Prof. Carlinhos - Ciências 9 anos A, B, C e D
Roteiro de Aprendizagem
Do dia 14 a 20 de agosto
Escola: Chojiro
Segawa
Professora: Carlos
Alberto da Silva
E-mail: carlossilvaa@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina
Ciências
Turma 9° ano A,
B, C e D
Nome do
aluno:
N°: Série:
Unidade Temática |
VIDA E EVOLUÇÃO |
|
Número de aulas |
3 aulas + 1 no CMSP |
|
Habilidade(s) do Currículo Paulista |
|
|
Competências Gerais |
1 Conhecimento/ 2 Pensamento Científico, crítico e criativo |
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES
Caro estudante, dentro da temática Vida e Evolução, vai estudar as contribuições científicas que buscam explicar a diversidade biológica, vamos conhecer dentro da história da ciência, as idéias evolucionistas das espécies e estudar a hereditariedade. Para tanto, será importante conhecer termos e conceitos científicos que tratam desta temática e as atividades propostas serão desenvolvidas por meio de pesquisas investigativas, análise de evidências sobre fenômenos naturais ou de origem antrópica.
Iniciaremos nossos estudos sobre a Evolução das Espécies. Recomendamos que você efetue uma revisão de alguns conceitos importantes já estudados anteriormente, como por exemplo, o conceito de “espécie” e sobre a “classificação geral dos seres vivos”, ou seja, a classificação que organiza em diferentes grupos, os seres vivos até hoje identificados.
O que você entende por Evolução das Espécies?
Na sua opinião, como as espécies podem se modificar com o passar do tempo?
Na sua opinião, qual ou quais fatores (ambientais e/ou antrópicos) podem modificar uma espécie?
ATIVIDADE 1 - TEORIA DA
EVOLUÇÃO
Charles Robert Darwin e Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, conhecido como Cavaleiro de Lamarck, foram dois pesquisadores fundamentais para o desenvolvimento da teoria da evolução das espécies, ambos entendiam que o meio ambiente exerce um papel fundamental no processo evolutivo. Alguns termos científicos surgiram nesta pesquisa e serão fundamentais discutirmos em nossos estudos, tais como o significado dos termos: uso e desuso, herança de características adquiridas, adaptação, seleção natural. Segundo Lamarck o ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismos. Segundo Darwin o ambiente apenas seleciona as variações que melhor se adaptam ao ambiente. A partir dessa constatação, Darwin propôs a teoria da seleção natural, em seu livro – A Origem das Espécies, dizendo que a seleção natural nada mais é do que um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população. Costuma-se dizer que o ambiente seleciona o organismo mais apto a viver em um determinado ambiente.
Com base em seus estudos até aqui, faça uma pesquisa em livros didáticos e internet sobre as ideias de Lamarck e Darwin. Você pode se basear nos tópicos a seguir:
Após realizar a pesquisa observe a
imagem a seguir, comparando as ideias de Darwin e
Lamarck. Represente por meio de
esquema/desenho como Lamarck e Darwin explicariam a evolução
do pescoço das girafas, lembrando que elas se alimentam de folhas de árvores.
Assistam as aulas do centro de mídias e façam suas anotações e também encaminhem.
Professor Carlinhos até 20/08/2020
E_mail
carlossivaa@professor.educacao.sp.gov.br
Bons estudos
para todos
Comentários
Postar um comentário