Roteiro de estudo da Semana de 17 a 21 de agosto - Professora: Sonia Bin - 7º anos - Língua Portuguesa

 Roteiro de estudo da Semana de 17 a 21 de agosto Professora Sonia Bin 7º anos

Professora: Sonia Bin

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Turmas: 7° A, B, C e D

E-mail: profsoniabin@gmail.com

        

Unidade Temática: Frase, oração, período e termos essenciais da oração (sujeito e predicado)

 

Habilidades:

 (EF69 LP17) Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.

 

Competências: 1-Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

 

Objetivos: Distinguir frase, oração e período;

Identificar sujeito e predicado;

Reconhecer a importância da identificação dos termos essenciais da oração (sujeito e predicado) para a realização da concordância verbal adequada.

 

Número de aulas: 6 (seis)

 Recursos: CMSP, caderno do professor e aluno SP faz Escola – Situação de aprendizagem 4 volume 2, site www.acessaber.com.br.

 

Orientações: As atividades deverão ser enviadas para o meu e-mail    profsoniabin@gmail.com

Não é necessário copiar textos e/ou enunciados, somente responder e enviar às respostas. Envie as respostas e/ou fotos na sequência.

Essas atividades contarão como presença e notas para o 3º bimestre. Não esqueçam de colocar nome, número e série (escrever com letra legível).   

Entrega: 03 de setembro de 2020

 

Código das salas do Classroom:

 

7º ano A código:  djgcheg

7º ano B código: uemygo4

 7º ano C código: sedynyv

7º ano D código: c2avlv                                      

 

 

                     Atividade 1 (90 minutos)

 

1-      Assista os vídeos das aulas do Centro de Mídias São Paulo (CMSP)

Clique nos links abaixo:

 

      https://www.youtube.com/watch?v=pTEs4BGVwbo

     (aula do dia 02 de julho)

      https://www.youtube.com/watch?v=ICHlHmZi0g8

      (aula do dia 07 de julho)

     

 

                          Atividade 2 (90 minutos)

 1 – Leia as definições a seguir.

Frase é um enunciado – oral ou escrito – que forma uma unidade de sentido, com o objetivo de comunicar algo.

As frases organizam os textos falados ou escritos. Algumas são construídas em torno de um verbo, outras não. Observe:

·         Frases nominais: organizadas sem verbo. É o caso destas falas:

- Bom dia.!

- Como assim?

·         Frases verbais: são organizadas com verbo. É o caso destas falas:

-  Vou caminhar pela manhã.

-  Não vai acontecer nada.

As frases verbais são conhecidas como orações.

As orações podem ser formadas por período simples ou período composto.

O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.

Exemplos:

Os dias de inverno estão muito frios. (um verbo – uma oração – período simples).

Não sei quantos exercícios acertei na prova. (dois verbos – duas orações – período composto).

 

 

 

Termos da oração: sujeito e predicado

Sujeito e predicado são termos importantes na estrutura da oração. Geralmente a oração se constrói em torno do sujeito.

Sujeito é o termo da oração a que o verbo se refere e sobre o qual é dada a informação principal.

Predicado é toda a informação que e refere ao sujeito da oração.

Exemplos:

A moça lê o jornal com rapidez.

Sujeito A moça

Predicado lê o jornal com rapidez.

 

                  Atividade 3 (90minutos)

1        Complete as lacunas a seguir, atribuindo o conceito de frase ou oração:

 

a)      Silêncio. ­­­­­­­­­­_______________________________________________

b)      Nossa! Que dia nublado. __________________________________

c)      Gabriela saiu tarde do trabalho. _____________________________

d)      Cuidado!  _______________________________________________

e)      Durante o isolamento ficamos em casa. ________________________

f)       Preciso escrever uma redação hoje. ____________________________

  

        Leia     

 
Níquel Náusea – Tédio no chiqueiro”. São Paulo: Devir, 2006, p.32.



2 A - Observe com atenção o segundo quadrinho da tira. Em seguida, identifique a alternativa que contém uma oração:

a)        “Nossa!!”

b)      “Que mau-humor!!”

c)        “Você precisa dormir um pouco!”

 

                    2 B - Levando-se em consideração a alternativa identificada acima, pode-se concluir que uma oração apresenta obrigatoriamente:

a)        um verbo ou uma locução verbal.

b)      um substantivo.

c)        um pronome.

 

                      2 C - Na passagem “Antes que você pergunte, eu não fugi do presídio!”, o verbo destacado exprime:

a)        uma ordem.

b)      uma hipótese.

c)          uma certeza.

 

                  2 D - No trecho “Aproveita que já está de pijama...”, o verbo sublinhado foi empregado:

a)       na linguagem culta.

b)      na linguagem regional.

c)        na linguagem informal.

 

              2 E - Há quantas orações no último quadrinho da tira?

a)       uma oração.

b)       duas orações.

c)        três orações

 

Leia:

Dance com os animais

Música para bicho nenhum bicho ficar parado!

   

 O que é, o que é: uma canção toda branca com um pontinho marrom? E o que faz a felicidade de um piolho? A maior curiosidade do gato, você sabe qual é? Não!? Mas pode descobrir a resposta para esses e outros enigmas se ouvir o CD Bicho mistério.

    Além de se divertir bastante e sacudir o esqueleto, você vai ouvir poemas escritos por Léo Cunha, autor de inúmeros livros para crianças, com melodias do músico Zé Campelo e seu grupo de cantores e instrumentistas.

    Ao som de guitarra, piano, sanfona, trombone e outros instrumentos, tem até música surpresa! Você que é um bom pé de valsa não pode perder.

Disponível em: <http://chc.org.br>.

 

 

 3 A - Grife o verbo ou a locução verbal que compõe cada oração a seguir:

a) “Música para bicho nenhum bicho ficar parado!”

b) “E o que faz a felicidade de um piolho?”

c) “Ao som de guitarra, piano, sanfona, trombone e outros instrumentos, tem até música […]”

d) “Você que é um bom pé de valsa não pode perder.”

 

3 B - Identifique, entre as alternativas acima, aquela que apresenta mais de uma oração:

R:

 

3 C - Frase constituída de mais de uma oração denomina-se:


a)       período simples

b)       período composto


 3 D -Em toda oração, registra-se a presença de:

a) pronome

b) adjetivo

c) substantivo

d) verbo


  3 E - Na oração “[…] você vai ouvir poemas escritos por Léo Cunha […]”, a locução verbal em destaque equivale ao verbo:

a) ouvirá

b) ouviria

c) ouviu

d) ouve


  4 - Acrescente um predicado a cada sujeito:

 

a)      As crianças...

b)      O simpático médico...

c)      Minha irmã e eu...

d)      Esta casa...

 


5- Separe, em duas colunas, o sujeito do predicado.

a)      A festa acabou muito cedo.

b)      As crianças divertem-se nos aniversários.

c)      Foi inesperada aquela revelação.

d)      Alguns presentes eram repetidos.

e)      Foi simpático o médico do pronto-socorro

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane