Prof. Carlinhos - Ciências 9 anos A, B, C e D

 

Roteiro de Aprendizagem

Do dia 14 a 20 de agosto

Escola: Chojiro Segawa

Professora: Carlos Alberto da Silva

E-mail: carlossilvaa@professor.educacao.sp.gov.br

Disciplina Ciências

Turma 9° ano A, B, C e D

Nome do aluno:                               N°:               Série:

 

Unidade Temática

VIDA E EVOLUÇÃO

Número de aulas

3 aulas + 1 no CMSP

Habilidade(s) do Currículo Paulista

(EF09CI10): Comparar as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

Competências Gerais

1 Conhecimento/ 2 Pensamento  Científico, crítico e criativo

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

 

Caro estudante, dentro da temática Vida e Evolução, vai estudar as contribuições científicas que buscam explicar a diversidade biológica, vamos conhecer dentro da história da ciência, as idéias evolucionistas das espécies e estudar a hereditariedade. Para tanto, será importante conhecer termos e conceitos científicos que tratam desta temática e as atividades propostas serão desenvolvidas por meio de pesquisas investigativas, análise de evidências sobre fenômenos naturais ou de origem antrópica.

Iniciaremos nossos estudos sobre a Evolução das Espécies. Recomendamos que você efetue uma revisão de alguns conceitos importantes já estudados anteriormente, como por exemplo, o conceito de “espécie” e sobre a “classificação geral dos seres vivos”, ou seja, a classificação que organiza em diferentes grupos, os seres vivos até hoje identificados.

O que você entende por Evolução das Espécies?

Na sua opinião, como as espécies podem se modificar com o passar do tempo?

Na sua opinião, qual ou quais fatores (ambientais e/ou antrópicos) podem modificar uma espécie?

 

ATIVIDADE 1 - TEORIA DA EVOLUÇÃO

Charles Robert Darwin e Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, conhecido como Cavaleiro de Lamarck, foram dois pesquisadores fundamentais para o desenvolvimento da teoria da evolução das espécies, ambos entendiam que o meio ambiente exerce um papel fundamental no processo evolutivo. Alguns termos científicos surgiram nesta pesquisa e serão fundamentais discutirmos em nossos estudos, tais como o significado dos termos: uso e desuso, herança de características adquiridas, adaptação, seleção natural. Segundo Lamarck o ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismos. Segundo Darwin o ambiente apenas seleciona as variações que melhor se adaptam ao ambiente. A partir dessa constatação, Darwin propôs a teoria da seleção natural, em seu livro – A Origem das Espécies, dizendo que a seleção natural nada mais é do que um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população. Costuma-se dizer que o ambiente seleciona o organismo mais apto a viver em um determinado ambiente.

Com base em seus estudos até aqui, faça uma pesquisa em livros didáticos e internet sobre as ideias de Lamarck e Darwin. Você pode se basear nos tópicos a seguir:

 

 

Após realizar a pesquisa observe a imagem a seguir, comparando as ideias de Darwin e

Lamarck. Represente por meio de esquema/desenho como Lamarck e Darwin explicariam a evolução

do pescoço das girafas, lembrando que elas se alimentam de folhas de árvores.

 

 

Assistam as aulas do centro de mídias e façam suas anotações e também encaminhem.

Professor Carlinhos até 20/08/2020

 

E_mail

carlossivaa@professor.educacao.sp.gov.br

Bons estudos para todos

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane