Roteiro de estudos intensivo de matemática - 6° anos A e B - professora Elisângela Soler
ROTEIRO DE ESTUDO INTENSIVO
SEMANA DO DIA 30 de novembro a 11 de dezembro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° anos A, B
UNIDADE TEMÁTICA: Números
NÚMEROS DE AULAS:
3 aulas + 3 CMSP
METODOLOGIA ATIVA: Conhecer o sistema de numeração utilizado por alguns
povos antigos.
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal
como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com
outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais
características (base, valor posicional e função do zero), utilizando,
inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais
em sua representação decimal.
(EF06MA03)
Solucionar
e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou
aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com
compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e
aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
(EF06MA08) Reconhecer que os números racionais
positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer
relações entre essas representações, passando de uma representação para outra,
e relacioná-los a pontos na reta numérica.
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam
adição ou subtração com números racionais positivos na representação
fracionária.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Para resolver as
questões, o aluno irá utilizar o caderno do aluno volume 1, 2, 3 e 4.
Atividade disparadora: 45 minutos – caderno do
aluno volume 1 – páginas 22
Resolução:
1.1 De acordo com a ideia apresentada no texto (página 22), responda:
a)
Se o pastor contasse 50 ovelhas, quantos agrupamentos de 10 pedrinhas
teria?
b) Se o pastor contasse 245 ovelhas, como ele poderia agrupar
as pedrinhas?
c) E se contasse 96 ovelhas? Quantos seriam os
agrupamentos de 10 pedrinhas?
2) –
SITUAÇÕES-PROBLEMA – caderno do aluno volume 1 – página 27
O seu Joaquim é dono de uma lanchonete e faz
suas compras no supermercado de sua cidade, que sempre faz promoções com
diferentes produtos. Neste mês, era o suco em garrafa. Na compra de um pacote
de 24 garrafas, ganhava-se um pacote com 6. Ele comprou 57 pacotes. Quantos
pacotes ele ganhou nessa promoção? Quantas garrafas de suco no total ele levou
para a lanchonete?
Atividade Mão na Massa (45 minutos)
ATIVIDADE 1 – ARREDONDAMENTO, COMO FAZ? – caderno do
aluno volume 2 – página 61
Em muitas situações, não é necessário utilizarmos as
medidas exatas ou um resultado exato, podemos usar o arredondamento.
1.1 Pesquise sobre o arredondamento, escreva um
pequeno texto com suas anotações.
1.2 Encontre o arredondamento dos números: 28, 32, 57
e 93. Represente-os na reta numérica e escreva um pequeno texto explicando os
procedimentos para fazer o arredondamento.
1.3 Encontre o arredondamento dos números 102, 158,
568, 1024 e 2365. Escreva um pequeno texto explicando os procedimentos para o
arredondamento.
1.4 Represente na reta numérica o arredondamento dos
números 48, 124 e 1027. Em seguida, elabore um comentário referente aos
procedimentos que utilizou para resolver a questão.
ATIVIDADE
2 – OS DESAFIOS DAS FRAÇÕES
2.1 Dois colegas compraram duas barras de chocolate de
mesmo tamanho, uma para cada um. Quando iam começar a comer, chegou um de seus
amigos. Os dois ficaram em dúvida, pois quem daria um pedaço para o amigo? E
qual seria o tamanho do pedaço? Pensaram e conversaram sobre o assunto, e
chegaram à seguinte conclusão: para que nenhum dos dois comesse menos, cada um
daria a metade do chocolate para o amigo.
a) O que você achou dessa divisão? Por quê?
b) Para que todos comessem partes iguais, como seria
resolvida essa questão?
ATIVIDADE 3 – (45 MIN)
ATIVIDADE
1 – FRAÇÃO: PARTE-TODO – caderno do aluno volume 3 – pagina 62
A relação entre a parte e o todo pode ser representada
por um número racional. Essa relação se apresenta quando “um todo” ou “inteiro”
é dividido em partes equivalentes de superfície ou de elementos. A relação que
existe entre um número de partes e o total de partes pode ser expressa por uma
representação fracionária.
1.1 Nas representações a seguir, cada inteiro foi
dividido em partes iguais. Escreva as frações que correspondem a cada cor.
SEMANA DO DIA 30 de novembro a 11 de dezembro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° anos A, B
UNIDADE TEMÁTICA: Números
NÚMEROS DE AULAS:
3 aulas + 3 CMSP
METODOLOGIA ATIVA: Conhecer o sistema de numeração utilizado por alguns
povos antigos.
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal
como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com
outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais
características (base, valor posicional e função do zero), utilizando,
inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais
em sua representação decimal.
(EF06MA03)
Solucionar
e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou
aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com
compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e
aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
(EF06MA08) Reconhecer que os números racionais
positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer
relações entre essas representações, passando de uma representação para outra,
e relacioná-los a pontos na reta numérica.
(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam
adição ou subtração com números racionais positivos na representação
fracionária.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Para resolver as
questões, o aluno irá utilizar o caderno do aluno volume 1, 2, 3 e 4.
Atividade disparadora: 45 minutos – caderno do
aluno volume 1 – páginas 22
Resolução:
1.1 De acordo com a ideia apresentada no texto (página 22), responda:
a)
Se o pastor contasse 50 ovelhas, quantos agrupamentos de 10 pedrinhas
teria?
b) Se o pastor contasse 245 ovelhas, como ele poderia agrupar
as pedrinhas?
c) E se contasse 96 ovelhas? Quantos seriam os
agrupamentos de 10 pedrinhas?
2) –
SITUAÇÕES-PROBLEMA – caderno do aluno volume 1 – página 27
O seu Joaquim é dono de uma lanchonete e faz
suas compras no supermercado de sua cidade, que sempre faz promoções com
diferentes produtos. Neste mês, era o suco em garrafa. Na compra de um pacote
de 24 garrafas, ganhava-se um pacote com 6. Ele comprou 57 pacotes. Quantos
pacotes ele ganhou nessa promoção? Quantas garrafas de suco no total ele levou
para a lanchonete?
Atividade Mão na Massa (45 minutos)
ATIVIDADE 1 – ARREDONDAMENTO, COMO FAZ? – caderno do
aluno volume 2 – página 61
Em muitas situações, não é necessário utilizarmos as
medidas exatas ou um resultado exato, podemos usar o arredondamento.
1.1 Pesquise sobre o arredondamento, escreva um
pequeno texto com suas anotações.
1.2 Encontre o arredondamento dos números: 28, 32, 57
e 93. Represente-os na reta numérica e escreva um pequeno texto explicando os
procedimentos para fazer o arredondamento.
1.3 Encontre o arredondamento dos números 102, 158,
568, 1024 e 2365. Escreva um pequeno texto explicando os procedimentos para o
arredondamento.
1.4 Represente na reta numérica o arredondamento dos
números 48, 124 e 1027. Em seguida, elabore um comentário referente aos
procedimentos que utilizou para resolver a questão.
ATIVIDADE
2 – OS DESAFIOS DAS FRAÇÕES
2.1 Dois colegas compraram duas barras de chocolate de
mesmo tamanho, uma para cada um. Quando iam começar a comer, chegou um de seus
amigos. Os dois ficaram em dúvida, pois quem daria um pedaço para o amigo? E
qual seria o tamanho do pedaço? Pensaram e conversaram sobre o assunto, e
chegaram à seguinte conclusão: para que nenhum dos dois comesse menos, cada um
daria a metade do chocolate para o amigo.
a) O que você achou dessa divisão? Por quê?
b) Para que todos comessem partes iguais, como seria
resolvida essa questão?
ATIVIDADE 3 – (45 MIN)
ATIVIDADE
1 – FRAÇÃO: PARTE-TODO – caderno do aluno volume 3 – pagina 62
A relação entre a parte e o todo pode ser representada
por um número racional. Essa relação se apresenta quando “um todo” ou “inteiro”
é dividido em partes equivalentes de superfície ou de elementos. A relação que
existe entre um número de partes e o total de partes pode ser expressa por uma
representação fracionária.
1.1 Nas representações a seguir, cada inteiro foi
dividido em partes iguais. Escreva as frações que correspondem a cada cor.
1.2
O pai do
Hugo está terminando a construção de uma casa. Ele está colocando o piso e
ilustrou seu terreno com o quanto já foi colocado no 1º e 2º dias, conforme a
imagem:
a) Utilizando a representação fracionária, indique as
partes do piso que foram colocadas no 1º e nos 2º dias. Represente também a
parte que falta para terminar de colocar o piso.
b) Qual é a área em que já foi colocado o
piso? Qual é a área que ainda falta colocar?
ATIVIDADE
4 (45 MINUTOS)
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1 ATIVIDADE 1 – INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS – CADERNO DO ALUNO
VOLUME 4 – PÁGINA 109
1.1
Sr. Antônio, responsável pela construção de uma casa, encomendou 4,5 milheiros
de tijolos na primeira semana de trabalho, ao iniciar a construção. Na semana
seguinte, encomendou mais 2,5 milheiros para fazer o muro. Quantos tijolos
foram encomendados para essa construção?
a)
Quem é a personagem do problema?
b)
Por que os tijolos foram encomendados?
c)
Quantos milheiros de tijolos foram comprados na primeira semana?
d)
Na semana seguinte, quantos milheiros de tijolos foram encomendados?
e)
Quantos milheiros de tijolos foram encomendados no total para essa construção?
1.2
João distribuiu R$ 135,60 igualmente entre seus três filhos. Os meninos foram a
uma padaria e gastaram R$ 12,40 cada um.
a)
Quem é(são) a(s) personagem(ens) do problema?
b)
Quantos filhos ele tem?
c)
O que ele fez com o dinheiro que tinha?
d)
O que significa a palavra “igualmente” no problema?
e)
O que os filhos de João fizeram ao receber o dinheiro?
f) Juntos, quanto os filhos de João gastaram
na lanchonete?
g)
Após o gasto na lanchonete, quanto restou para cada um?
Avaliação:
Resolução da atividade 1, 2, 3 e 4 com leitura e
interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de
e-mail e WhatsApp
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
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