Roteiro de matemática - 6° ano A e B - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 4 – 3° bimestre

 

SEMANA DO DIA   31 de agosto a 04 de setembro de 2020

PROFESSOR (A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B: c5i4oyu

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  6° anos A, B

UNIDADE TEMÁTICA: Números

NÚMEROS DE AULAS: 3 aulas + 3 CMSP

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4 - Responsabilidade e cidadania.

Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.

Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

PROBLEMAS DE PARTILHA EM DUAS PARTES DESIGUAIS

1.1  Ana tem uma coleção com 60 figurinhas. Seu irmão também quer colecionar figurinhas, por isso, ela resolveu repartir as suas figurinhas para que ele possa começar sua coleção. Vamos pensar nas possíveis divisões que Ana pode fazer! Registre as possibilidades dessa divisão, justificando cada uma.

1.2   Em uma escola, duas turmas participaram de uma gincana. Como prêmio de participação, o organizador tinha 140 bombons para dividir entre o 6º ano A e o 6º ano B. Essa divisão está apresentada no quadro a seguir, porém, alguns números não foram preenchidos. Complete a tabela utilizando a mesma representação em cada divisão. Explique como você fez para completar a tabela. Converse com seu colega sobre qual seria a forma mais adequada para realizar essa divisão e redija um texto com seus argumentos.

a) Das divisões apresentadas, existe alguma em que as duas turmas receberiam a mesma quantidade? Justifique.

 b) A partir da distribuição apresentada na tabela, determine a quantidade de bombons distribuídos em cada situação.


 

Atividade 2 - Mão na Massa: 45 minutos

2.2 - Resolva as situações-problema abaixo:

a) Carlos, Mariana e Cláudia têm, juntos, 144 figurinhas. Carlos tem o dobro de figurinhas de Mariana e Claudia tem o triplo da quantidade de Mariana. Quantas figurinhas tem cada um?

b) Cláudio e Marcelo receberão R$ 2.000,00 para colocar piso num terreno retangular e combinaram que o valor seria dividido proporcionalmente de acordo com a área do piso que cada um assentar. A imagem a seguir mostra a quantidade de piso que cada um colocou. A área em azul foi executada por Cláudio e a verde por Marcelo.

c) Considerando um quadradinho como unidade de medida, indique a área total do terreno.

 d) Utilizando a representação fracionária, indique a área que cada um assentou.

e) Quanto irá ganhar cada um?

 

Avaliação:

Resolução das questões 1 e 2 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:

Aula do centro de mídias 03/08 https://youtu.be/an3p-KB2ZJY

Aula do centro de mídias 04/08 https://youtu.be/UnYIj7f-_78

Aula do centro de mídias 05/08 https://youtu.be/ftnFiPyL2tE

Aula do centro de mídias 10/08 https://youtu.be/bh-V1lcQSrQ

Aula do centro de mídias 11/08 https://youtu.be/kVjONBr0Oa8

Aula do centro de mídias 12/08 https://youtu.be/E8uEYNnGumY

Problemas de partilha – parte 1 https://youtu.be/CnAWu6lGEc4

Problemas de partilha – parte 2 https://youtu.be/34HcJ5bER8w

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