ROTEIRO INTENSIVO DE MATEMÁTICA - 8º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS
ROTEIRO DE MATEMÁTICA
Professor: Andreia dos Santos
Email: santoscomba@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Matemática Turma: 8º ano D
Tempo estimado: 6 aulas
Unidade Temática: Notação cientifica, Potências, translação reflexão e rotação
Habilidade: EF08MA01 - Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação. Científica
EF08MA10 - Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.
(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Competência: Conhecimento
Codigo turma glassroom: 75vvgf4
ATIVIDADE DE RECUPERACÃO INTENSIVA DA SEMANA DO DIA 30/11 A 17/12
Exercício
Nome completo: série:
Atividade 1- Atividade do primeiro bimestre – Potência
Escreva as potências abaixo na forma de produto e escreva por extenso cada uma:
a) 72
b) 84
c) 123
d) 25
2) Agora, resolva as potências a seguir. O que você pôde observar?
a) 34
b) 35
c) 36
d) 37
Atividade 2 – Atividade do segundo bimestre - Notação cientifica
Escreva de duas formas diferentes os números a seguir.
a) 40.000.000.000
b) 0,02
c) 105.000.000
d) 0,000000007
e) 456.983
f) 0,000000673
Compare os números abaixo utilizando os sinais: menor < , > ou =. Em seguida, explique como você decidiu a escolha dos sinais.
a) 10-7___10-3
b) 2 . 10-4___2 . 10-3
c) 5,3 . 102 ___1,8 . 10-3
d) 0,003 . 102 ___3 . 10
Atividade 3 – Atividade terceiro bimestre – Monômios e suas operações
Pense em um número natural diferente de zero e registre:
O dobro desse número.
b) A metade desse número.
c) O sucessor desse número.
d) A raiz quadrada desse número.
converterem as adições abaixo em multiplicações:
a) 3 + 3 + 3 + 3 =
b) a + a + a + a + a +a + a =
c) x² + x² + x² + x² =
d) h + h + h =
Atividade 4 – Atividade quarto bimestre
Translação de um ponto: Na malha a seguir, foi marcado o ponto A (1, 1). O que podemos observar em relação à localização dos demais pontos, tendo como referência o ponto A?
Escreva as coordenadas dos vértices do triângulo ABC, desenhado no plano cartesiano a seguir:
Obs.: As atividades desse roteiro se encontram no caderno do aluno São Paulo Faz Escola do primeiro, segundo, terceiro e quarto bimestre não esquecer de colocar nome completo e serie para a correção. As atividades deverão ser entregues via email, google sala – glassroom
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