ROTEIRO DE ATIVIDADE - MATEMÁTICA - 9º ANO A e B - PROFESSORA ELISANGELA NUNES - REFERENTE A SEMANA DOS DIAS 17 Á 21 DE AGOSTO

Roteiro de Atividades

Referente a semana dos dias 17 á 21 de Agosto

 

Professora: Elisangela de Oliveira Nunes Fernandes

Componente Curricular: Matemática 

Série: 9º A e B 

Email: nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br

Código da Turma 9º ano A: 3gu6h5q

Código da Turma 9º ano B: fqxmxnm

Unidade Temática: Geometria

Números de aulas: 6 aulas por semana: 3 + 3(CMSP)

Habilidades: [EF09MA13] Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

(EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras. 

Objetivos da aula: Estabelecer e identificar as relações métricas no triângulo retângulo.

Resolver problemas aplicando o Teorema de Pitágoras

Competências Gerais BNCC: 5- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Recursos: Caderno do aluno SP faz escola (volume 3), acesso a internet( aulas transmitidas via aplicativo CMSP...), livro didático...

Atividades 

Nome do aluno:

Série:

Mão na massa: (90 minutos)

Questão 1: ( Caderno do aluno SP faz escola volume 3 – página 66) - ATIVIDADE 5 – RELAÇÕES MÉTRICAS

5.3 Compare os triângulos AHC e AHB, aplicando o que já conhecem sobre a soma dos ângulos internos. Explore os demais ângulos internos de cada triângulo. A partir de suas descobertas sobre os ângulos internos de cada um dos triângulos, indique como deve ser representada a semelhança entre eles:

 

 

Questão 2: ( Caderno do aluno SP faz escola volume 3 – página 67) - ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÃO

6.4 Rafael pretende construir a estrutura do telhado de sua casa e, para isso, fez o esboço do desenho do telhado. Quantos metros de vigas de madeira ele deverá comprar para construir o telhado?

Questão 3: CADERNO DO PROFESSOR – VOLUME 3 - MATEMÁTICA - PARA PRATICAR

Para reforçar a estrutura de seu esquadro, Mariana decidiu colocar uma barrinha de metal conforme mostra a figura. Qual deve ser o comprimento da barrinha de metal? 

Sistematização: (45 minutos) 

- Encaminhar as atividades realizada no meu email nunesfernandes@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom, não enviar no whatssaps devido estar sem memória. 

- As dúvidas e orientações será o horário da manhã na segunda feira, terça feira, quarta feira e  sexta feira via aplicativos ( chat do aplicativo CMSP ou whatssaps) 

- As devolutivas serão feitas individualmente (poderá ser por email, google sala de aula, whatssaps...) 

Entregar até o dia 04/09

Sugestão de apoio na realização das atividades: Links das aulas do centro de mídia: (135 minutos) 

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ

https://youtu.be/YRo5qgTehMk

https://youtu.be/dslfmSkZazA

Avaliação: Participação e interação no desenvolvimento das atividades. 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane