Roteiro do 8º ano B da professora Liliane Mesquita - Língua Portuguesa
Pessoal segue o Roteiro de Atividades de Língua Portuguesa dessa semana, lembrando que vocês terão duas semanas para entregar. Qualquer dúvida estou a disposição.
ROTEIRO
E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE
CORONAVÍRUS
8º ano 3º BIMESTRE 10/09
Professor: Liliane de
Oliveira M. |
Área do conhecimento:
Linguagens e Códigos |
Disciplina: Língua Portuguesa |
Série: 8º ano B |
Data: 10/09 à 24/09 |
Entregar por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br ou entre no Clasroon |
Use o
Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 3º bimestre |
Código da
turma: 3xwxptd |
Unidades Temáticas: |
Devolutiva da AAP e recuperação |
Objetivo(s) da
aprendizagem: |
Reconhecer
os elementos da narrativa do gênero textual conto. |
Habilidade (s) do
Currículo Paulista |
(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da
interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e
cinésicos, que funcionam como modificadores, percebendo sua função na
caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada
gênero narrativo. |
Metodologia: |
Aula interativa via aplicativo Central de
Mídias, Google sala de aula, e watsapp e blog. Código da turma no Google sala de aula:
3wxptd |
Desenvolvimento Atividade 1: 1 aula de 45 minutos |
Assista à aula de Língua Portuguesa no Centro
de Mídias: Devolutiva da AAP: https://www.youtube.com/watch?v=atXv-WoTLVs |
Atividade 2: 2 aulas de 45 minutos |
Antes da leitura Vamos ler hoje o conto O
primeiro beijo, mas antes da leitura responda estas questões: O que o título sugere? Onde aconteceu o beijo? É o primeiro beijo de uma
menina ou de um menino? Como será o narrador? Como será o texto? Sério?
Engraçado? Trágico? Leia o conto: O primeiro beijo – Conto de Clarice Lispector
Os dois mais
murmuravam que conversavam: havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam
tontos, era o amor. Amor com o que vem junto: ciúme. – Está bem,
acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a
verdade, só a verdade: você nunca beijou uma mulher antes de me beijar? Ele
foi simples: – Sim, já beijei
antes uma mulher. – Quem era ela?
perguntou com dor. Ele tentou contar
toscamente, não sabia como dizer. O
ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da
garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe
pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às
vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir – era tão bom. A concentração
no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros. E mesmo a sede
começara: brincar com a turma, falar bem alto, mais alto que o barulho do
motor, rir, gritar, pensar, sentir, puxa vida! como deixava a garganta seca. E nem sombra de
água. O jeito era juntar saliva, e foi o que fez. Depois de reunida na boca
ardente engulia-a lentamente, outra vez e mais outra. Era morna, porém, a
saliva, e não tirava a sede. Uma sede enorme maior do que ele próprio, que
lhe tomava agora o corpo todo. A brisa fina, antes
tão boa, agora ao sol do meio dia tornara-se quente e árida e ao penetrar
pelo nariz secava ainda mais a pouca saliva que pacientemente juntava. E se fechasse as
narinas e respirasse um pouco menos daquele vento de deserto? Tentou por
instantes mas logo sufocava. O jeito era mesmo esperar, esperar. Talvez
minutos apenas, enquanto sua sede era de anos. Não sabia como e
por que mas agora se sentia mais perto da água, pressentia-a mais próxima, e
seus olhos saltavam para fora da janela procurando a estrada, penetrando
entre os arbustos, espreitando, farejando. O instinto animal
dentro dele não errara: na curva inesperada da estrada, entre arbustos
estava… o chafariz de onde brotava num filete a água sonhada. O ônibus parou,
todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz
de pedra, antes de todos. De olhos fechados
entreabriu os lábios e colou-os ferozmente ao orifício de onde jorrava a
água. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito até a barriga. Era
a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso até se
saciar. Agora podia abrir os olhos. Abriu-os e viu
bem junto de sua cara dois olhos de estátua fitando-o e viu que era a estátua
de uma mulher e que era da boca da mulher que saía a água. Lembrou-se de que
realmente ao primeiro gole sentira nos lábios um contato gélido, mais frio do
que a água. E soube então que
havia colado sua boca na boca da estátua da mulher de pedra. A vida havia
jorrado dessa boca, de uma boca para outra. Intuitivamente,
confuso na sua inocência, sentia intrigado: mas não é de uma mulher que sai o
líquido vivificador, o líquido germinador da vida… Olhou a estátua nua. Ele a havia
beijado. Sofreu um tremor
que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo
todo estourando pelo rosto em brasa viva. Deu um passo para trás ou para
frente, nem sabia mais o que fazia. Perturbado, atônito, percebeu que uma
parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tensão
agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido. Estava de pé,
docemente agressivo, sozinho no meio dos outros, de coração batendo fundo,
espaçado, sentindo o mundo se transformar. A vida era inteiramente nova, era
outra, descoberta com sobressalto. Perplexo, num equilíbrio frágil. Até que, vinda da
profundeza de seu ser, jorrou de uma fonte oculta nele a verdade. Que logo o
encheu de susto e logo também de um orgulho antes jamais sentido: ele… Ele se tornara
homem. Você também
poderá ver o vídeo da leitura desse conto: https://www.youtube.com/watch?v=OxMm5rTOfVU APÓS
A LETURA Agora
responda: a)
O que o
narrador quis dizer com a expressão “cultura inútil”? b)
Já é
possível saber se o primeiro beijo é de um garoto ou garota? c)
O quer dizer
o trecho “Você é a glicose do meu metabolismo.”?
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Atividade 3: 1 aulas de 45 minutos |
Envio da atividade USE O GOOGLE SALA DE AULA/ CLASROON Veja como é simples: Tutorial para entrar no sala de aula : https://www.youtube.com/watch?v=VGfkq7hzG5k tutorial para responder no google sala
de aula: https://www.youtube.com/watch?v=uqZokULsMC VOCÊ PODERÁ
TIRAR SUAS DÚVIDAS VIA WATSSAP: 11 95636150 |
Recursos: |
Entrega do material ( físico) Disponibilização
do material via watsapp, blog e facebook, clasroon |
Avaliação: |
Participação e realização da
atividade. |
Instrumentos para
verificação da aprendizagem: |
Participação e realização da
atividade no Google Sala de aula OU VIA E-MAIL. |
Referências |
SÃO PAULO
(Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista do Estado de São Paulo:
SEDUC, 2019. Secretaria da Educação. São Paulo – SP. SÃO PAULO FAZ ESCOLA.
Vol. 1. Versão Estendida. Ensino Fundamental Anos Finais. Currículo Paulista
do Estado de São Paulo: SEDUC, 2019.Secretaria da Educação. São Paulo –' SP.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria
Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua
Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria
Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação |
Fonte: Documento
Orientador Atividades escolares não presenciais. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Página 17/60
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