ROTEIRO INTENSIVO QUÍMICA - 1º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - 4º BIMESTRE
ROTEIRO INTENSIVO (4º BIMESTRE)
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Química
ANO/SÉRIE: 1º ano C
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: ienq3zh
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas por semana
TEMPO ESTIMADO: 4 horas
TÍTULO DA ATIVIDADE: Transformações Químicas na natureza e no sistema produtivo
OBJETIVO DA AULA: Oferecer oportunidades para sanar as defasagens, com foco nas habilidades essenciais e de suporte do 1º,2º,3º e 4º bimestre.
HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA: Identificar a formação de novas substâncias a partir das evidências macroscópicas (mudanças de cor, desprendimento de gás, mudanças de temperatura, formação de precipitado, emissão de luz etc.)
Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas; Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos.
Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica; representar substâncias usando fórmulas químicas; representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas;
Representar as quantidades de substâncias em termos de quantidade de matéria (mol)
Calcular massas molares das substâncias
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Transformação química na natureza e no sistema produtivo Transformações químicas no dia a dia Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade; Descrição das transformações em diferentes linguagens e representações
Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas.
Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas transformações químicas.
Transformação química na natureza e no sistema produtivo Metais – processos de obtenção Representação de transformações químicas; Processos de obtenção de ferro, de aço e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica; Balanceamento e interpretação das transformações químicas; equação química – relação entre massa, número de partículas e energia
Massa molar e quantidade de matéria (mol)
COMPETÊNCIAS: Valorizar e utilizar os conhecimentos; Exercitar a curiosidade intelectual
Recursos: Acesso a internet ( aplicativos...), caderno do aluno São Paulo faz escola (volume 1,2,3 e 4)...
NOME DO ALUNO: Série:
MÃO NA MASSA (ATIVIDADE):
Desenvolvimento:
QUESTÕES – 1º BIMESTRE
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
TEMA: “TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA NA NATUREZA E NO SISTEMA PRODUTIVO”
Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 1, página 31
1.H- Considere os fenômenos da tabela 1.3 e complete o que se pede:
Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:
Coluna: A
Fenômeno físico
Fenômeno químicos
Coluna: B
Amassar um papel; Aquecer uma panela de alumínio;
Fotossíntese realizada pelas plantas; Queima de papel;
Quebrar um copo de vidro; Azedamento do leite;
Ferver a água; Corte de um bolo;
Dissolução do açúcar em água; Digestão de alimentos;
Alimento decompondo-se no lixo; Enferrujamento de uma palha de aço
Congelamento da água; Amassar uma latinha de alumínio
Queima do carvão;
Produção de queijo a partir do leite;
Transformação de tecido em roupas;
Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
QUESTÕES – 2º BIMESTRE
ATIVIDADE 2 – RELAÇÕES EM MASSA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: CONSERVAÇÃO E PROPORÇÃO EM MASSA
Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 2, páginas 39,40 e 41
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
2.B – Realize a atividade experimental “Queima do papel e da palha de aço” ou assista aos vídeos do Pontociência: “Massa na reação química-, partes 2 e 3”. Disponível em: <https://youtu.be/YmUU44-cp9Y > (parte 2) e < https://youtu.be/Vd28rx90zIQ > (parte 3). Acesso em: 17 dez. 19.
Conforme orientações de seu(sua) professor(a), preencha a tabela 2.1 com as suas observações e resultados obtidos. Depois, socialize com seus colegas.
2.D - Analise as tabelas 2.2 e 2.3 referentes a dados obtidos experimentalmente na queima do enxofre e do carvão, respectivamente. Responda às seguintes questões:
a) Comparando a soma das massas iniciais com a soma das massas finais das Tabelas 2.2 e 2.3, você afirmaria que houve conservação de massa? Justifique.
b) Existe relação entre a quantidade de calor e a massa de reagentes e produtos envolvidos na transformação química analisada (Tabela 2.3)?
c) Calcule a razão entre a massa de enxofre que reagiu e a massa de dióxido de enxofre para cada experiência (Tabela 2.2). Os valores encontrados são próximos?
d) Calcule a razão entre a massa de carvão que reagiu e a massa de cinzas formada em cada experiência (Tabela 2.3). Quantas vezes a massa de carvão é maior que a massa de cinzas em cada amostra?
QUESTÕES – 3º BIMESTRE
ATIVIDADE 3 – BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 3, páginas 35 e 36
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
3C – Observe os sistemas a seguir:
Com o auxílio da legenda, indique:
3B – Utilize o Simulador Phet: “Construa uma Molécula”. Siga os procedimentos indicados abaixo e represente as substâncias no quadro a seguir: Fonte: PHET – Interactive Simulations. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/build-a-molecule, conforme procedimentos listados a seguir:
• Clique na aba “Construir Molécula”;
• No kit 1, utilize os átomos disponíveis para formar as moléculas de água. Arraste a molécula até chegar ao quadro correspondente;
• Faça o mesmo procedimento para todas as outras substâncias;
• Preencha o quadro abaixo;
• Clique na aba “Coleta Múltipla”;
• Faça o mesmo procedimento para todas as substâncias;
• Preencha o quadro.
QUESTÕES – 4º BIMESTRE
Assista os vídeos como apoio na realização das atividades segue os links:
Caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4, páginas 24,25 e 26
ATIVIDADE 1 - Quantidade de matéria e sua unidade (mol)
Os números têm grande importância na sociedade atual, visto que a maioria das atividades humanas envolvem algum tipo de contagem. Na ciência, os povos antigos já utilizavam os números e as unidades de medidas para armazenar, comercializar e até mesmo controlar a produção de suas lavouras. Atualmente, temos formas de contagem e de cálculo mais sofisticadas. No entanto, você sabe quantificar a matéria?
De acordo com o tema “Quantidade de matéria e sua unidade (mol)”, registre as suas ideias e hipóteses com relação a cada situação-problema:
Assista ao vídeo “Quanto vale um mol?” Disponível em: https://youtu.be/8pUS6jJPAEE. Escreva as suas considerações.
Acompanhamento e avalição de aprendizagem:
- Encaminhar as atividades realizadas no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória (as atividades deve estar legível com nome e série).
- As dúvidas e orientações será via aplicativos no horário da aula atribuída (Plantão).
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até o dia 17/12
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