roteiro Intensivo Português 9 ano A,B,C e D - Professora Ester

 

ROTEIRO INTENSIVO  DE PORTUGUÊS  (23 DE NOVEMBRO  À 04  DE  DEZEMBRO)

Data: 20/11/2020

PROFESSOR (A) : ESTER DA ROCHA FAUSTINO SILVA

COMPONENTE CURRICULAR : LÍNGUA PORTUGUESA

TURMAS; 9º A,B,C eD

EMAIL: faustinoester001@gmail.com

 

UNIDADE TEMÁTICA: Variação Linguística, Reflexão Temática e Semiótica

 Habilidades;

1º bimestre ( EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.)

 

2º bimestre (EF09LP04B) Escrever textos,de acordo com a norma-padrão gramatical,que respeitem as estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período

 

3ºbimestre  EF  (EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção69LP44

Inferir a presença e humanos e de diferentes

4º bimestre (EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto juvenil.

HABILIDADES DE  SUPORTE

EF89LP33A - Ler, de forma autônoma textos de gêneros variados.

EF69LP31 - Utilizar pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo dos textos.

 

COMPETÊNCIAS:

Conhecimento; Comunicação; Cultura digital; Pensamento científico, crítico e Cidadania

Número de aulas; 6 aulas

Recursos; CMSP, APRENDER SEMPRE VOLUME 3

ORIENTAÇÕES: Não é preciso copiar os textos e nem as perguntas, mandar somente as respostas para o meu email  faustinoester001@gmail.com.

CLASSROOM CÓDIGOS

9ºA –  2q6wqck

9º B-   aecdxkc

9º C -  joqvuge

9 º D - skwtgmx

Essas atividades contarão como nota e presença referente ao 4º bimestre .Não esqueça  de colocar nome e série.

Entregar até o dia 04 de dezembro de 2020.

ATIVIDADE 1 – 90 MINUTOS ( 1º BIMESTRE)  – A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO (  CADERNO DO ALUNO SÃO PAULO FAZ ESCOLA volume 1 - páginas 145,146,147 e 148)

Objetivo da aula: RECONHECER OS SENTIDOS DAS  PALAVRAS NO TEXTO. Texto 1

UNIVERSIDADES PÚBLICAS ADOTAM OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

COMO POSSIBILIDADE PARA INGRESSO

   Texto 1



Atualização no ingresso para cursos de graduação mobiliza concluintes do ensino médio.

Qui, 19/09/2019 – 15h05 | News on-line

Por Paula de Sousa Mozaner

Algumas universidades do Brasil estão inovando na forma de ingresso aos estudantes concluintes do Ensino Médio. O objetivo é ampliar o acesso de estudantes aos cursos de graduação e retribuir à sociedade um ensino de qualidade e excelência pelas competições de conhecimento.De quais Olimpíadas o estudante precisa participar? Qual resultado da Olimpíada ele precisa alcançar na Olimpíada? As respostas a essas perguntas variam de acordo com critérios estabelecidos pelos programas das universidades. É necessário acessar o site das universidades para maiores informações.

texto 2

Atualização no ingresso para cursos de graduação mobiliza concluintes do ensino médio.

Qui, 19/09/2019 – 15h05 | News on-line

Por Paula de Sousa Mozaner

Algumas universidades do Brasil estão inovando na forma de ingresso aos estudantes concluintes do Ensino Médio. O objetivo é ampliar o acesso de estudantes aos cursos de graduação e retribuir à sociedade um ensino de qualidade e excelência pelas competições de conhecimento.De quais Olimpíadas o estudante precisa participar? Qual resultado da Olimpíada ele precisa alcançar na Olimpíada? As respostas a essas perguntas variam de acordo com critérios estabelecidos pelos programas das universidades. É necessário acessar o site das universidades para maiores informações.

 Texto 2


DICAS PARA DAR UM UP NOS ESTUDOS

Hoje é dia daquela matéria que ninguém entende? Quer se dar bem? Confira as dicas!

19 SETEMBRO 2019

Por Rosane de Paiva Felício

Texto: Redação Fotos: Divulgação

• Dia de estudar não é na véspera da prova! Se liga e se organize! Estude todos os dias para revisar o que foi visto na aula e vá além! Vai rolar aula de proporcionalidade na aula de matemática amanhã e você não tem a menor ideia do que é isso? Se joga nos livros antes da aula e já vai fazendo amizade com o conteúdo e se familiarizando com ele.

 

2. De acordo com os Textos 1 e 2, responda.

 

1. O que diferencia os dois textos que você acabou de ler?

 

2. Qual é o tema da reportagem no Texto 1? Esse tema é de interesse de todo o público-

-alvo do jornal ou somente de alguns leitores? Quem seriam eles?

 

3. Considere que o Texto 2 é trecho de uma reportagem publicada no site de uma revista

impressa chamada TEEN PRA VOCÊ. Quem é o público-alvo dessa revista?

 

4. O Texto 2 está repleto de marcas (pistas) que podem atrair um determinado púbico-

-alvo. Grife alguns exemplos, no próprio texto.

Vocabulário (Que palavras e/ou expressões são características do público-alvo?)

 

Imagem (Há imagem? Por que ela foi escolhida?)

 

5. Qual é o tema da reportagem do Texto 2? Por que esse tema interessaria ao público-alvo?

 

6. Recursos como as cores e a fonte da letra (tamanho, estilo, uso de negrito entre outras

possibilidades) também contribuem para criar o sentido do texto. Compare os Textos 1

e 2 e responda: qual deles tem maior variedade no uso desses recursos?

 

7. O uso dos recursos citados acima tem relação com o público-alvo a quem eles se destinam?Por que isso acontece?

 

8. Grife, no Texto I, um exemplo de linguagem formal.

 

9. Em quais dos trechos abaixo há uso de linguagem informal/coloquial?

( ) “Se liga e se organize!”

( ) “Vai rolar aula de proporcionalidade na aula de matemática amanhã e você não tem

a menor ideia do que é isso?”

( ) “Se joga nos livros antes da aula e já vai fazendo amizade com o conteúdo e se familiarizando

com ele.”

( ) “Ler é importante, mas as anotações escritas também ajudam.”

( ) “Estude todos os dias para revisar o que foi visto na aula e vá além!”

( ) “Crie um código de cores.”

 

10. O autor do Texto 2 utiliza a linguagem informal intencionalmente? Explique por quê.

 

11. No título do Texto 2, “Dicas para dar um up nos estudos”, aparece uma palavra em inglês:

up. Qual é o sentido dela no contexto?

 

12. Outras palavras em inglês aparecem no texto. Localize-as.

 

13. Por que as palavras em inglês aparecem em itálico no Texto 2?

 

14. Qual é a relação do uso dessas palavras com o público-alvo da reportagem?

 

3. Observe para opinar.

A linguagem utilizada pelo jovem é algo que precisa ser cuidada, pois ela incorpora gírias, palavras e expressões retiradas de jogos eletrônicos, de estilos musicais, entre outros exemplos. Os professores precisam cuidar para que isso não seja recorrente nas produções textuais de nossos alunos

 

Há indícios de preconceito no comentário? Em que situações devemos utilizar a linguagem

formal? E a informal? Crie um parágrafo opinativo a respeito desse assunto. Não se esqueça de dar exemplos. Se precisar, pesquise conceitos para cada uma das linguagens.

ATIVIDADE 2   ( 45 minutos) –ORAÇÃO E PERÍODO – (caderno do aluno São Paulo faz escola volume 2 – páginas 30 e 31)




2. Leia as definições de oração, período simples e período composto a seguir e responda:

a) Explique por que o trecho “Que rebeldia e essa jovem?” e uma oração.

b) Explique por que o trecho “Senta aqui, vamos conversar” e um período composto.

 

3- Utilize o layout de um aplicativo de mensagens para simular um dialogo. Siga as seguintes

instruções:

 

 a) O meme do urso é a última resposta do diálogo. Por isso conduza a conversa para que o meme seja coerente

 b) Na construção do diálogo, escreva o texto com a presença de períodos simples e compostos.

c) O dialogo deve atender a norma-padrão.







ATIVIDADE 3 –( 90 MINUTOS)- CONSIDERAÇÕES REFERENTES AO TEXTO LITERÁRIO. -  (Caderno do aluno São Paulo Faz escola volume 3 – páginas 20,21 e 22)

 

1. Antes da leitura de “Um Apologo”, texto escrito por Machado de Assis, procure o significado

  para os quatro verbetes do quadro a seguir:

 

                                              Quadro de definições

a) Apólogo

 

 

b) Foco narrativo

 

 

c) Personificação

 

 

d) Ironia

 

 

 

 

 

3. Sabendo disso, a tarefa agora e fazer a leitura do texto “Um Apólogo”, utilizando os conhecimentos elencados no item 1 .

UM APÓLOGO

 

Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:

- Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?

- Deixe-me, senhora.

- Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.

- Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.

- Mas você é orgulhosa.

- Decerto que sou.

- Mas por quê?

- É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?

- Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu, e muito eu?

- Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...

- Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás, obedecendo ao que eu faço e mando...

- Também os batedores vão adiante do imperador.

- Você é imperador?

- Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...

Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana - para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:

- Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima.

A linha não respondia nada; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte; continuou ainda nesse e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.

Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E quando compunha o vestido da bela dama, e puxava a um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha, para mofar da agulha, perguntou-lhe:

- Ora agora, diga-me quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.

Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:

- Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça: - Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

 

Disponivel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?

select_action=&co_obra=1980>. Acesso em: 20 fev 2020.

5. Agora, reveja as definições registradas no quadro do item 1 e, com fundamentação no texto de Machado, explique o que cada definição tem a ver com a história.

 

                                               Quadro de exemplos

a) Apólogo (Por que o texto foi intitulado Um apólogo?)

 

 

b) Foco narrativo (Qual e o ponto de vista do narrador de Um apólogo?

Que trecho exemplifica essa constatação?)

 

 

c) Personificação (Retire do texto alguns exemplos.)

 

 

d) Ironia (Retire do texto alguns exemplos.)

 

 

 

Atividade 4 – 45 minutos - ENSAIOS DE LEITURA LITERÁRIA (  caderno do aluno   v 4 São Paulo Faz Escola páginas 31 e 32 )

 

1- Imagine-se fazendo a leitura desse conto em voz alta. Para isso, observe a condição emocional da personagem, a situação física e o espaço em que ela se encontra.

 

A pequena vendedora de fósforos

 

Estava extremamente frio. A neve caia. A noite chegara, a ultima noite do ano. No frio e na escuridão, uma pobre menina, descalça, andava pelas ruas. Por que ela estava descalça? Ao se desviar de duas carruagens que passavam em alta velocidade, deixou seus chinelos cairem na rua, chinelos que por

sinal eram bem grandes, pois pertenciam a sua mãe. Quando foi recupera-los, ela não conseguiu pegar um deles, pois o outro fora apanhado por um garoto que fugiu em disparada, dizendo que aquilo serviria bem como berço aos filhos quando, algum dia, ele os tivesse.

A menininha passara a andar descalça. Em um avental velho, carregava varios pacotes de fósforos e em uma das mãos tinha uma dessas caixinhas que oferecia aos passantes. Ninguém comprou. Não conseguiu um centavo sequer.

Tremendo de frio e de fome, ia se arrastando. Pobre menina! Sua imagem era desoladora. Os flocos de neve caiam sobre seus longos cabelos louros. Via as luzes que vinham das janelas das casas. Sentia um cheiro maravilhoso de ganso assado. Era véspera de Ano Novo.

Em um cantinho próximo a parede de uma casa, sentou-se em cima dos pes para abriga-los ao calor do corpo. Não se atreveu a ir para casa, pois não havia vendido os fósforos e não queria levar bronca por isso. Além do mais, também fazia frio em sua casa, a família só tinha um teto para proteção, mais nada.

Suas mãos estavam geladas. Precisava se aquecer. Tirou um dos palitos de fósforo da caixinha e riscou-o na parede para acende-lo. Surgiu uma chama quente e brilhante, como de uma pequena vela, abrigou a chama com a mão. Naquele momento, parecia que estava sentada diante de um grande fogão de

ferro, com pés e maçanetas de bronze. Como estava quentinho e confortável ali! A jovem esticou os pés para aquece-los também, mas a pequena chama se apagou, o fogão desapareceu, sobraram-lhe apenas os restos do fósforo queimado na mão.

Ela então acendeu outro. A luz do fogo batia na parede da casa, deixando-a transparente como um véu fino, e ela podia ver através desse véu uma sala com uma mesa coberta com pano branco como a neve.

Sobre a mesa havia um belo e suculento ganso assado no vapor, recheado com macas e ameixas. De repente, como mágica, a ave pulou do prato e cambaleou pelo chão com uma faca e um garfo espetados em seu peito em direção a menina. Naquele instante, porem, o fósforo se apagou e estava a garota novamente diante da parede grossa e fria.

Riscou outro fósforo e a luz a transportou para debaixo de uma bela arvore de Natal. Era a maior e mais bonita arvore que ja vira. Milhares de velas acesas brilhavam entre os galhos verdes. A menininha

estendeu as duas mãos para toca-la, mas o fósforo apagou. As luzes de Natal foram subindo, subindo

 vez mais alto. Ela as via agora como estrelas brilhantes no céu ate que uma delas caiu, formando um fino risco reluzente de fogo.

“Agora alguém esta morrendo”, pensou a jovem.

Lembrou-se de sua falecida avo, a única pessoa a quem amava. Ela dizia que, quando uma estrela cai, uma alma sobe ate Deus.

A menina acendeu outro fósforo. Sob o brilho da chama, avistou sua velha avó

“Vovó!” chorou a criança. “Leve-me com você! Eu sei que você desaparecera quando o fósforo apagar.

Você desaparecera como o fogão quente, o maravilhoso ganso assado e a linda e grande arvore de Natal!”.

Desejando manter a avo junto dela, foi acendendo um fósforo. Eles deram chamas tão brilhantes que resplandeciam mais do que a luz do dia, deixando a avo linda e grandiosa. Ela pegou a netinha em seus braços, e as duas voaram muito, muito alto. La em cima não havia frio, nem fome, nem medo – elas

estavam com Deus.

No canto, encostada na parede, sentada, estava a menina com um sorriso nos lábios e as bochechas rosadas. Estava imóvel. A criança, rigida e fria, segurava alguns fósforos queimados.

Ela queria se aquecer”, disseram as pessoas que por ali passavam.

Ninguém poderia imaginar as coisas bonitas que a menina avistara, e quão feliz ela adentrara o Ano Novo com sua tão amada avó.

 

Tradução livre para a Língua Portuguesa e adaptação de The Little Match Girl,

de Hans Christian Andersen, feitas pelo autor desse material pedagógico. A versão em inglês esta disponível

em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=6113

(acesso em: 19 jun. 2020).

 

2- Preencha  a seguir. Se necessário, retome a leitura do conto.

Elementos básicos da narrativa “A pequena vendedora de fósforos”

 

Personagem (Quem?)

Local/espaço/ambiente (Onde ocorre?)

Tempo (Quando ocorre?)

Narrador (Esta em 1a ou 3a pessoa?)

Enredo (Qual e a sequência de acontecimentos ou ações?)

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