Filosofia 1º Ano
ROTEIRO
DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE
CORONAVÍRUS.
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até o dia 04 de Setembro
Nome
do Aluno: Número: Série: 1º
Disciplina:
Filosofia
Quantidade de aulas: 2
Professora:
Karla D. S. Kitzberger
E-mail: karlakitzberger367@gmail.com
Unidade
Temática: O Estado (parte 1)
Objetivo: Fazer com que o estudante tenha aprenda o que é o
Estado e suas funções.
Recursos: Internet, papel, caneta e lápis.
Devolutiva: a devolutiva será feita por e-mail ou WhatsApp.
Habilidades:
1. Refletir
sobre o conceito de Estado, bem como exercitar a linguagem escrita e dialógica.
1. Refletir sobre o conceito de Estado, bem como exercitar a linguagem escrita
e dialógica.
Competências:
·
Conhecimento, Pensamento
científico, crítico e criativo e Argumentação.
ATIVIDADE
(TEMPO 90 MINUTOS)
Platão
e a teoria da Alma
De forma resumida, podemos dizer que a sociedade grega do
século IV a.C., em que Platão vivia, era dividida entre homens livres
proprietários de terras, homens livres artesãos e sem propriedades agrícolas e
escravos (pessoas que, por não terem como pagar suas dívidas, acabavam se
tornando escravas de seus credores, ou estrangeiros derrotados nas guerras que,
tendo suas vidas poupadas pelos vencedores, entregavam-nas a eles). A propriedade
de terras no momento do nascimento era o principal determinante da condição
social do indivíduo. Os proprietários de terra eram considerados livres e
cidadãos, isto é, com direitos políticos.
Na Grécia Antiga, havia uma concepção de democracia
específica e que apresentava algumas diferenças em relação à concepção que
conhecemos no século XXI. Democracia significava o poder do povo, tal como
entendemos hoje. Porém, na Antiguidade Grega, constituíam o povo apenas os
proprietários de terra e os grandes comerciantes em algumas cidades-Estado. E
foi contra isso que Platão dirigiu seu pensamento, propondo repensar a política
de forma que o poder não fosse dado pelo nascimento e que, em vez da corrupção,
fosse praticada a justiça.
Para Platão, o homem teria uma alma dividida em três
partes. Da mesma forma, a cidade também deveria ser tripartida, conforme
funções bem definidas, para as quais os indivíduos fossem escolhidos pelas suas
capacidades, surgidas no processo de educação. Segundo o filósofo, as três partes
da alma eram as seguintes:
1. Parte racional: responsável pelo uso da razão dos
homens.
2. Partes irracionais: a) irascível: responsável pelos
impulsos e afetos. b) concupiscente: responsável pelas necessidades básicas.
Comparando a alma
à cidade, Platão produziu um pensamento organicista, isto é, procurou entender
a política e a sociedade como se fossem organismos vivos em que cada parte se
refere às outras e forma com elas um todo.
As classes sociais
irracionais, ainda que constituíssem a maioria da população, deveriam
submeter-se à classe social racional, o menor grupo. Nesse sentido, tornava-se
imperativo rejeitar a vontade individual por um bem maior, de natureza
política. O Estado, então, seria o responsável por garantir que tudo ocorresse
de maneira saudável, respondendo pela organização da sociedade.
Os magistrados (juízes) e os governantes seriam
escolhidos para esses cargos segundo sua capacidade racional e sua sabedoria.
Os guerreiros seriam encontrados entre os que tinham coragem e força.
Finalmente, os trabalhadores gerais estariam entre as pessoas temperantes, isto
é, moderadas, que refreiam os próprios desejos.
Cada classe seria constituída por meio da educação e não
mais – como se fazia na prática – pelo nascimento. Platão observou que os ricos
se mantinham ricos e poderosos, pois podiam pagar pela educação oferecida pelos
sofistas – filósofos que prestavam serviços remunerados como professores – para
parecerem sábios e conseguirem seus altos cargos, independentemente de ser sábios
ou não.
Elaborado
especialmente para o São Paulo faz escola.
Responda
1.
Qual é a diferença entre o conceito de
democracia presente à época de Platão e o conceito presente hoje, no século
XXI?
2.
. Qual é o papel da propriedade de
terras e bens materiais para o tipo de Estado que se organizava na Grécia à
época de Platão?
3.
Quem deveria governar a cidade, segundo
Platão? Por quê?
4.
Você já foi atendido ou presenciou o
atendimento de alguém da sua família ou de um amigo por um funcionário público?
Como foi esse atendimento?
5.
A escola é um espaço no qual você e os
colegas se relacionam diariamente com funcionários públicos. Quais são esses
funcionários e o que pode ser aprimorado nesse relacionamento?
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