ROTEIRO 3A,B,C,D Língua Portuguesa professora Liliane

 

ROTEIRO E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.

Professor: Liliane de  Oliveira M.

Disciplina: Língua  Portuguesa e Literatura                            Turma: 3ºA,B,C e D

E-mail: misquita@prof.educacao.sp.gov.br

Semana: 24/9 à 07/10

Título: O acesso ao cinema é um direito de todos?

Use o Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 3º bimestre

CÓDIGOS DO GOOGLE SALA DE AULA:

3ª A vfzhjgm

3ºB zraix7l

3ºC bd7znfn

3ºD dny74ut

 

Habilidade essencial: Elaborar estratégias de leitura, respeitando as diferentes características de gênero.

Objetivo(s) da aprendizagem: Inferir informações sobre uma resenha.

Refletir sobre um tema a partir da leitura de diferentes gêneros com foco na sinopse e na resenha.

 

Nome: ____________________________________________________série______

 

Observação: Este roteiro de atividades vale 6 aulas de 45 minutos, ou seja, duas semanas de aulas à distância  de 45 minutos.

 

 

 

 

RECONHECENDO OS GÊNEROS TEXTUAIS

 

 

1) Leia atentamente os textos a seguir:

 

 

TEXTO 1 : Faetonte

(...)“Aborrecido com seus companheiros por não acreditarem em sua origem divina, Faetonte, seguindo o conselho da mãe mortal Climene, procurou o pai Apolo em seu palácio dourado em busca de um sinal pelo qual todos soubessem que pertencia à raça dos deuses.

 

 

 

 

 

 

 


Embora Apolo tenha prometido, sob juramento pelo Estige, conceder qualquer pedido que Faetonte lhe fizesse, desgostoso ficou ao ouvir o desejo do filho imprudente: conduzir por um dia a carruagem do Sol. Alertou-o que a incumbência era excessiva para um mortal, visto que, entre os deuses do Olimpo, apenas ele próprio estava destinado a suportar tão penoso trabalho. O atrevido rapaz, no entanto, teimou em sua audaciosa pretensão e não se deixou convencer pelas súplicas paternas. (...)

 

 

 

 

TEXTO 2: Sorvete Formigueiro:

 

Ingredientes                                                                                         

  • 1/2 Unidade(s) sorvete KIBON sabor morango
  • 1 Xícara(s) chocolate ao leite picado
  • 100 Grama(s) biscoitos tipo maisena moído
  • 1 Colher(es) de sopa chocolate em pó
  • 1/2 Xícara(s) margarina
  • A gosto Para forrar: papel alumínio

Modo de preparo

  1. Forre, com papel alumínio, uma fôorma de furo central pequena (20 cm de diâmetro). Reserve.
  2. Em uma tigela média, coloque o sorvete KIBON sabor morango, o chocolate picado e misture até ficar homogêneo
  3. Em uma tigela, coloque os biscoitos, o chocolate em pó, a margarina e misture até ficar homogêneo.
  4. Espalhe a mistura sobre o sorvete, alisando com as costas de uma colher
  5. Leve ao freezer por 3 horas ou até ficar firme.
  6. Desenforme, retire o papel alumínio e sirva a seguir.

 

TEXTO 3: Voz do Além 

(...) Aterrorizado, saiu imediatamente do quarto e foi para sala. Acendeu todas as luzes da sala e ligou a tevê num volume alto para tentar esquecer o fato. Um tempo depois, mais calmo, caiu no sono, quando, de repente, uma voz sinistra lhe falou ao ouvido: “Não abra os olhos!”. 

 Ele sentiu uma espécie de “presença” na casa, e, muito apavorada para contestar tal ordem, novamente escutou: “Se você abrir os olhos terá a visão mais horrível de sua vida”. Ele então começou a chorar copiosamente. O garoto sabia que não era um homem ou mulher, que estava ali na sala com ele e que não conseguia ouvir passos ou outra espécie de barulho a não ser “a voz”.

 Ele sentia que a “presença” circulava a casa, em especial a sala, e que, em certos momentos, estava atrás do sofá, de repente à sua direita, depois à esquerda, logo após a sua frente e esporadicamente sussurrava em seu ouvido: “Não abra os olhos”. (...)

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO 4: A galinha dos ovos de ouro

Esopo                                                                                                    

Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha

tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa,

mostrou-o à mulher, dizendo:
_ Veja! Estamos ricos!
Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.

Na manhã seguinte, a galinha pôs outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu por melhor preço. E assim aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E pensou:
"Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"
Matou a galinha e, por dentro, ela era igual a qualquer outra.

Moral: Quem tudo quer tudo perde.

 

 

TEXTO 5: NOITE NA FLORESTA

                   

Paulo Arnold  

(...) Quando me dou por conta, estou em pé sobre a amurada, olhando fixamente a floresta logo abaixo, enquanto os brilhos dos relâmpagos revelam detalhes da vegetação se agitando sob a intempérie de chuva e vento.

Então algo se agita dentro de meu ser, e como se algo tomasse o comando de meus movimentos, me agacho e com um grito ancestral salto para escuridão. (...)

 

 

gazela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


(...) Então, de repente, algo me atrai a atenção; estanco minha corrida e foco minha atenção em um som, um chamado que reconheço instintivamente como sendo de outros iguais a mim, e imediatamente parto rumo ao ponto de origem de tal chamado. (...)

(...) depois de feroz e selvagem batalha, recolhemos nosso prêmio e iniciamos o festim e a partilha em um frenesi crescente de prazer e satisfação. Enquanto alguns se fartam com os despojos da caçada, outros disputam o direito de possuir as fêmeas que se entregam aos escolhidos em uma orgia animalesca. Por fim nos unimos em um cantar sinistro que ecoa pela noite e faz gelar o coração dos mais corajosos, que nervosamente atiçam o fogo em suas casas e rezam para que aquela noite, para eles amaldiçoada, termine logo. (...)

Na lareira, jaz inerte resto de carvão e cinzas, já há bom tempo apagadas e no chão, ao lado, a garrafa de licor de ervas, ainda com parte do líquido em seu interior, e eu me espanto quanto noto que dormia sobre o pelego de pêlos negros, não que este fato seja incomum, mas sim pelo fato de estar completamente nu. (...) levanto-me e vou lavar minha boca e mascar alguma erva aromática para dissipar o sabor de sangue que nela persiste.

 

 

TEXTO 6:  Trabalho escolar

 

A professora pede que os alunos tragam                                  

aparelhos usados em hospitais e farmácias.
No dia seguinte a professora chama Mariazinha!
-O que você trouxe?
-Uma seringa.
-Quem te deu?
-Minha tia.
-O que ela falou?
-Falou que serve para aplicar injeções, etc.

Dai a professora chamou Joãozinho!
-O que você trouxe?
-Um aparelho de oxigênio.
-Quem te deu?
-Minha avó.
-O que ela disse?
-DEVOLVEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

 

 

TEXTO 7:  O TEMPLO

 

 

 

Carol Beck

Ela estava sentada, escrevendo. Tudo ao redor estava calmo, somente ela, o silêncio e o caderno recebendo os esboços da composição de uma história. (...) no horizonte daquele estranho céu, avistou um templo. Andou, andou e entrou.. Uma longa escadaria chamava e ela foi.

Subiu, foi até o terraço e nele encontrou "o altar". Havia ali uma pessoa que estava deitada com os olhos abertos. Do corpo, estendido em cruz, o sangue escorria depositando-se em canaletas para desaguar em grandes tinas na base da construção onde chacais se fartavam sorvendo aquele vinho de dor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ela contemplava a cena quando sentiu a presença de alguém que se aproximava. Voltou-se para trás e deparou-se com um ser de olhos felinos, pele branca, cabelos pretos, garras e armadura. Ele nada diz, não hesita, não espera. Avança; e os dois lutam. (...)

Ela sabe: não existe mais volta. O quarto já não existe, nem a caneta ou o caderno. As cortinas agitadas pelo vento naquela tarde tão calma, nunca mais! Em cima da cama, uma página aberta e meia dúzia de versos, o poema incompleto que falava do Caminho do Medo (...)

 

 

 

 

TEXTO 8: O Lobisomem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


É fácil reconhecer uma pessoa que vira lobisomem, ele é pálido, magro, nunca olha nos olhos das pessoas, anda sempre de camisa de mangas compridas para esconder os calos dos cotovelos pois na forma de lobisomem ele anda com os cotovelos no chão e raramente sai de casa de dia .

Também se sabe que só é possível matá-lo com bala de prata, e se ele te atacar, você também será um lobisomem. 

 

2) Tendo como base os gêneros textuais que você já estudou até aqui, discuta com um colega a qual gênero cada um dos textos lidos pertence, justificando as respostas:

lenda urbana              crônica               fábula               conto de terror         biografia     

 

conto gótico         notícia            lenda folclórica            narrativa mítica         romance

 

receita culinária           conto de fadas            piada             reportagem jornalística

             

 

Para ajudá-los na discussão, observem os tipos de gêneros textuais no quadro abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

Texto 1: _____________________________________________

Justificativa: ___________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

Texto 2: _____________________________________________

Justificativa: ___________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

Texto 3: _____________________________________________

Justificativa: ___________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

Texto 4: _____________________________________________

Justificativa: ___________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

Texto 5: _____________________________________________

Justificativa: ___________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

Texto 6: _____________________________________________

Justificativa: ___________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

Texto 7: _____________________________________________

Justificativa: ___________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

Texto 8: _____________________________________________

Justificativa: ___________________________________________________________________

 ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

 

 

3) Você verá a seguir alguns exemplos de filmes famosos.

    

a) Qual (quais) deles você já assistiu?

 

 

 

b) Qual a temática presente em todos esses filmes?

    

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c) Quais os elementos característicos desses tipos de filmes?

     ______________________________________________________________________

     ____________________________________________________________________

 

d) Que tipos de personagens podem ser encontradas em filmes com essa temática?

     ______________________________________________________________________

     ____________________________________________________________________

 

e) Trace o perfil psicológico da personagem principal nesses tipos de filmes:

     ______________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    

 

    

f) Escreva o enredo de um desses filmes de forma resumida. Lembre-se de citar os elementos básicos do enredo: história, personagens (principais e coadjuvantes), tempo, espaço, etc...

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

4) Na sequência, você vai ler dois textos sobre o filme “Entrevista com o Vampiro”:

 

Texto A:

 

     É noite em São Francisco. Após 200 anos de uma vida sem fim, Louis de Ponte de Lac (Brad Pitt) decide contar toda a sua história a um jovem repórter (Christian Slater). Uma história de desejo, amor e êxtase...

     O conto sombrio do vampiro Lestat (Tom Cruise), a chance de experimentar o poder da eternidade. Lestat... Imortal... senhor da noite... o mais atraente e perigoso de todos os vampiros... capaz de saborear os prazeres da noite em busca de novas vítimas para sustentar sua existência.

     Atormentado por sua vida sem significado, Louis parte para o mundo, a procura de vampiros como ele, e não como Lestat. Encontra apenas violência e destruição, ao lado da pequena Cláudia (Kirstem Dunst) e do enigmático Armand (Antonio Banderas).

 

Disponível em: <http://www.filmesdecinema.com.br/filme-entrevista-com-o-vampiro-1800/>

 

 

Texto B:

 

     Numa noite como tantas outras, Malloy, um curioso jornalista, prepara-se para entrevistar um misterioso homem que lhe chamou a atenção na rua. Seguiu-o para conseguir que lhe contasse a história da sua vida para o seu programa de rádio. Para sua grande surpresa, Louis, o homem misterioso, revela-se como vampiro e começa a contar a sua história.

     Duzentos anos antes, Louis era proprietário de vastos terrenos, no sul de Nova Orleães. Perdera no parto a mulher e o filho e por isso ansiava a sua própria morte. É nesta altura que surge Lestat, um vampiro que promete a Louis uma nova forma de vida onde a dor e a morte não lhe poderiam tocar. Assim torna-se vampiro e vagueia pela cidade com Lestat em busca de sangue. Lestat mostra-lhe os prazeres da sua condição, inserindo-se na aristocracia daquele tempo e procurando a vítima perfeita. Um dia Louis encontra por acaso Claudia, uma menina num bairro devastado pela peste, e não resiste em mordê-la, ficando desde logo arrependido, pois Lestat dá-lhe de beber algum do seu sangue e torna-a vampira e sua aprendiz. Até onde irá a sua sede de sangue? Até quando perambularão os três sob a proteção do escuro manto da noite?   

     As personagens de Entrevista com o Vampiro são interessantes, embora em certos momentos a inocência de Louis, o vampiro bonzinho, pareça demasiada, o que o leva a quase não ter vontade própria e deixar-se levar ou por Lestat ou por Claudia. A relação entre Louis e Claudia representa uma história de amor impossível, visto que ela foi mordida em criança e por isso com o passar do tempo não crescerá e só os seus olhos revelarão a sua idade. É uma mulher aprisionada no corpo de uma criança. A relação entre Lestat e Claudia começa bem, mas pouco a pouco os conflitos vão surgindo, pois há aspectos no seu caráter que se assemelham. Um fato que deixa a pensar é a relação próxima entre Lestat e Louis e mais tarde entre Louis e Armand (António Banderas) deixando transparecer um interesse mais alto do que amizade.

Autora: Isabel Fernandes.

 

Disponível em: <http://cine7.blogspot.com/2006/05/entrevista-com-o-vampiro.html>.

 

Utilizando-se dos elementos presentes nos dois textos acima, responda as perguntas abaixo:

 

a) Ao comparar os dois textos você percebe alguma diferença?Justifique.

   

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Você sabe distinguir uma resenha de uma sinopse? Cite alguns elementos identificadores de ambas. Lembre que um gênero não é reconhecido apenas por suas características formais.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c) Agora que você estabeleceu a diferença entre esses dois gêneros, identifique qual dos dois textos é uma resenha. Justifique sua resposta:

     (   ) texto A                                         (   ) texto B

   

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

            Créditos: ANINHA DA UNICASTELO 2011

 

Recursos:

Entrega do material ( físico)

Disponibilização do material via wattsap, blog e facebook, Google sala d

de aula

Avaliação: 

Participação e realização da atividade.

Referências

 

Referências Bibliográficas

 

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

 

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

 

BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.

 

FREITAS, M. T. A. Descobrindo novas formas de leitura e escrita. ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN’s. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. (Coleção As Faces da Linguística Aplicada).

 

MARCUSCHI, L. A.Gêneros textuais: definição e funcionalidade”. In: Gêneros textuais e ensino. DIONÍSIO, A. P; MACHADO A. R. M. & BEZERRA, M. A. (Orgs.).  3ª Ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

 

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Condições para o tratamento do objeto de ensino: o texto como unidade e a diversidade de gêneros. 2° ed. Rio de Janeiro: DP&A,1998.

 

PAVÃO, Andréa. A aventura da leitura e da escrita entre os mestres de Role Playing Game (RPG). 2ª Edição, São Paulo, Devir, 1996.

 

SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

 

SOARES, Angélica. Gêneros Literários. 7° ed. São Paulo: Ática, Série Princípios, 2007.

HAGEN, Mark Rein. Vampiro: a Máscara. 3ª ed. São Paulo: Devir, 1998.

 

GREENBERG, Andrew; CHUPP, Sam. Livro de Nod. São Paulo: Devir, 2002.

 

KOCH, Ingedore. A coesão textual. S. Paulo: Contexto, 1999.

 

HAGEN, M. H.,Vampiro: A Máscara. 2. ed. São Paulo: Devir, 1994.

 

KLIMICK, C. RPG nas aulas de história e geografia. In: Simpósio RPG & Educação,

1, 2002, São Paulo. Anais do I Simpósio RPG & educação. São Paulo: Devir, 2004.

 

LOURENÇO, C. E. Mini-Gurps O resgate de “Retirantes”. São Paulo: Devir, 2003

 

RICON, L. E. Mini-GURPS. O descobrimento do Brasil. São Paulo: Devir, 1999.

 

VASQUEZ, R. C., As potencialidades do RPG na Educação Escolar. Dissertação de Mestrado. UNESP /Araraquara, São Paulo, 2008

CRÉDITOS -  ANINHA DA TURMA DE LETRAS UNICASTELO 2011

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane