ROTEIRO DE GEOGRAFIA DO 1º ano D - ESTUDOS INTENSIVOS: RECUPERANDO HABILIDADES – 4º BIMESTRE

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

ESTUDOS INTENSIVOS - RECUPERANDO HABILIDADES – 4º BIMESTRE

SEMANA DO DIA 30 de novembro ao dia 04 de dezembro de 2020

AULAS DE REFERÊNCIA DO CMSP EXIBIDAS NOS DIAS: 26/06; 21/08; 13/11.

LINK DAS AULAS DO CMSP, RESPECTIVAMENTE:

https://www.youtube.com/watch?v=VqrbGfr--aU

https://www.youtube.com/watch?v=AaZz6EdPbgY

https://www.youtube.com/watch?v=_eZcJZm1oWQ&t=306s

NOME DO ALUNO:

PROFESSOR (A): VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA

EMAIL: victorrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Geografia                                          TURMA: 1ºD

CONTEÚDO: Organismos econômicos internacionais; Estruturas e formas do planeta Terra; Clima e cobertura vegetal.

QUANTIDADE DE HORAS: 270 minutos               

TEMPO MÉDIO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:

Atividade nº1, 2, 3, 4, 5 e 6 (leitura e interpretação): 180 minutos. Atividade de resolução: 90 minutos

METODOLOGIA: Pesquisa e interação a partir dos recursos midiáticos e/ou aplicativos

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA:

Definir e descrever os órgãos multilaterais e seu papel na ordenação das relações conflituosas, como o comércio.

Classificar as diferentes manifestações do modelado do relevo terrestre, considerando as forças endógenas e exógenas que atuam no planeta.

Associar situações climáticas do presente e do passado às condições atuais dos domínios naturais e do meio ambiente na escala mundial, como elemento que influi na biodiversidade do tempo presente.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

 

Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Responsabilidade e cidadania;Comunicação; Empatia e Cooperação;

 

 

ATIVIDADES DE LEITURA E PESQUISA

 

ATIVIDADE N°1: OMC

1ºPASSO: Leia o texto e se atenta para a imagem abaixo

A Organização Mundial do Comércio (OMC) conservou os acordos mais importantes do Gatt, atualizou alguns e reformulou outros. O Gatt não deixou de existir, apenas foi incorporado pela OMC. Em 1995, ano em que a OMC foi oficialmente fundada, contava com 112 países. Em 2014 já era formada por 160, dos 193 países que integravam a ONU.

A OMC tem como funções elaborar os acordos comerciais multilaterais de seus membros e questões que envolvam propriedade intelectual, solucionar disputas comerciais, atuar como fórum de discussão e negociação sobre temas estabelecidos ou novas questões relativas ao comércio, supervisionar as políticas comerciais internas dos países-membros, colaborar com o FMI e o Banco Mundial nas políticas comerciais mundiais.

Link da imagem: https://trademap.com.br/wp-content/uploads/2020/11/OMC-divulgac%CC%A7a%CC%83o.jpeg

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre a OMC: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/omc.htm

 

ATIVIDADE N°2: Disputa na OMC

1ºPASSO: Leia o texto e se atenta para a imagem abaixo

Em setembro de 2014, em Washington, o Brasil e os Estados Unidos assinaram um acordo para encerrar a disputa comercial relativa ao algodão, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O entendimento bilateral inclui pagamento adicional de US$ 300 milhões, com flexibilização para a aplicação dos recursos, o que contribui para atenuar prejuízos sofridos pelos cotonicultores brasileiros.

A disputa entre os dois países refere-se à queixa do Brasil à OMC sobre as tarifas e os subsídios praticados pelos Estados Unidos para protegerem a sua produção de algodão.

Link da imagem: https://jornalboavista.com.br/site/wp-content/uploads/2018/05/Coluna-Eliziario.jpg

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre os subsídios

https://www.sunoresearch.com.br/artigos/subsidios/

 

ATIVIDADE N°3: Forças endógenas

1ºPASSO: Leia o texto e se atenta para a imagem abaixo

As forças endógenas ou internas são: o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.

As placas tectônicas movem-se com velocidade de alguns centímetros por ano, deslocando-se o suficiente para que muita energia seja acumulada, principalmente nas suas bordas. O vulcanismo e os terremotos representam maneiras pelas quais essas tensões acumuladas na litosfera, ao longo de anos, décadas, séculos ou até milhões de anos, sejam liberadas rapidamente.

O vulcanismo representa a ascensão e o extravasamento de magma por meio de fissuras ou fendas da crosta, até atingir a superfície.

O tectonismo é o fenômeno provocado pelas pressões que as camadas interiores do globo exercem lentamente, ao longo de milhares de anos, na crosta terrestre.

Os terremotos são tremores ou abalos causados pela liberação abrupta dessa energia acumulada nas placas tectônicas.

Link da imagem: https://image.slidesharecdn.com/aula2-150204115036-conversion-gate02/95/aula-2-7-638.jpg?cb=1423072351

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre as forças endógenas:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/agentes-endogenos-relevo.htm

 

ATIVIDADE N°4: Forças exógenas

1ºPASSO: Leia o texto e se atenta para a imagem abaixo

A atuação das forças externas – água (rio, chuva, enxurrada, geleiras, mar) e o vento -, com o passar de muitos anos, provoca modificações na superfície terrestre. Esse processo é denominado erosão, que se completa em três etapas: retirada, transporte e sedimentação. É o intemperismo que provoca a desagregação/desintegração/decomposição das rochas, por meio de processos químicos, mecânicos e biológicos, iniciando a erosão.

O intemperismo envolve alterações físicas (decorrente de processos que desagregam a rocha, sem que haja alteração química dos minerais constituintes) químicas (provocado por transformações químicas dos minerais que compõem a roca. Seu principal agente é a água) e também biológicas (quando há interferência, atividade de seres vivos, como ação de bactérias, que decompõem materiais orgânicos), a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra.

FORÇAS EXÓGENAS

Link da imagem: https://i.ytimg.com/vi/5Xb5T9QhBXs/maxresdefault.jpg

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre as forças exógenas: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agentes-exogenos-relevo.htm

 

ATIVIDADE N°5: Aquecimento global

1ºPASSO: Leia o texto abaixo e em seguida observe as imagens abaixo sobre o aquecimento global

O aquecimento global designa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas – embora existam discordâncias quanto a isso no campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.

Link da imagem: https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/a-teoria-aquecimento-global-afirma-que-as-temperaturas-terra-estao-aumentando-56606876a8f0f.jpg

 

Link da imagem: https://www.sbmt.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/11/3.jpg

 

2ºPASSO: Acesse os links abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar seus conhecimentos sobre o aquecimento global: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aquecimento-global.htm

Link para ampliar o conhecimento sobre o aquecimento global: https://www.todamateria.com.br/aquecimento-global/

 

ATIVIDADE N°6: Fatores climáticos

1ºPASSO: Observe o esquema abaixo, em seguida realize a leitura dos textos e também do mapa, sobre os fatores climáticos e El Niño, respectivamente.

Link da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyv-gKcqmyT0Bsj-XNizL6S-ZgWecGvB94D62_ntFsUyF6dGR9EQ3Z3XYGAB6l0FdVDKldst1mPCpkaKw0AXhwZsbMnqk5QIEwxwNm7dqjRsb0NlVyN5MOz8a4Flx3b6MSE56yba-F0RQ/s1600/Fatores+e+Elementos.jpg

 

Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região.

Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar. Ressalta-se que esses fatores não podem ser estudados isoladamente para a definição de um clima, mas sim de forma integrada.

 

2ºPASSO: Acesse o link abaixo – Pesquisa.

Link para ampliar o conhecimento sobre os fatores climáticos: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fatores-elementos-climaticos.htm#:~:text=Os%20principais%20elementos%20clim%C3%A1ticos%20s%C3%A3o,%2C%20temperatura%2C%20press%C3%A3o%20e%20umidade.&text=Os%20principais%20fatores%20clim%C3%A1ticos%20s%C3%A3o,mar%C3%ADtimas%20e%20at%C3%A9%20o%20relevo

Link para ampliar o conhecimento sobre os fatores climáticos: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/fatores-climaticos.htm

 

 

ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO

a)      a) Explique a importância de uma organização mundial voltada exclusivamente ao comércio (ATIVIDADE 1).

b)   b)  O que são os subsídios e qual a sua finalidade? (ATIVIDADE 2)

c)       c) De que formas as forças endógenas são responsável pela formação e modelagem do relevo? (ATIVIDADE 3).

d)      d) De que formas as forças exógenas são responsável pela formação e modelagem do relevo? (ATIVIDADE 4).

e)    e)  Quais causas e consequências do aquecimento global? (ATIVIDADE 5).

f)       f) De que forma os fatores climáticos podem interferir no clima? (ATIVIDADE 6).

 

 

 

 

 

Bons estudos!!

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