ROTEIRO DE MATEMÁTICA 6 ANO C.. PROF. FÁTIMA
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
SEMANA DE 20 a 25 DE SETEMBRO DE 2020
Número
de aulas
: 6 aulas de 45¨ cada , realização das
atividades e 3 assistir os videos
PROFESSOR
(A):
Maria de Fátima de Oliveira Ferreira EMAIL (Quem tiver Classrom):
mfatimaferreira@professor.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° ano C
UNIDADE
TEMÁTICA:
NÚMEROS
HABILIDADES
DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou
subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Pensamento científico, crítico e criativo;
3-
Cultura digital;
4-
Autoconhecimento e autocuidado; 5- Empatia e cooperação;
6-
Responsabilidade e cidadania.
CONTEXTUALIZAÇÃO
QUESTÃO
DISPARADORA
1 - Se você compra duas pizzas, uma de queijo e outra
de calabresa, você representa a quantidade de pizzas de queijo pelo número 1.
No entanto, se você compra apenas uma pizza, em que
metade é de calabresa e a outra metade é de queijo, como você representa a
quantidade de pizza de queijo comprada?
Você só tem uma pizza e essa única pizza é o que chamamos de
“todo”. Nesse caso, o “todo” está dividido em duas partes (dois sabores), sendo
que apenas uma dessas partes é de queijo, então você pode representar a
quantidade de pizza de queijo pelo número fracionário
2.
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.
Questão 1
As árvores de um parque estão dispostas de tal maneira que se
construíssemos uma linha entre a primeira árvore (A) de um trecho e a última
árvore (B) conseguiríamos visualizar que elas estão situadas à mesma distância
uma das outras.
De acordo com a imagem acima, que fração que representa a distância
entre a primeira e a segunda árvore?
a) 1/6
b) 2/6
c) 1/5
d) 2/5
Questão 2
Observe a barra de chocolate a seguir e responda: quantos quadradinhos
deve-se comer para consumir 5/6 da barra?
a) 15
b) 12
c) 14
d) 16
SUGESTÃO DE VIDEOS PARA AUXILIÁ-LOS EM SEUS ESTUDOS..
https://youtu.be/an3p-KB2ZJY - Fração parte do todo.
https://youtu.be/S_TNcu2eUjA- Problemas que envolvam
frações.
UTILIZAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3, QUE FOI ENTREGUE NA
ESCOLA.
OBS: As atividades deverão ser entregues por foto no whatsapp,
ou pelo e-mail do professor acima mencionado, até 02/10/2020.
UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE OS VÍDEOS INDICADOS SÃO DE FÁCIL
ENTENDIMENTO. MAS SURGINDO QUALQUER
DÚVIDA PODE ME CHAMAR NO WHATSAPP, QUE FAREI O MELHOR POSSIVEL PARA AJUDÁ- LOS
EM SEUS ESTUDOS, LEMBRANDO QUE NO RETORNO REVISAREMOS TODOS OS CONTEÚDOS
ESTUDADOS... BOA SORTE MEUS AMORES!
ROTEIRO
DE APRENDIZAGEM
SEMANA DE 20 a 25 DE SETEMBRO DE 2020
Número
de aulas
: 6 aulas de 45¨ cada 3 realização das
atividades e 3 assistir os videos
PROFESSOR
(A):
Maria de Fátima de Oliveira Ferreira EMAIL (Quem tiver Classrom):
mfatimaferreira@professor.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° ano C
UNIDADE
TEMÁTICA:
NÚMEROS
HABILIDADES
DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou
subtração com números racionais positivos na representação fracionária.
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Pensamento científico, crítico e criativo;
3-
Cultura digital;
4-
Autoconhecimento e autocuidado; 5- Empatia e cooperação;
6-
Responsabilidade e cidadania.
CONTEXTUALIZAÇÃO
QUESTÃO
DISPARADORA
1 - Se você compra duas pizzas, uma de queijo e outra
de calabresa, você representa a quantidade de pizzas de queijo pelo número 1.
No entanto, se você compra apenas uma pizza, em que
metade é de calabresa e a outra metade é de queijo, como você representa a
quantidade de pizza de queijo comprada?
Você só tem uma pizza e essa única pizza é o que chamamos de
“todo”. Nesse caso, o “todo” está dividido em duas partes (dois sabores), sendo
que apenas uma dessas partes é de queijo, então você pode representar a
quantidade de pizza de queijo pelo número fracionário
2.
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS.
Questão 1
As árvores de um parque estão dispostas de tal maneira que se
construíssemos uma linha entre a primeira árvore (A) de um trecho e a última
árvore (B) conseguiríamos visualizar que elas estão situadas à mesma distância
uma das outras.
De acordo com a imagem acima, que fração que representa a distância
entre a primeira e a segunda árvore?
a) 1/6
b) 2/6
c) 1/5
d) 2/5
Questão 2
Observe a barra de chocolate a seguir e responda: quantos quadradinhos
deve-se comer para consumir 5/6 da barra?
a) 15
b) 12
c) 14
d) 16
SUGESTÃO DE VIDEOS PARA AUXILIÁ-LOS EM SEUS ESTUDOS..
https://youtu.be/an3p-KB2ZJY - Fração parte do todo.
https://youtu.be/S_TNcu2eUjA- Problemas que envolvam
frações.
UTILIZAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3, QUE FOI ENTREGUE NA
ESCOLA.
OBS: As atividades deverão ser entregues por foto no whatsapp,
ou pelo e-mail do professor acima mencionado, até 02/10/2020.
UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE OS VÍDEOS INDICADOS SÃO DE FÁCIL
ENTENDIMENTO. MAS SURGINDO QUALQUER
DÚVIDA PODE ME CHAMAR NO WHATSAPP, QUE FAREI O MELHOR POSSIVEL PARA AJUDÁ- LOS
EM SEUS ESTUDOS, LEMBRANDO QUE NO RETORNO REVISAREMOS TODOS OS CONTEÚDOS
ESTUDADOS... BOA SORTE MEUS AMORES!
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