Prof: Sonia Bin - Roteiro de estudo da Semana de 04 a 17 de dezembro (Recuperação Intensiva para todos) - 7º anos - Língua Portuguesa
Roteiro de estudo da Semana de 04 a 17 de dezembro (Recuperação Intensiva para todos)
7º anos
Professora: Sonia Bin
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Turmas: 7° A, B, C e D
E-mail: profsoniabin@gmail.com
Unidade
Temática: Texto dramático
Habilidade essencial:
(EF69LP28) Ler e
compreender textos, selecionando procedimentos e estratégias de leitura
adequados a diferentes objetivos, levando em conta características dos gêneros
e suportes, como romances infanto-juvenis, contos populares, carta de terror, lendas
brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros.
Habilidades de suporte:
(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre
estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes
visuais e midiáticas), referências explícitas e implícitas a outros textos,
quanto aos temas, personagens e recursos e literários semióticos.
Competências:
1-Compreender a língua como
fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível dos
contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus
usuários e da comunidade a que pertencem.
Objetivos: Ler e interpretar contos
africanos e indígenas, reconhecendo características composicionais desse gênero
textual.
Identificar a
intertextualidade entre textos.
Número
de aulas: 06
aulas.
Recursos:
Aprender
Sempre volume 3- caderno do aluno e caderno do professor.
Orientações: As atividades deverão ser
enviadas para o meu e-mail
profsoniabin@gmail.com
Não é necessário copiar textos
e/ou enunciados, somente responder e enviar às respostas. Envie as respostas
e/ou fotos na sequência.
Essas atividades contarão como
presença e notas para o 4º bimestre. Não esqueçam de colocar nome, número e
série (escrever com letra legível).
As atividades solicitadas nesse
roteiro estão no caderno do aluno Aprender Sempre – volume 3. (páginas 3 à 12).
Entrega: 17 de dezembro de 2020
Código das salas do Classroom:
7º ano A código: djgcheg
7º ano B código: uemygo4
7º ano C código: sedynyv
Atividade 1 (145minutos)
Leia o texto a seguir:
O
que são contos?
O conto é caracterizado como uma
narrativa literária curta, mas tem começo, meio e fim. Apesar de ser breve, o
conto contempla uma história completa. Ele tem por objetivo comunicativo
despertar no leitor a imaginação, sentimentos e reflexões a respeito da
realidade que nos cerca. O conto traz discussões relacionadas às crenças,
às atitudes, aos valores, à moral, à ética, entre
outras questões.
O conto,
que tem origem
na tradição oral,
existe em todas
as culturas, e expressa muito
fortemente a cultura de um povo,
sendo usado como forma de transmissão de conhecimento e culturas diversas. Há vários tipos de contos: contos
de terror, contos
de fadas, contos
fantásticos, entre outros.
A estrutura composicional do conto é baseada nos elementos
da narrativa:
• Narrador: que conta a história
em 1ª ou 3ª pessoa;
•
Enredo: mudança de estado operada
pela ação de uma personagem (situação inicial, complicação e conclusão);
• Personagens: principais e
secundárias;
• Tempo (psicológico, cronológico.
Texto produzido
pela equipe pedagógica.
Atividades - Comparando textos
Texto I OS
SEGREDOS DA NOSSA CASA7
Certo dia, uma mulher estavam na
cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão. O cão
queixou-se:
- A senhora, por favor, não me
queime!
Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até
parece mentira...
Assustada, resolveu bater-lhe com
o pau que mexia a comida. Mas o pau também falou:
- O cão não me faz mal. Não quero
bater-lhe!
A senhora já não sabia o que fazer
e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.
Mas, quando ia sair de casa a porta,
com um ar zangado, avisou-a:
- Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não
devem ser espalhados pelos vizinhos.
Assenhora percebeu o conselho da
porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe desculpa e repartiu o
almoço com ele.
Comentário: é fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar
o respeito.
Texto II O CÉU AMEAÇA A TERRA8
[...] Era muito
antes dos avós
dos avós dos meninos, era
no começo dos tempos. A humanidade esteve por um fio: podia ser o fim do mundo. Nessa
época, o céu ficava muito longe da Terra,
mal dava para ver seu azul.
Um dia, ouviu-se trovejar, com estrondo ensurdecedor. O céu começou a tremer e, bem devagarinho, foi caindo, caindo. Homens,
mulheres e crianças
mal conseguiam ficar em pé e fugiam
apavorados para debaixo das árvores ou para dentro de tocas. Só
coqueiros e mamoeiros seguravam o céu, servindo de esteios, impedindo-o de colar-se à Terra. Talvez as pessoas,
apesar do medo,
estivessem experimentando tocar o céu com as mãos...
Nisso, um menino de 5 anos pegou algumas penas
de nambu, “mawir” na língua tupi-mondé dos índios ikolens, e fez flechas. Crianças
dos ikolens não podem comer essa espécie
de nambu, senão ficam aleijadas. Era um nambu redondinho, como a abóbada
celeste.
O céu era duríssimo, mas o menino esperto
atirou suas flechas adornadas com plumas de mawir. Espanto e alívio! A cada flechada
do garotinho, o céu subia um bom pedaço. Foram três, até o céu
ficar como é hoje.
Em muitos outros povos indígenas, do Brasil e do mundo, há
narrativas parecidas ou diferentes sobre
o mesmo assunto. Fazem-nos pensar por que céu e Terra estão separados agora... O povo tupari, de Rondônia, por
exemplo, conta que era a árvore do amendoim que segurava o céu. (Bem
antigamente, dizem, o amendoim
crescia em árvore,
em vez de ser planta
rasteira.)
Antes de o céu subir para bem longe, os ikolens podiam deixar a Terra e ir morar no alto. Iam sempre
que ficavam aborrecidos com alguém,
ou brigavam entre si, e subiam por uma escada de cipó. Gorá,
o criador da humanidade, cansou
de ver tanta
gente indo embora
e cortou o cipó, para
a Terra não se esvaziar demais.
7 Fonte: GOMES, A. (org.). Eu conto, tu contas, ele conta... Estórias africanas. Lisboa: Mar Além/ Instituto Camões, 1999.
Disponível em:
<https://muralafrica.paginas.ufsc.br/files/2011/11/CONTOS_AFRICANOS.pdf>.
Acesso em: 13 j
8 MINDLIN,
Betty. O céu
ameaça a terra.
Nova Escola, 2007.
Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteu-
do/3165/o-ceu-ameaca-a-terra>. Acesso em: 13 jun. 2020.
1-
Após ler os dois textos, complete o
quadro a seguir:
Perguntas |
Os segredos da
nossa casa |
O céu
ameaça a terra |
Conta a
história de quem? |
|
|
Qual o
problema que aparece no conto? |
|
|
Há fato
mágico ou maravilhoso? |
|
|
Que
reflexão que o texto traz? |
|
|
Reconhecendo contos de diferentes culturas-
Parte II
1-
Um dos contos é indígena. Qual? Como
você chegou a essa conclusão? Explique.
2- “Pensou
que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então pediu-lhe desculpa e
repartiu o almoço com ele.” De acordo com o trecho, a linguagem do conto está:
a.
( )na forma coloquial, pois
apresenta regionalismo e temos populares.
b. ( )
na norma-padrão, pois apresenta adequação da linguagem e conjugação verbal.
c. ( ) na linguagem técnica, pois refere-se a um
determinado grupo.
d.
( ) na norma informal com
representação da linguagem oral.
3-(...) Era muito antes dos avós dos avós dos
meninos, era no começo dos tempos. A humanidade esteve por um fio: podia ser o
fim do mundo. Nessa época, o céu ficava muito longe da Terra, mal dava para ver
seu azul.” Reescreva este trecho de acordo com a norma culta da língua.
4-
Você observou que no conto indígena há
muitas palavras que não estão em nosso repertório linguístico? Por que isso
ocorre?
5-
Qual dos contos você achou mais interessante?
Justifique sua resposta.
6-
Nos textos aparecem palavras de outras
culturas? Cite exemplos e escreva o significado
7-
Observe o trecho “Crianças dos ikolens
não podem comer essa espécie de nambu, senão ficam aleijadas.”
Reescreva este período de modo que o termo destacado não tenha sentido
depreciativo ou desrespeitoso com essa pessoa.
8-
Você acha importante conhecer contos
de outras culturas? Explique.
9- “Antes de o céu subir para bem longe, ó ikolens podiam deixar a Terra e ir morar no alto. Iam sempre que ficavam aborrecidos com alguém, ou briga entre si, por uma escada de cipó. “Você conhece outras narrativas que falam de subir pelo cipó e ir até o céu? (Escreva o nome de que algumas histórias)
Atividade 2 (145 minutos)
Observando a
intertextualidade entre os textos
Nos dois fragmentos textuais a seguir
existem aproximações temáticas. Trata-se de dois poemas
que têm o mesmo título: o primeiro, o de Casimiro
de Abreu; o segundo de Oswald de Andrade. Vocês
observarão que ambos discutem
a saudade da infância, porém
a partir de pontos de vista distintos.
MEUS OITO ANOS (1858)9 Casimiro
de Abreu |
MEUS
OITO ANOS (1971)10 Oswald
de Andrade |
“Oh! que saudades que tenho |
“Oh que saudades que eu tenho |
Da aurora da minha vida, |
Da aurora de minha vida |
Da minha infância querida |
Das horas |
Que os anos não trazem mais! |
De minha infância |
Que amor, que sonhos, que flores, |
Que os anos não trazem mais |
Naquelas tardes fagueiras |
Naquele quintal de terra |
À sombra das bananeiras, |
Da Rua de Santo Antônio |
Debaixo dos laranjais! |
Debaixo da bananeira |
Como são belos os dias |
Sem nenhum laranjais. |
Do despontar da existência! |
Eu tinha doces visões |
— Respira a alma inocência |
Da cocaína da infância |
Como perfumes a flor; |
Nos banhos de astro-rei |
O mar é — lago sereno, |
Do quintal de minha ânsia |
O céu — um manto azulado, |
A cidade progredia |
O mundo — um sonho dourado, |
Em roda de minha casa |
A vida — um hino d'amor!” |
Que os anos não trazem mais |
[...] |
Debaixo da bananeira |
|
Sem nenhum laranjais" |
|
[...] |
9-CASIMIRO, Abreu.
As primaveras. São
Paulo: Livraria Editora
Martins S/A/ Coedição Instituto Nacional do Livro,
([1858], 1972). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&-
co_obra=2173. Acesso em 24 de jun. de 2020.
10
ANDRADE, O. Obras completas. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1971.
Responda:
a. Os dois textos são de épocas distintas, mas
neles há algo em comum?
b. Que elemento comum é esse?
c. Qual ideia de infância para Casemiro de Abreu
e Oswald de Andrade? Essa ideia é igual
para os dois autores?
1-
Leia o texto
abaixo e responda às questões:
Texto 01
O filme “O casamento
de Romeu e Julieta” narra a história
Romeu e Julieta, desde o momento em que
se conheceram, os conflitos que vivenciaram e, por fim, o casamento.
Romeu é um médico oftalmologista, torcedor do
Corinthians por influência da avó, que é fanática pelo time. Julieta é uma
jovem que, vendo o pai torcer pelo Palmeiras, acabou se filiando ao time e
gostando do esporte, tornando-se, depois, capitã do time feminino do Palmeiras.
Romeu e
Julieta se encontram, inicialmente, em um Derby Paulista. Depois,
ocasionalmente, no consultório de Romeu, quando Julieta precisou ir ao médico
após sofrer um acidente doméstico. Os dois conversam com mais calma e se
aproximaram.
Depois disso, como
forma de se aproximar de Julieta, Romeu
afirma ser palmeirense, reconhecendo que a moça era torcedora fervorosa do time.
Ambos se apaixonam e começam o namoro. Entretanto, Romeu insiste em dizer
que é palmeirense para também
conquistar a família
da jovem. Como
vocês sabem, mentira tem perna curta!
Depois de muitos
jogos, muita confusão
e problemas a resolver, Romeu cansa da farsa e resolve contar a verdade para
a sua família e para
família de Julieta,
correndo o risco
de perder seu grande
amor da sua vida. Depois
de muita treta,
Romeu se ajusta
com a sua família e a família
de Julieta resolve aceitá-lo.
O filme encerra-se com as duas famílias em paz, com Julieta conseguindo ainda formar um time de futebol feminino
que leva as cores dos dois clubes:
o preto do Corinthians, o verde do Palmeiras e o branco de ambos.
No
fim, ocorre a cena que faz jus ao título,
com ela e Romeu casando-se em cerimônia que reúne
a família para celebrar o amor: o amor entre romeu e Julieta e o amor pelo futebol.
9
Texto adaptado para fins didáticos do buscador Wikipédia
Brasil. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Casamento_de_Romeu_e_Julieta>.
Acesso em: 25 jun. 2020.
1-
De acordo com as leituras, responda ao que se pede no quadro.
Destaque as relações
que podem ser estabelecidas entre a obra
“Romeu e Julieta”
e o filme “O casamento de Romeu e Julieta”. Complete
as colunas em branco de acordo com as
informações do filme “O casamento de Romeu e Julieta.”
Questões |
Romeu e Julieta |
O casamento de
Romeu e Julieta |
Tipo do texto |
Textodramático (peça teatral) |
|
Personagens principais |
Romeu e Julieta |
|
Ambiente |
Anarrativa ocorre em Verona, cidade italiana. |
|
Situação das famílias |
Inicialmente, rivais por questões históricas
e sociais. |
|
Relação entre as personagens |
Vivem um amor proibido, pois as famílias não
aprovam |
|
Final da
história |
O casal morre e depois as
famílias fazem as pazes. |
|
Finalizando: os textos abordam o mesmo tema, conflitos
familiares,relações familiares, reconciliação e perdão.
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