roteiro de estudos intensivos - 9° anos A, B e C
ROTEIRO DE ESTUDOS INTENSIVOS
SEMANA DO DIA 30 DE NOVEMBRO A 11 DE DEZEMBRO DE 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Eletiva Cozinhando Sonhos
UNIDADE TEMÁTICA: Alimentação saudável
NÚMEROS DE AULAS:
4 aulas
Habilidades do currículo paulista
(EF09MA08) Resolver e elaborar situações problema que
envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais
grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de
variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.
(EF05CI08) Organizar um cardápio
equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e
calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo
etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Ementa:
Discutir modelos diferentes de solução de problemas;
aprender a identificar oportunidades; trabalhar o planejamento e execução de
forma holística para que os estudantes possam exercer um papel crítico de
transformação na sociedade.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Atividade 1 – 45 minutos
Faça uma pesquisa sobre o
que é uma pirâmide alimentar brasileira e seus oitos grupos. Coloque a foto da
pirâmide alimentar que pesquisou.
Agora que você já sabe o que
é uma pirâmide alimentar, forme um cardápio para uma pessoa, onde nesse
cardápio terá que ter:
2.1 - Café da manhã
2.2 - Almoço
2.3 - Café da tarde
2.4 - Jantar
O cardápio terá que ser
feito com base nos alimentos da pirâmide alimentar que pesquisaram na atividade
1, com uma alimentação balanceada e saudável.
Terá que constar foto de
todas essas refeições que iram colocar nesse cardápio, e a descrição de cada
alimento composto nas refeições.
ATIVIDADE 2 – 45 minutos
O empreendedorismo tornou-se
febre de uns tempos para cá, cada vez mais ouvimos falar sobre esse termo.
Geralmente relacionamos com pessoas que abrem novas empresas e consequentemente
geram empregos.
Faça uma pesquisa sobre esses três temas:
1 -) O que é empreendedorismo?
2-) O que é um empreendedor?
3-) Como surgiu o empreendedorismo?
ATIVIDADE 3 – 45 minutos
No mês de setembro é comemorado o dia do gaúcho, façam
uma pesquisa sobre:
a)
qual é a data que é comemorado o dia do gaúcho?
b) Pesquise uma receita gaúcha,
onde tem que constar:
c) Ingredientes
d) Modo de fazer
e) E a foto da receita
ATIVIDADE 4 – 45 minutos
No mês de outubro é comemorado o Dia Mundial da
Alimentação, pesquise os seguintes temas:
a)
Qual é o dia que é comemorado o Dia Mundial da Alimentação?
b)
Onde surgiu essa comemoração?
c)
Quais temas são abordados nessa comemoração?
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2, 3 e 4 com leitura e interpretação
das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e grupo do
WhatsApp.
Devem ser entregues via e-mail, tem que ser feito no
editor de texto Word ou fazer em folha de sulfite. E-mail: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Comentários
Postar um comentário