Projeto de Vida 1º A - 3º Bimestre

 

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.

Entregar até o dia 04 de Setembro

Nome do aluno:                                                                  Série: 1º A 

Disciplina: Projeto de Vida                                                 Quantidade de aulas: 2            

Professora: Karla D. S. Kitzberger                                E-mail: karlakitzberger367@gmail.com

Tema: A vida é um projeto

Objetivo: Fazer com que o estudante se conheça melhor.

Competências socioemocionais do 3º bimestre:

·         Determinação, organização, iniciativa social e empatia

 

ATIVIDADE – TODO CAMINHO É DIFERENTE (90 minutos)

           

Portanto, é preciso que os estudantes retomem o que sabem sobre si mesmos para definição das etapas do Plano de Ação, que se desenvolverá nas aulas desse bimestre. Isso é imprescindível para que saiam do campo das ideias e da imaginação, do sonho para a ação. Para isso, o professor deve iniciar a aula falando sobre a importância de pensar no futuro, nas escolhas e decisões tomadas e, em roda de conversa, propor um debate sobre a leitura dos textos 1 e 2 da atividade.

 

TEXTO 1

A única revolução possível é a que se faz dentro de nós Não é possível libertar um povo sem, antes, livrar-se da escravidão de si mesmo.

Sem esta [revolução interna], qualquer outra será insignificante, efêmera e ilusória, quando não um retrocesso.

Cada pessoa tem sua caminhada própria.

Faça o melhor que puder.

Seja o melhor que puder.

O resultado virá na mesma proporção de seu esforço.

Compreenda que, se não veio, cumpre a você (a mim e a todos) modificar suas (nossas) técnicas, visões, verdades etc. Nossa caminhada somente termina no túmulo.

Ou até mesmo além… Segue a essência de quem teve sucesso em vencer um império…

GANDHI, Mahatma. A única revolução possível é dentro de nós. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gandhi.pdf. Acesso em: jan. 2020.

TEXTO 2

[…] O sentido da vida é tudo aquilo que nos encaminha na direção da realização do nosso projeto. Cada vez que você dá um passo […] na direção da consecução do seu projeto, você se realiza como pessoa. […] Uma vida sem rumo deve ser como um barco sem bússola, um filme sem roteiro.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Educação e vida. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001. p. 34-35.

 

ü  Após os comentários, os estudantes devem discutir as questões que seguem abaixo, estabelecendo correlações com as discussões já realizadas anteriormente sobre os textos:

 1. Aprende-se mais errando.

2. Somos reféns do acaso.

3. Vento algum é favorável para quem não sabe aonde quer ir.

4. Toda escolha tem uma intenção positiva.

 É esperado que os estudantes reflitam sobre essas questões por meio das perspectivas trazidas pelos textos, que falam sobre a importância de estabelecer os próprios caminhos, definir a caminhada e se esforçar por fazer o melhor, pois essas são decisões fundamentais para empreender qualquer Projeto de Vida.

Cabe destacar que essas reflexões favorecem a abordagem da competência Determinação. Enfatize que, ao estabelecer objetivos, somos motivados a trabalhar para que estes se concretizem e, na sequência, problematize com os estudantes: vocês costumam estabelecer metas no dia a dia? Existe algum objetivo que vocês traçaram para conseguir melhores resultados nos seus estudos, nos esportes que praticam ou em alguma atividade que realizam? Geralmente, essas metas são desafiadoras ou fáceis de realizar? Vocês dedicam esforço para atingi-las?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane