Professora: Marcia Salles Chapela - Disciplina: História 7º Ano A/B/C

 Professora: Marcia Salles Chapela

Disciplina: História – 7º Ano A/B/C

E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br

Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade

Semana de 17/08/2020 à 21/08/2020 – roteiro 1

 

Unidade Temática: 

 

A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano

 

Habilidades:

 

 (EF07HI18*) Comparar a dinâmica econômica nas colônias portuguesa e espanhola na América.

 

 

Objetivos:

 

Propor reflexões e diálogos sobre a organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial Americano;

Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e mecanismos de transformações das estruturas sociais, políticas e economicas ao longo do tempo.

 

Competências gerais da BNCC:

 

1- Conhecimento;

2- Pensamento Científico;

3- Cultura Digital;

4- Autoconhecimento e Autocuidado;

5- Empatia e Cooperação;

6- Responsabilidade e Cidadania;

 

Atividades:

 

Assistir a aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 05/08/2020

Abaixo segue o link da aula

 

https://www.youtube.com/watch?v=w2JN2aR7_GY

 

 

Assistir a aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 07/08/2020

Abaixo segue o link da aula

 

https://www.youtube.com/watch?v=4fU_dwV0P5g

 

 

       Assistir a aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia

       12/08/2020

Abaixo segue o link da aula

 

https://www.youtube.com/watch?v=MQWqL_ucthM

 

 

Atividade 1- (tempo estimado 45 minutos) – Após assistir as aulas responda o questionário abaixo

 

1- A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:

a) criação do sistema de governo geral;
b) criação e distribuição de sesmarias;
c) criação das capitanias hereditárias;
d) doação de terras a colonos;
e) sistema de parceria.


2-   Ao estabelecer o Sistema de Capitanias Hereditárias, D. João III objetivava: 

 a) demonstrar que as sugestões feitas por Cristóvão Jacques, alguns anos antes, eram extraordinárias 

 b) repetir em territórios brasileiros uma experiência bem-sucedida nas ilhas do Oceano Atlântico e no litoral oriental da África; 

c) povoar o litoral brasileiro em toda sua extensão concomitantemente, impedindo assim novas incursões estrangeiras;

d) incentivar o cultivo da cana-de-açúcar por meio de doação de terras a estrangeiros, modernizando assim a produção;  

e) fortalecer o poder da nobreza portuguesa que se encontrava em declínio, oferecendo-lhe vastas áreas de terras no Brasil.


3- O pelourinho, a Igreja, o Forte e a Cadeia são elementos que caracterizam a função de uma vila colonial. A primeira vila assim fundada no Brasil foi a de:

a) São Vicente
b) Salvador
c) Olinda
d) Porto Seguro
e) n.d.a.


4-  Das alternativas abaixo, uma delas apresenta as bases jurídicas do regime de capitanias hereditárias. Assinale:

a) Regimento e Lei das Sesmarias
b) Carta de Doação e Regimento
c) Lei das Sesmarias e Carta de Doação
d) Carta de Doação e Carta Foral
e) Carta Foral e Regimento.



5- Um dos principais bandeirantes paulistas foi Bartolomeu Bueno da Silva (filho), conhecido como Anhanguera. O principal feito de Anhanguera foi:

a) extinguir os últimos representantes da tribo tapajós.

b) derrotar os holandeses na segunda batalha dos montes Guararapes.

c) colonizar a região do extremo norte-nordeste, ao longo do rio Parnaíba, onde hoje se localiza o estado do Piauí.

d) colonizar a região do Brasil Central, onde hoje se localizam Goiás e Tocantins.

e) destruir o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.



6- As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:

a) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.

b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.

c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.

d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino do Rio de Janeiro para a Bahia.

e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.



7- Entre as ações protagonizadas por bandeirantes no Brasil, destaca-se a destruição do Quilombo do Palmares, em 1695, liderada por:

a) Raposo Tavares

b) Domingos Jorge Velho

c) Mem de Sá

d) Anhanguera

e) Duque de Caxias.



8-  A atividade bandeirante marcou a atuação dos habitantes da Capitania de São Vicente entre os séculos XVI e XVIII. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

a) Buscando capturar o índio para utilizá-lo como mão de obra, ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector foram importantes para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.

b) As bandeiras eram empresas organizadas e mantidas pela Metrópole, com o objetivo de conquistar e povoar o interior da colônia, assim como garantir, efetivamente, a posse e o domínio do território.

c) As chamadas bandeiras apresadoras tinham uma organização interna militarizada e eram compostas exclusivamente por homens brancos, chefiados por uma autoridade militar da Coroa.

d) O que explicou o impulso do bandeirismo do século XVII foi a assinatura do tratado de fronteiras com a Espanha, que redefiniu a linha de Tordesilhas e abriu as regiões de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, possibilitando a conquista e a exploração portuguesa.

e) Derivado da bandeira de apresamento, o sertanismo de contrato era uma empresa particular, organizada com o objetivo de pesquisar indícios de riquezas minerais, especialmente nas regiões de Mato Grosso e Minas Gerais.

 


Enviar as respostas até dia 01/09 por via  e-mail.

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