Atividades de LP - 6ºs A,B e C - Profª Marcia - 17 a 21 de agosto
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM Data: 17 `a 21 de agosto
PROFESSOR (A) : Marcia Morgado
EMAIL: marciamorg0@gmail.com
DISCIPLINA : Língua Portuguesa
TURMA: 6º A, B e C
UNIDADE TEMÁTICA: Leitura e análise de imagens; Leitura e análise de texto
contendo diálogo ( Cenas); Pontuação.
COMPETÊNCIAS: Conhecimento, pensamento
científico, crítico e criativo, repertório cultural, cultura digital.
HABILIDADES: EF67LP27 Analisar, entre os textos literários e entre estes e
outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e
midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos
temas, personagens e recursos literários e semióticos EF69LP05A Inferir, em
textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica)
produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos
iconográficos, pontuação, entreoutros. EF67LP29 Identificar em texto dramático
personagem, ato, cena, fala, indicações cênicas e a organizaçãodotexto. EF67LP28
Ler e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura
adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros
e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror,
lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros, expressando
avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros,
temas,autores.
Recursos : CMSP, youtube, blog, e-mail, whatsappp, google meet,
classroon e caderno do aluno. Tempo: 2 aulas- revisão Centro de Mídias; ( 90
minutos) 2 aulas – leitura dos textos; ( 90 minutos) 2 aulas – realização dos
exercícios; ( 90 minutos)
ATIVIDADE 1 Assista as aulas do CMSP dos dias 04/08 e
06/08 https://youtu.be/V4i26MUXNRI https://youtu.be/UBFARV59mRs
ATIVIDADE 2 -
Páginas 21 e 22 do Caderno do Aluno (Se preferir, pode responder no Caderno do
Aluno e enviar fotos das atividades resolvidas) Observe a imagem da Esfinge de
Tebas, um ser mitológico que lançava charadas aos viajantes. Se eles acertassem
a charada poderiam prosseguir a viagem, se não eram eliminados por ela.
1- Leia
as frases que estão em volta da Esfinge e responda:
A – Todas elas significam a
mesma coisa?
B – Qual é a tradução para as frases?
C – Qual das línguas o ajudou
na tradução?
2 – Agora, responda as charadas abaixo: (A leitura do Texto 2 o
ajudará)
A) Que é que anda com os pés na cabeça?
B) Qual é o homem que tem
cabeça de boi, coração de carneiro e pés de porco?
C) Qual foi o castigo de
Atlas?
D) Qual é o animal que anda de quatro patas de manhã, de duas ao
meio-dia, de três à tarde?
ATIVIDADE 3
Agora, faça a leitura do Texto 2 (
Páginas 22 à 25 do Caderno do Aluno) “A Esfinge e o oráculo de Apolo” RESPONDA:
(Página 25 do Caderno do Aluno)
A – Visconde entendeu a mensagem?
B – Ele
conseguiu escapar?
C – O que aconteceu com o grupo de Emília?
D – Transforme as
respostas nas falas das personagens e dê sequência à aventura, construindo a
Cena 7: (Página 26 do Caderno do Aluno) Cena 7
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Orientações: Essa atividade está no Caderno do Aluno – Volume 3 Se preferir,
você pode responder na própria Apostila (Caderno do Aluno) ou no seu caderno de
lição e me enviar as fotos das atividades feitas pelo e-mail. Não serão aceitas
mais atividades envidas pelo whatsapp, devido falta de memória no celular.
Enviar até o dia 03 de setembro Dúvidas, estou no whatsapp.
Comentários
Postar um comentário