ROTEIRO INTENSIVO MATEMÁTICA - 8º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - 4º BIMESTRE

 ROTEIRO INTENSIVO ( 4º BIMESTRE)


Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

ANO/SÉRIE: 8º ano C 

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da turma: vdzvkus

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  6 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 4 horas 

OBJETIVOS DA AULA:  Oferecer oportunidades para sanar as defasagens, com foco nas habilidades essenciais e de suporte  do 1º,2º,3º e 4º bimestre.

HABILIDADES A SER DESENVOLVIDA: (EF08MA02) Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

(EF08MA03) Resolver e elaborar situações-problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio multiplicativo.

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números seguintes.

(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

 (EF08MA04) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais;

(EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos, reconhecendo e aplicando o conceito de razão em diversos contextos. (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.)

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC: Conhecimento

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Potenciação e radiciação.

O princípio multiplicativo da contagem.

Notação científica.

Sequências recursivas e não recursivas.

Valor numérico de expressões algébricas.

Porcentagens 

Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral. 

Recursos: Recursos: Caderno aprender sempre (caderno do aluno e do professor, volume 3), acesso a internet ( aplicativos...), caderno do aluno São Paulo faz escola (volume 1,2,3 e 4)...

NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 


MÃO NA MASSA (ATIVIDADES):

Desenvolvimento:


QUESTÕES – 1º BIMESTRE

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/7bN2NNuWVPY

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 1, páginas 183 e 185 

1.7 Agora, resolva as potências a seguir. O que você pôde observar? 

a) 34 

b) 35 

c) 36 

d) 37

 Escreva as potências dadas de modo que elas sejam expressas em forma de radical:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 1, página 26  ATIVIDADE 1 – COMBINAÇÕES PERFEITAS.

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/hT8tNksa0JQ


QUESTÕES – 2º BIMESTRE

ATIVIDADE 5: AS OPERAÇÕES E A NOTAÇÃO CIENTÍFICA – página 61

Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 2  

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/2i9-o36gUcE

Para realizar as operações com números em notação científica, aplicamos as propriedades de potenciação.

 • Na adição e na subtração, as potências de base 10 devem ter o mesmo expoente. Caso não tenham, é preciso escrevê-los com base 10 de mesma potência. 

• Produto de potência de mesma base. 

am x an = am + n 

• Quociente de potência de mesma base. 

am ÷ an = am - n 

5.1 Aplicando as propriedades, resolva as expressões a seguir: 

a) 56,7 x 10-3 + 0,01 x 103

 b) 15200 x 102 – 6,4 x 104

 c) 7,86 x 1012 + 3,54 x 1017 

d) 3,5 x 107 x 4,3 x 10-5 

e) 9,3 x 10-6 ÷ 3,1 x 10-3


ATIVIDADE 2 – CONHECENDO AS SEQUÊNCIAS – Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 2, página 66 

Assista o vídeo como apoio na realização das atividades segue o link:

https://youtu.be/rOTmsgkQhWs

2.2 Agora que você estudou a diferença entre sequência recursiva e não recursiva, observe as sequência de figuras a seguir e responda as questões:


a) Quantos quadradinhos tem cada uma das figuras da sequência apresentada? 

b) Quantos quadrados terá a figura 5? E a figura 6? 

c) Diante dos resultados obtidos o que você pode observar? 

d) Escreva a expressão algébrica que representa o número de quadrados da figura n? 


QUESTÕES – 3º BIMESTRE

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – página 63 – caderno do aluno São Paulo faz escola volume 3 

ATIVIDADE 1 – MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES

Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/yw4buv1-1cM

https://youtu.be/q9m0iAfx2Ik


1.3 Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.

 a) 2a² + 2a² + 3a² =                                      c) 25y – 12y = 

b) 4x + 10x + 5x =                                         d) 48k + 23k – 13k =


1.4 Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma: 

a) (3x³) . (45x) =                                    c) (125a) : (25a) = 

b) (28x²) . (7x) =                                    d) (216y4 ) : (4y³) =


QUESTÕES – 4º BIMESTRE

Caderno aprender sempre – volume 3 – páginas 47 e 48 

 Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/Vg5ckr3iEfI

https://youtu.be/g3hFIC74i8k

Determinar e registrar

           


Complete, o quadro a seguir, com as diferentes formas de representação de um mesmo número racional.



Acompanhamento e avalição de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória ( as atividades deve estar legível com nome e série).

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

  Entregar até o dia 17/12


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