Professora: Marcia Salles Chapela - Disciplina: História – 6º Ano A/B/C e Recuperação

Professora: Marcia Salles Chapela
Disciplina: História – 6º Ano A/B/C
E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aula cada atividade

Semana de 27/11/2020 à  11/12/2020

Recuperação Intensiva e Aprofundamento do 1º, 2º, 3º e  4º Bimestre

4º Bimestre

Unidade Temática:

Trabalho e formas de organização social e Cultural

Habilidades:

(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

Objetivos:

Analisar e compreender os Senhores e servos no mundo antigo e no medieval; Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África); Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.

Competências gerais da BNCC:


1- Conhecimento;
2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;

Atividades:


Assista a aula do CMSP do dia 25// 11  como base para responder  as atividades abaixo:


1- Descreva as definições de:

a) Suserania

b) Vassalagem


2- Aponte as diferenças entre servos e escravos durante a Idade Média.


3- Quais são as obrigações de um servo no sistema feudal?


1º Bimestre


1- Leia o texto:

Tempo histórico

"Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas. O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas.

O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. Nos anos 60, por exemplo, em quase todo o Ocidente, a juventude viveu um período agitado, com mudanças, movimentos políticos e contestação aos governos. O rock, os hippies, os jovens revolucionários e , no Brasil, o Tropicalismo (Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, entre outros) e a Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre tantos outros), foram experiências sociais e musicais que deram à década de 60 uma história peculiar e diferente dos anos 50 e dos anos 70.

Isto é o tempo histórico: traçamos um limite de tempo para estudar os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele momento escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam, trabalharam e agiram sobre a natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito específico.

A história não é prisioneira do tempo cronológico. Às vezes, o historiador é obrigado a ir e voltar no tempo. Ele volta para compreender as origens de uma determinada situação estudada e segue adiante ao explicar os seus resultados."


 Temos três modos de contagem de tempo, explique - os: (no caderno)

A-   Tempo cronológico
B-   Tempo geológico
C-   Tempo histórico


2º Bimestre


1- Pesquise como viviam as sociedades antigas pré-colombianas 

Você deverá pesquisar em diferentes suportes como: internet, livros, revistas etc.

A) Incas:
B) Astecas:
C)Maias:


2-   Sobre Roma Antiga ,relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.

 ( A ) Patrícios ( B ) Plebeus ( C ) Clientes ( D ) Escravos 

( ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes, professores, etc. Eram considerados como objetos. 

( ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda econômica e proteção social. 

( ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado. 

( ) Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.


3º Bimestre


1- A Idade Antiga encerrou-se com a Queda do Império Romano do Ocidente ( atual Europa ), século V – 476, e a Idade Média, marcou o fim do Império Romano do Oriente ( século XV – 1453 ). Sobre esse tema realize uma pesquisa:


A) Descreva como ocorreu a queda do Império.


B) Descreva os nomes de todos os povos “bárbaros” que invadiram o Império Romano.


Entrega das atividades até dia 17/12 via email!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane