Projeto de Vida 1º A - 3º Bimestre
ROTEIRO
DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE
CORONAVÍRUS.
Entregar
até o dia 04 de Setembro
Nome
do aluno:
Série: 1º A
Disciplina:
Projeto
de Vida
Quantidade de aulas: 2
Professora:
Karla D. S. Kitzberger E-mail: karlakitzberger367@gmail.com
Tema:
A vida é um projeto
Objetivo: Fazer com que o estudante se conheça melhor.
Competências
socioemocionais do 3º bimestre:
·
Determinação, organização, iniciativa
social e empatia
ATIVIDADE – TODO CAMINHO É DIFERENTE (90
minutos)
Portanto,
é preciso que os estudantes retomem o que sabem sobre si mesmos para definição
das etapas do Plano de Ação, que se desenvolverá nas aulas desse bimestre. Isso
é imprescindível para que saiam do campo das ideias e da imaginação, do sonho
para a ação. Para isso, o professor deve iniciar a aula falando sobre a
importância de pensar no futuro, nas escolhas e decisões tomadas e, em roda de
conversa, propor um debate sobre a leitura dos textos 1 e 2 da atividade.
TEXTO 1
A
única revolução possível é a que se faz dentro de nós Não é possível libertar
um povo sem, antes, livrar-se da escravidão de si mesmo.
Sem
esta [revolução interna], qualquer outra será insignificante, efêmera e
ilusória, quando não um retrocesso.
Cada
pessoa tem sua caminhada própria.
Faça
o melhor que puder.
Seja
o melhor que puder.
O
resultado virá na mesma proporção de seu esforço.
Compreenda
que, se não veio, cumpre a você (a mim e a todos) modificar suas (nossas)
técnicas, visões, verdades etc. Nossa caminhada somente termina no túmulo.
Ou
até mesmo além… Segue a essência de quem teve sucesso em vencer um império…
GANDHI,
Mahatma. A única revolução possível é dentro de nós. Disponível em:
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gandhi.pdf. Acesso em: jan. 2020.
TEXTO
2
[…] O sentido da vida é tudo
aquilo que nos encaminha na direção da realização do nosso projeto. Cada vez
que você dá um passo […] na direção da consecução do seu projeto, você se
realiza como pessoa. […] Uma vida sem rumo deve ser como um barco sem bússola,
um filme sem roteiro.
COSTA,
Antônio Carlos Gomes da. Educação e vida. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001.
p. 34-35.
ü Após os comentários, os estudantes devem
discutir as questões que seguem abaixo, estabelecendo correlações com as
discussões já realizadas anteriormente sobre os textos:
1. Aprende-se mais errando.
2. Somos reféns do acaso.
3. Vento algum é favorável
para quem não sabe aonde quer ir.
4. Toda escolha tem uma
intenção positiva.
É esperado que os estudantes reflitam sobre
essas questões por meio das perspectivas trazidas pelos textos, que falam sobre
a importância de estabelecer os próprios caminhos, definir a caminhada e se
esforçar por fazer o melhor, pois essas são decisões fundamentais para
empreender qualquer Projeto de Vida.
Cabe destacar que essas
reflexões favorecem a abordagem da competência Determinação. Enfatize que, ao
estabelecer objetivos, somos motivados a trabalhar para que estes se
concretizem e, na sequência, problematize com os estudantes: vocês costumam
estabelecer metas no dia a dia? Existe algum objetivo que vocês traçaram para
conseguir melhores resultados nos seus estudos, nos esportes que praticam ou em
alguma atividade que realizam? Geralmente, essas metas são desafiadoras ou
fáceis de realizar? Vocês dedicam esforço para atingi-las?
Comentários
Postar um comentário