Roteiro de matemática - 6° anos A e B - Professora Elisângela Soler

 

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM 3 – 3° bimestre

 

SEMANA DO DIA  17 a 21 de agosto

PROFESSOR (A): ELISÂNGELA SOLER DE OLIVEIRA LIMA

EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br

Código do google sala de aula: 6 anos A: t44weht /6° ano B: c5i4oyu

DISCIPLINA: Matemática                                              TURMA:  6° anos A, B

UNIDADE TEMÁTICA: Números

NÚMEROS DE AULAS: 3 aulas + 3 CMSP

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1-    Conhecimento;

2-    Cultura digital;

3-    Empatia e cooperação;

4 - Responsabilidade e cidadania.

Os alunos irão utilizar o caderno do aluno do 3° bimestre, como apoio para desenvolver as atividades que aqui serão propostas, a fim de contemplar as habilidades para o terceiro bimestre.

Atividade 1. Questão disparadora: 45 minutos

ATIVIDADE 1 – FRAÇÃO: PARTE-TODO

A relação entre a parte e o todo pode ser representada por um número racional. Essa relação se apresenta quando “um todo” ou “inteiro” é dividido em partes equivalentes de superfície ou de elementos. A relação que existe entre um número de partes e o total de partes pode ser expressa por uma representação fracionária.

Agora é sua vez, o que você entende por fração?

1.1  Nas representações a seguir, cada inteiro foi dividido em partes iguais. Escreva as frações que correspondem a cada cor.


 

Atividade 2 - Mão na Massa: 90 minutos

 

1.2  O pai do Hugo está terminando a construção de uma casa. Ele está colocando o piso e ilustrou seu terreno com o quanto já foi colocado no 1º e 2º dias, conforme a imagem:

 

a) Utilizando a representação fracionária, indique as partes do piso que foram colocadas no 1º e no 2º dias. Represente também a parte que falta para terminar de colocar o piso.

 b) Qual é a área em que já foi colocado o piso? Qual é a área que ainda falta colocar?

Atividade 3 – Atividade Complementar

1.3 Os 30 estudantes do 6º ano A elegeram seu representante de turma. Os candidatos que concorreram foram Júlio e Anderson. Júlio recebeu 2 / 5 dos votos da turma e Anderson recebeu os demais.

a) Quantos estudantes votaram em Júlio?

 b) Quantos estudantes votaram em Anderson? Represente, por meio de uma fração, a quantidade de votos que o Anderson recebeu.

c) Qual dos dois candidatos foi eleito como representante dos estudantes do 6º ano A?

 

Avaliação:

Resolução das questões 1.1, 1.2 e 1.3, com leitura e interpretação das questões, mediante ao auxílio da professora por meio de e-mail e aplicativo google meet.

RESPONDER  NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL: elisangelasoler@prof.educacao.sp.gov.br 

Os estudantes que não tenham acesso ao computador/ internet, a atividade pode ser entregue no retorno as aulas ou encaminhem para UE.

SUGESTÃO DE VÍDEO PARA APOIO:

Aula do centro de mídias 03/08 https://youtu.be/an3p-KB2ZJY

Aula do centro de mídias 04/08 https://youtu.be/UnYIj7f-_78

Aula do centro de mídias 05/08 https://youtu.be/ftnFiPyL2tE

Aula do centro de mídias 10/08 https://youtu.be/bh-V1lcQSrQ

Aula do centro de mídias 11/08 https://youtu.be/kVjONBr0Oa8

 

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