ROTEIRO INTENSIVO MATEMÁTICA - 1º ANO A - PROFESSORA ELISANGELA NUNES

 ROTEIRO INTENSIVO ( 4º BIMESTRE)   


Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

ANO/SÉRIE: 1º ano A  

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma: kbry3ew

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  5 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 4 horas

OBJETIVOS DA AULA: Oferecer oportunidades para sanar as defasagens, com foco nas habilidades essenciais e de suporte  do 1º,2º,3º e 4º bimestre.

HABILIDADES A SER DESENVOLVIDA:  Saber reconhecer padrões e regularidades em sequências numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente, quando possível.

Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa, direta com o quadrado, entre outras, representando as por meio de funções.

Conhecer a função exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento

Compreender o significado dos logaritmos como expoentes convenientes para a representação de números muito grandes ou muito pequenos, em diferentes contextos 

(EF07MA10) Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Números e sequências; Regularidades numéricas.

Funções; Relação entre duas grandezas;

Relações, Funções exponenciais e logarítmicas 

Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações

Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta

Números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica




Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos...), caderno do aluno São Paulo faz escola (volume 1,2,3 e 4)...

 

NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 


MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):

Desenvolvimento:


Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/O1YdHQz830c

https://youtu.be/Hkpm0FsuUjs


QUESTÕES – 1º BIMESTRE

TEMA 1: SEQUÊNCIAS E GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES

Caderno do aluno São Paulo faz escola ( volume 1), páginas 8 e 9

ATIVIDADE 5

 (AAP 2016 – 11ª Edição - Adaptada) Observe as sequências que o professor deixou no quadro:

  1. Das quatro sequências, qual delas NÃO representa uma regularidade?

  1. Verifique que a lei de formação da sequência I está correta. 

  2. Escreva a lei de formação das sequências II e III. 


ATIVIDADE 6 

(Adaptado - OBMEP 2018) As figuras abaixo são formadas por triângulos pequenos. A quarta figura tem 16 triângulos.

a) Quantos triângulos pequenos serão necessários para compor a 5ª figura? 

b) Conte quantos triângulos pequenos tem cada figura e complete a sequência até o termo a6

c) Mantendo esse padrão, quantos triângulos pequenos tem a 12ª figura da sequência: 

d) Descreva a maneira como você pensou para resolver a questão: 

e) Qual é a expressão do termo geral dessa sequência?



QUESTÕES – 2º BIMESTRE

TEMA 1: PROPORCIONALIDADES

        Caderno do aluno São Paulo faz escola ( volume 2), páginas 6 e 7


        Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

        https://youtu.be/duCpsGt2CAY



ATIVIDADE 1 

Analisando situações cotidianas, encontre e justifique quais apresentam proporcionalidade: 

  1. O tempo em uma viagem de carro é proporcional à velocidade média do veículo.

        (B) O número de palavras ditas por um jornalista em um telejornal é diretamente     proporcional ao tempo do programa. 

       (C) O número do sapato calçado por uma pessoa é diretamente proporcional à sua idade.  

       (D) A média de combustível gasto por uma moto em uma viagem é diretamente proporcional à distância gasto percorrida por ela. 

       (E) O valor total pago por determinadas bolas de futebol é diretamente proporcional ao número comprado. 

       (F) O número de passos dados por uma pessoa é diretamente proporcional às horas que ela passa acordada. 

       (G) O consumo de energia dos aparelhos eletroeletrônicos é diretamente proporcional às suas potências em Watts. 

       (H) O número de botões de um controle remoto é diretamente proporcional ao tamanho da televisão.


      ATIVIDADE 3 

Observando a sequência abaixo, percebe-se que com três palitos forma-se um triângulo; com cinco palitos forma-se uma fileira com dois triângulos, com sete palitos forma-se uma fileira com três triângulos e assim sucessivamente.


QUESTÕES – 3º BIMESTRE

TEMA 1: CRESCIMENTO/DECRESCIMENTO EXPONENCIAL E FUNÇÃO EXPONENCIAL

 Caderno do aluno São Paulo faz escola ( volume 3), páginas 7 e  15

  Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

   https://youtu.be/2UrJSJZ6Enk

   https://youtu.be/4G1Few4VoB0


ATIVIDADE 7 

Tomando como referência as propriedades observadas anteriormente, calcule o valor de t nas equações abaixo:

 

ATIVIDADE 20 

Represente em forma de logaritmo: 

a) 32 = 9 

b) 53 = 125 

c) 256 = 44 

d) 243 = 35 

e) 2x = 128

 f) 216 = 6x



QUESTÕES – 4º BIMESTRE

 Caderno aprender sempre (volume 3), páginas 31 

 Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

 https://youtu.be/jyoLapfQ82E

 https://youtu.be/o5wgkJSTuIo

 

 Escreva os números a seguir na forma de fração.

 

   Observe a figura a seguir.

    

    Considere os números reais a seguir:

    

        


   

    Acompanhamento e avalição de aprendizagem: 

    - Encaminhar as atividades realizadas no meu email     nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).

    - As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

    - As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

 Entregar até o dia 17/12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane