ROTEIRO DE ATIVIDADE - QUÍMICA - 1º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - REFERENTE O DIA 21 DE AGOSTO
Roteiro de Atividade
Referente o dia 21 de Agosto
Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes
Componente Curricular: Química
Série: 1º ano C
Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br
Código da Turma: ienq3zh
Unidade Temática: Transformação química na natureza e no sistema produtivo Metais – processos de obtenção Representação de transformações químicas; Processos de obtenção de ferro, de aço e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica;
Números de aulas: 2 aulas por semana: 1 + 1(CMSP)
Habilidades: Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica.
Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas
Objetivos da aula: Ampliar os conhecimentos da linguagem simbólica da Química e de conhecer a organização dos elementos químicos e a história da tabela periódica.
Competências Gerais BNCC: 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Recursos: Caderno do aluno SP faz escola (volume 3), acesso a internet (aulas transmitidas via aplicativo CMSP...),livro didático...
Atividades
Nome do Aluno:
Série:
Mão na massa: (35 minutos)
Questão 1: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 3, página 31) - TEMA: TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA NA NATUREZA E NO SISTEMA PRODUTIVO
ATIVIDADE 1 – TABELA PERIÓDICA
Orientações para realizar a atividade: Escreva um texto próprio, considerando suas ideias iniciais a respeito das seguintes situações-problema: “Quais elementos químicos fazem parte do seu dia a dia?”, “O que são substâncias? Como são formadas?”, “O que representa a tabela periódica para a Química? Existe alguma organização?” e “Qual é a importância do ferro para o nosso cotidiano?”
Após a realização da atividade, proponho aos estudantes, assistirem o vídeo que está disponibilizado logo abaixo, para aprofundamento dos estudos sobre a tabela periódica.
Fonte: Aula 24 – Documentário – História da Tabela Periódica – Help Química (13’29’’). Help Química. Disponível em: https://youtu.be/8QNLfwjbzZw Acesso em: 02 jan 2020.
Sistematização: (10 minutos)
- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória.
- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps)
- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...)
Entregar até o dia 04/09
Links da aula do centro de mídia: (45 minutos)
Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades.
Comentários
Postar um comentário