Roteiro de Língua Portuguesa 8 ano B - professora Liliane
ROTEIRO
E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE
CORONAVÍRUS.
Professor:
Liliane
de Oliveira M.
Disciplina:
Língua Portuguesa e Literatura Turma: 8 ANO
B
E-mail:
misquita@prof.educacao.sp.gov.br
Semana: 02/12 –
17/12
Título:
O
acesso ao cinema é um direito de todos?
Habilidade
essencial: Elaborar estratégias de leitura, respeitando as
diferentes características de gênero.
Habilidade
do Currículo Paulista: (EF89LP29B) Utilizar, em textos de diversos gêneros,
mecanismos de progressão temática.
Objetivo(s) da aprendizagem: Inferir informações sobre uma notícia de jornal.
Refletir sobre um tema a partir da leitura de uma
notícia e um artigo em construção.
Nome:
____________________________________________________série______
1.
Leia os textos 1 e 2
Texto 1
215. Art. 215.
O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às
fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão
das manifestações culturais.
Texto 2
Cinema e
vídeo transformam a vida de jovens na periferia de São Paulo
Projeto implantado no bairro do Sapopemba, em São Paulo, permite a
produção de filmes e vídeos que retratam o cotidiano local
Uma pesquisa realizada na
Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP viabilizou a implantação de um projeto
que evidenciou a produção artística de jovens do bairro de Sapopemba,
localizado na zona leste de São Paulo. O estudo de doutorado Processos criativos na produção fílmica de jovens de Sapopemba, periferia
da Zona Leste de São Paulo é de autoria da professora
Eveline Stella de Araujo e foi orientado pelo professor Paulo Rogério Gallo.
O projeto teve início em
2012, na Associação Amigos do Bairro de Sapopemba e os alunos que estudavam
pela manhã participavam do projeto à tarde e vice-versa. As aulas do projeto
foram ministradas na própria associação. A escolha do local se deu após uma
constatação, por estatística, de que se tratava de uma região com alto índice
de mortalidade de jovens por motivos de violência e atropelamento, dentre
outros.
Antes de iniciar o projeto
a pesquisadora fez um levantamento de todos os filmes, até então existentes,
que traziam registros sobre a região.
.
Ela conta que o bairro de
Sapopemba, na época, estava entre as regiões com maior índice de mortes
externas de jovens, por atropelamento e por outras formas de violência. “Logo
no início, comecei a estranhar o movimento e a configuração do território, pois
notei que algumas das meninas esperavam pelo ônibus dentro da instituição,
calculavam o tempo e, quando o ônibus estava próximo, corriam para o ponto. Foi
quando entendi os riscos pelos quais passei naquele território. Mais tarde, os
estudantes passaram a me acompanhar até o ponto de ônibus”, lembra a
pesquisadora. “No decorrer do projeto enfrentei toques de recolher, tomei
conhecimento de que no território ocorriam estupros e cheguei a me deparar com
corpos de pessoas mortas, que eram deixados nas proximidades.”
Trabalhando a afetividade
O objetivo principal da
pesquisadora era analisar como esses jovens utilizariam a linguagem audiovisual
e a relação destes com a internet. Cada equipe de jovens foi formada a critério
dos próprios participantes, por afinidade. “A equipe de estudantes soube
trabalhar muito a afetividade da amizade verdadeira, direito à cidade, trânsito
de skate pela cidade, grafite colocando sua representação do social,
trabalharam bem forte estas relações”, conta a pesquisadora. No início das
atividades, a falta de equipamentos fez com que os jovens fizessem uso dos
próprios celulares. “Só depois é que conseguimos uma câmera em VGA e câmeras
compactas simples”, lembra Eveline.
.
.
Dentre os
produtos do projeto, destaques para a premiação dos jovens no Festival do
Minuto, participação no Programa Manos
e Minas da TV Cultura e projeção das produções destes jovens
no Instituto CRIAR. Um dos jovens alunos de Eveline, com grande domínio na
técnica de desenhar avatar, foi contratado em condição remunerada por um dos
amigos da pesquisadora que estava no mestrado.
2. Com
base no primeiro parágrafo do texto 2, responda às perguntas a seguir:
a) O que
aconteceu?
b) Quais
foram os envolvidos nesse acontecimento?
c) Quando
isso aconteceu?
d) Onde
aconteceu?
3. A
continuação do texto desenvolve as informações do parágrafo introdutório.
a) O que
garantiu o sucesso do projeto da professora Eveline Stella de Araújo?
b) Qual
era o principal objetivo da pesquisadora?
c)
Quais foram as motivações que levaram a
pesquisadora a desenvolver o seu projeto no bairro de Sapopemba?
Recursos: |
Entrega do material ( físico) Disponibilização do material via wattsap, blog e facebook, Google
sala d de aula |
Avaliação: |
Participação e realização da
atividade. |
Referências |
BAGNO,
M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz? 48. ed. São Paulo: Edições
Loyola, 1999. JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação.
Editora Cultrix, 2008. JESUS, W. B. Podcast e educação: um estudo de caso.
UNESP, 2014. Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2020. |
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