roteiro de estudo intensivo física - 1° anos A, B e C - professora Elisângela Soler
ROTEIRO
DE ESTUDO INTENSIVO
SEMANA
DO DIA 30 DE NOVEMBRO A 17 DE DEZEMBRO DE 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA:
Física
TURMA: 1°A, B e C
Aulas
proposta: 2 + 1 CMSP
UNIDADE
TEMÁTICA: Grandezas
e Medidas/ Tipos de Energia/ Elementos que compõem o Universo/ Sistema Solar
HABILIDADES DO CURRÍCULO
Identificar
movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os
caracterizam.
Analisar
situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes
tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial gravitacional,
potencial elástica etc.);
Identificar
e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo
Descrever,
representar e comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Sistema Solar
/ Debater e argumentar sobre a transformação da visão de mundo geocêntrica em
heliocêntrica, relacionando-a às mudanças sociais da época
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Pensamento científico, crítico e criativo;
3-
Cultura digital
4-
Responsabilidade e cidadania.
Os alunos iram utilizar o caderno do aluno
volume 1, 2, 3 e 4
ATIVIDADE 1 (45 MINUTOS)
TEMA 1 –
INTRODUÇÃO À FÍSICA – CADERNO DO ALUNO VOLUME 1 – PÁGINA 21
A Física
está dividida em Física Clássica (veja as subdivisões nos quadros abaixo) e
Física Moderna.
MECÂNICA
Tudo o que envolve movimento, força e equilíbrio relaciona-se à Mecânica. Estão
ligadas a ela, entre outras, as atividades de pedreiros, marceneiros e
motoristas. Ela também está presente nas máquinas e ferramentas, no treinamento
esportivo, nas construções e em muitas outras coisas
FÍSICA
TÉRMICA Coisas que estão ligadas ao calor e à temperatura, como um fogão, uma
geladeira ou um automóvel estão relacionados à Física Térmica. Um cozinheiro,
um padeiro, um técnico de refrigeração e um mecânico têm muito contato com essa
parte da física.
ÓPTICA A Óptica estuda os fenômenos luminosos.
Faz parte dela o estudo de lentes e instrumentos ópticos, das cores, da
fotografia e muitas outras coisas. Vitrinistas, oculistas, pintores são
exemplos de pessoas que lidam diretamente com a Óptica
ELETROMAGNETISMO
De aparelhos elétricos e eletrônicos até os raios que ocorrem em tempestades, é
difícil imaginar uma atividade hoje em dia que não envolva o eletromagnetismo.
Em qualquer lugar as pessoas convivem com aparelhos elétricos e precisam
aprender a usá-los. Eletricistas e técnicos de rádio e TV, estão entre os
profissionais que necessitam de um maior conhecimento dessa área.
Além dos
quatro temas acima, podemos adicionar a Física Moderna, onde são estudadas
teorias desde o final do século XX, principalmente envolvendo matéria e
energia. Destaque uma situação em seu cotidiano relacionado a cada um dos temas
de Física:
Mecânica
Física
Térmica
Óptica
Eletromagnetismo
Física
Moderna
ATIVIDADE
2 – (45 MINUTOS)
ENERGIA
CINÉTICA– CADERNO DO ALUNO VOLUME 2 – PÁGINA 25
A
energia cinética de um corpo depende da sua velocidade e da sua massa. Assim,
para um corpo de massa m e velocidade v, energia cinética é definida pela
expressão matemática:
Ec = mv2/2
Onde:
Ec:
energia cinética, em joule (J);
m: massa do corpo, em quilogramas (kg);
v:
velocidade do corpo, em metros por segundo (m/s).
1. Qual
é a energia cinética de um caminhão com 20 toneladas de massa com velocidade de
108 km/h?
2. Um
esquiador saiu do repouso e encontra-se em baixa velocidade. O que ele precisa
fazer para a sua energia cinética aumentar?
3. A
Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que uma pessoa tenha oito horas
diárias de sono, em média. Estudos mostram que dormir bem ajuda a evitar vários
problemas, como: infecções por baixa resistência, baixo vigor físico,
envelhecimento precoce, depressão, obesidade e, inclusive, acidentes. Considere
que uma pessoa repousa em sono profundo. Nessa situação, você saberia dizer se
ela tem energia cinética? Justifique utilizando argumentos científicos.
Comentários
Postar um comentário