ROTEIRO DE ATIVIDADE - MATEMÁTICA - 1º ANO A - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - REFERENTE A SEMANA DOS DIAS 17 Á 21 DE AGOSTO

Roteiro de Atividades

Referente a semana dos dias 17 á 21 de Agosto

 

Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

Série: 1º ano A

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma: kbry3ew

Unidade Temática: Potenciação e suas propriedades

Relações, Equação Exponenciais 

Números de aulas:5 aulas por semana: 3 + 2(CMSP)

Habilidades: Conhecer a função exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento.

Objetivos da aula: Identificar as principais características de uma equação e função exponencial. 

Compreender e aplicar as propriedades de potenciação
Resolver equações e inequações exponenciais.
Construir gráficos de funções exponenciais.

Competências Gerais BNCC: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer á abordagem própria das ciência, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções ( inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Recursos: Caderno do aluno SP faz escola (volume 3), acesso a internet( aulas transmitidas via aplicativo CMSP...), livro didático...

 

Atividades 

Nome do aluno:

Série:

Mão na massa: ( 90 minutos)

Questão 1: Caderno do aluno SP faz escola volume 3, Página 7, atividades  4, 5 e 7 

No quadrado mágico, cada letra representa uma potência de base 3, sabendo que o produto dos números de cada linha, coluna ou diagonal é 36.

O resultado que a letra C representa:

(A) 34               (B) 32           (C) 3

(D) 30               (E) 3–1

Descubra o valor de cada expressão:

 a) 23. 42 .8-2 =

 b) 32. 27-1. 91

c) 53. 25-1. 6250 =

 d) 43. 272. 32-1. 21. 93 =

 e) 103. 25-2. 20-2. 22. 53 =

Tomando como referência as propriedades observadas anteriormente, calcule o valor de t nas equações abaixo:

a) 3t + 1 = 9                      b) 52t – 2 = 25

c) 4t = 24                       d)  2t + 1 = 18 

Caderno do aluno SP faz escola volume 3, páginas 8 e 9, atividade 9 

Para estudo dos gráficos das funções exponenciais do tipo ƒ(x) = ax, sendo a > 0 e a ≠ 1 para todo número real, construímos a seguir uma tabela com diversos valores correspondentes de ƒ(x) para alguns valores de a.

a) Preencha os espaços em branco das tabelas a seguir:

 

Sistematização: (45 minutos) 

- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória. 

- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira e sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps) 

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...) 

Entregar até o dia 04/09

Sugestão de apoio na realização das atividades: Links das aulas do centro de mídia: (90 minutos) 

https://youtu.be/2ICcusWDtd0

https://youtu.be/2UrJSJZ6Enk

 

Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades. 

 


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