Professora: Marcia Salles Chapela - Disciplina: História – 7º Ano A/B/C e Recuperação

Professora: Marcia Salles Chapela
Disciplina: História – 7º Ano A/B/C
E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade

Semana de 27/11/2020 à  11/12/2020

Recuperação Intensiva e Aprofundamento do 1º, 2º, 3º e  4º Bimestre

4º Bimestre

Unidade Temática: 

Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Habilidades:

(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.

Objetivos:

Compreender as lógicas internas das sociedades africanas; As formas de organização das sociedades ameríndias; A escravidão moderna e o tráfico de escravizados.


Competências gerais da BNCC:

1- Conhecimento;
2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;


Atividades:




Assista a aula do CMSP do dia 25/11 


1- Como pode ser conceituada a escravidão? 

2- Pesquise,  como ocorreu a escravidão no Brasil.


1º Bimestre

1- realizar uma pesquisa sobre:

A) Humanismo

B) Antropocentrismo


2- Faça uma leitura sobre a Reforma Protestante e a Contrarreforma pgs. 38 a 42 do livro didático, liste as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário.

Link de apoio: https://www.sohistoria.com.br/dicionario/


2º Bimestre

1- Faça uma breve pesquisa sobre:

A) Etnocentrismo

B) A Compainha de Jesus


2- Faça uma pesquisa sobre as colônias portuguesa e espanhola. Para isso você deverá planejar, o trabalho a ser realizado, discutindo as questões abaixo: 

a) Quais são as principais características das colônias portuguesa e espanhola na América? 

b) Qual a principal diferença comercial entre elas? 

c) Elabore um quadro com as principais diferenças quanto à mão de obra nas colônias.


3º Bimestre

1) Pesquisar sobre as capitanias hereditárias 

2) Pesquisar sobre a diversidade etno-racial no Brasil no período colonial.


Entrega das atividades até dia 17/12 via e-mail!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane