Professora: Marcia Salles Chapela - Disciplina: História – 7º Ano A/B/C e Recuperação
Professora: Marcia Salles Chapela
Disciplina: História – 7º Ano A/B/C
E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade
Semana de 27/11/2020 à 11/12/2020
Recuperação Intensiva e Aprofundamento do 1º, 2º, 3º e 4º Bimestre
4º Bimestre
Unidade Temática:
Lógicas comerciais e mercantis da modernidade
Habilidades:
(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
Objetivos:
Compreender as lógicas internas das sociedades africanas; As formas de organização das sociedades ameríndias; A escravidão moderna e o tráfico de escravizados.
Competências gerais da BNCC:
1- Conhecimento;
2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;
Atividades:
Assista a aula do CMSP do dia 25/11
1- Como pode ser conceituada a escravidão?
2- Pesquise, como ocorreu a escravidão no Brasil.
1º Bimestre
1- realizar uma pesquisa sobre:
A) Humanismo
B) Antropocentrismo
2- Faça uma leitura sobre a Reforma Protestante e a Contrarreforma pgs. 38 a 42 do livro didático, liste as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário.
Link de apoio: https://www.sohistoria.com.br/dicionario/
2º Bimestre
1- Faça uma breve pesquisa sobre:
A) Etnocentrismo
B) A Compainha de Jesus
2- Faça uma pesquisa sobre as colônias portuguesa e espanhola. Para isso você deverá planejar, o trabalho a ser realizado, discutindo as questões abaixo:
a) Quais são as principais características das colônias portuguesa e espanhola na América?
b) Qual a principal diferença comercial entre elas?
c) Elabore um quadro com as principais diferenças quanto à mão de obra nas colônias.
3º Bimestre
1) Pesquisar sobre as capitanias hereditárias
2) Pesquisar sobre a diversidade etno-racial no Brasil no período colonial.
Entrega das atividades até dia 17/12 via e-mail!
Comentários
Postar um comentário