ROTEIRO INTENSIVO MATEMÁTICA - 8º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - 4º BIMESTRE
ROTEIRO INTENSIVO ( 4º BIMESTRE)
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Matemática
ANO/SÉRIE: 8º ano C
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da turma: vdzvkus
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 6 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 4 horas
OBJETIVOS DA AULA: Oferecer oportunidades para sanar as defasagens, com foco nas habilidades essenciais e de suporte do 1º,2º,3º e 4º bimestre.
HABILIDADES A SER DESENVOLVIDA: (EF08MA02) Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
(EF08MA03) Resolver e elaborar situações-problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio multiplicativo.
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números ou as figuras seguintes.
(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números seguintes.
(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
(EF08MA04) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais;
(EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos, reconhecendo e aplicando o conceito de razão em diversos contextos. (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.)
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Potenciação e radiciação.
O princípio multiplicativo da contagem.
Notação científica.
Sequências recursivas e não recursivas.
Valor numérico de expressões algébricas.
Porcentagens
Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral.
Recursos: Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos...), caderno do aluno São Paulo faz escola (volume 1,2,3 e 4)...
NOME DO ALUNO: Série:
MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):
Desenvolvimento:
QUESTÕES – 1º BIMESTRE
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 1, páginas 183 e 185
1.7 Agora, resolva as potências a seguir. O que você pôde observar?
a) 34
b) 35
c) 36
d) 37
Escreva as potências dadas de modo que elas sejam expressas em forma de radical:
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 1, página 26 ATIVIDADE 1 – COMBINAÇÕES PERFEITAS.
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
QUESTÕES – 2º BIMESTRE
ATIVIDADE 5: AS OPERAÇÕES E A NOTAÇÃO CIENTÍFICA – página 61
Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 2
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
Para realizar as operações com números em notação científica, aplicamos as propriedades de potenciação.
• Na adição e na subtração, as potências de base 10 devem ter o mesmo expoente. Caso não tenham, é preciso escrevê-los com base 10 de mesma potência.
• Produto de potência de mesma base.
am x an = am + n
• Quociente de potência de mesma base.
am ÷ an = am - n
5.1 Aplicando as propriedades, resolva as expressões a seguir:
a) 56,7 x 10-3 + 0,01 x 103
b) 15200 x 102 – 6,4 x 104
c) 7,86 x 1012 + 3,54 x 1017
d) 3,5 x 107 x 4,3 x 10-5
e) 9,3 x 10-6 ÷ 3,1 x 10-3
ATIVIDADE 2 – CONHECENDO AS SEQUÊNCIAS – Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 2, página 66
Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:
2.2 Agora que você estudou a diferença entre sequência recursiva e não recursiva, observe as sequência de figuras a seguir e responda as questões:
a) Quantos quadradinhos tem cada uma das figuras da sequência apresentada?
b) Quantos quadrados terá a figura 5? E a figura 6?
c) Diante dos resultados obtidos o que você pode observar?
d) Escreva a expressão algébrica que representa o número de quadrados da figura n?
QUESTÕES – 3º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – página 63 – caderno do aluno São Paulo faz escola volume 3
ATIVIDADE 1 – MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
1.3 Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.
a) 2a² + 2a² + 3a² = c) 25y – 12y =
b) 4x + 10x + 5x = d) 48k + 23k – 13k =
1.4 Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma:
a) (3x³) . (45x) = c) (125a) : (25a) =
b) (28x²) . (7x) = d) (216y4 ) : (4y³) =
QUESTÕES – 4º BIMESTRE
Caderno aprender sempre – volume 3 – páginas 47 e 48
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
Determinar e registrar
Complete, o quadro a seguir, com as diferentes formas de representação de um mesmo número racional.
Acompanhamento e avalição de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até o dia 17/12
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