Professora: Marcia Salles Chapela - Disciplina: História 6º Ano A/B/C
Professora: Marcia Salles Chapela
Disciplina: História – 6º Ano A/B/C
E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade
Semana de 17/08/2020 à 21/08/2020 (roteiro 1)
Disciplina: História – 6º Ano A/B/C
E-mail: marciachapela@prof.educacao.sp.gov.br
Número de aula a que equivalem: 2 aulas cada atividade
Semana de 17/08/2020 à 21/08/2020 (roteiro 1)
Unidade Temática:
Lógicas de organização política
Habilidades:
(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.
Objetivos:
Associar as lógicas de organização social e política greco-romana ao ideal de cidadania, com vistas a exclusão na Grécia e Roma Antiga. Iremos comparar a noção de cidadania como construção sociohistórica na atualidade
Competências gerais da BNCC:
1- Conhecimento;2- Pensamento Científico;
3- Cultura Digital;
4- Autoconhecimento e Autocuidado;
5- Empatia e Cooperação;
6- Responsabilidade e Cidadania;
Atividades:
Assistir a aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 05/08/2020Abaixo segue o link da aula
Assistir a aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 07/08/2020
Abaixo segue o link da aula
Assistir a aula do Centro de Mídias do Estado de São Paulo do dia 12/08/2020
Abaixo segue o link da aula
Atividade 1- (tempo estimado 45 minutos) – Depois de assistir as aulas, responda as questões abaixo:
1- “O cidadão é um individuo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” (Herbert de Souza – Betinho) segundo a definição acima, podemos afirmar que:
a) O cidadão é o individuo que se omite frente ao debate político.
b) B cidadania é apenas restrito aos estudiosos e políticos.
c) O cidadão é aquele que vive em sociedade.
d) A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando o funcionamento da sociedade.
2- Em relação especificamente aos direitos civis, assinale a alternativa correta:
a) Referem-se às liberdades individuais, o direito de ir e vir, liberdade de expressão, opinião, etc.
b) Referem-se aos direitos eleitorais, direitos de participar de partidos e sindicatos, etc.
c) Referem-se ao direito à o direito à vida, direito de não ser torturado, ter um julgamento justo, não ser escravizado, etc.).
d) Todas as respostas estão corretas.
3- No contexto social da Roma Antiga, os escravos poderiam ser:
a) patrícios sem posses de terras.
b) prisioneiros de guerra ou escravos por dívida.
c) somente do continente africano.
d) somente gregos.
e) trocados com os nativos da América do Sul.
4- Qual foi o período que se iniciou após o fim da República de Roma?
a) Império
b) Monarquia
c) Ditadura
d)Democracia
5- Quem controlava a Assembléia durante o período da República em Roma?
a) Ninguém
b) Rei
5- Quem controlava a Assembléia durante o período da República em Roma?
a) Ninguém
b) Rei
c) Patrícios
d) Plebeus
6- Qual foi o ano (A.C.) de início do Império em Roma?
a) 27 A.C.
b) 35 A.C.
c) 40 A.C.
d) 50 A.C.
7- Com a crise social e política em Roma durante o período republicano, as disputas pelo poder entre patrícios e chefes militares levaram a uma crise. Que crise foi esta?
a) Crise Social.
b) Crise Militar.
c) Crise na Assembléia
d) Crise da República
Enviar as respostas até dia 01/09 por via email.
d) Plebeus
6- Qual foi o ano (A.C.) de início do Império em Roma?
a) 27 A.C.
b) 35 A.C.
c) 40 A.C.
d) 50 A.C.
7- Com a crise social e política em Roma durante o período republicano, as disputas pelo poder entre patrícios e chefes militares levaram a uma crise. Que crise foi esta?
a) Crise Social.
b) Crise Militar.
c) Crise na Assembléia
d) Crise da República
Enviar as respostas até dia 01/09 por via email.
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