ROTEIRO INTENSIVO MATEMÁTICA - 9º ANO A e B - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - 4º BIMESTRE

 ROTEIRO INTENSIVO ( 4º Bimestre) 


Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

ANO/SÉRIE: 9º ANO A e B

 Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q

Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  6 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 4 horas 

OBJETIVOS DA AULA: Oferecer oportunidades para sanar as defasagens, com foco nas habilidades essenciais e de suporte  do 1º,2º,3º e 4º bimestre.

HABILIDADES A SER DESENVOLVIDA: (EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica, e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

(EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras.

(EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

[EF06MA24] Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas ás outras áreas do conhecimento  

[EF08MA08] Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta; Números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica

Unidades de medida para medir distâncias muito grandes e muito pequenas; Unidades de medida utilizadas na informática.

Funções: representações numérica, algébrica e gráfica.

Relações métricas no triângulo retângulo. Teorema de Pitágoras: verificações experimentais demonstração 

Distância entre pontos no plano cartesiano.

Problemas sobre medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume

Sistema de equações polinomiais de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.

Recursos: Recursos: Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos...), caderno do aluno São Paulo faz escola (volume 1,2,3 e 4)...


NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 


MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):

Desenvolvimento:

QUESTÕES – 1º BIMESTRE

ATIVIDADE 3 – OS NÚMEROS REAIS – Caderno do aluno São Paulo faz escola, volume 1, página 228 

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/4vtToEje3vQ

A descoberta dos números Irracionais (I) permitiu a ampliação do conjunto dos números Racionais (Q) para o conjunto dos números Reais (R). 

3.1 Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações abaixo:

  3.2 Considere os números abaixo. Identifique a quais conjuntos numéricos eles pertencem, justificando sua resposta:


QUESTÕES – 2º BIMESTRE

ATIVIDADE 4 – PARA PRATICAR – Caderno do aluno São Paulo faz escola, volume 2 

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/EYr48sx7cjg

4.2 Escreva os números abaixo em notação científica.

a) 75 000 =                                            d) 0,00000008 = 

b) 0,00004 =                                         e) 3 400 = 

 c) 0,2 = 

4.4 Os números a seguir estão em notação científica. Escreva-os na representação estendida. a) 7. 10−8 =                           d) 4,5. 10−1

 b) 5,2. 107=                         e) 3. 107

 c) 2,23. 102


ATIVIDADE 3 – OLHANDO AS FUNÇÕES EM DIFERENTES PERSPECTIVAS – Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 2, página 74 

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/Ri3dtlvbflw

3.4 Encontre o valor de x, na função f definida por f(x) = x – 3, sabendo que:

 a) f(x) = 0            b) f(x) = -3                    c) f(x) = 5                        d) f(x) = x – 3


QUESTÕES – 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 1- APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS – Caderno do aluno São Paulo faz escola, volume 3 – página 69 

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/dslfmSkZazA

1.7 O arquiteto Marcelo elaborou um esboço do projeto arquitetônico da parte superior da fachada de um edifício, conforme esquema a seguir.

ATIVIDADE 2 – PONTO MÉDIO – APLICAÇÕES – Caderno do aluno São Paulo faz escola, volume 3 – página 71 e 72 

 2.3 Mário e sua família decidiram viajar para a Argélia (localizada no ponto B) para rever os parentes. Para isso, quadriculou um Mapa Mundi, em que 1 cm no mapa equivale a 1 445 km de distância real.


QUESTÕES – 4º BIMESTRE

Caderno aprender sempre – volume 3 – páginas 45 e 49 

 Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

 https://youtu.be/NkYCF-MQX6Q

Classifique os termos abaixo como uma equação ou uma inequação do 1º grau.

Verifique para quais equações o par ordenado (4, 6) é uma solução:

Acompanhamento e avalição de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

Entregar até o dia 17/12


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