Roteiro Intensivo de estudo de Ciências - Prof. Carlinhos - 9 anos - A, B, C e D
Roteiro de Aprendizagem – Semana de estudos intensivos
Do dia 05/12/2020a
17/12/2020
Escola: ChojiroSegawa
Professor: Carlos Alberto da Silva
E-mail: carlossilvaa@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Ciências
Turma 9° A,B,C e D
Nome do aluno: N°: Série:
Tempo estimado
da aula: 180 minutos
Habilidades: (EF09CI04)
Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem
ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um
objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
1) Elabore um experimento da apostila 1 e explique os materiais utilizados e os resultados encontrados. “Caderno do aluno volume 1”
Habilidade:
(EF09CI19*) Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das
tecnologias para a Saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à
Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.
2) Você poderia citar alguns tipos de exames realizados para o diagnóstico e/ou tratamento de doenças? “Caderno do aluno volume 2”
3) Qual é a relação que existe entre o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento de saúde e a qualidade de vida das pessoas? “Caderno do aluno volume 2”
Habilidade:
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de
problemas ambientais da comunidade e/ou da cidade, com base na análise de ações
de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
4) Qual é a definição do termo “extinção”? “Caderno do aluno volume 3”
5) Por que a perda acelerada do número de espécies pode modificar profundamente os ambientes? “Caderno do aluno volume 3”
Habilidade:
(EF09CI16) Pesquisar e selecionar argumentos sobre a viabilidade da
sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida,
nas características dos planetas, nas distâncias e tempo envolvido em viagens
interplanetárias e interestelares.
6) Quais são as condições físicas e os elementos químicos necessários para a existência de vida como a conhecemos?
7)
O que pode ocorrer se faltar algum destes
elementos ou condições?
Comentários
Postar um comentário