Roteiro de atividade - Matemática 8° anos A e B - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – 3 – 3° bimestre

Semana do dia 17 a 21 de agosto de 2020

PROFESSOR (A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 8° ano A: dazagbv / 8° ano B: aviguqi

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  8° A e B

TEMPO ESTIMADO: 3 aulas + 3 CMSP

UNIDADE TEMÁTICA: Álgebra

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4-    Responsabilidade e cidadania.

Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.

Atividade1 - Atividade disparadora: (45 minutos)

ATIVIDADE 1 – MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES

1.1 Pense em um número natural diferente de zero e registre:

a) O dobro desse número.

 b) A metade desse número.

c) O sucessor desse número.

d) A raiz quadrada desse número.

 Compare os cálculos que fez com os de um colega. O que eles têm em comum e o que eles têm de diferente?

 

Atividade 2 - Mão na Massa: (45 minutos)

1.2 Junte-se a um colega para converterem as adições abaixo em multiplicações:

a) 3 + 3 + 3 + 3 =

 b) a + a + a + a + a +a + a =

c) x² + x² + x² + x² =

 d) h + h + h =

1.3 Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e subtrações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo. Depois, explique como resolveu as equações.

 a) 2a² + 2a² + 3a² =

c) 25y – 12y =

b) 4x + 10x + 5x =

d) 48k + 23k – 13k =

 

Atividade 3 - Atividade complementar (45 minutos)

1.4 Após resolver as expressões a seguir, explique o procedimento utilizado em cada uma:

a) (3x³) . (45x) =

 c) (125a) : (25a) =

b) (28x²) . (7x) =

d) (216y4) : (4y³) =

Avaliação:

Resolução das atividades 1, 2 e 3 com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

 

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO: 

Aula do centro de mídias do dia 03/08/2020 https://youtu.be/yw4buv1-1cM

Aula do centro de mídias do dia 04/08/2020 https://youtu.be/q9m0iAfx2Ik

Aula do centro de mídias do dia 05/08/2020 https://youtu.be/iKDX-Y_DYA8

Aula do centro de mídias do dia 10/08/2020 https://youtu.be/9ZbVXr5TBnc

 

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