ROTEIRO / MATEMÁTICA / PROF. ANDERSON TURMAS: 3°C, D médio

 ROTEIRO / MATEMÁTICA / PROF. ANDERSON

TURMAS: 3°C, D médio

Semana de Estudos Intensivos

Semana: 23 a 27 novembro                                                2020 Entrega: 17/12/20

PROFESSOR: Anderson de Camargo

EMAIL: camargoanderson@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Matemática

UNIDADE/TEMA: Geometria / Relações / Números (revisão/aprofundamento/recuperação)

NÚMEROS DE AULAS: 4 aulas

HABILIDADES: Saber usar de modo sistemático sistemas de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras,

relações, equações / Conhecer as relações entre os coeficientes e as raízes de uma equação algébrica / Conhecer o significado,

em diferentes contextos, do crescimento e do decrescimento exponencial, incluindo os que se expressam por meio de funções

de base / Saber analisar e interpretar índices estatísticos de diferentes tipos.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC: Pensamento crítico, científico e criativo.


Atividade/tempo: 180min

ATIVIDADE 1

Observe os pontos indicados no plano cartesiano, conforme mostra a figura a seguir:


Pontos Distância Inclinação Equação da reta

A e B


m


A e D

A e G –


Pontos Distância Inclinação Equação da reta

A e B ∆y CO (y 1 – y 0 ) = m(x 1 – x 0 )


A = (2, 3)

B = (5, 7)


2

(AB) = 3 2 + 4 2

= 9 + 16


m = = tgα =

∆x CA


m


(y 1 – 7) = · (x 1 – 5)

4x 20 y – 7 =

3 3



Atenção: Preencha a 2° e 3° linhas da tabela cima, conforme este exemplo da 1° linha já

feita.

Exemplo: 1° linha

ATIVIDADE 2

Na tabela a seguir, são informadas na primeira linha e coluna algumas equações de

reta. Indique nas células de interseção da linha com a coluna se as retas são

concorrentes ou paralelas.


y = 2x – 2 y = 3x y = ¼ x

y = 2x -1 Paralelas Concorrentes Concorrentes

y = ¼ x +2

y= 2x

Atenção: Preencha a 2° e 3° linhas da tabela cima, conforme este exemplo da 1°

linha já feita

Observação:

Quando os coeficientes angulares são iguais as retas serão paralelas (m 1 = m 2 )

Quando os coeficientes angulares são diferentes as retas serão concorrentes (m 1 ≠

m 2 )

ATIVIDADE 3

Resolva a função e preencha o quadro. Para cada valor de x (domínio), encontre o

valor de y (imagem).


f(x) = -x² + 4x + 5


EIXO X -1 0 1 2 3 4 5

EIXO Y

Atenção: Só substituir a letra X da função, pelos números que estão na 1° linha da tabela,

faça a conta/resolução e preencha a 2° linha da tabela.

Atividade 4


(Enem 2017) Nesse modelo de termômetro, os filetes na cor preta registram as temperaturas

mínima e máxima do dia anterior, e os filetes na

cor cinza registram a temperatura ambiente atual, ou seja, no momento da leitura do termômetro.


Por isso, eles têm duas colunas. Na esquerda, os números estão em ordem crescente, de

cima para baixo, de –30° C até 50° C. Na coluna da direita, os números estão ordenados de

forma crescente, de baixo para cima, de –30° C até 50° C. A leitura é feita da seguinte maneira.

● A temperatura mínima é indicada pelo nível inferior do filete preto na coluna esquerda.

● A temperatura máxima é indicada pelo nível inferior do filete preto da coluna da direita.

● A temperatura atual é indicada pelo nível superior dos filetes cinza nas duas colunas.

Qual é a temperatura máxima registrada nesse termômetro? Faça a resolução

a) 5° C b) 7° C c) 13° C d) 15° C e) 19° C


Atividade 5

Soma de fatoriais

Exemplo: 4! + 3! = (4. 3. 2. 1) + (3. 2. 1) = 24 + 6 = 30

Observação: Não esqueça que os pontos nesta operação representam a multiplicação!

Então resolva:

a. 5! + 3! =

b. 4! + 2! =

c. 6! + 4! =

Atividade 6

Considerando o lançamento de um dado e observando a face voltada para cima, calcule a

probabilidade de sair um número par? Segue a resposta e exemplo de como fazer abaixo:

Exemplo: De o número ser par: 2,4,6 ou seja, 3 possibilidades

P= = OU 0,50 = 50% Observação: esta fração foi simplificada.

Agora, conforme o exemplo citado acima, resolva:


a) Qual a probabilidade de sair um número ímpar?

b) Qual a probabilidade de sair um número maior que 4?

c) Qual a probabilidade de sair um número maior que 0 e menor que 7?


Observação: Não precisa copiar as questões/exercícios, só fazer a resolução/conta e

anotar/colocar no caderno, enviar no meu e-mail citado abaixo.

ATENÇÃO!

Você que não fez nenhum roteiro/atividade de algum bimestre e está sem nota, este

roteiro ajudará a recuperar suas notas e faltas.

Bons estudos!

Responda as questões no caderno/apostila, mande as fotos/arquivo no e-mail


camargoanderson@prof.educacao.sp.gov.br

Não esqueçam de colocar nome, número e a série.


Por causa da Pandemia, faremos atividades baseadas nas aulas on-line do app do governo, caderno do

aluno e na apostila Aprender Sempre que vocês já têm acesso. É um momento diferenciado por isso a

mudança, quando voltarmos as aulas presenciais daremos reforço/continuidade nos temas/atividades,

havendo dúvidas só chamar no grupo da sala do zap / app cmsp.

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