Professora: Marcia Salles Chapela - Disciplina: História 7º Ano A/B/C
Professora: Marcia Salles Chapela
Disciplina: História – 7º Ano A/B/C
E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade
Semana de 17/08/2020 à 21/08/2020 – roteiro 1
Unidade Temática:
A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano
Habilidades:
(EF07HI18*) Comparar a dinâmica econômica nas colônias portuguesa e espanhola na América.
Objetivos:
Propor reflexões e diálogos sobre a organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano;
Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e mecanismos de transformações das estruturas sociais, políticas e economicas ao longo do tempo.
Competências gerais da BNCC:
1- Conhecimento;
2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;
Atividades:
Assistir a aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 05/08/2020
Abaixo segue o link da aula
https://www.youtube.com/watch?v=w2JN2aR7_GY
Assistir a aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 07/08/2020
Abaixo segue o link da aula
https://www.youtube.com/watch?v=4fU_dwV0P5g
Assistir a aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia
12/08/2020
Abaixo segue o link da aula
https://www.youtube.com/watch?v=MQWqL_ucthM
Atividade 1- (tempo estimado 45 minutos) – Após assistir as aulas responda o questionário abaixo
1- A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
a) criação do sistema de governo geral;
b) criação e distribuição de sesmarias;
c) criação das capitanias hereditárias;
d) doação de terras a colonos;
e) sistema de parceria.
2- Ao estabelecer o Sistema de Capitanias Hereditárias, D. João III objetivava:
a) demonstrar que as sugestões feitas por Cristóvão Jacques, alguns anos antes, eram extraordinárias
b) repetir em territórios brasileiros uma experiência bem-sucedida nas ilhas do Oceano Atlântico e no litoral oriental da África;
c) povoar o litoral brasileiro em toda sua extensão concomitantemente, impedindo assim novas incursões estrangeiras;
d) incentivar o cultivo da cana-de-açúcar por meio de doação de terras a estrangeiros, modernizando assim a produção;
e) fortalecer o poder da nobreza portuguesa que se encontrava em declínio, oferecendo-lhe vastas áreas de terras no Brasil.
3- O pelourinho, a Igreja, o Forte e a Cadeia são elementos que caracterizam a função de uma vila colonial. A primeira vila assim fundada no Brasil foi a de:
a) São Vicente
b) Salvador
c) Olinda
d) Porto Seguro
e) n.d.a.
4- Das alternativas abaixo, uma delas apresenta as bases jurídicas do regime de capitanias hereditárias. Assinale:
a) Regimento e Lei das Sesmarias
b) Carta de Doação e Regimento
c) Lei das Sesmarias e Carta de Doação
d) Carta de Doação e Carta Foral
e) Carta Foral e Regimento.
5- Um dos principais bandeirantes paulistas foi Bartolomeu Bueno da Silva (filho), conhecido como Anhanguera. O principal feito de Anhanguera foi:
a) extinguir os últimos representantes da tribo tapajós.
b) derrotar os holandeses na segunda batalha dos montes Guararapes.
c) colonizar a região do extremo norte-nordeste, ao longo do rio Parnaíba, onde hoje se localiza o estado do Piauí.
d) colonizar a região do Brasil Central, onde hoje se localizam Goiás e Tocantins.
e) destruir o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.
6- As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:
a) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.
c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.
d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino do Rio de Janeiro para a Bahia.
e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.
7- Entre as ações protagonizadas por bandeirantes no Brasil, destaca-se a destruição do Quilombo do Palmares, em 1695, liderada por:
a) Raposo Tavares
b) Domingos Jorge Velho
c) Mem de Sá
d) Anhanguera
e) Duque de Caxias.
8- A atividade bandeirante marcou a atuação dos habitantes da Capitania de São Vicente entre os séculos XVI e XVIII. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
a) Buscando capturar o índio para utilizá-lo como mão de obra, ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector foram importantes para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.
b) As bandeiras eram empresas organizadas e mantidas pela Metrópole, com o objetivo de conquistar e povoar o interior da colônia, assim como garantir, efetivamente, a posse e o domínio do território.
c) As chamadas bandeiras apresadoras tinham uma organização interna militarizada e eram compostas exclusivamente por homens brancos, chefiados por uma autoridade militar da Coroa.
d) O que explicou o impulso do bandeirismo do século XVII foi a assinatura do tratado de fronteiras com a Espanha, que redefiniu a linha de Tordesilhas e abriu as regiões de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, possibilitando a conquista e a exploração portuguesa.
e) Derivado da bandeira de apresamento, o sertanismo de contrato era uma empresa particular, organizada com o objetivo de pesquisar indícios de riquezas minerais, especialmente nas regiões de Mato Grosso e Minas Gerais.
Enviar as respostas até dia 01/09 por via e-mail.
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