roteiro de estudo intensivo física - 1° anos A, B e C - professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE ESTUDO INTENSIVO

SEMANA DO DIA 30 DE NOVEMBRO A 17 DE DEZEMBRO DE 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Física                                          TURMA: 1°A, B e C

Aulas proposta: 2 + 1 CMSP

UNIDADE TEMÁTICA: Grandezas e Medidas/ Tipos de Energia/ Elementos que compõem o Universo/ Sistema Solar

HABILIDADES DO CURRÍCULO

Identificar movimentos que se realizam no dia a dia e as grandezas relevantes que os caracterizam.

Analisar situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial gravitacional, potencial elástica etc.);

Identificar e caracterizar diferentes elementos que compõem o Universo

Descrever, representar e comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Sistema Solar / Debater e argumentar sobre a transformação da visão de mundo geocêntrica em heliocêntrica, relacionando-a às mudanças sociais da época

 

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

 

1-    Conhecimento;

2-    Pensamento científico, crítico e criativo;

3-    Cultura digital

4-    Responsabilidade e cidadania.

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno volume 1, 2, 3 e 4

ATIVIDADE 1 (45 MINUTOS)

TEMA 1 – INTRODUÇÃO À FÍSICA – CADERNO DO ALUNO VOLUME 1 – PÁGINA 21

A Física está dividida em Física Clássica (veja as subdivisões nos quadros abaixo) e Física Moderna.

MECÂNICA Tudo o que envolve movimento, força e equilíbrio relaciona-se à Mecânica. Estão ligadas a ela, entre outras, as atividades de pedreiros, marceneiros e motoristas. Ela também está presente nas máquinas e ferramentas, no treinamento esportivo, nas construções e em muitas outras coisas

FÍSICA TÉRMICA Coisas que estão ligadas ao calor e à temperatura, como um fogão, uma geladeira ou um automóvel estão relacionados à Física Térmica. Um cozinheiro, um padeiro, um técnico de refrigeração e um mecânico têm muito contato com essa parte da física.

 ÓPTICA A Óptica estuda os fenômenos luminosos. Faz parte dela o estudo de lentes e instrumentos ópticos, das cores, da fotografia e muitas outras coisas. Vitrinistas, oculistas, pintores são exemplos de pessoas que lidam diretamente com a Óptica

ELETROMAGNETISMO De aparelhos elétricos e eletrônicos até os raios que ocorrem em tempestades, é difícil imaginar uma atividade hoje em dia que não envolva o eletromagnetismo. Em qualquer lugar as pessoas convivem com aparelhos elétricos e precisam aprender a usá-los. Eletricistas e técnicos de rádio e TV, estão entre os profissionais que necessitam de um maior conhecimento dessa área.

Além dos quatro temas acima, podemos adicionar a Física Moderna, onde são estudadas teorias desde o final do século XX, principalmente envolvendo matéria e energia. Destaque uma situação em seu cotidiano relacionado a cada um dos temas de Física:

Mecânica

Física Térmica

Óptica

 Eletromagnetismo

Física Moderna

ATIVIDADE 2 – (45 MINUTOS)

ENERGIA CINÉTICA– CADERNO DO ALUNO VOLUME 2 – PÁGINA 25

A energia cinética de um corpo depende da sua velocidade e da sua massa. Assim, para um corpo de massa m e velocidade v, energia cinética é definida pela expressão matemática:

Ec = mv2/2

 Onde:

Ec: energia cinética, em joule (J);

 m: massa do corpo, em quilogramas (kg);

v: velocidade do corpo, em metros por segundo (m/s).

1. Qual é a energia cinética de um caminhão com 20 toneladas de massa com velocidade de 108 km/h?

2. Um esquiador saiu do repouso e encontra-se em baixa velocidade. O que ele precisa fazer para a sua energia cinética aumentar?

3. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que uma pessoa tenha oito horas diárias de sono, em média. Estudos mostram que dormir bem ajuda a evitar vários problemas, como: infecções por baixa resistência, baixo vigor físico, envelhecimento precoce, depressão, obesidade e, inclusive, acidentes. Considere que uma pessoa repousa em sono profundo. Nessa situação, você saberia dizer se ela tem energia cinética? Justifique utilizando argumentos científicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane