Professora: Marcia Salles Chapela - Disciplina: História – 6º Ano A/B/C e Recuperação
Professora: Marcia Salles Chapela
Disciplina: História – 6º Ano A/B/C
E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aula cada atividade
Semana de 27/11/2020 à 11/12/2020
Recuperação Intensiva e Aprofundamento do 1º, 2º, 3º e 4º Bimestre
4º Bimestre
Unidade Temática:
Trabalho e formas de organização social e Cultural
Habilidades:
(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
Objetivos:
Analisar e compreender os Senhores e servos no mundo antigo e no medieval; Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África); Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
Competências gerais da BNCC:
1- Conhecimento;
2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;
Atividades:
Assista a aula do CMSP do dia 25// 11 como base para responder as atividades abaixo:
1- Descreva as definições de:
a) Suserania
b) Vassalagem
2- Aponte as diferenças entre servos e escravos durante a Idade Média.
3- Quais são as obrigações de um servo no sistema feudal?
1º Bimestre
1- Leia o texto:
Tempo histórico
"Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas. O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas.
O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. Nos anos 60, por exemplo, em quase todo o Ocidente, a juventude viveu um período agitado, com mudanças, movimentos políticos e contestação aos governos. O rock, os hippies, os jovens revolucionários e , no Brasil, o Tropicalismo (Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, entre outros) e a Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre tantos outros), foram experiências sociais e musicais que deram à década de 60 uma história peculiar e diferente dos anos 50 e dos anos 70.
Isto é o tempo histórico: traçamos um limite de tempo para estudar os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele momento escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam, trabalharam e agiram sobre a natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito específico.
A história não é prisioneira do tempo cronológico. Às vezes, o historiador é obrigado a ir e voltar no tempo. Ele volta para compreender as origens de uma determinada situação estudada e segue adiante ao explicar os seus resultados."
Temos três modos de contagem de tempo, explique - os: (no caderno)
A- Tempo cronológico
B- Tempo geológico
C- Tempo histórico
2º Bimestre
1- Pesquise como viviam as sociedades antigas pré-colombianas
Você deverá pesquisar em diferentes suportes como: internet, livros, revistas etc.
A) Incas:
B) Astecas:
C)Maias:
2- Sobre Roma Antiga ,relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
( A ) Patrícios ( B ) Plebeus ( C ) Clientes ( D ) Escravos
( ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes, professores, etc. Eram considerados como objetos.
( ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda econômica e proteção social.
( ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
( ) Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.
3º Bimestre
1- A Idade Antiga encerrou-se com a Queda do Império Romano do Ocidente ( atual Europa ), século V – 476, e a Idade Média, marcou o fim do Império Romano do Oriente ( século XV – 1453 ). Sobre esse tema realize uma pesquisa:
A) Descreva como ocorreu a queda do Império.
B) Descreva os nomes de todos os povos “bárbaros” que invadiram o Império Romano.
Entrega das atividades até dia 17/12 via email!
Comentários
Postar um comentário