ANA MARIA
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
SEMANA DO DIA 17/08/20 a 21/08/20
PROFESSORA: Ana Maria da Silva rocha
E-mail anamariasilvarocha@bol.com.br
DISCIPLINA: língua Portuguesa
TURMA: 8 °ano D
UNIDADE TEMÁTICA: Linguagens e códigos
NÚMERO DE AULAS: 6 aulas semanais
HABILIDADE DO CURRÍCULO
(EF08LP01C) – Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e
escolhas do que noticiar.
(EF08LP04A)- Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia,
regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais,
pontuação, acentuação, hifenização, estilo etc.) em funcionamento em um
texto.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:
1- Conhecimento;
2- Cultura digital;
3- Empatia e cooperação;
4- Responsabilidade e cidadania;
Atividade 1- Entre labirintos e discurso (aula do CMSP 07/08) (45 min.)
Questões disparadoras (45min)
1.2- Discursos direto e indireto (45 min.)
1.3 - Nos labirintos das Fake News (aula do CMSP 14/08) Reflexão texto –
Adolescentes são resgatados de uma caverna na região de Manaus. (45 min.)
Reflexão e análise de questões- (45min.).
1.4- trabalhando os sufixo e prefixo das palavras, questões disparadoras
(45min.).
RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA
QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL OU WHATSAP DA
PROFESSORA 997580969.
As atividades do 3° bimestre serão trabalhadas as aulas apresentadas do
centro de mídias, links das aulas do dia 07/08 e 14/08, pede que assistam a
essas aulas para responder as questões apresentadas e é continuidades das
aulas anteriores que se trabalhou o gênero notícia.
1 – Entre labirinto e discursos
Link da aula 07/08 https://youtu.be/-8hnt0dHjV8
As construções dos personagens
Após a leitura de o texto responder as questões abaixo;
a) No texto, duas palavras estão em negrito, antropófago e cevado, veja os
significados para responder?
b) Com base no conto, por que o minotauro é um antropófago?
c) Emília disse que o minotauro esteve mais gordo que célebre cevado,
que dona Benta comprava do Elias Turco. O que Emília quis dizer com
“célebre cevado”?
d) Diante do labirinto, os “três pica paus, pararam para refletir”.
O que o uso das aspas em pica-paus indica? A quem a palavra “pica-
paus” se refere?
2- Observe a oração a seguir: (discurso direto e indireto)
“Pedrinho comeu o bolinho inteiro e lamentou que o Visconde só tivesse
trazido um”.
a)- Como ela poderia ser reescrita utilizando o discurso direto?
Observação: (Pode usar as aspas, travessão ou dois pontos)
Veja o trecho a seguir e transforme em discurso direto ou indireto:
b)- O monstro deve ter seus aposentos por aqui disse Emília?
3- Nos labirintos das Fake news
Aula do dia 14/08, link para acessar a aula, assistir para responder as questões
a seguir:
Link: https://youtu.be/KDcLo4iP14A
Prestar atenção na aula para responder as questões a seguir:
Leitura e análise do texto
Adolescentes são resgatados de uma caverna na região de Manaus
Após acompanhar a aula do centro de mídias, fazer análise da leitura e
responder as questões abaixo:
a) Este texto pertence a qual gênero?
b) Este texto pode ser enquadrado como fake news? Justifique sua
resposta?
c) Como seria possível identificar se a notícia é verdadeira ou não?
d) Na notícia ocorre o que chamamos de intertextualidade, ou seja, há uma
direita a outro texto, identifique onde isso ocorre?
4-Vamos trabalhar o prefixo e o sufixo na palavra:
a)- Qual é o significado do sufixo e prefixo na palavra?
b)- Qual o sentido da palavra espelunca?
c)- O que pode ser uma espelunca?
d)- Qual o objetivo de uma notícia?
Bons estudos!
Comentários
Postar um comentário