Roteiro de Língua Portuguesa 2 C e D - professora Liliane

 

ROTEIRO E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

2 EM 4º bimestre 2/12

Professor: Liliane de Oliveira M.

Área do conhecimento: Linguagens e Códigos

Disciplina: Língua Portuguesa

Séries: 2ºC e D

Data: 02/12 – 17/12

Use o Google Clasroon e ganhe 2 pontos a mais na sua média do 4º bimestre

Envie sua atividade por email: misquita@prof.educacao.sp.gov.br  ou entre no Clasroon

Código do 2º C: 7eubosc      Código do 2º D: g3feex6 

 

 

Título da aula:

Roteiro de ESTUDOS INTENSIVOS

Objetivo da aula:

Retomar as habilidades aprendidas ao longo do ano

Habilidade da

 BNCC:

 

Habilidade da matriz curricular:

 

Habilidade principal de leitura e escrita:

EF89LP03 Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos. ( questões 1,2 e 3)

 Relacionar – em diferentes textos – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos,

identificando o diálogo entre as ideias e embate entre interesses existentes na sociedade. (4 e 5)

Concatenar adequadamente as diferentes frases de um texto visando a construção da textualidade. (exercício 6)

 

Habilidade essencial:

Elaborar estratégias de leitura, respeitando as diferentes características de gênero.

Observação importante:

A atividade deverá ser feita com caneta azul ou preta, se for feita no caderno ou enviada no arquivo Word ou pdf.  Caso seja feita no caderno entregue com letra legível. Também verifique se a foto está tremida ou de ponta cabeça antes de entregar.

 

 

 

Assista o vídeo da canção “Cidadão”:

https://www.youtube.com/watch?v=aAzwtKelbbw

 

CIDADÃO (letra e vídeo) com ZÉ RAMALHO, vídeo MOACIR SILVEIRA

LETRA DA MÚSICA

'Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar

Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz, desconfiado
Tu 'tá aí admirado
Ou 'tá querendo roubar?

Meu domingo 'tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer

'Tá vendo aquele colégio, moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar

Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai, vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar

Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte?

Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer

Tá vendo aquela igreja, moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também

Lá foi que valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse

Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar

Hoje o homem criou asa
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar

NOTA DO DICIONÁRIO Leia a definição abaixo retirada de um dicionário de Língua Portuguesa: Cidadão: s.m. 1. indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.(Novíssimo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa)

 A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”. (DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14) (DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)

 

QUESTÕES

1. O trabalhador encontrou dificuldades na cidade grande. Quais as grandes frustrações de seu cotidiano?

2. Ele é um migrante. Qual é o seu lugar de origem? Como você pôde chegar a esta conclusão? Cite comprovações no texto.

 

Foi lá que Cristo me disse:

 Rapaz, deixe de tolice

 não se deixe amedrontar

 fui eu quem criou a terra

enchi os rios e fiz as serras

 não deixei nada faltar

3. O trecho acima faz citação à confiança que o eu-lírico deposita em seu Criador. Você acha que os bens da humanidade são bem distribuídos entre a população mundial? Justifique sua resposta.

 

 

4. Os conectivos do texto a seguir foram retirados. Após a consulta ao quadro com conectivos, preencha adequadamente os espaços vazios.

 

assim – em que – e - porque

assim com - pois

 

 Para que serve a Literatura?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, _______ a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

A literatura está vinculada à sociedade ___________se origina, assim como todo tipo de arte, ______ o artista não consegue ser indiferente à realidade.
A obra literária é resultado das relações dinâmicas entre escritor, público e sociedade, ________ através de suas obras o artista transmite seus sentimentos e ideias do mundo, levando seu leitor à reflexão ____ até mesmo à mudança de posição perante a realidade, ______ a literatura auxilia no processo de transformação social.

 

No decorrer do ano aprendemos sobre o efeito de sentido produzidos pelos organizadores textuais, que podem assumir diferentes qualidades: tempo, lugar, modo, causa ou condição.

Temporais: indicam circunstância de tempo, com conectores – quando, depois, enquanto, etc.

Exemplo: Eu aceitei na hora quando ele me convidou.

 

Espaciais: com os conectores onde, em que etc.

 Exemplo: Ela mora num lugar onde há muita dor.

 

Causais: marcadas pelos conectores de causa e consequência como visto que, uma vez que, já que, porque, por causa de, em consequência, tal que, etc. 

Exemplo: Maria é maravilhosa porque ela reflete bem a realidade do Brasil.

 

Condicionais: com conectores se, caso, então.

Exemplo: Isso é ainda mais difícil se você não for uma atriz de novela,

Comparativas: com conectores – da mesma forma, como, assim como, etc.

Exemplo: Hoje, ela é tão famosa como qualquer artista de hollywood!

 

5- Com base nas explicações, sublinhe os conectores e identifique a relação de sentido estabelecida.

 

a)      Fui ao banco enquanto minha mãe fazia almoço.

b)      Surgiu, como viesse doutro mundo, inesperada e pálida.

c)      Caso você saia mais tarde eu espero.

d)      Saiu mais cedo visto que o filho ligou.

e)      Eu lhe contaria onde passei a minha infância.

 

6. Observe:

“Minha mãe ficou muito triste quando meu pai quis fazer uma canoa.”

As duas orações estabelecem entre si uma relação:

a)      causal.

b)      adversativa.

c)      de elaboração.

d)      temporal

e)      alternativa.

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane