Roteiro de estudos intensivo de matemática - 6° anos A e B - professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE ESTUDO INTENSIVO

 

SEMANA DO DIA  30 de novembro a 11 de dezembro de 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  6° anos A, B

UNIDADE TEMÁTICA: Números

NÚMEROS DE AULAS: 3 aulas + 3 CMSP

METODOLOGIA ATIVA:  Conhecer o sistema de numeração utilizado por alguns povos antigos.

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

(EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.

(EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4 - Responsabilidade e cidadania.

Para resolver as questões, o aluno irá utilizar o caderno do aluno volume 1, 2, 3 e 4.

Atividade disparadora: 45 minutos – caderno do aluno volume 1 – páginas 22

Resolução: 1.1 De acordo com a ideia apresentada no texto (página 22), responda:

a)    Se o pastor contasse 50 ovelhas, quantos agrupamentos de 10 pedrinhas teria?

b)   Se o pastor contasse 245 ovelhas, como ele poderia agrupar as pedrinhas?

c)    E se contasse 96 ovelhas? Quantos seriam os agrupamentos de 10 pedrinhas?

 

2) – SITUAÇÕES-PROBLEMA – caderno do aluno volume 1 – página 27

 

 O seu Joaquim é dono de uma lanchonete e faz suas compras no supermercado de sua cidade, que sempre faz promoções com diferentes produtos. Neste mês, era o suco em garrafa. Na compra de um pacote de 24 garrafas, ganhava-se um pacote com 6. Ele comprou 57 pacotes. Quantos pacotes ele ganhou nessa promoção? Quantas garrafas de suco no total ele levou para a lanchonete?

Atividade Mão na Massa (45 minutos)

ATIVIDADE 1 – ARREDONDAMENTO, COMO FAZ? – caderno do aluno volume 2 – página 61

Em muitas situações, não é necessário utilizarmos as medidas exatas ou um resultado exato, podemos usar o arredondamento.

1.1 Pesquise sobre o arredondamento, escreva um pequeno texto com suas anotações.

1.2 Encontre o arredondamento dos números: 28, 32, 57 e 93. Represente-os na reta numérica e escreva um pequeno texto explicando os procedimentos para fazer o arredondamento.

1.3 Encontre o arredondamento dos números 102, 158, 568, 1024 e 2365. Escreva um pequeno texto explicando os procedimentos para o arredondamento.

1.4 Represente na reta numérica o arredondamento dos números 48, 124 e 1027. Em seguida, elabore um comentário referente aos procedimentos que utilizou para resolver a questão.

ATIVIDADE 2 – OS DESAFIOS DAS FRAÇÕES

2.1 Dois colegas compraram duas barras de chocolate de mesmo tamanho, uma para cada um. Quando iam começar a comer, chegou um de seus amigos. Os dois ficaram em dúvida, pois quem daria um pedaço para o amigo? E qual seria o tamanho do pedaço? Pensaram e conversaram sobre o assunto, e chegaram à seguinte conclusão: para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria a metade do chocolate para o amigo.

a) O que você achou dessa divisão? Por quê?

b) Para que todos comessem partes iguais, como seria resolvida essa questão?

ATIVIDADE 3 – (45 MIN)

ATIVIDADE 1 – FRAÇÃO: PARTE-TODO – caderno do aluno volume 3 – pagina 62

A relação entre a parte e o todo pode ser representada por um número racional. Essa relação se apresenta quando “um todo” ou “inteiro” é dividido em partes equivalentes de superfície ou de elementos. A relação que existe entre um número de partes e o total de partes pode ser expressa por uma representação fracionária.

1.1 Nas representações a seguir, cada inteiro foi dividido em partes iguais. Escreva as frações que correspondem a cada cor.


 ROTEIRO DE ESTUDO INTENSIVO

 

SEMANA DO DIA  30 de novembro a 11 de dezembro de 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  6° anos A, B

UNIDADE TEMÁTICA: Números

NÚMEROS DE AULAS: 3 aulas + 3 CMSP

METODOLOGIA ATIVAConhecer o sistema de numeração utilizado por alguns povos antigos.

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

(EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.

(EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4 - Responsabilidade e cidadania.

Para resolver as questões, o aluno irá utilizar o caderno do aluno volume 1, 2, 3 e 4.

Atividade disparadora: 45 minutos – caderno do aluno volume 1 – páginas 22

Resolução: 1.1 De acordo com a ideia apresentada no texto (página 22), responda:

a)    Se o pastor contasse 50 ovelhas, quantos agrupamentos de 10 pedrinhas teria?

b)   Se o pastor contasse 245 ovelhas, como ele poderia agrupar as pedrinhas?

c)    E se contasse 96 ovelhas? Quantos seriam os agrupamentos de 10 pedrinhas?

 

2) – SITUAÇÕES-PROBLEMA – caderno do aluno volume 1 – página 27

 

 O seu Joaquim é dono de uma lanchonete e faz suas compras no supermercado de sua cidade, que sempre faz promoções com diferentes produtos. Neste mês, era o suco em garrafa. Na compra de um pacote de 24 garrafas, ganhava-se um pacote com 6. Ele comprou 57 pacotes. Quantos pacotes ele ganhou nessa promoção? Quantas garrafas de suco no total ele levou para a lanchonete?

Atividade Mão na Massa (45 minutos)

ATIVIDADE 1 – ARREDONDAMENTO, COMO FAZ? – caderno do aluno volume 2 – página 61

Em muitas situações, não é necessário utilizarmos as medidas exatas ou um resultado exato, podemos usar o arredondamento.

1.1 Pesquise sobre o arredondamento, escreva um pequeno texto com suas anotações.

1.2 Encontre o arredondamento dos números: 28, 32, 57 e 93. Represente-os na reta numérica e escreva um pequeno texto explicando os procedimentos para fazer o arredondamento.

1.3 Encontre o arredondamento dos números 102, 158, 568, 1024 e 2365. Escreva um pequeno texto explicando os procedimentos para o arredondamento.

1.4 Represente na reta numérica o arredondamento dos números 48, 124 e 1027. Em seguida, elabore um comentário referente aos procedimentos que utilizou para resolver a questão.

ATIVIDADE 2 – OS DESAFIOS DAS FRAÇÕES

2.1 Dois colegas compraram duas barras de chocolate de mesmo tamanho, uma para cada um. Quando iam começar a comer, chegou um de seus amigos. Os dois ficaram em dúvida, pois quem daria um pedaço para o amigo? E qual seria o tamanho do pedaço? Pensaram e conversaram sobre o assunto, e chegaram à seguinte conclusão: para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria a metade do chocolate para o amigo.

a) O que você achou dessa divisão? Por quê?

b) Para que todos comessem partes iguais, como seria resolvida essa questão?

ATIVIDADE 3 – (45 MIN)

ATIVIDADE 1 – FRAÇÃO: PARTE-TODO – caderno do aluno volume 3 – pagina 62

A relação entre a parte e o todo pode ser representada por um número racional. Essa relação se apresenta quando “um todo” ou “inteiro” é dividido em partes equivalentes de superfície ou de elementos. A relação que existe entre um número de partes e o total de partes pode ser expressa por uma representação fracionária.

1.1 Nas representações a seguir, cada inteiro foi dividido em partes iguais. Escreva as frações que correspondem a cada cor.



 

1.2 O pai do Hugo está terminando a construção de uma casa. Ele está colocando o piso e ilustrou seu terreno com o quanto já foi colocado no 1º e 2º dias, conforme a imagem:



a) Utilizando a representação fracionária, indique as partes do piso que foram colocadas no 1º e nos 2º dias. Represente também a parte que falta para terminar de colocar o piso.

 b) Qual é a área em que já foi colocado o piso? Qual é a área que ainda falta colocar?

ATIVIDADE 4 (45 MINUTOS)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 ATIVIDADE 1 – INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS – CADERNO DO ALUNO VOLUME 4 – PÁGINA 109

1.1 Sr. Antônio, responsável pela construção de uma casa, encomendou 4,5 milheiros de tijolos na primeira semana de trabalho, ao iniciar a construção. Na semana seguinte, encomendou mais 2,5 milheiros para fazer o muro. Quantos tijolos foram encomendados para essa construção?

a) Quem é a personagem do problema?

b) Por que os tijolos foram encomendados?

c) Quantos milheiros de tijolos foram comprados na primeira semana?

d) Na semana seguinte, quantos milheiros de tijolos foram encomendados?

e) Quantos milheiros de tijolos foram encomendados no total para essa construção?

1.2 João distribuiu R$ 135,60 igualmente entre seus três filhos. Os meninos foram a uma padaria e gastaram R$ 12,40 cada um.

a) Quem é(são) a(s) personagem(ens) do problema?

b) Quantos filhos ele tem?

c) O que ele fez com o dinheiro que tinha?

d) O que significa a palavra “igualmente” no problema?

e) O que os filhos de João fizeram ao receber o dinheiro?

 f) Juntos, quanto os filhos de João gastaram na lanchonete?

g) Após o gasto na lanchonete, quanto restou para cada um?

Avaliação:

Resolução da atividade 1, 2, 3 e 4 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e WhatsApp

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br  


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