ROTEIRO DE GEOGRAFIA DO 2º ano A, B, C e D - ESTUDOS INTENSIVOS: RECUPERANDO HABILIDADES – 4º BIMESTRE
ROTEIRO DE ATIVIDADES
ESTUDOS INTENSIVOS - RECUPERANDO HABILIDADES – 4º
BIMESTRE
SEMANA DO DIA 30 de novembro ao dia 04 de dezembro
de 2020
AULAS DE REFERÊNCIA DO CMSP EXIBIDAS NOS DIAS: 10/07;
04/09; 13/11.
LINK DAS AULAS DO CMSP, RESPECTIVAMENTE:
https://www.youtube.com/watch?v=TNQ5XXJqXXo
https://www.youtube.com/watch?v=RekhENsE51Y
https://www.youtube.com/watch?v=hEGCPu1Ugkk
NOME DO ALUNO:
PROFESSOR (A): VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA
EMAIL: victorrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Geografia
TURMA: 2ºA, B, C e D
CONTEÚDOS: Redes e hierarquias urbanas; Dinâmicas
demográficas; Recursos naturais e gestão do território.
QUANTIDADE
DE HORAS: 270 minutos
TEMPO
MÉDIO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Atividade nº1, 2, 3, 4,
5 e 6 (leitura e interpretação): 180 minutos. Atividade de resolução: 90
minutos
METODOLOGIA: Pesquisa e interação a partir dos recursos midiáticos e/ou
aplicativos
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA:
Identificar problemas socioespaciais e
ambientais urbanos, caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das
condições de vida nas cidades brasileiras.
Reconhecer e aplicar os conceitos de
crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de
mortalidade infantil e taxa de fecundidade.
Reconhecer a importância de organizações e
movimentos sociais na defesa de legislações e ações de proteção ao ambiente
nacional.
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BNCC:
Conhecimento;
Argumentação;
Autoconhecimento e autocuidado;
Empatia e Cooperação;
Responsabilidade e cidadania
Pensamento científico, crítico e criativo;
ATIVIDADES
DE LEITURA E PESQUISA
ATIVIDADE N°1:
Problemas urbanos brasileiros
1ºPASSO: Leia o texto e se atenta
para a imagem abaixo
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Em qualquer grande cidade do mundo, o espaço urbano é
fragmentado. Nas grandes cidades de países subdesenvolvidos, as desigualdades
sociais materializam-se mais intensamente na paisagem urbana. Quanto maiores às
disparidades entre os diferentes grupos e classes sociais, maiores as
desigualdades no tipo de moradia. Coexistem em um mesmo espaço discrepantes
formas de moradia.
Para sobreviverem, muitas pessoas aceitam condições
totalmente adversas, como os subempregos. Como os rendimentos, em geral, são
muito baixos, muitos não conseguem adquirir ou alugar um imóvel seguro e
confortável. Nesse quadro, torna-se difícil o acesso das camadas, mais pobres
da população a melhores condições de moradia, que acabam ocupando áreas
marginais - cortiços e favelas.
CORTIÇO EM SÃO PAULO
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre os cortiços em
tempos de pandemia:
ATIVIDADE N°2:
Outros problemas urbanos
1ºPASSO: Leia o texto e se atenta
para a imagem abaixo
A melhoria das condições de vida da população
resulta da industrialização e do fenômeno da urbanização? De certa forma, sim.
Afinal, as cidades trouxeram benefícios, como saneamento básico, tratamento de
água, serviços de assistência à saúde e melhores salários, transportes mais
eficientes, acesso à informação e desenvolvimento tecnológico. Também
propiciaram, no entanto, o surgimento de problemas sociais e estruturais, como
aumento da criminalidade, trânsito intenso e desorganizado, diversas formas de
poluição (sonora, visual e atmosférica), falta de moradias e segurança pública
precária.
CONGESTIONAMENTO EM SÃO PAULO
Link da imagem: https://f.i.uol.com.br/fotografia/2012/11/14/209919-970x600-1.jpeg
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre trânsito em São
Paulo: https://www.trisul-sa.com.br/blog/como-funciona-o-transito-em-sao-paulo/
Link para ampliar seus conhecimentos sobre os problemas
urbanos no Brasil: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm#:~:text=As%20grandes%20cidades%20brasileiras%20enfrentam,educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20viol%C3%AAncia%20e%20exclus%C3%A3o%20social.
ATIVIDADE N°3:
Conceitos demográficos
1ºPASSO: Leia o texto e se atenta
para a imagem abaixo
O IBGE estima que a taxa de fecundidade, que vem caindo
acentuadamente desde 1960, chegue a 1,85 filho por mulher, em 2050. Em 2010, a
taxa era de 1,9 filho. A taxa de fecundidade reproduz os contrastes regionais
do país. Os dados coletados pelo IBGE e indicados no gráfico a seguir mostram
que a região Norte apresentou os maiores índices de filhos por casal. O menor
indicador foi verificado na região Sudeste, que apresentou uma taxa de
fecundidade muito próxima do nível de reposição da população.
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre a redução da taxa
de fecundidade no Brasil: http://geoconceicao.blogspot.com/2012/06/taxa-de-fecundidade.html
ATIVIDADE N°4:
Envelhecimento da população
1ºPASSO: Leia o texto e se atenta
para a imagem abaixo
Ao longo dos últimos 50 anos, a população brasileira quase
triplicou: passou de 70 milhões, em 1960, para 190 milhões, em 2010. O
crescimento do número de idosos, no entanto, foi ainda maior. Em 1960, 3,3
milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais e representavam 4,7% da
população. Em 2000, 14,5 milhões, ou 8,5% dos brasileiros, estavam nessa faixa
etária. Na última década, o salto foi grande, e em 2010 a representação passou
para 10,8% da população (20,5 milhões).
O envelhecimento da população é uma tendência tão evidente
que até mesmo os critérios do IBGE mudaram. Em 1960, todas as pessoas com 70
anos ou mais eram colocadas na mesma categoria. Já nas pirâmides etárias de
2000 e 2010, as faixas etárias foram separadas a partir dos 70 de cinco em
cinco anos até os 100.
O Brasil ainda é um país com a maioria da população jovem,
ainda temos elevado percentual de jovens no mercado de trabalho, mas temos que
nos preparar para o envelhecimento da população.
Link da imagem: https://www.clicjm.com/arquivos/noticias/2780/large/p5envelhecimento-populacional.jpg
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre o envelhecimento
da população brasileira: https://previva.com.br/envelhecimento-da-populacao-brasil-tera-mais-idosos-do-que-jovens-em-2060/#:~:text=Em%202017%2C%20o%20n%C3%BAmero%20de,de%2018%25%20neste%20grupo%20et%C3%A1rio.
ATIVIDADE N°5:
ICMBio
1ºPASSO: Leia o texto e se atenta
para a imagem abaixo
O Instituto Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de
2007, pela Lei
11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio
Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Link da imagem: https://static.wixstatic.com/media/a28718_5fe76ceac30f4ff9abe4d0945a7b49a2~mv2.jpg/v1/fit/w_1024,h_1024,al_c,q_80/file.jpg
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre o ICMBio: https://www.icmbio.gov.br/portal/oinstituto
ATIVIDADE N°6:
Unidades de Conservação
1ºPASSO: Leia o texto abaixo,
analise as diferentes UCs e leia o mapa.
Unidades de conservação (UCs) são áreas naturais
criadas e protegidas pelo Poder Público, municipal, estadual e federal. Elas
são reguladas pela Lei nº 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de
Unidades de Conservação (SNUC). De acordo com o SNUC, unidade de conservação é
definida como um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as
águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente
instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites
definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias
adequadas de proteção.
Existem vários tipos de UCs, com diferentes nomes, diretrizes,
finalidade e tipos de atividades permitidas na área. De acordo com as suas
características e finalidades, são divididas em dois tipos: Unidades de Proteção
Integral e Unidades de Uso Sustentável.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
2ºPASSO: Acesse o link abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar o conhecimento sobre as unidades de
conservação: https://www.todamateria.com.br/unidades-de-conservacao/
ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO
a) a) Por
que as pessoas habitam os cortiços?(ATIVIDADE 1).
b) b) Cite um problema urbano e apresente uma solução plausível (ATIVIDADE 2).
c) c) Quais as mudanças se fazem necessárias nos investimentos públicos em relação à redução da taxa de fecundidade no Brasil?(ATIVIDADE 3).
d) d) Quais as mudanças se fazem necessárias nos investimentos públicos em relação à redução da taxa de fecundidade no Brasil? (ATIVIDADE 4)
e) e) Qual a função e importância do ICMBio? (ATIVIDADE 5).
f) f) Qual a diferença entre as unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável? (ATIVIDADE 6)
Bons estudos!!
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