ROTEIRO DE GEOGRAFIA DO 2º ano A, B, C e D - ESTUDOS INTENSIVOS: RECUPERANDO HABILIDADES – 4º BIMESTRE

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

ESTUDOS INTENSIVOS - RECUPERANDO HABILIDADES – 4º BIMESTRE

SEMANA DO DIA 30 de novembro ao dia 04 de dezembro de 2020

AULAS DE REFERÊNCIA DO CMSP EXIBIDAS NOS DIAS: 10/07; 04/09; 13/11.

LINK DAS AULAS DO CMSP, RESPECTIVAMENTE:

https://www.youtube.com/watch?v=TNQ5XXJqXXo

https://www.youtube.com/watch?v=RekhENsE51Y

https://www.youtube.com/watch?v=hEGCPu1Ugkk

NOME DO ALUNO:

PROFESSOR (A): VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA

EMAIL: victorrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Geografia                                          TURMA: 2ºA, B, C e D

CONTEÚDOS: Redes e hierarquias urbanas; Dinâmicas demográficas; Recursos naturais e gestão do território.

QUANTIDADE DE HORAS: 270 minutos               

TEMPO MÉDIO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:

Atividade nº1, 2, 3, 4, 5 e 6 (leitura e interpretação): 180 minutos. Atividade de resolução: 90 minutos

METODOLOGIA: Pesquisa e interação a partir dos recursos midiáticos e/ou aplicativos

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA:

Identificar problemas socioespaciais e ambientais urbanos, caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das condições de vida nas cidades brasileiras.

Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.

Reconhecer a importância de organizações e movimentos sociais na defesa de legislações e ações de proteção ao ambiente nacional.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

 

Conhecimento;

Argumentação;

Autoconhecimento e autocuidado;

Empatia e Cooperação;

Responsabilidade e cidadania

Pensamento científico, crítico e criativo;

 

ATIVIDADES DE LEITURA E PESQUISA

 

ATIVIDADE N°1: Problemas urbanos brasileiros

1ºPASSO: Leia o texto e se atenta para a imagem abaixo

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

Em qualquer grande cidade do mundo, o espaço urbano é fragmentado. Nas grandes cidades de países subdesenvolvidos, as desigualdades sociais materializam-se mais intensamente na paisagem urbana. Quanto maiores às disparidades entre os diferentes grupos e classes sociais, maiores as desigualdades no tipo de moradia. Coexistem em um mesmo espaço discrepantes formas de moradia.

Para sobreviverem, muitas pessoas aceitam condições totalmente adversas, como os subempregos. Como os rendimentos, em geral, são muito baixos, muitos não conseguem adquirir ou alugar um imóvel seguro e confortável. Nesse quadro, torna-se difícil o acesso das camadas, mais pobres da população a melhores condições de moradia, que acabam ocupando áreas marginais - cortiços e favelas.

CORTIÇO EM SÃO PAULO

Link da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEh8giir5RS9CxjzT7K21hiEG4K1ITsY7t_vRbn272MNzEWIYniDvhgSNuq3PoZKOVcEtNEp6xZogKYzFR3xzVB9W46V3NxqM-hvWQOh0LWmzVFYJ4YMIN1UAPXR25USugFp1nAQODjj1_Xx2Z6TRqVBcOAaqqxO9qCUw-0=

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre os cortiços em tempos de pandemia:

http://www.labcidade.fau.usp.br/pandemia-nos-corticos-de-sao-paulo-e-as-mortes-invisiveis-em-uma-cidade-que-ninguem-quer-ver/

ATIVIDADE N°2: Outros problemas urbanos

1ºPASSO: Leia o texto e se atenta para a imagem abaixo

A melhoria das condições de vida da população resulta da industrialização e do fenômeno da urbanização? De certa forma, sim. Afinal, as cidades trouxeram benefícios, como saneamento básico, tratamento de água, serviços de assistência à saúde e melhores salários, transportes mais eficientes, acesso à informação e desenvolvimento tecnológico. Também propiciaram, no entanto, o surgimento de problemas sociais e estruturais, como aumento da criminalidade, trânsito intenso e desorganizado, diversas formas de poluição (sonora, visual e atmosférica), falta de moradias e segurança pública precária.

 

CONGESTIONAMENTO EM SÃO PAULO

Link da imagem: https://f.i.uol.com.br/fotografia/2012/11/14/209919-970x600-1.jpeg

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre trânsito em São Paulo: https://www.trisul-sa.com.br/blog/como-funciona-o-transito-em-sao-paulo/

Link para ampliar seus conhecimentos sobre os problemas urbanos no Brasil: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/problemas-sociais-nas-cidades-brasil.htm#:~:text=As%20grandes%20cidades%20brasileiras%20enfrentam,educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20viol%C3%AAncia%20e%20exclus%C3%A3o%20social.

 

ATIVIDADE N°3: Conceitos demográficos

1ºPASSO: Leia o texto e se atenta para a imagem abaixo

O IBGE estima que a taxa de fecundidade, que vem caindo acentuadamente desde 1960, chegue a 1,85 filho por mulher, em 2050. Em 2010, a taxa era de 1,9 filho. A taxa de fecundidade reproduz os contrastes regionais do país. Os dados coletados pelo IBGE e indicados no gráfico a seguir mostram que a região Norte apresentou os maiores índices de filhos por casal. O menor indicador foi verificado na região Sudeste, que apresentou uma taxa de fecundidade muito próxima do nível de reposição da população.

Link da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghuwwqnFZj7xjYWhh9FD0UFOKg1hVGAGHiVPbquqtmi0-R0KBvBvKVUjZmOnIZiq7p7R9KbcUc9CmyFjoBmg1PumuiD9qjqHs3dSaolVpyHND68lszf3aRZVgMPGeaIOOtKyeegkYZDxrh/s400/taxaFecuncidade.jpg

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre a redução da taxa de fecundidade no Brasil: http://geoconceicao.blogspot.com/2012/06/taxa-de-fecundidade.html

 

ATIVIDADE N°4: Envelhecimento da população

1ºPASSO: Leia o texto e se atenta para a imagem abaixo

Ao longo dos últimos 50 anos, a população brasileira quase triplicou: passou de 70 milhões, em 1960, para 190 milhões, em 2010. O crescimento do número de idosos, no entanto, foi ainda maior. Em 1960, 3,3 milhões de brasileiros tinham 60 anos ou mais e representavam 4,7% da população. Em 2000, 14,5 milhões, ou 8,5% dos brasileiros, estavam nessa faixa etária. Na última década, o salto foi grande, e em 2010 a representação passou para 10,8% da população (20,5 milhões).

O envelhecimento da população é uma tendência tão evidente que até mesmo os critérios do IBGE mudaram. Em 1960, todas as pessoas com 70 anos ou mais eram colocadas na mesma categoria. Já nas pirâmides etárias de 2000 e 2010, as faixas etárias foram separadas a partir dos 70 de cinco em cinco anos até os 100.

O Brasil ainda é um país com a maioria da população jovem, ainda temos elevado percentual de jovens no mercado de trabalho, mas temos que nos preparar para o envelhecimento da população.

 

Link da imagem: https://www.clicjm.com/arquivos/noticias/2780/large/p5envelhecimento-populacional.jpg

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre o envelhecimento da população brasileira: https://previva.com.br/envelhecimento-da-populacao-brasil-tera-mais-idosos-do-que-jovens-em-2060/#:~:text=Em%202017%2C%20o%20n%C3%BAmero%20de,de%2018%25%20neste%20grupo%20et%C3%A1rio.

 

ATIVIDADE N°5: ICMBio

1ºPASSO: Leia o texto e se atenta para a imagem abaixo

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Link da imagem: https://static.wixstatic.com/media/a28718_5fe76ceac30f4ff9abe4d0945a7b49a2~mv2.jpg/v1/fit/w_1024,h_1024,al_c,q_80/file.jpg

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre o ICMBio: https://www.icmbio.gov.br/portal/oinstituto

 

ATIVIDADE N°6: Unidades de Conservação

1ºPASSO: Leia o texto abaixo, analise as diferentes UCs e leia o mapa.

Unidades de conservação (UCs) são áreas naturais criadas e protegidas pelo Poder Público, municipal, estadual e federal. Elas são reguladas pela Lei nº 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). De acordo com o SNUC, unidade de conservação é definida como um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.

Existem vários tipos de UCs, com diferentes nomes, diretrizes, finalidade e tipos de atividades permitidas na área. De acordo com as suas características e finalidades, são divididas em dois tipos: Unidades de Proteção Integral Unidades de Uso Sustentável.

 

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Link da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEjH9eD3yBO6ZY7wSxKxd2dWK-IFAfmJWYEP8KWZvTptv-Z85pFrB8dV3ermjDmTwwt_cu8TvwoTm9odgoezn6s9veNlyYlo7RcWdbFK1o76HTYMXQi3ljuwh36BF7M2yJbw0KVe7c4Tc4DABOc3p31MIltht7sSM0Ozq8Q=

 

2ºPASSO: Acesse o link abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar o conhecimento sobre as unidades de conservação: https://www.todamateria.com.br/unidades-de-conservacao/

 

ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO

 

a)     a) Por que as pessoas habitam os cortiços?(ATIVIDADE 1).

b)     b) Cite um problema urbano e apresente uma solução plausível (ATIVIDADE 2).

c)     c) Quais as mudanças se fazem necessárias nos investimentos públicos em relação à redução da taxa de fecundidade no Brasil?(ATIVIDADE 3).

d)     d) Quais as mudanças se fazem necessárias nos investimentos públicos em relação à redução da taxa de fecundidade no Brasil? (ATIVIDADE 4)

e)     e) Qual a função e importância do ICMBio? (ATIVIDADE 5).

f)      f) Qual a diferença entre as unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável? (ATIVIDADE 6)

 

 

 

Bons estudos!!

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