12 Roteiro 31/08 a 04/09 - Prof Victor/Geografia - 1º ano D
ROTEIRO DE ATIVIDADES
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
SEMANA DO DIA 31 de agosto ao dia 04 de
setembro de 2020
AULA DE REFERÊNCIA DO CMSP EXIBIDA NO DIA 21/08
LINK DA AULA: https://www.youtube.com/watch?v=AaZz6EdPbgY
PROFESSOR (A): VICTOR HUGO RODRIGUES DA SILVA
EMAIL: victorrodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA: Geografia
TURMA: 1ºD
CONTEÚDO: Estruturas e formas do planeta Terra
QUANTIDADE
DE HORAS: 90 minutos
METODOLOGIA: Pesquisa e interação a partir dos recursos midiáticos e/ou
aplicativos
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA:
Classificar as diferentes manifestações do
modelado do relevo terrestre, considerando as forças endógenas e exógenas que
atuam no planeta.
COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BNCC:
Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Argumentação;
Autoconhecimento e autocuidado; Responsabilidade e cidadania
ATIVIDADES
ATIVIDADE N°1:
Geomorfologia do território brasileiro
1º PASSO: Leia o texto abaixo
O relevo brasileiro atual começou a se delinear a partir da
formação da plataforma sul-americana (durante o Cenozoico) e dos intensos
desgastes sofridos pelos escudos cristalinos (desde o fim da Era Pré-Cambriana)
e pelas bordas das bacias sedimentares (na Era Paleozoica).
A localização do território na porção centro-oriental da
América do Sul não o coloca na zona de choque entre placas tectônicas, o que,
no subcontinente, só ocorre em sua porção ocidental, na cordilheira dos Andes.
Essa origem geológica e a ação dos processos erosivos determinam, no Brasil, um
relevo de contornos suaves ou aplainados, que não apresenta grandes elevações.
Apenas 0,5% do território brasileiro ultrapassa a cota altimétrica de 1.200
metros. Os pontos mais elevados estão esculpidos no escudo das Guianas, como o
pico da Neblina (2.993,78 m) e o pico 31 de Março (2.972,66 m).
2º PASSO: Acesse os links abaixo para complementação
das informações textuais.
(Escala geológica): https://www.explicatorium.com/images/ciencias/escala-tempo-geologico.jpg
(mapa altimétrico): https://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2013/02/mapa-errado.png?w=640
(Pico da Neblina): https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/35/Pico_da_Neblina_%28FAB%29.jpg
3º PASSO: Resolva a questão abaixo – Após a leitura
do texto aponte a questão correta.
O território brasileiro apresenta uma grande variedade de estruturas
geológicas, de compartimentos regionais e locais de relevo e um expressivo
número de biomas. Isso acontece em face da interação de diversos fatores que
ocorrem na superfície continental do país. Com relação a esse assunto,
apresenta-se o mapa a seguir no qual desponta uma área amarela que corresponde,
na sua totalidade, ao (à)
a)
Planalto Sul-Atlântico.
b)
Bacia sedimentar do Paraná.
c)
Distribuição original da Mata dos Pinhais.
d)
Planície dos Pampas Meridionais.
e)
Escudo sul-rio-grandense.
ATIVIDADE N°2: Formas de
relevo
1º PASSO: Observe as imagens abaixo sobre as formas de relevo
2ºPASSO: Acesse o link abaixo para melhor compreensão das
formas de relevo.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-relevo.htm
3ºPASSO: Responda a questão abaixo.
A respeito da
unidade de relevo tão características do território brasileiro e de várias
partes do mundo, identifique as alternativas a seguir como verdadeiras (V)
ou falsas (F):
I. Planaltos são
formas de relevo localizadas em áreas de baixo nível altimétrico e formadas por
processos de sedimentação.
II. Os planaltos são
superfícies irregulares nas quais os processos erosivos superam os processos de
sedimentação.
III. Os planaltos
podem ser encontrados em áreas de bacias sedimentares e em áreas de escudos
cristalinos.
IV. São considerados
agentes externos (exógenos) que modificam o relevo fenômenos como o vulcanismo
e o tectonismo.
V. São exemplos de
Planaltos no Brasil: Planalto das Guianas, Planalto Meridional e Planalto
Nordestino..
Agora assinale a
alternativa correta:
a) FFVFV
b) FVVFV
c) VVVFV
d) VFFVF
e) FVVFF
ATIVIDADE N°3: Agentes
Endógenos (internos) e Exógenos (externos)
1º PASSO: Acesse os links abaixo para compreender as
transformações no relevo.
(Intemperismo): https://brasilescola.uol.com.br/geografia/intemperismo.htm
(Agentes internos): https://slideplayer.com.br/slide/10409211/33/images/2/Agentes+internos+do+relevo.jpg
(Agentes internos e externos): https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/agentes-modificadores-relevo.htm
2º PASSO: Resolva a questão abaixo.
Para compreender as características geomorfológicas de um
terreno, é necessário entender a influência dos agentes internos ou endógenos,
que definem a estrutura e geram as formas do relevo, e dos agentes externos ou
exógenos, que modelam as feições do relevo. O modelamento das feições do relevo
é realizado pelos processos de intemperismo físico e químico.
a)
Aponte a ação de quatro fenômenos naturais
responsáveis pela alteração do relevo de determinada área: dois que
correspondem aos agentes internos e dois que correspondem aos agentes externos.
b)
Explique o que são os processos de intemperismo
físico e químico.
Bons estudos!!
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