Roteiro de matemática - 6° anos A e B - Professora Elisângela Soler
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 3 – 3° bimestre
SEMANA DO DIA 17 a 21 de agosto
PROFESSOR
(A): ELISÂNGELA
SOLER DE OLIVEIRA LIMA
EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B:
c5i4oyu
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 6° anos A, B
UNIDADE TEMÁTICA: Números
NÚMEROS DE AULAS:
3 aulas + 3 CMSP
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA
(EF06MA10) Resolver e elaborar
problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na
representação fracionária.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1-
Conhecimento;
2-
Cultura digital;
3-
Empatia e cooperação;
4 - Responsabilidade e cidadania.
Os alunos irão utilizar o caderno
do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui
serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.
Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos
ATIVIDADE 1 – FRAÇÃO: PARTE-TODO
A relação entre a parte e o todo pode
ser representada por um número racional. Essa relação se apresenta quando “um
todo” ou “inteiro” é dividido em partes equivalentes de superfície ou de elementos.
A relação que existe entre um número de partes e o total de partes pode ser
expressa por uma representação fracionária.
Agora é sua vez, o que você entende por
fração?
1.1
Nas
representações a seguir, cada inteiro foi dividido em partes iguais. Escreva as
frações que correspondem a cada cor.
Atividade 2 - Mão na Massa: 90 minutos
1.2 O pai do Hugo está terminando a
construção de uma casa. Ele está colocando o piso e ilustrou seu terreno com o
quanto já foi colocado no 1º e 2º dias, conforme a imagem:
a) Utilizando a
representação fracionária, indique as partes do piso que foram colocadas no 1º
e no 2º dias. Represente também a parte que falta para terminar de colocar o
piso.
b) Qual é a área em que já foi colocado o
piso? Qual é a área que ainda falta colocar?
Atividade 3 – Atividade Complementar
1.3 Os 30 estudantes do 6º ano A
elegeram seu representante de turma. Os candidatos que concorreram foram Júlio
e Anderson. Júlio recebeu 2 / 5 dos votos da turma e Anderson recebeu os
demais.
a) Quantos estudantes votaram em Júlio?
b) Quantos estudantes votaram em Anderson?
Represente, por meio de uma fração, a quantidade de votos que o Anderson
recebeu.
c) Qual dos dois candidatos foi eleito
como representante dos estudantes do 6º ano A?
Avaliação:
Resolução das questões 1.1, 1.2 e 1.3, com leitura e
interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de
e-mail e aplicativo google meet.
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br
Os estudantes que não tenham acesso ao
computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou
encaminhem para UE.
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:
Aula do centro de mídias 03/08 https://youtu.be/an3p-KB2ZJY
Aula do centro de mídias
04/08 https://youtu.be/UnYIj7f-_78
Aula do centro de mídias 05/08
https://youtu.be/ftnFiPyL2tE
Aula do centro de mídias
10/08 https://youtu.be/bh-V1lcQSrQ
Aula do centro de mídias
11/08 https://youtu.be/kVjONBr0Oa8
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