Roteiro 7°D Ciências Professora Semeir
ROTEIRO DE ESTUDO
10 a 14 de agosto
Escola: Chojiro Segawa
Professora: Semeir Aparecida Wingeter Correia
E-mail: semeir@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Ciências
Turma: 7° D Código do Google sala de aula: o4wejro
Unidade Temática: Vida e Evolução
N° de aula: 1 CMSP e 3 aulas
Habilidade (s): (EF07CI09). Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde- taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outros- e de resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Competências gerais: Conhecimento/ Pensamento científico, crítico e criativo/ Empatia e cooperação/ Responsabilidade e Cidadania.
Desenvolvimento do Tema:
Leitura de uma breve explicação introdutória do 3° bimestre
Indicadores de saúde pública
Você sabe a importância deles?
Saúde pública é demanda, responsabilidade do Estado, é um conjunto de medidas e ações visando a qualidade da saúde de toda a população, então mesmo a rede privada está sobre a responsabilidade, sobre a regulamentação desse grande setor que é a saúde pública.
O que visa a saúde pública? O que o governo tem que cuidar? O Estado tem que cuidar:
a) Da prevenção de doenças, dos diversos caminhos para prevenir a doença,
b) O tratamento de doenças, o melhor caminho é a prevenção, porém se a doença já aconteceu, o melhor caminho é o tratamento
c) Medidas preventivas: como qualidade do ar, água e comida
Afinal se a qualidade do ar não for boa vai levar a um problema de saúde, se a agua não for de boa qualidade a população adoecera, alimentação (regulamentação, está sendo vendido correto? prazo de validade, etc.). Tudo isso faz parte do pacote de saúde pública.
E na Constituição de 1988, a nossa Constituição, foi institucionalizado o chamado SUS. O que significa SUS? Sistema Único de Saúde. É o SUS que reúne essas várias ações, essas várias medidas e atividades para proporcionar esses cuidados, essas ações e serviços de saúde.
Muita coisa da saúde aqui no Brasil, muito do que acontece, acontece só dentro do SUS, por exemplo, transplante, vai ocorrer sobre cuidado do SUS, tratamento de AIDS, o tratamento vai ocorrer sempre cuidado pelo SUS, gratuitamente. Ou seja, alguns aspectos podem estar dentro da saúde privada, porém o SUS está acima de tudo gerindo isto aí. Entendeu?
Se o objetivo da saúde pública é prevenir, tratar, cuidar, e se saúde é um conceito mais amplo e não ausência de doença. A saúde vai envolver tanto a questão social, tanto a questão psicológica ao entorno desta saúde, e como o Estado sabe que medidas deve tomar? Se a proposta do SUS é ter ações e serviços, como funciona tudo isso?
Para você entender melhor vamos brincar de faz de conta.
Faz de conta que eu sou a prefeita da cidade e acabei de te designar o responsável pela saúde pública da cidade.
Você agora é o secretário da saúde, o que você vai fazer, vai abrir mais hospitais? mais é só isso mesmo, tipo já não tem hospitais suficiente na cidade? Como você vai saber isto: tem que ter uma análise, uma pesquisa. Ou se quiser contratar enfermeiros, será que já não tem enfermeiros demais? Para você saber qual medida, qual ação, qual serviço de saúde precisa ofertar para população da cidade, você precisa de indicadores de saúde, que nada mais são do que um órgão especializado para sair a campo coletando informações da população e trazendo essas informações para o SUS. São esses indicadores de saúde que vão informar por exemplo: tem tantas crianças nesta população, logo essas tantas crianças precisam de n° X de vacinas.
Ex: se falo para você, secretário vamos encher a cidade de Outdoor para fazer propaganda das vacinas, e ai você me diz: que tem um número grande de analfabetismo na cidade, então do que nos adianta os Outdoor se as pessoas não sabem ler? Viu como é importante ter indicadores de saúde, ter a informação, a pesquisa, saber do campo, quais dados esta população tem? Os indicadores de saúde vão verificar isso. Os Indicadores vão ser agrupados em pelo menos seis grupos:
Pois se houver pesquisa, poderão saber se as verbas estão sendo bem utilizadas, saber os indicadores para trabalhar com eficácia.
1). Demográficos: ex: taxa de natalidade, fecundidade, idosos, crianças até 5 anos, saber as informações demográficas são muito importantes.
2). Socioeconômicos: ex: taxa de analfabetismo, proporção de pobres, desempregos.
3). Mortalidade: ex: infantil neonatal por diabetes, por diarreia aguda, aids.
4). Fatores de risco e morbidade: álcool, fumo, viroses, aleitamento.
5). Recursos: n° profissionais de saúde, de leito saneamento, verbas.
6). Cobertura: ex: Vacinas, n° de consultas, plano de saúde.
Fica esta explicação acima como uma introdução do 3° bimestre, não precisa enviar o roteiro de volta, apenas lê-lo e pensar no assunto, nas próximas aulas falaremos mais sobre os Indicadores de saúde pública.
Aproveite que terá mais tempo sem ter que me enviar atividades para se dedicar mais nas AAP, vou pegar a lista dos alunos que fizerem as AAP e atribuirei um ponto de participação na minha matéria.
Bons estudos!
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