roteiro de estudos intensivos - 9° anos A, B e C

 

ROTEIRO DE ESTUDOS INTENSIVOS

SEMANA DO DIA  30 DE NOVEMBRO A 11 DE DEZEMBRO DE 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Eletiva Cozinhando Sonhos                                           

UNIDADE TEMÁTICA: Alimentação saudável 

NÚMEROS DE AULAS: 4 aulas

Habilidades do currículo paulista

(EF09MA08) Resolver e elaborar situações problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

Ementa:

Discutir modelos diferentes de solução de problemas; aprender a identificar oportunidades; trabalhar o planejamento e execução de forma holística para que os estudantes possam exercer um papel crítico de transformação na sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4 - Responsabilidade e cidadania.

Atividade 1 – 45 minutos

Faça uma pesquisa sobre o que é uma pirâmide alimentar brasileira e seus oitos grupos. Coloque a foto da pirâmide alimentar que pesquisou.

Agora que você já sabe o que é uma pirâmide alimentar, forme um cardápio para uma pessoa, onde nesse cardápio terá que ter:

2.1 - Café da manhã

2.2 - Almoço

2.3 - Café da tarde

2.4 - Jantar

O cardápio terá que ser feito com base nos alimentos da pirâmide alimentar que pesquisaram na atividade 1, com uma alimentação balanceada e saudável.

Terá que constar foto de todas essas refeições que iram colocar nesse cardápio, e a descrição de cada alimento composto nas refeições.

 

ATIVIDADE 2 – 45 minutos

empreendedorismo tornou-se febre de uns tempos para cá, cada vez mais ouvimos falar sobre esse termo. Geralmente relacionamos com pessoas que abrem novas empresas e consequentemente geram empregos.

Faça uma pesquisa sobre esses três temas:

1 -) O que é empreendedorismo?

2-) O que é um empreendedor?

3-) Como surgiu o empreendedorismo? 

ATIVIDADE 3 – 45 minutos

No mês de setembro é comemorado o dia do gaúcho, façam uma pesquisa sobre:

a)    qual é a data que é comemorado o dia do gaúcho?

b)    Pesquise uma receita gaúcha, onde tem que constar:

c)     Ingredientes

d)    Modo de fazer

e)   E a foto da receita

 

ATIVIDADE 4 – 45 minutos

No mês de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, pesquise os seguintes temas:

a)    Qual é o dia que é comemorado o Dia Mundial da Alimentação?

b)    Onde surgiu essa comemoração?

c)     Quais temas são abordados nessa comemoração?

 

Avaliação:

Resolução das atividades 1, 2, 3 e 4 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e grupo do WhatsApp.

Devem ser entregues via e-mail, tem que ser feito no editor de texto Word ou fazer em folha de sulfite. E-mail: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane