ROTEIRO DE MATEMÁTICA 6 ANO C.. PROF. FÁTIMA

 ROTEIRO DE APRENDIZAGEM

 

SEMANA DE  20 a 25 DE SETEMBRO  DE 2020

Número de aulas :  6 aulas de 45¨ cada , realização das atividades e 3 assistir os videos

PROFESSOR (A): Maria de Fátima de Oliveira Ferreira EMAIL (Quem tiver Classrom): mfatimaferreira@professor.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Matemática TURMA: 6° ano C

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1- Conhecimento;

2- Pensamento científico, crítico e criativo;

3- Cultura digital;

4- Autoconhecimento e autocuidado; 5- Empatia e cooperação;

6- Responsabilidade e cidadania.

CONTEXTUALIZAÇÃO

QUESTÃO DISPARADORA

1 - Se você compra duas pizzas, uma de queijo e outra de calabresa, você representa a quantidade de pizzas de queijo pelo número 1.

No entanto, se você compra apenas uma pizza, em que metade é de calabresa e a outra metade é de queijo, como você representa a quantidade de pizza de queijo comprada?

Você só tem uma pizza e essa única pizza é o que chamamos de “todo”. Nesse caso, o “todo” está dividido em duas partes (dois sabores), sendo que apenas uma dessas partes é de queijo, então você pode representar a quantidade de pizza de queijo pelo número fracionário  .

2. RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Questão 1

As árvores de um parque estão dispostas de tal maneira que se construíssemos uma linha entre a primeira árvore (A) de um trecho e a última árvore (B) conseguiríamos visualizar que elas estão situadas à mesma distância uma das outras.

De acordo com a imagem acima, que fração que representa a distância entre a primeira e a segunda árvore?

a) 1/6
b) 2/6
c) 1/5
d) 2/5

Questão 2

Observe a barra de chocolate a seguir e responda: quantos quadradinhos deve-se comer para consumir 5/6 da barra?

a) 15
b) 12
c) 14
d) 16

 

SUGESTÃO DE VIDEOS PARA AUXILIÁ-LOS EM SEUS ESTUDOS..

 

https://youtu.be/an3p-KB2ZJY - Fração parte do todo.

https://youtu.be/S_TNcu2eUjA- Problemas que envolvam frações.

 

 

UTILIZAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3, QUE FOI ENTREGUE NA ESCOLA.

OBS: As atividades deverão ser entregues por foto no whatsapp, ou pelo e-mail do professor acima mencionado, até 02/10/2020.

UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE OS VÍDEOS INDICADOS SÃO DE FÁCIL ENTENDIMENTO.  MAS SURGINDO QUALQUER DÚVIDA PODE ME CHAMAR NO WHATSAPP, QUE FAREI O MELHOR POSSIVEL PARA AJUDÁ- LOS EM SEUS ESTUDOS, LEMBRANDO QUE NO RETORNO REVISAREMOS TODOS OS CONTEÚDOS ESTUDADOS... BOA SORTE MEUS AMORES!

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM

 

SEMANA DE  20 a 25 DE SETEMBRO  DE 2020

Número de aulas :  6 aulas de 45¨ cada 3 realização das atividades e 3 assistir os videos

PROFESSOR (A): Maria de Fátima de Oliveira Ferreira EMAIL (Quem tiver Classrom): mfatimaferreira@professor.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Matemática TURMA: 6° ano C

UNIDADE TEMÁTICA: NÚMEROS

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1- Conhecimento;

2- Pensamento científico, crítico e criativo;

3- Cultura digital;

4- Autoconhecimento e autocuidado; 5- Empatia e cooperação;

6- Responsabilidade e cidadania.

CONTEXTUALIZAÇÃO

QUESTÃO DISPARADORA

1 - Se você compra duas pizzas, uma de queijo e outra de calabresa, você representa a quantidade de pizzas de queijo pelo número 1.

No entanto, se você compra apenas uma pizza, em que metade é de calabresa e a outra metade é de queijo, como você representa a quantidade de pizza de queijo comprada?



Você só tem uma pizza e essa única pizza é o que chamamos de “todo”. Nesse caso, o “todo” está dividido em duas partes (dois sabores), sendo que apenas uma dessas partes é de queijo, então você pode representar a quantidade de pizza de queijo pelo número fracionário  .

2. RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.

Questão 1

As árvores de um parque estão dispostas de tal maneira que se construíssemos uma linha entre a primeira árvore (A) de um trecho e a última árvore (B) conseguiríamos visualizar que elas estão situadas à mesma distância uma das outras.



De acordo com a imagem acima, que fração que representa a distância entre a primeira e a segunda árvore?

a) 1/6
b) 2/6
c) 1/5
d) 2/5

Questão 2

Observe a barra de chocolate a seguir e responda: quantos quadradinhos deve-se comer para consumir 5/6 da barra?



a) 15
b) 12
c) 14
d) 16

 

SUGESTÃO DE VIDEOS PARA AUXILIÁ-LOS EM SEUS ESTUDOS..

 

https://youtu.be/an3p-KB2ZJY - Fração parte do todo.

https://youtu.be/S_TNcu2eUjA- Problemas que envolvam frações.

 

 

UTILIZAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3, QUE FOI ENTREGUE NA ESCOLA.

OBS: As atividades deverão ser entregues por foto no whatsapp, ou pelo e-mail do professor acima mencionado, até 02/10/2020.

UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE OS VÍDEOS INDICADOS SÃO DE FÁCIL ENTENDIMENTO.  MAS SURGINDO QUALQUER DÚVIDA PODE ME CHAMAR NO WHATSAPP, QUE FAREI O MELHOR POSSIVEL PARA AJUDÁ- LOS EM SEUS ESTUDOS, LEMBRANDO QUE NO RETORNO REVISAREMOS TODOS OS CONTEÚDOS ESTUDADOS... BOA SORTE MEUS AMORES!

 

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