Roteiro de estudos intensivos - Matemática - 8° anos A e B - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE ESTUDOS INTENSIVO

Semana do dia 30 de novembro a 11 de dezembro de 2020

PROFESSOR (A): ELISANGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  8° A e B

TEMPO ESTIMADO: 3 aulas + 3 CMSP

UNIDADE TEMÁTICA: Números / Álgebra / Geometria

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF08MA02) Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4-    Responsabilidade e cidadania.

Para resolver as atividades 1, 2, 3 e 4 o aluno irá utilizar o caderno do aluno volumes 1,2,3 e 4

Atividade1 - Atividade disparadora: (45 minutos)

ATIVIDADE 1 – POTENCIAÇÃO COM EXPOENTES INTEIROS - caderno do aluno volume 1 – página 182 e 183

1 - Escreva os 10 primeiros números naturais quadrados perfeitos.

2 - Escreva os dez primeiros números naturais elevados ao cubo:

 

Atividade 2 - Mão na Massa: (45 minutos)

COMPREENDENDO OS NÚMEROS GRANDES – caderno do aluno volume 2 – páginas 59 e 61

1 - Escreva de duas formas diferentes os números a seguir.

a) 40.000.000.000

b) 0,02

c) 105.000.000

d) 0,000000007

e) 456.983

f) 0,000000673

2 - COMO PODEMOS TOCAR O SOL

Pesquise e escreva as medidas de duas formas diferentes:

• A distância de um ano-luz;

• A velocidade da luz;

ATIVIDADE 3 (45 MIN)

MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES – caderno do aluno volume 3 – página 63

1 - Pense em um número natural diferente de zero e registre:

a) O dobro desse número.

b) A metade desse número.

c) O sucessor desse número.

d) A raiz quadrada desse número

2 - Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.

a) 2a² + 2a² + 3a² =

c) 25y – 12y =

 b) 4x + 10x + 5x =

 d) 48k + 23k – 13k =

ATIVIDADE 4 – (45 MIN)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – CADERNO DO ALUNO VOLUME 4

ATIVIDADE 1 – TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: TRANSLAÇÕES

1.1 Translação de um ponto: Na malha a seguir, foi marcado o ponto A (1, 1). O que podemos observar em relação à localização dos demais pontos, tendo como referência o ponto A?




1.2 Escreva as coordenadas dos vértices do triângulo ABC, desenhado no plano cartesiano a seguir:




 

Reproduza o triângulo na mesma malha quadriculada, fazendo as translações indicadas, e escreva as novas coordenadas dos vértices A, B e C dos triângulos obtidos:

a) Translação vertical de 5 unidades para cima.

b) Translação horizontal de 4 unidades para a esquerda.

c) Translação horizontal de 3 unidades para a direita.

d) Translação vertical de 6 unidades para baixo

Avaliação:

Resolução das atividades 1, 2, 3 e 4 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e WhatsApp.

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane