ROTEIRO INTENSIVO MATEMÁTICA - 9º ANO A e B - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - 4º BIMESTRE
ROTEIRO INTENSIVO ( 4º Bimestre)
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
ANO/SÉRIE: 9º ANO A e B
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q
Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 6 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 4 horas
OBJETIVOS DA AULA: Oferecer oportunidades para sanar as defasagens, com foco nas habilidades essenciais e de suporte do 1º,2º,3º e 4º bimestre.
HABILIDADES A SER DESENVOLVIDA: (EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.
(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica, e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
(EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras.
(EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.
[EF06MA24] Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas ás outras áreas do conhecimento
[EF08MA08] Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta; Números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica
Unidades de medida para medir distâncias muito grandes e muito pequenas; Unidades de medida utilizadas na informática.
Funções: representações numérica, algébrica e gráfica.
Relações métricas no triângulo retângulo. Teorema de Pitágoras: verificações experimentais demonstração
Distância entre pontos no plano cartesiano.
Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume
Sistema de equações polinomiais de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.
Recursos: Recursos: Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos...), caderno do aluno São Paulo faz escola (volume 1,2,3 e 4)...
NOME DO ALUNO: Série:
MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):
Desenvolvimento:
QUESTÕES – 1º BIMESTRE
ATIVIDADE 3 – OS NÚMEROS REAIS – Caderno do aluno São Paulo faz escola, volume 1, página 228
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
A descoberta dos números Irracionais (I) permitiu a ampliação do conjunto dos números Racionais (Q) para o conjunto dos números Reais (R).
3.1 Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações abaixo:
3.2 Considere os números abaixo. Identifique a quais conjuntos numéricos eles pertencem, justificando sua resposta:
QUESTÕES – 2º BIMESTRE
ATIVIDADE 4 – PARA PRATICAR – Caderno do aluno São Paulo faz escola, volume 2
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
4.2 Escreva os números abaixo em notação científica.
a) 75 000 = d) 0,00000008 =
b) 0,00004 = e) 3 400 =
c) 0,2 =
4.4 Os números a seguir estão em notação científica. Escreva-os na representação estendida. a) 7. 10−8 = d) 4,5. 10−1=
b) 5,2. 107= e) 3. 107=
c) 2,23. 102=
ATIVIDADE 3 – OLHANDO AS FUNÇÕES EM DIFERENTES PERSPECTIVAS – Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 2, página 74
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3.4 Encontre o valor de x, na função f definida por f(x) = x – 3, sabendo que:
a) f(x) = 0 b) f(x) = -3 c) f(x) = 5 d) f(x) = x – 3
QUESTÕES – 3º BIMESTRE
ATIVIDADE 1- APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS – Caderno do aluno São Paulo faz escola, volume 3 – página 69
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
1.7 O arquiteto Marcelo elaborou um esboço do projeto arquitetônico da parte superior da fachada de um edifício, conforme esquema a seguir.
ATIVIDADE 2 – PONTO MÉDIO – APLICAÇÕES – Caderno do aluno São Paulo faz escola, volume 3 – página 71 e 72
2.3 Mário e sua família decidiram viajar para a Argélia (localizada no ponto B) para rever os parentes. Para isso, quadriculou um Mapa Mundi, em que 1 cm no mapa equivale a 1 445 km de distância real.
QUESTÕES – 4º BIMESTRE
Caderno aprender sempre – volume 3 – páginas 45 e 49
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
Classifique os termos abaixo como uma equação ou uma inequação do 1º grau.
Verifique para quais equações o par ordenado (4, 6) é uma solução:
Acompanhamento e avalição de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até o dia 17/12
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