ROTEIRO INTENSIVO QUÍMICA - 1º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - 4º BIMESTRE

 ROTEIRO INTENSIVO (4º BIMESTRE) 


Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Química

ANO/SÉRIE: 1º ano C

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma: ienq3zh

NÚMERO DE AULAS PREVISTAS:  2 aulas por semana 

TEMPO ESTIMADO: 4 horas 

TÍTULO DA ATIVIDADE:  Transformações Químicas na natureza e no sistema produtivo

OBJETIVO DA AULA: Oferecer oportunidades para sanar as defasagens, com foco nas habilidades essenciais e de suporte do 1º,2º,3º e 4º bimestre.

HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz etc.) 

Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo  Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas

Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas; Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos.

Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica;  representar substâncias usando fórmulas químicas;  representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas;

Representar as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol) 

Calcular massas molares das substâncias

 OBJETOS DE CONHECIMENTO: Transformação química na natureza e no sistema produtivo Transformações químicas no dia a dia Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade; Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações

Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas.

Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicas.

Transformação química na natureza e no sistema produtivo Metais – processos de obtenção Representação de transformações químicas; Processos de obtenção de ferro, de aço e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica; Balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química – relação entre massa, número de partículas e energia

 Massa molar e quantidade de matéria (mol)

COMPETÊNCIAS: Valorizar e utilizar os conhecimentos; Exercitar a curiosidade intelectual

Recursos: Acesso a internet ( aplicativos...), caderno do aluno São Paulo faz escola (volume 1,2,3 e 4)...

 

NOME DO ALUNO:                                                                  Série: 


MÃO NA MASSA (ATIVIDADE):

 Desenvolvimento:


QUESTÕES – 1º BIMESTRE

Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

 https://youtu.be/15UWc16PDrM

 https://youtu.be/FOtQtRmqPHc

TEMA: “TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA NA NATUREZA E NO SISTEMA PRODUTIVO”

Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 1, página 31 

1.H- Considere os fenômenos da tabela 1.3 e complete o que se pede:

  Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

   Coluna: A 

  1. Fenômeno físico

  2. Fenômeno químicos

    Coluna: B 

    Amassar um papel;                                                                   Aquecer uma panela de alumínio;

    Fotossíntese realizada pelas plantas;                                    Queima de papel;

    Quebrar um copo de vidro;                                                     Azedamento do leite;

    Ferver a água;                                                                             Corte de um bolo;

    Dissolução do açúcar em água;                                                Digestão de alimentos;

    Alimento decompondo-se no lixo;                                       Enferrujamento de uma palha de aço 

    Congelamento da água;                                                         Amassar uma latinha de alumínio

    Queima do carvão;

    Produção de queijo a partir do leite;

   Transformação de tecido em roupas;

   Triturar o carvão para obter o carvão ativo;


QUESTÕES – 2º BIMESTRE   

ATIVIDADE 2 – RELAÇÕES EM MASSA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: CONSERVAÇÃO E PROPORÇÃO EM MASSA

Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 2, páginas 39,40 e 41 

Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/VqCtf15l44o

https://youtu.be/4QF4M9MJ4iE


2.B – Realize a atividade experimental “Queima do papel e da palha de aço” ou assista aos vídeos do Pontociência: “Massa na reação química-, partes 2 e 3”. Disponível em: <https://youtu.be/YmUU44-cp9Y > (parte 2) e < https://youtu.be/Vd28rx90zIQ > (parte 3). Acesso em: 17 dez. 19. 

Conforme orientações de seu(sua) professor(a), preencha a tabela 2.1 com as suas observações e resultados obtidos. Depois, socialize com seus colegas.

 


2.D - Analise as tabelas 2.2 e 2.3 referentes a dados obtidos experimentalmente na queima do enxofre e do carvão, respectivamente. Responda às seguintes questões:

    

   a) Comparando a soma das massas iniciais com a soma das massas finais das Tabelas 2.2 e    2.3, você afirmaria que houve conservação de massa? Justifique. 

b) Existe relação entre a quantidade de calor e a massa de reagentes e produtos envolvidos na transformação química analisada (Tabela 2.3)? 

c) Calcule a razão entre a massa de enxofre que reagiu e a massa de dióxido de enxofre para cada experiência (Tabela 2.2). Os valores encontrados são próximos? 

d) Calcule a razão entre a massa de carvão que reagiu e a massa de cinzas formada em cada experiência (Tabela 2.3). Quantas vezes a massa de carvão é maior que a massa de cinzas em cada amostra?


QUESTÕES – 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 3 – BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

 Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 3, páginas 35 e 36 

Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/t16TRmjpT5c

https://youtu.be/gxqXAXYZJ0I


  3C – Observe os sistemas a seguir:

  

Com o auxílio da legenda, indique:

3B – Utilize o Simulador Phet: “Construa uma Molécula”. Siga os procedimentos indicados abaixo e represente as substâncias no quadro a seguir: Fonte: PHET – Interactive Simulations.  Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/build-a-molecule, conforme procedimentos listados a seguir:

• Clique na aba “Construir Molécula”; 

• No kit 1, utilize os átomos disponíveis para formar as moléculas de água. Arraste a molécula até chegar ao quadro correspondente; 

• Faça o mesmo procedimento para todas as outras substâncias; 

• Preencha o quadro abaixo; 

• Clique na aba “Coleta Múltipla”; 

• Faça o mesmo procedimento para todas as substâncias; 

• Preencha o quadro.



QUESTÕES – 4º BIMESTRE

Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:

https://youtu.be/vN8V-1sA4x0

https://youtu.be/MJZloeYEx0g

Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4, páginas 24,25 e 26 

ATIVIDADE 1 - Quantidade de matéria e sua unidade (mol)

Os números têm grande importância na sociedade atual, visto que a maioria das atividades humanas envolvem algum tipo de contagem. Na ciência, os povos antigos já utilizavam os números e as unidades de medidas para armazenar, comercializar e até mesmo controlar a produção de suas lavouras. Atualmente, temos formas de contagem e de cálculo mais sofisticadas. No entanto, você sabe quantificar a matéria?

De acordo com o tema “Quantidade de matéria e sua unidade (mol)”, registre as suas ideias e hipóteses com relação a cada situação-problema:

      Assista ao vídeo “Quanto vale um mol?” Disponível em: https://youtu.be/8pUS6jJPAEE. Escreva as suas considerações.


Acompanhamento e avalição de aprendizagem: 

- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória (as atividades deve estar legível com nome e série).

- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)

Entregar até o dia 17/12


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