ROTEIRO DE GEOGRAFIA DO 1º ano D - ESTUDOS INTENSIVOS: RECUPERANDO HABILIDADES – 4º BIMESTRE
ROTEIRO DE ATIVIDADES
ESTUDOS INTENSIVOS - RECUPERANDO HABILIDADES – 4º
BIMESTRE
SEMANA DO DIA 30 de novembro ao dia 04 de
dezembro de 2020
AULAS DE REFERÊNCIA DO CMSP EXIBIDAS NOS DIAS: 26/06;
21/08; 13/11.
LINK DAS AULAS DO CMSP, RESPECTIVAMENTE:
https://www.youtube.com/watch?v=VqrbGfr--aU
https://www.youtube.com/watch?v=AaZz6EdPbgY
https://www.youtube.com/watch?v=_eZcJZm1oWQ&t=306s
NOME DO ALUNO:
PROFESSOR (A): VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA
EMAIL: victorrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Geografia
TURMA: 1ºD
CONTEÚDO: Organismos econômicos
internacionais; Estruturas e formas do planeta Terra; Clima e cobertura vegetal.
QUANTIDADE
DE HORAS: 270 minutos
TEMPO
MÉDIO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Atividade nº1, 2, 3, 4,
5 e 6 (leitura e interpretação): 180 minutos. Atividade de resolução: 90
minutos
METODOLOGIA: Pesquisa e interação a partir dos recursos midiáticos e/ou
aplicativos
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA:
Definir e descrever os órgãos
multilaterais e seu papel na ordenação das relações conflituosas, como o
comércio.
Classificar as diferentes manifestações do
modelado do relevo terrestre, considerando as forças endógenas e exógenas que
atuam no planeta.
Associar situações climáticas do presente
e do passado às condições atuais dos domínios naturais e do meio ambiente na
escala mundial, como elemento que influi na biodiversidade do tempo presente.
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BNCC:
Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo;
Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Responsabilidade e cidadania;Comunicação;
Empatia e Cooperação;
ATIVIDADES
DE LEITURA E PESQUISA
ATIVIDADE N°1:
OMC
1ºPASSO: Leia o texto e se atenta
para a imagem abaixo
A Organização Mundial do Comércio (OMC) conservou os acordos
mais importantes do Gatt, atualizou alguns e reformulou outros. O Gatt não
deixou de existir, apenas foi incorporado pela OMC. Em 1995, ano em que a OMC
foi oficialmente fundada, contava com 112 países. Em 2014 já era formada por
160, dos 193 países que integravam a ONU.
A OMC tem como funções elaborar os acordos comerciais
multilaterais de seus membros e questões que envolvam propriedade intelectual,
solucionar disputas comerciais, atuar como fórum de discussão e negociação
sobre temas estabelecidos ou novas questões relativas ao comércio, supervisionar
as políticas comerciais internas dos países-membros, colaborar com o FMI e o
Banco Mundial nas políticas comerciais mundiais.
Link da imagem: https://trademap.com.br/wp-content/uploads/2020/11/OMC-divulgac%CC%A7a%CC%83o.jpeg
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre a OMC: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/omc.htm
ATIVIDADE N°2:
Disputa na OMC
1ºPASSO: Leia o texto e se atenta
para a imagem abaixo
Em setembro de 2014, em Washington, o Brasil e os Estados
Unidos assinaram um acordo para encerrar a disputa comercial relativa ao
algodão, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O
entendimento bilateral inclui pagamento adicional de US$ 300 milhões, com
flexibilização para a aplicação dos recursos, o que contribui para atenuar
prejuízos sofridos pelos cotonicultores brasileiros.
A disputa entre os dois países refere-se à queixa do Brasil
à OMC sobre as tarifas e os subsídios praticados pelos Estados Unidos para
protegerem a sua produção de algodão.
Link da imagem: https://jornalboavista.com.br/site/wp-content/uploads/2018/05/Coluna-Eliziario.jpg
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre os subsídios
https://www.sunoresearch.com.br/artigos/subsidios/
ATIVIDADE N°3:
Forças endógenas
1ºPASSO: Leia o texto e se atenta
para a imagem abaixo
As forças endógenas ou internas são: o
tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
As placas tectônicas movem-se com velocidade
de alguns centímetros por ano, deslocando-se o suficiente para que muita
energia seja acumulada, principalmente nas suas bordas. O vulcanismo e os
terremotos representam maneiras pelas quais essas tensões acumuladas na
litosfera, ao longo de anos, décadas, séculos ou até milhões de anos, sejam
liberadas rapidamente.
O vulcanismo representa a ascensão e o
extravasamento de magma por meio de fissuras ou fendas da crosta, até atingir a
superfície.
O tectonismo é o fenômeno provocado pelas
pressões que as camadas interiores do globo exercem lentamente, ao longo de
milhares de anos, na crosta terrestre.
Os terremotos são tremores ou abalos causados
pela liberação abrupta dessa energia acumulada nas placas tectônicas.
Link da imagem: https://image.slidesharecdn.com/aula2-150204115036-conversion-gate02/95/aula-2-7-638.jpg?cb=1423072351
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre as forças endógenas:
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/agentes-endogenos-relevo.htm
ATIVIDADE N°4:
Forças exógenas
1ºPASSO: Leia o texto e se atenta
para a imagem abaixo
A atuação das forças externas – água (rio, chuva, enxurrada,
geleiras, mar) e o vento -, com o passar de muitos anos, provoca modificações
na superfície terrestre. Esse processo é denominado erosão, que se completa em
três etapas: retirada, transporte e sedimentação. É o intemperismo que provoca
a desagregação/desintegração/decomposição das rochas, por meio de processos
químicos, mecânicos e biológicos, iniciando a erosão.
O intemperismo envolve alterações físicas (decorrente de
processos que desagregam a rocha, sem que haja alteração química dos minerais
constituintes) químicas (provocado por transformações químicas dos minerais que
compõem a roca. Seu principal agente é a água) e também biológicas (quando há
interferência, atividade de seres vivos, como ação de bactérias, que decompõem
materiais orgânicos), a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra.
FORÇAS EXÓGENAS
Link da imagem: https://i.ytimg.com/vi/5Xb5T9QhBXs/maxresdefault.jpg
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre as forças
exógenas: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agentes-exogenos-relevo.htm
ATIVIDADE N°5:
Aquecimento global
1ºPASSO: Leia o texto abaixo e em
seguida observe as imagens abaixo sobre o aquecimento global
O aquecimento global designa o aumento das
temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é
causado pelas práticas humanas – embora existam discordâncias quanto a isso no
campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o
planeta é a intensificação do efeito estufa,
fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem
apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das
práticas humanas.
Link da imagem: https://www.sbmt.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/11/3.jpg
2ºPASSO: Acesse os links abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar seus conhecimentos sobre o aquecimento global: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm
Link para ampliar o conhecimento sobre o aquecimento global: https://www.todamateria.com.br/aquecimento-global/
ATIVIDADE N°6:
Fatores climáticos
1ºPASSO: Observe o esquema
abaixo, em seguida realize a leitura dos textos e também do mapa, sobre os
fatores climáticos e El Niño, respectivamente.
Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos
atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de
clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de
determinada região.
Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo
de clima de determinado lugar. Ressalta-se que esses fatores não podem ser
estudados isoladamente para a definição de um clima, mas sim de forma integrada.
2ºPASSO: Acesse o link abaixo –
Pesquisa.
Link para ampliar o conhecimento sobre os fatores climáticos:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fatores-elementos-climaticos.htm#:~:text=Os%20principais%20elementos%20clim%C3%A1ticos%20s%C3%A3o,%2C%20temperatura%2C%20press%C3%A3o%20e%20umidade.&text=Os%20principais%20fatores%20clim%C3%A1ticos%20s%C3%A3o,mar%C3%ADtimas%20e%20at%C3%A9%20o%20relevo
Link para ampliar o conhecimento sobre os fatores
climáticos: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/fatores-climaticos.htm
ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO
a) a) Explique
a importância de uma organização mundial voltada exclusivamente ao comércio (ATIVIDADE
1).
b) b) O
que são os subsídios e qual a sua finalidade? (ATIVIDADE 2)
c) c) De
que formas as forças endógenas são responsável pela formação e modelagem do
relevo? (ATIVIDADE 3).
d) d) De
que formas as forças exógenas são responsável pela formação e modelagem do
relevo? (ATIVIDADE 4).
e) e) Quais
causas e consequências do aquecimento global? (ATIVIDADE 5).
f) f) De
que forma os fatores climáticos podem interferir no clima? (ATIVIDADE 6).
Bons estudos!!
Comentários
Postar um comentário