Roteiro de estudos intensivos - Matemática - 8° anos A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO
DE ESTUDOS INTENSIVO
Semana
do dia 30 de novembro a 11 de dezembro de 2020
PROFESSOR
(A): ELISANGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA:
Matemática TURMA: 8° A e B
TEMPO
ESTIMADO: 3 aulas
+ 3 CMSP
UNIDADE TEMÁTICA: Números / Álgebra /
Geometria
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF08MA02)
Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre potenciação e
radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
(EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica.
(EF08MA06)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico
de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
(EF08MA18)
Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações
geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de
desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4-
Responsabilidade e cidadania.
Para resolver as atividades 1, 2, 3 e 4 o
aluno irá utilizar o caderno do aluno volumes 1,2,3 e 4
Atividade1
- Atividade disparadora: (45 minutos)
ATIVIDADE 1 – POTENCIAÇÃO
COM EXPOENTES INTEIROS - caderno do aluno volume 1 – página 182 e 183
1 - Escreva os 10 primeiros
números naturais quadrados perfeitos.
2 - Escreva os dez
primeiros números naturais elevados ao cubo:
Atividade 2 - Mão na Massa:
(45 minutos)
COMPREENDENDO OS NÚMEROS
GRANDES – caderno do aluno volume 2 – páginas 59 e 61
1 - Escreva de duas formas
diferentes os números a seguir.
a) 40.000.000.000
b) 0,02
c) 105.000.000
d) 0,000000007
e) 456.983
f) 0,000000673
2 - COMO PODEMOS TOCAR O
SOL
Pesquise e escreva as
medidas de duas formas diferentes:
• A distância de um
ano-luz;
• A velocidade da luz;
ATIVIDADE
3 (45 MIN)
MONÔMIOS
E SUAS OPERAÇÕES – caderno do aluno volume 3 – página 63
1
- Pense em um número natural diferente de zero e registre:
a)
O dobro desse número.
b)
A metade desse número.
c)
O sucessor desse número.
d)
A raiz quadrada desse número
2
- Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar
adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois,
explique como resolveu as equações.
a)
2a² + 2a² + 3a² =
c)
25y – 12y =
b) 4x + 10x + 5x =
d) 48k + 23k – 13k =
ATIVIDADE
4 – (45 MIN)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
– CADERNO DO ALUNO VOLUME 4
ATIVIDADE 1 –
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: TRANSLAÇÕES
1.1 Translação
de um ponto: Na malha a seguir, foi marcado o ponto A (1, 1). O que podemos
observar em relação à localização dos demais pontos, tendo como referência o
ponto A?
1.2 Escreva as coordenadas dos vértices do triângulo ABC, desenhado no plano cartesiano a seguir:
Reproduza
o triângulo na mesma malha quadriculada, fazendo as translações indicadas, e
escreva as novas coordenadas dos vértices A, B e C dos triângulos obtidos:
a)
Translação vertical de 5 unidades para cima.
b)
Translação horizontal de 4 unidades para a esquerda.
c)
Translação horizontal de 3 unidades para a direita.
d)
Translação vertical de 6 unidades para baixo
Avaliação:
Resolução das atividades 1, 2, 3 e 4 com leitura e interpretação
das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e WhatsApp.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
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