Profª MARINÊS - ROTEIRO DE MATEMÁTICA - 7º ANO A,B,C e D
ROTEIRO DE ATIVIDADES: 18/09/2020 a
02/10/2020
Professora : Marinês
Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Número de aulas: 6 aulas de 45 minutos cada
Unidade Temática: Números, Álgebra
Objeto
do Conhecimento: Equivalência de expressões algébricas: identificação da
regularidade de uma sequência numérica.
Habilidades:
(EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébrica obtidas para descrever a
regularidade de uma mesma sequencia numérica são ou não equivalentes.
(EF07MA17)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam variação de
proporcionalidade inversa entre duas
grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.
Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência
humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em
diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para
solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
Atividades:
Tempo previsto para assistir os vídeos
abaixo: 135 minutos
Assistir ao vídeo aula de
12/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões
algébricas equivalentes: Parte II do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=eiuoz_h7X1g&t=1527s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 17/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas
equivalentes: Parte IIIdo CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=wPH4FX04eSU&t=237s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Assistir ao vídeo aula de 18/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas
equivalentes: Parte IV do CMSP ou TV Educação ou Youtube no link:
https://www.youtube.com/watch?v=S8fe49CPl94&t=219s&ab_channel=7oanoEF-CMSP
Atividade 1: (Questão disparadora) Tempo previsto: 35 minutos
1.1-
Sobre o estudo de
álgebra, assinale a alternativa correta:
A(
) No estudo de álgebra não é possível verificar as operações
matemáticas.
B(
) Nos estudos de álgebra, letras
são utilizadas para representar números. Essas letras tanto podem representar
números desconhecidos quanto um número qualquer pertencente a um conjunto
numérico.
C( ) Nos estudos de conteúdos matemáticos a
álgebra não tem grande importância para a aprendizagem.
Atividade 2:(Mão na massa) Tempo previsto: 65 minutos
2.1) Sabendo que X = 5 , y=
12 e que Z= -1 encontre o valor que
satisfaz as operações abaixo:
a) X + Y -2
= b) Z+ 15= c) Z + 10= d) Y- X=
Atividade 3:(Complementar)Tempo previsto: 35 minutos
3.1- Represente com
uma expressão matemática o problema e encontre sua solução.
Qual é o número que
multiplicado por dois menos dez é igual a trinta e cinco mais três?
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2 e 3
mediante ao auxilio das aulas do Cmsp e da professora por meio do email e
aplicativo Wattsap
ASSISTA AS AULAS DO CMSP PARA APOIO.
Segue o link do youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCBEVOzstEvR_wIncmnG7gPg/videos
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