do COVID19 que a máscara ajuda muito.
●
Tem vários tipos de vírus, não envelopado, envelopado bacteriófago
T4,
●
O vírus entra pelo sistema respiratório e depois desce
pelo pulmão, onde encontra os alvéolos pulmonares, que vão se encher de água.
Falamos sobre o sarampo que entra da mesma forma que o SARS COV 2 (através do
sistema respiratório).
●
Podemos definir que existem doenças que podem ser
transmitidas a partir de partículas suspensas no ar. Muitas delas podem ser
causadas por vírus e a melhor forma de evitar é tomando a vacina, quando esta estiver
à disposição, além de proteger de outras formas como hábito de higiene,
distanciamento e uso de máscara.
●
Doenças de veiculação hídrica, são aquelas que podem
ser transmitidas, pelo contato com a água contaminada, normalmente não tratada.
●
Aprendemos sobre a estrutura das bactérias,
●
Tipos de
bactérias.
●
Como a Cólera está ligada ao saneamento básico.
●
Existem vacinas para cólera, mas atualmente a vacinação
é indicada apenas para populações de área com cólera endêmica, populações em
situações de crise humanitária com alto risco para cólera ou durante surtos de
cólera sempre em conjunto com outras estratégias de prevenção e controle.
●
Podemos definir que existem doenças que podem ser
transmitidas a partir de partículas suspensas no ar, ou pelo consumo de água e
de alimentos contaminados.
●
Muitas dessas doenças podem ser causadas por bactérias
e a melhor forma de evitar o contágio é se vacinar, quando há vacinação e se
proteger de outras formas como adotar bons hábitos de higiene.
Desenvolvimento do Tema:1° momento 45 minutos
Vamos ver o que você aprendeu:
1) O que é um vírus? Quais são suas principais
características?
2) O que é bactéria? Quais são as suas principais
características?
3). Quais doenças são provocadas por vírus e bactérias?
4). Como estas doenças são transmitidas?
5) Como os vírus e bactérias agem no organismo?
Como são muitos assuntos, vá registrando o resultado em seu
caderno, e depois reproduza o quadro que se encontra no caderno do aluno volume
3 páginas 12, e organize as informações que você encontrou, utilizando imagens
e esquemas se achar necessário.
2° momento: 90 minutos
Neste 2° momento quero que faça um mapa mental sobre a
Célula E Vírus. Sua reprodução, as doenças causadas por eles e o tratamento e prevenção.
Não esqueça não quero um texto e sim um mapa com essas informações e para
fechar a atividade com chave de ouro clique no google: geniol criar caça palavras,
abrirá uma página que te indicará como montar seu caça palavras, aí é só
destacar as palavras do seu mapa mental e colocar no caça palavra, criou,
concluiu, me envia pelo WhatsApp. Qualquer dúvida é só me perguntar.
Como fazer caça palavras
As palavras deste
caça palavras estão escondidas na horizontal e vertical, sem palavras ao
contrário.
A |
H |
E |
H |
R |
E |
H |
T |
L |
O |
M |
F |
V |
I |
U |
? |
A |
T |
C |
R |
A |
T |
F |
Á |
P |
N |
R |
R |
E |
S |
D |
W |
T |
P |
T |
C |
A |
S |
E |
E |
F |
O |
I |
I |
R |
A |
F |
I |
L |
A |
D |
S |
E |
L |
C |
A |
A |
C |
T |
L |
A |
E |
G |
C |
R |
I |
B |
E |
N |
O |
W |
T |
V |
E |
U |
O |
R |
E |
O |
O |
Q |
L |
I |
C |
R |
N |
N |
L |
E |
I |
I |
C |
U |
O |
I |
I |
A |
O |
I |
H |
N |
V |
T |
R |
I |
Q |
E |
I |
S |
A |
A |
I |
L |
E |
O |
M |
L |
U |
D |
S |
N |
A |
S |
D |
E |
L |
E |
K |
O |
E |
A |
D |
N |
E |
A |
S |
A |
H |
A |
Q |
U |
I |
T |
Y |
AQUI
COLOQUEI
E FOI
ESCOLHI
FÁCIL
PALAVRAS
TRANQUILO
VIU?
AQUI ESTÁ O RESULTADO DO MODELO PARA VOCÊS
FAZEREM SEUS CAÇAS PALAVRAS.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
F |
V |
I |
U |
|
|
|
|
|
|
Á |
P |
|
|
|
|
|
T |
|
|
C |
A |
|
|
E |
F |
|
R |
|
|
I |
L |
|
|
S |
|
|
A |
C |
|
L |
A |
|
|
C |
|
|
N |
O |
|
|
V |
|
|
O |
|
|
Q |
L |
|
|
R |
|
|
L |
|
|
U |
O |
|
|
A |
|
|
H |
|
|
I |
Q |
|
|
S |
|
|
I |
|
|
L |
U |
|
|
|
|
|
|
|
|
O |
E |
|
|
|
|
|
|
|
Q |
U |
I |
|
|
Recursos usados:
caderno do aluno volume 3, aulas CMSP, e google para fazerem os caça
palavras. |
E-mail
para dúvidas: semeir@prof.educacao.sp.gov.br Devolutiva
do professor: pelo WhatsApp ou pelo e-mail Todas as
aulas de ciências estão no blog da escola. |
Comentários
Postar um comentário