Filosofia 1º Ano


ROTEIRO DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS EM CASA PELOS ALUNOS, DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS.

Entregar até o dia 04 de Setembro

Nome do Aluno:                                                           Número:                 Série: 1º

Disciplina: Filosofia                                                     Quantidade de aulas: 2

Professora: Karla D. S. Kitzberger                         E-mail: karlakitzberger367@gmail.com

Unidade Temática: O Estado (parte 1)

Objetivo: Fazer com que o estudante tenha aprenda o que é o Estado e suas funções.

Recursos: Internet, papel, caneta e lápis.

Devolutiva: a devolutiva será feita por e-mail ou WhatsApp.

Habilidades:

1. Refletir sobre o conceito de Estado, bem como exercitar a linguagem escrita e dialógica. 1. Refletir sobre o conceito de Estado, bem como exercitar a linguagem escrita e dialógica.

Competências:                                                            

·         Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo e Argumentação.

 

ATIVIDADE (TEMPO 90 MINUTOS)

Platão e a teoria da Alma

            De forma resumida, podemos dizer que a sociedade grega do século IV a.C., em que Platão vivia, era dividida entre homens livres proprietários de terras, homens livres artesãos e sem propriedades agrícolas e escravos (pessoas que, por não terem como pagar suas dívidas, acabavam se tornando escravas de seus credores, ou estrangeiros derrotados nas guerras que, tendo suas vidas poupadas pelos vencedores, entregavam-nas a eles). A propriedade de terras no momento do nascimento era o principal determinante da condição social do indivíduo. Os proprietários de terra eram considerados livres e cidadãos, isto é, com direitos políticos.

            Na Grécia Antiga, havia uma concepção de democracia específica e que apresentava algumas diferenças em relação à concepção que conhecemos no século XXI. Democracia significava o poder do povo, tal como entendemos hoje. Porém, na Antiguidade Grega, constituíam o povo apenas os proprietários de terra e os grandes comerciantes em algumas cidades-Estado. E foi contra isso que Platão dirigiu seu pensamento, propondo repensar a política de forma que o poder não fosse dado pelo nascimento e que, em vez da corrupção, fosse praticada a justiça.

            Para Platão, o homem teria uma alma dividida em três partes. Da mesma forma, a cidade também deveria ser tripartida, conforme funções bem definidas, para as quais os indivíduos fossem escolhidos pelas suas capacidades, surgidas no processo de educação. Segundo o filósofo, as três partes da alma eram as seguintes:

            1. Parte racional: responsável pelo uso da razão dos homens.

            2. Partes irracionais: a) irascível: responsável pelos impulsos e afetos. b) concupiscente: responsável pelas necessidades básicas.

             Comparando a alma à cidade, Platão produziu um pensamento organicista, isto é, procurou entender a política e a sociedade como se fossem organismos vivos em que cada parte se refere às outras e forma com elas um todo.

As classes sociais irracionais, ainda que constituíssem a maioria da população, deveriam submeter-se à classe social racional, o menor grupo. Nesse sentido, tornava-se imperativo rejeitar a vontade individual por um bem maior, de natureza política. O Estado, então, seria o responsável por garantir que tudo ocorresse de maneira saudável, respondendo pela organização da sociedade.

            Os magistrados (juízes) e os governantes seriam escolhidos para esses cargos segundo sua capacidade racional e sua sabedoria. Os guerreiros seriam encontrados entre os que tinham coragem e força. Finalmente, os trabalhadores gerais estariam entre as pessoas temperantes, isto é, moderadas, que refreiam os próprios desejos.

            Cada classe seria constituída por meio da educação e não mais – como se fazia na prática – pelo nascimento. Platão observou que os ricos se mantinham ricos e poderosos, pois podiam pagar pela educação oferecida pelos sofistas – filósofos que prestavam serviços remunerados como professores – para parecerem sábios e conseguirem seus altos cargos, independentemente de ser sábios ou não.

Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.

 

Responda

1.    Qual é a diferença entre o conceito de democracia presente à época de Platão e o conceito presente hoje, no século XXI?

2.    . Qual é o papel da propriedade de terras e bens materiais para o tipo de Estado que se organizava na Grécia à época de Platão?

3.    Quem deveria governar a cidade, segundo Platão? Por quê?

4.    Você já foi atendido ou presenciou o atendimento de alguém da sua família ou de um amigo por um funcionário público? Como foi esse atendimento?

5.    A escola é um espaço no qual você e os colegas se relacionam diariamente com funcionários públicos. Quais são esses funcionários e o que pode ser aprimorado nesse relacionamento?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane