Roteiro e Atividade para os 1ºs anos de Biologia

 Roteiro de Atividades 

Professor: Elisabete Gomes de Medeiros 

Área do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias 

Disciplina: Biologia 

Séries: anos 

Unidade Temática:  Principais doenças no Brasil de acordo com sexo, renda e idade.  
Doenças infectocontagiosas, parasitárias, degenerativas, ocupacionais, carenciais e por intoxicação ambiental 

Habilidade Prioritária: Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde e identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito. Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança. 

Número de aulas a que equivalem: 4 aulas 

Competências da BNCC: Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza; analisar; avaliar; construir argumentos com base nos dados. 

 

Vídeos explicativos para melhor entendimento do assunto:    

https://www.youtube.com/watch?v=a4uPZQkw-3g (Vídeo aula do dia 03/08 do CMSP) 

https://www.youtube.com/watch?v=IZVrWs_I3To (Vídeo aula do dia 10/08 do CMSP) 

Observação: Na apostila (Caderno do aluno) esse assunto sobre Sexualidade e Saúde, começa na página 42. 

Atividade a ser realizada: (link abaixo para responder as questões)  

http://gg.gg/li45c (Caso não seja encaminhado diretamente para o formulário, basta digitar este link no Google). 

 

Referências: 


Gravidez na adolescência 

 

Lana Magalhães 

Professora de Biologia 

gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos. 

O Brasil apresenta elevados índices de adolescentes grávidas. Porém, o Ministério da Saúde indica que houve uma redução de 17% no número de mães entre 10 e 19 anos, no período de 2004 a 2015. 

Gravidez precoce 

A gravidez na adolescência ocorre em um momento de intensas mudanças corporais 

A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida. 

A gravidez na adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas. 

Veja alguns dados sobre a gravidez na adolescência no Brasil e ao redor do mundo: 

  • 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos; 

  • no ano de 2010 um relatório divulgado por um órgão ligado à ONU indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho; 

  • o Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, sendo que cerca de 300 mil crianças nascem de mães nessa faixa etária; 

  • em pesquisa realizada pela ONU, o Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos. 

Consequências e riscos 

Gravidez na adolescência: riscos e consequências 

A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho. 

A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares. 

Esses fatores contribuem para a perpetuação da pobreza, baixo nível de escolaridade, abuso e violência familiar, tanto à mãe como à criança. 

Além disso, a ocorrência de mortes na infância é alta em filhos nascidos de mães adolescentes. 

A situação socioeconômica, a falta de apoio e de acompanhamento da gestação (pré-natal) contribuem para que as adolescentes não recebam informações adequadas em relação à alimentação materna apropriada, à importância da amamentação e sobre a vacinação da criança. 

Também é grande o número de adolescentes que se submetem a abortos inseguros, usando substâncias e remédios para abortar ou em clínicas clandestinas. Isso tem grandes riscos para a saúde da adolescente e até mesmo risco de vida, sendo uma das principais causas de morte materna. 

Essas ações acarretam prejuízos às crianças, gerando um impacto na saúde pública, além da limitação no desenvolvimento pessoal, social e profissional da gestante. 

Principais fatores 

 

Há diversos fatores de natureza objetiva e subjetiva que levam à gravidez no início da vida reprodutiva, tais como: 

  • Falta de conhecimento adequado dos métodos contraceptivos e como usá-los; 

  • Dificuldade de acesso a esses métodos por parte do adolescente; 

  • Dificuldade e vergonha das meninas em solicitar o uso do preservativo pelo parceiro; 

  • Ingenuidade e submissão; 

  • Violência; 

  • Abandono; 

  • Desejo de estabelecer uma relação estável com o parceiro; 

  • Forte desejo pela maternidade, com expectativa de mudança social e de obtenção de autonomia através da maternidade; 

  • Meninas com início da vida sexual cada vez mais precoce. 

O ambiente familiar também tem relação direta com o início da atividade sexual. 

Experiências sexuais precoces são observadas em adolescentes em famílias onde os irmãos mais velhos já apresentam vida sexual ativa. 

É comum encontrar adolescentes grávidas cujas mães também iniciaram a vida sexual precocemente ou engravidaram durante a sua adolescência. 

Por outro lado, famílias onde existe o hábito da conversa e há orientação sobre a vida sexual, a situação pode ser diferente e a sexualidade melhor aproveitada pelos adolescentes no momento certo. 

Como evitar a gravidez na adolescência? 

A melhor forma de evitar a gravidez na adolescência é se informar adequadamente e conhecer o próprio corpo e do parceiro antes de começar a vida sexual. 

Meninos e meninas devem se informar sobre os métodos anticoncepcionais. A camisinha é o mais comum, mais barato e mais fácil de utilizar. Além da gravidez indesejada, ela também protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. 

 
 

 

Saúde e Bem-estar 

SAÚDE E BEM-ESTAR 

Saúde e bem-estar são dois conceitos distintos que merecem atenção. Estão relacionados, entre outros aspectos, com a ausência de doenças e com a satisfação com a vida. 

Saúde e bem-estar é um tema bastante complexo e que merece a atenção, pois apresenta relação direta com a qualidade de vida da população. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é, inclusive, o terceiro objetivo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, assinados pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Saúde é um conceito de difícil definição, que varia de acordo com o órgão, com o indivíduo, com o local, com a época e, até mesmo, com a classe social de quem o conceitua. Para muitos, saúde trata-se apenas da ausência de doença, mas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde relaciona-se não apenas com o bem-estar físico, apresentando relação também com o bem-estar mental e social. 

→ Conceito de saúde 

O conceito de saúde mais conhecido é aquele que diz que saúde é a ausência de doençasEsse conceito foi proposto por Christopher Boorse em 1977 e, até hoje, é muito utilizado. Entretanto, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um conceito ainda mais complexo. 

De acordo com a OMS, saúde pode ser definido como “o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Percebe-se, portanto, que, para o indivíduo ter saúde, não basta ele não ter doenças, sendo necessário analisar o corpo, a mente e o aspecto social no qual um indivíduo está inserido. 

Esse conceito de saúde é muito difícil de ser encontrado. Além disso, é difícil de ser determinado, uma vez que é extremamente complicado admitir que um indivíduo apresente ou não um bem-estar psicossocial, já que bem-estar é um conceito subjetivo e está muito relacionado com o modo como o indivíduo percebe sua vida. 

→ Conceito de bem-estar 

 
O bem-estar está relacionado, entre outros fatores, com os aspectos sociais e econômicos de um indivíduo, bem como com sua satisfação com a vida. 

O conceito de bem-estar, assim como o conceito de saúde, é bastante complexo e destaca-se por ser um estado subjetivo. De acordo com a professora universitária Vera Maria Ribeiro Nogueira, em seu artigo “Bem-estar, bem-estar social ou qualidade de vida: a reconstrução de um conceito”, alguns autores consideram que o estado de bem-estar é “concernente às condições da pessoa de satisfazer suas necessidades materiais e suas aspirações espirituais”. 

De uma maneira geral, o bem-estar está relacionado com o bem-estar objetivo e com o bem-estar subjetivo. O bem-estar objetivo relaciona-se com os aspectos sociais e econômicos de um dado indivíduo, enquanto o bem-estar subjetivo está relacionado com a experiência de vida de cada indivíduo. Geralmente, divide-se o bem-estar subjetivo em três categorias: satisfação com a vida, afetos positivos e afetos negativos. 

→ Diferença entre saúde e bem-estar 

O termo “bem-estar” possui significado complexo, subjetivo e, geralmente, é utilizado para indicar aspectos físicos, emocionais e sociais de um indivíduo. Está relacionado com a capacidade de o indivíduo suprir suas necessidades e satisfazer-se com a vida. A saúde, por sua vez, de acordo com a OMS, refere-se ao bem-estar. Considera-se que, para um indivíduo ter saúde, ele deve viver o estado mais completo de bem-estar físico, mental e social. 

→ Saúde, bem-estar e qualidade de vida 

 
A qualidade de vida está relacionada com diferentes aspectos, que incluem, por exemplo, opções de lazer e segurança. 

O conceito de qualidade de vida é bastante diversificado, sendo possível encontrar diferentes definições na literatura. De acordo com a OMS, a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Esse conceito é extremamente complexo e está relacionado com aspectos físicos, psicológicos, sociais, entre outros. 

De acordo com o conceito da OMS, a qualidade de vida está, portanto, relacionada, com questões físicas, como a presença de dor e a quantidade de sono diário, e com questões psicológicas, como imagem corporal, sentimentos negativos e autoestima. Também está relacionada com questões de mobilidade, dependência da utilização de medicamentos, relações pessoais, capacidade de trabalho, segurança física, recursos financeiros, disponibilidade de cuidados com a saúde, opções de lazer, transporte e, até mesmo, aspectos espirituais e crenças pessoais. A qualidade de vida é, portanto, um conceito bastante complexo e, como podemos ver, está relacionada, diretamente, com os conceitos de saúde e de bem-estar. 

→ ODS 3 

Em 2015, na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, realizada na sede da ONU em Nova York, os 193 países-membros das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual inclui os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Os ODS abordam diferentes temas, entre os quais destaca-se o ODS 3, que aborda saúde e bem-estar. De acordo com esse ODS, os países deverão assegurar, até 2030, uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Entre as metas do Objetivo 3 estão: 

 
Reduzir as mortes evitáveis de recém-nascidos é uma das metas do ODS 3. 

  • Reduzir a taxa de mortalidade materna. 

  • Reduzir as mortes evitáveis de recém-nascidos e de crianças menores de cinco anos. 

  • Acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis. 

  • Reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis. 

  • Reforçar a prevenção e tratamento do abuso de substâncias, como drogas entorpecentes. 

  • Reduzir acidentes nas estradas. 

  • Garantir acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva. 

  • Atingir a cobertura universal de saúde. 

  • Reduzir número de mortes e doenças por produtos químicos e poluição. 

→ Dicas de saúde e bem-estar 

O conceito de saúde é extremamente complexo e, de acordo com a OMS, envolve o bem-estar físico, mental e social. Diante disso, veja a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo na tarefa de conseguir um corpo e uma mente sadios: 

 
A prática de atividades físicas ajuda a melhorar o bem-estar físico e mental. 

  • Pratique exercícios físicos regularmente. 

  • Alimente-se bem, reduzindo sempre alimentos industrializados, ricos em sal, açúcares e gorduras. Insira na dieta mais alimentos naturais. 

  • Beba muita água. 

  • Evite o fumo e bebidas alcoólicas em excesso. 

  • Proteja a pele da exposição excessiva ao sol. Utilize sempre filtro solar. 

  • Priorize as boas noites de sono. 

  • Faça um check-up regularmente. 

  • Cuide da sua saúde mental e nunca sinta vergonha de procurar ajuda psicológica. 

  • Não utilize medicamentos sem prescrição médica. 

  • Tenha hábitos de higiene adequados, lembrando-se sempre de lavar as mãos e de não compartilhar objetos de uso pessoal. 

  • Controle seu estresse. 

  • Procure sempre organizar um tempo na sua agenda para as atividades que mais gosta, como passear no parque ou assistir a um filme no cinema. 

  • Evite comparar sua vida social com a de outras pessoas. 

  • Não se preocupe com o padrão de beleza imposto pela sociedade, pois cada pessoa é única e apresenta uma beleza diferente. 

  • Mantenha boas relações sociais. 

  • Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo. 

  • Controle suas finanças. 

  • Seja grato por tudo o que conquistou.  

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos 

Saúde envolve o bem-estar físico, mental e social. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane