ROTEIRO INTENSIVO MATEMÁTICA - 1º ANO A - PROFESSORA ELISANGELA NUNES
ROTEIRO INTENSIVO ( 4º BIMESTRE)
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
ANO/SÉRIE: 1º ano A
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: kbry3ew
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 5 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 4 horas
OBJETIVOS DA AULA: Oferecer oportunidades para sanar as defasagens, com foco nas habilidades essenciais e de suporte do 1º,2º,3º e 4º bimestre.
HABILIDADES A SER DESENVOLVIDA: Saber reconhecer padrões e regularidades em sequências numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível.
Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa, direta com o quadrado, entre outras, representando as por meio de funções.
Conhecer a função exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento
Compreender o significado dos logaritmos como expoentes convenientes para a representação de números muito grandes ou muito pequenos, em diferentes contextos
(EF07MA10) Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica
(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Números e sequências; Regularidades numéricas.
Funções; Relação entre duas grandezas;
Relações, Funções exponenciais e logarítmicas
Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações
Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta
Números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica
Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos...), caderno do aluno São Paulo faz escola (volume 1,2,3 e 4)...
NOME DO ALUNO: Série:
MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):
Desenvolvimento:
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
QUESTÕES – 1º BIMESTRE
TEMA 1: SEQUÊNCIAS E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES
Caderno do aluno São Paulo faz escola ( volume 1), páginas 8 e 9
ATIVIDADE 5
(AAP 2016 – 11ª Edição - Adaptada) Observe as sequências que o professor deixou no quadro:
Das quatro sequências, qual delas NÃO representa uma regularidade?
Verifique que a lei de formação da sequência I está correta.
Escreva a lei de formação das sequências II e III.
ATIVIDADE 6
(Adaptado - OBMEP 2018) As figuras abaixo são formadas por triângulos pequenos. A quarta figura tem 16 triângulos.
a) Quantos triângulos pequenos serão necessários para compor a 5ª figura?
b) Conte quantos triângulos pequenos tem cada figura e complete a sequência até o termo a6:
c) Mantendo esse padrão, quantos triângulos pequenos tem a 12ª figura da sequência:
d) Descreva a maneira como você pensou para resolver a questão:
e) Qual é a expressão do termo geral dessa sequência?
QUESTÕES – 2º BIMESTRE
TEMA 1: PROPORCIONALIDADES
Caderno do aluno São Paulo faz escola ( volume 2), páginas 6 e 7
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
ATIVIDADE 1
Analisando situações cotidianas, encontre e justifique quais apresentam proporcionalidade:
O tempo em uma viagem de carro é proporcional à velocidade média do veículo.
(B) O número de palavras ditas por um jornalista em um telejornal é diretamente proporcional ao tempo do programa.
(C) O número do sapato calçado por uma pessoa é diretamente proporcional à sua idade.
(D) A média de combustível gasto por uma moto em uma viagem é diretamente proporcional à distância gasto percorrida por ela.
(E) O valor total pago por determinadas bolas de futebol é diretamente proporcional ao número comprado.
(F) O número de passos dados por uma pessoa é diretamente proporcional às horas que ela passa acordada.
(G) O consumo de energia dos aparelhos eletroeletrônicos é diretamente proporcional às suas potências em Watts.
(H) O número de botões de um controle remoto é diretamente proporcional ao tamanho da televisão.
ATIVIDADE 3
Observando a sequência abaixo, percebe-se que com três palitos forma-se um triângulo; com cinco palitos forma-se uma fileira com dois triângulos, com sete palitos forma-se uma fileira com três triângulos e assim sucessivamente.
QUESTÕES – 3º BIMESTRE
TEMA 1: CRESCIMENTO/DECRESCIMENTO EXPONENCIAL E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Caderno do aluno São Paulo faz escola ( volume 3), páginas 7 e 15
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
ATIVIDADE 7
Tomando como referência as propriedades observadas anteriormente, calcule o valor de t nas equações abaixo:
ATIVIDADE 20
Represente em forma de logaritmo:
a) 32 = 9
b) 53 = 125
c) 256 = 44
d) 243 = 35
e) 2x = 128
f) 216 = 6x
QUESTÕES – 4º BIMESTRE
Caderno aprender sempre (volume 3), páginas 31
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
Escreva os números a seguir na forma de fração.
Observe a figura a seguir.
Considere os números reais a seguir:
Acompanhamento e avalição de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até o dia 17/12
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