ROTEIRO INTENSIVO DE MATEMÁTICA - 9º ANO C e D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

 ROTEIRO DE MATEMÁTICA


Professor: Andreia dos Santos

Email: santoscomba@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Matemática         Turma: 9 ano C  9 ano D

Tempo estimado: 6 aulas

Unidade Temática: Número racional e irracional; Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos; Notação cientifica.

Habilidade (EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

(EF09MA04) Resolver e elaborar situações-problema com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações

(EF09MA05) Resolver e elaborar situações problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria

Competência: Conhecimento 

Código turma glassroom 9 ano C: sfgsoqn

Código turma glassroom 9 ano D: xgsfuvj

 

 ATIVIDADE  DE RECUPERACÃO INTENSIVA DA SEMANA DO DIA 30/11 A 17/12

 

 

Exercício 

Nome completo:                                                                                                   série:

 

Atividade 1 – Atividade 1 do primeiro bimestre – Escrevendo os números racionais na forma decimal

 

  1. Os números racionais estão na forma de fração. Escreva-os na forma decimal. 

a) 20/ 4  

b) 10/ 4 

c) – 6 /10

d) 2/ 6 

e) – 83/ 300

f) 45/ 13 

 

  1. Observe os seguintes números racionais: 0,5;  23,4;  –0,354;  6,23;  0,23;  2,12;  3,2453. Eles estão na representação decimal. Escreva-os na representação fracionária.

 

     

 

 

        Atividade 2 – Atividade do 2 bimestre notação cientifica 

 

  1. As distancias no Universo as medidas em anos luz, ou seja, cada ano-luz representa a distância percorrida pela velocidade da luz em um ano. A velocidade da luz é de, aproximadamente, 3.108m/s.

a) escreva essa distancia com todos os dígitos.

b) Quantos metros aproximadamente, possuiu m ano luz, considerando que o ano tem 365 dias?

2) Todos estamos suscetíveis a doenças principalmente as que são caudadas por vírus ou bactérias. Esses seus microscópicos podem causar várias enfermidades, que vão desde uma simples gripe até uma contração de tétano. Porém, nem todas as bactérias são prejudiciais aos seres humanos, pois algumas auxiliam e muito na saúde. Observe os dados a seguir

          Tamanho de bactérias e vírus comuns no dia a  dia.

  1. Vírus da gripe 0,0000000023m

b) Bactéria do Tétano 0,00001m

           c)Vírus da dengue 0,000000050m

Atividade 3 – Atividade terceiro bimestre – Juros e descontos

  1.  Em relação a  compra à vista e da compra a prazo em cada caso e escolham a opção mais vantajosa, justificando sua escolha.

  1.  Smart TV 55”, com resolução 4K Preço à vista: R$ 2 292,00. Preço a prazo em 12 vezes sem juros de R$ 191,00. 

  2. Ar condicionado Preço à vista, com 10% de desconto: R$ 1 080,00. Preço a prazo em 12 vezes sem juros de R$ 100,00. 

  3. Celular com tela de 6” Preço à vista: R$ 1 800,00. Preço a prazo em 18 vezes sem juros de R$ 150,00.

  1. Joana tomou a seguinte decisão: poupar cerca de 9% do seu salário de R$ 2 500,00 para realizar uma viagem daqui a um ano em suas férias. Quando chegou no 8° mês em que guardava seu dinheiro, para sua alegria, recebeu uma promoção e seu salário passou para R$ 3 200,00. Ela decidiu manter o percentual do que planejou guardar para sua viagem. Quanto Joana conseguiu guardar ao final de um ano?

      Atividade 4 – Atividade quarto bimestre – Circunferência

 

  1. Pesquise os elementos da circunferência e descreva cada um deles.

 

  1. Utilizando um compasso, trace uma circunferência de raio qualquer. Marque dois pontos sobre essa circunferência. Esses pontos a dividem em duas partes, denominadas arcos de circunferência. Indique no seu desenho esses arcos de circunferência, pintando-os de cores diferentes. 

 

OBS.: As atividades deverão ser entregues via email, google sala – glassroom até 17/12


Obs.: As atividades realizadas no caderno ou na apostila não esquecer de colocar nome completo e serie para a correção. 




 

 

 

 

 




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