ANA MARIA

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM SEMANA DO DIA 17/08/20 a 21/08/20 PROFESSORA: Ana Maria da Silva rocha E-mail anamariasilvarocha@bol.com.br DISCIPLINA: língua Portuguesa TURMA: 8 °ano D UNIDADE TEMÁTICA: Linguagens e códigos NÚMERO DE AULAS: 6 aulas semanais HABILIDADE DO CURRÍCULO (EF08LP01C) – Refletir sobre os tipos de fatos noticiados, comentados e escolhas do que noticiar. (EF08LP04A)- Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo etc.) em funcionamento em um texto. COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC: 1- Conhecimento; 2- Cultura digital; 3- Empatia e cooperação; 4- Responsabilidade e cidadania; Atividade 1- Entre labirintos e discurso (aula do CMSP 07/08) (45 min.) Questões disparadoras (45min) 1.2- Discursos direto e indireto (45 min.) 1.3 - Nos labirintos das Fake News (aula do CMSP 14/08) Reflexão texto – Adolescentes são resgatados de uma caverna na região de Manaus. (45 min.) Reflexão e análise de questões- (45min.). 1.4- trabalhando os sufixo e prefixo das palavras, questões disparadoras (45min.). RESPONDER NO CADERNO, COLOCANDO A RESOLUÇÃO DE CADA QUESTÃO, TIRAR FOTO E MANDAR NO EMAIL OU WHATSAP DA PROFESSORA 997580969. As atividades do 3° bimestre serão trabalhadas as aulas apresentadas do centro de mídias, links das aulas do dia 07/08 e 14/08, pede que assistam a essas aulas para responder as questões apresentadas e é continuidades das aulas anteriores que se trabalhou o gênero notícia. 1 – Entre labirinto e discursos Link da aula 07/08 https://youtu.be/-8hnt0dHjV8 As construções dos personagens Após a leitura de o texto responder as questões abaixo; a) No texto, duas palavras estão em negrito, antropófago e cevado, veja os significados para responder? b) Com base no conto, por que o minotauro é um antropófago? c) Emília disse que o minotauro esteve mais gordo que célebre cevado, que dona Benta comprava do Elias Turco. O que Emília quis dizer com “célebre cevado”? d) Diante do labirinto, os “três pica paus, pararam para refletir”. O que o uso das aspas em pica-paus indica? A quem a palavra “pica- paus” se refere? 2- Observe a oração a seguir: (discurso direto e indireto) “Pedrinho comeu o bolinho inteiro e lamentou que o Visconde só tivesse trazido um”. a)- Como ela poderia ser reescrita utilizando o discurso direto? Observação: (Pode usar as aspas, travessão ou dois pontos) Veja o trecho a seguir e transforme em discurso direto ou indireto: b)- O monstro deve ter seus aposentos por aqui disse Emília? 3- Nos labirintos das Fake news Aula do dia 14/08, link para acessar a aula, assistir para responder as questões a seguir: Link: https://youtu.be/KDcLo4iP14A Prestar atenção na aula para responder as questões a seguir: Leitura e análise do texto Adolescentes são resgatados de uma caverna na região de Manaus Após acompanhar a aula do centro de mídias, fazer análise da leitura e responder as questões abaixo: a) Este texto pertence a qual gênero? b) Este texto pode ser enquadrado como fake news? Justifique sua resposta? c) Como seria possível identificar se a notícia é verdadeira ou não? d) Na notícia ocorre o que chamamos de intertextualidade, ou seja, há uma direita a outro texto, identifique onde isso ocorre? 4-Vamos trabalhar o prefixo e o sufixo na palavra: a)- Qual é o significado do sufixo e prefixo na palavra? b)- Qual o sentido da palavra espelunca? c)- O que pode ser uma espelunca? d)- Qual o objetivo de uma notícia? Bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane