ROTEIRO DE ATIVIDADE - QUÍMICA - 1º ANO C - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - REFERENTE O DIA 21 DE AGOSTO

Roteiro de Atividade

Referente o dia  21 de Agosto

 

Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Química

Série: 1º ano C

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma: ienq3zh

Unidade Temática: Transformação química na natureza e no sistema produtivo Metais – processos de obtenção Representação de transformações químicas; Processos de obtenção de ferro, de aço e de cobre; linguagem simbólica da Química; tabela periódica;

Números de aulas: 2 aulas por semana: 1 + 1(CMSP)

Habilidades: Reconhecer e localizar os elementos químicos na tabela periódica.

Representar transformações químicas usando equações químicas balanceadas

Objetivos da aula: Ampliar os conhecimentos da linguagem simbólica da Química e de conhecer a organização dos elementos químicos e a história da tabela periódica. 

Competências Gerais BNCC:  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 

Recursos: Caderno do aluno SP faz escola (volume 3), acesso a internet (aulas transmitidas via aplicativo CMSP...),livro didático...

 

Atividades

Nome do Aluno: 

Série:

Mão na massa: (35 minutos)

Questão 1: (Caderno do aluno SP faz escola, volume 3, página 31) - TEMA: TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA NA NATUREZA  E NO SISTEMA PRODUTIVO

ATIVIDADE 1 – TABELA PERIÓDICA 

Orientações para realizar a atividade: Escreva um texto próprio, considerando suas ideias iniciais a respeito das seguintes situações-problema: “Quais elementos químicos fazem parte do seu dia a dia?”, “O que são substâncias? Como são formadas?”, “O que representa a tabela periódica para a Química? Existe alguma organização?” e “Qual é a importância do ferro para o nosso cotidiano?”

Após a realização da atividade, proponho aos estudantes, assistirem o vídeo que está disponibilizado logo abaixo, para aprofundamento dos estudos sobre a tabela periódica. 

Fonte: Aula 24 – Documentário – História da Tabela Periódica – Help Química (13’29’’). Help Química. Disponível em: https://youtu.be/8QNLfwjbzZw Acesso em: 02 jan 2020. 

 

Sistematização: (10 minutos)

- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória. 

- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps) 

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...) 

Entregar até o dia 04/09

Links da aula do centro de mídia: (45 minutos)

https://youtu.be/t16TRmjpT5c

 

Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades. 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane