Roteiro do 8º ano B da professora Liliane Mesquita - Língua Portuguesa

 Pessoal segue o Roteiro de Atividades de Língua  Portuguesa  dessa semana, lembrando que vocês terão duas semanas para entregar. Qualquer dúvida estou a disposição.

ROTEIRO E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

 

8º ano 3º BIMESTRE 10/09

Professor: Liliane de Oliveira M.

Área do conhecimento: Linguagens e Códigos

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 8º ano B

Data: 10/09 à 24/09

Entregar por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br  ou entre no Clasroon

Use o Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 3º bimestre

Código da turma: 3xwxptd

 

Unidades Temáticas:

 

Devolutiva da AAP e recuperação

Objetivo(s) da aprendizagem:

Reconhecer os elementos da narrativa do gênero textual conto.

Habilidade (s) do Currículo Paulista

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Metodologia:

Aula interativa via aplicativo Central de Mídias, Google sala de aula, e watsapp e blog.

Código da turma no Google sala de aula: 3wxptd

Desenvolvimento

Atividade 1:

 

1 aula de 45 minutos

 Assista à aula de Língua Portuguesa no Centro de Mídias:

Devolutiva da AAP:

https://www.youtube.com/watch?v=atXv-WoTLVs

 

Atividade 2:

 

2 aulas de 45 minutos

Antes da leitura

Vamos ler hoje o conto O primeiro beijo, mas antes da leitura responda estas questões:

O que o título sugere?

Onde aconteceu o beijo?

É o primeiro beijo de uma menina ou de um

menino?

Como será o narrador?

Como será o texto? Sério? Engraçado?

Trágico?

Leia o conto:

O primeiro beijo – Conto de Clarice Lispector

Os dois mais murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor. Amor com o que vem junto: ciúme.

– Está bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, só a verdade: você nunca beijou uma mulher antes de me beijar? Ele foi simples:

– Sim, já beijei antes uma mulher.

– Quem era ela? perguntou com dor.

Ele tentou contar toscamente, não sabia como dizer.

O ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir – era tão bom. A concentração no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros.


E mesmo a sede começara: brincar com a turma, falar bem alto, mais alto que o barulho do motor, rir, gritar, pensar, sentir, puxa vida! como deixava a garganta seca.

E nem sombra de água. O jeito era juntar saliva, e foi o que fez. Depois de reunida na boca ardente engulia-a lentamente, outra vez e mais outra. Era morna, porém, a saliva, e não tirava a sede. Uma sede enorme maior do que ele próprio, que lhe tomava agora o corpo todo.

A brisa fina, antes tão boa, agora ao sol do meio dia tornara-se quente e árida e ao penetrar pelo nariz secava ainda mais a pouca saliva que pacientemente juntava.

E se fechasse as narinas e respirasse um pouco menos daquele vento de deserto? Tentou por instantes mas logo sufocava. O jeito era mesmo esperar, esperar. Talvez minutos apenas, enquanto sua sede era de anos.

Não sabia como e por que mas agora se sentia mais perto da água, pressentia-a mais próxima, e seus olhos saltavam para fora da janela procurando a estrada, penetrando entre os arbustos, espreitando, farejando.

O instinto animal dentro dele não errara: na curva inesperada da estrada, entre arbustos estava… o chafariz de onde brotava num filete a água sonhada. O ônibus parou, todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos.

De olhos fechados entreabriu os lábios e colou-os ferozmente ao orifício de onde jorrava a água. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito até a barriga. Era a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso até se saciar. Agora podia abrir os olhos.

Abriu-os e viu bem junto de sua cara dois olhos de estátua fitando-o e viu que era a estátua de uma mulher e que era da boca da mulher que saía a água. Lembrou-se de que realmente ao primeiro gole sentira nos lábios um contato gélido, mais frio do que a água.

E soube então que havia colado sua boca na boca da estátua da mulher de pedra. A vida havia jorrado dessa boca, de uma boca para outra.

Intuitivamente, confuso na sua inocência, sentia intrigado: mas não é de uma mulher que sai o líquido vivificador, o líquido germinador da vida… Olhou a estátua nua.

Ele a havia beijado.

Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva. Deu um passo para trás ou para frente, nem sabia mais o que fazia. Perturbado, atônito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tensão agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido.

Estava de pé, docemente agressivo, sozinho no meio dos outros, de coração batendo fundo, espaçado, sentindo o mundo se transformar. A vida era inteiramente nova, era outra, descoberta com sobressalto. Perplexo, num equilíbrio frágil.

Até que, vinda da profundeza de seu ser, jorrou de uma fonte oculta nele a verdade. Que logo o encheu de susto e logo também de um orgulho antes jamais sentido: ele…

Ele se tornara homem.

Você também poderá ver o vídeo da leitura desse conto:

https://www.youtube.com/watch?v=OxMm5rTOfVU

 

 

APÓS A LETURA

Agora responda:

a)      O que o narrador quis dizer com a expressão “cultura inútil”?

b)      Já é possível saber se o primeiro beijo é de um garoto ou garota?

c)       O quer dizer o trecho “Você é a glicose do meu metabolismo.”?

 




 Atividade 3:

1 aulas de 45 minutos

Envio da atividade

USE O GOOGLE SALA DE AULA/ CLASROON

Veja como é simples:

Tutorial para entrar no sala de aula :

https://www.youtube.com/watch?v=VGfkq7hzG5k

tutorial para responder no google sala de aula:

https://www.youtube.com/watch?v=uqZokULsMC

VOCÊ PODERÁ TIRAR SUAS DÚVIDAS VIA WATSSAP:

11 95636150

 

 

Recursos:

Entrega do material ( físico)

Disponibilização do material via watsapp, blog e facebook, clasroon

Avaliação: 

Participação e realização da atividade.

Instrumentos para verificação da aprendizagem:

Participação e realização da atividade no Google Sala de aula OU VIA E-MAIL.

 

Referências

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019. Secretaria da Educação. São Paulo – SP. SÃO PAULO FAZ ESCOLA. Vol. 1. Versão Estendida. Ensino Fundamental Anos Finais. Currículo Paulista do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019.Secretaria da Educação. São Paulo –' SP. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação

 

Fonte: Documento Orientador Atividades escolares não presenciais. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Página 17/60


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane