Filosofia 3º Ano

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.

 

Entregar até o dia 04 de Setembro

Nome do Aluno:                                                          Número:                   Série: 3º

Professora: Karla D. S. Kitzberger                      E-mail: karlakitzberger367@gmail.com

Disciplina: Filosofia                                            Número de aulas: 2                  

Unidade Temática: Filosofia e Ciência

Objetivo: Fazer com que o estudante conheça a relação entre Filosofia e Ciência.

Recursos: Internet, papel e caneta.

Devolutiva: a devolutiva será feita por e-mail ou WhatsApp.

Habilidades:

1. Relacionar informações de fontes variadas com conhecimentos de situações diversas, para construir argumentação consistente. 2. Compreender e diferenciar discurso filosófico e discurso científico.

Competências:

·         Conhecimento.

·         Pensamento científico, crítico e criativo.

 

ATIVIDADE (90 MINUTOS)

           

Filosofia e Ciência: uma origem comum e um destino de separação

            No momento de origem da Filosofia, na Antiguidade Grega, não havia distinções entre Filosofia e Ciência. Filosofia era considerada o conjunto de todos os conhecimentos: físicos e metafísicos. A leitura dos textos de Aristóteles, por exemplo, revela que esse autor escreveu tanto sobre a alma como sobre a natureza, sem diferenciar os campos de conhecimento científico e filosófico, como fazemos atualmente.             O saber filosófico contemplava uma enorme diversidade de conhecimentos, uma vez que os primeiros filósofos refletiam sobre questões relativas a campos que hoje são identificados como Matemática, Biologia, Física, Lógica, Música, Teatro, Astronomia, Política e Ética.

             O mundo a ser compreendido abarcava questões em torno de dois grandes temas: a natureza e o homem. E, como não havia acúmulo de conhecimentos associados a nenhum dos dois temas, a Filosofia foi se constituindo como um campo amplo de perguntas e respostas sobre o mundo natural e o mundo humano.

            Essa abordagem ampla da Filosofia preservou-se até o período medieval, quando a Teologia se constituiu como campo dos estudos sobre Deus e sobre a fé.

             A partir do Renascimento e durante a Idade Moderna, a Física, a Matemática, a Química e a Biologia foram conquistando autonomia em relação à Filosofia e delimitando campos específicos de investigação de seus objetos, em um processo que se estendeu por séculos.

             Isaac Newton e René Descartes são autores cuja obra registra aspectos que sugerem uma transição, na qual a Filosofia se separa da Ciência. O livro em que Newton apresentou as leis da mecânica chama-se Princípios matemáticos de filosofia natural. Um livro de Descartes, que se chama Princípios de Filosofia, está dividido em quatro partes, denominadas Dos princípios do conhecimento humano, Dos princípios das coisas materiais, Do mundo visível e A Terra.

            A formulação do método científico foi fundamental para a separação entre Filosofia e Ciência. Esse processo teve início no Renascimento, entre os séculos XIV e XVI, e se consolidou entre os séculos XVII e XIX. Tal formulação determina que os conhecimentos sobre a natureza devem ser passíveis de observação e experimentação para que seja possível verificar hipóteses. O próprio conceito de Ciência ganha essa forte significação de conhecimentos que podem ser observados e experimentados para serem comprovados ou negados.

            Outra ideia formulada no interior da Ciência, sobretudo a partir do século XIX, serve para especificá-la diante da Filosofia: a neutralidade do cientista em relação ao objeto de conhecimento. Segundo essa concepção, de que é preciso ser neutro diante do objeto investigado, o cientista não deveria interpretar e decidir quais dados selecionar entre aqueles que vai encontrando no processo de pesquisa científica. Essa concepção contemplava a visão de que os dados deveriam falar por si próprios, sendo o papel do cientista evidenciá-los.

            Muitas vezes, diante dessa perspectiva, considera-se que, de modo geral, os filósofos posicionam-se a partir da sua visão de mundo, a qual condiciona sua interpretação, o que contrastaria com a neutralidade da Ciência. Filosofia e Ciência deveriam, assim, construir caminhos separados para o conhecimento.

            Coube à Filosofia orientar sua finalidade para questionar métodos sobre o processo de conhecimento como um todo e a reflexão sobre o sentido e o valor da vida e do mundo, com destaque especial para as questões que cercam a existência humana. A Filosofia passou a se dedicar a temas relativos à produção do conhecimento, como a teoria do conhecimento; a temas relativos à linguagem, com destaque para a lógica; a temas associados aos fundamentos da arte e da sensibilidade, próprios do campo da estética; e a temas ligados aos valores humanos e à convivência, como a ética.           Em síntese, pode-se dizer que Filosofia e Ciência nasceram juntas como um conjunto de conhecimentos sobre a natureza e a sociedade humana e separaram-se gradualmente ao longo de pelo menos seis séculos. Contribuiu para essa separação e para delimitar os discursos filosóficos e científicos uma determinada visão de Ciência, baseada na observação, na experimentação, na comprovação de hipóteses e em uma suposta neutralidade. Além disso, os saberes foram se especializando, e foram sendo criadas as disciplinas tal como as conhecemos atualmente.

            Porém, nos séculos XIX e XX, uma nova visão de Ciência foi formulada, com base na ideia de que nem sempre são possíveis comprovações ou experimentações e de que é impossível a neutralidade do cientista, uma vez que ele necessariamente interpreta, seleciona e se posiciona de forma interessada diante dos dados que analisa.

             Pode-se destacar algumas aproximações entre discurso filosófico e discurso científico, como:

·         ambas as modalidades de investigação são inspiradas pela curiosidade e por um conjunto de perguntas sobre a realidade;

·          filósofos e cientistas fazem um esforço para esclarecer as suas ideias;

·          ambos constroem uma argumentação que permita a comunicação dos saberes formulados, investigados;

·         ambos usam metáforas para oferecer imagens mais próximas de saberes já conhecidos, no esforço para comunicar novos conhecimentos; Como diferenças entre esses discursos, pode-se destacar:

·          a Filosofia utiliza diversos gêneros textuais para expressar suas ideias: cartas, poemas, diálogos, ensaios etc. A Ciência não faz uso de tantos gêneros textuais, e seu gênero é o relatório de pesquisa e o artigo científico.

·          a Filosofia questiona métodos e finalidades da Ciência. A Ciência utiliza instrumentos para construir dados, enquanto a Filosofia não está associada ao uso de instrumentos;

·          os termos usados pela Ciência costumam ser definidos de forma que o seu significado possa ser generalizado. Em Filosofia, um termo ou expressão pode ter diferentes significados, dependendo do contexto e da argumentação feita por cada autor. Exemplo: a palavra “átomo”, em Química, e a palavra “sujeito”, em Filosofia. É comum usarmos as expressões: “Marx entende o sujeito como...”; “Para Foucault, o significado da palavra sujeito é...”; “Em Deleuze, o sujeito é...”; ou “Descartes afirmava que o sujeito constitui-se em...”.

 

 Além dessa reflexão sobre a diferença entre os textos filosóficos e científicos, a experiência de leitura desses dois tipos de discurso contribuirá para o reconhecimento não apenas das marcas próprias de cada um, mas, sobretudo, de sua importância para a formação do cidadão.

 

Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.

 

Responda

 

1.    Os procedimentos de pesquisa para elaborar um texto filosófico e um texto científico são os mesmos? Justifique sua resposta.

2.    Como se pode definir a Filosofia, se comparada com o discurso científico?

3.    Destaque três aproximações entre o discurso filosófico e científico.

4.    Existe alguma colaboração entre ciência e a Filosofia?

 

 

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