Roteiro de matemática - 6° ano A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 4 – 3° bimestre
SEMANA DO DIA 31 de agosto a 04 de setembro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISÂNGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B:
c5i4oyu
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° anos A, B
UNIDADE TEMÁTICA: Números
NÚMEROS DE AULAS:
3 aulas + 3 CMSP
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA15) Resolver
e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes
desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão
entre as partes e entre uma das partes e o todo.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Os alunos irão utilizar o caderno
do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui
serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.
Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
PROBLEMAS DE PARTILHA EM DUAS PARTES DESIGUAIS
1.1 Ana tem uma coleção com 60 figurinhas.
Seu irmão também quer colecionar figurinhas, por isso, ela resolveu repartir as
suas figurinhas para que ele possa começar sua coleção. Vamos pensar nas
possíveis divisões que Ana pode fazer! Registre as possibilidades dessa
divisão, justificando cada uma.
1.2 Em uma escola, duas turmas participaram de uma
gincana. Como prêmio de participação, o organizador tinha 140 bombons para
dividir entre o 6º ano A e o 6º ano B. Essa divisão está apresentada no quadro
a seguir, porém, alguns números não foram preenchidos. Complete a tabela
utilizando a mesma representação em cada divisão. Explique como você fez para
completar a tabela. Converse com seu colega sobre qual seria a forma mais
adequada para realizar essa divisão e redija um texto com seus argumentos.
a) Das divisões apresentadas, existe alguma em que
as duas turmas receberiam a mesma quantidade? Justifique.
b) A partir da distribuição apresentada na
tabela, determine a quantidade de bombons distribuídos em cada situação.
Atividade 2 - Mão na Massa: 45 minutos
2.2 - Resolva as situações-problema
abaixo:
a) Carlos, Mariana e Cláudia têm,
juntos, 144 figurinhas. Carlos tem o dobro de figurinhas de Mariana e Claudia
tem o triplo da quantidade de Mariana. Quantas figurinhas tem cada um?
b) Cláudio e Marcelo receberão R$
2.000,00 para colocar piso num terreno retangular e combinaram que o valor
seria dividido proporcionalmente de acordo com a área do piso que cada um
assentar. A imagem a seguir mostra a quantidade de piso que cada um colocou. A
área em azul foi executada por Cláudio e a verde por Marcelo.
c) Considerando
um quadradinho como unidade de medida, indique a área total do terreno.
d) Utilizando a representação fracionária,
indique a área que cada um assentou.
e) Quanto irá ganhar cada um?
Avaliação:
Resolução das questões 1 e 2 com leitura e
interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de
e-mail e aplicativo google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao
computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou
encaminhem para UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
Aula do centro de mídias 03/08 https://youtu.be/an3p-KB2ZJY
Aula do centro de mídias
04/08 https://youtu.be/UnYIj7f-_78
Aula do centro de mídias
05/08 https://youtu.be/ftnFiPyL2tE
Aula do centro de mídias
10/08 https://youtu.be/bh-V1lcQSrQ
Aula do centro de mídias
11/08 https://youtu.be/kVjONBr0Oa8
Aula do centro de mídias
12/08 https://youtu.be/E8uEYNnGumY
Problemas de partilha –
parte 1 https://youtu.be/CnAWu6lGEc4
Problemas de partilha –
parte 2 https://youtu.be/34HcJ5bER8w
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