Roteiro de atividades de Ciências
Roteiro de atividades para 15 dias( 11/05 a 15/05 e 18/05 a 22/05)
Escola: E.E Chojiro Segawa
Professora: Semeir
Disciplina: Ciências Turma:9° A, B, C e D
Unidade Temática: Matéria e energia
Habilidades:
(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores, luzes podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também a cor da luz que o ilumina.
(EF09CI05) Identificar, analisar, categorizar e explicar, a partir dos conhecimentos científico- tecnológicos envolvidos, a transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram o sistema de comunicação humana.
Competência Gerais: 1 Conhecimento. 2 Pensamento científico,crítico e criativo. 10 Responsabilidade e cidadania.
Número de aula a que equivalem: 9° A = 8 aulas / 9° B = 8 aulas / 9° C = 8 aulas / 9° D = 8 aulas.
Atividades a serem realizadas:
1° e 2° aula:
Atividade 1:
Leitura de um texto explicativo "Radiação eletromagnética";
Radiações eletromagnéticas são ondas que se propagam no vácuo ou no ar com alta velocidade. Elas resultam da liberação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto e estão espalhadas pelo planeta e pelo espaço.
A radiação eletromagnética se classifica em: radiação ionizante e radiação não ionizante.
Radiação ionizante: muita energia, elétrons se desprendem de átomos e moléculas, alterando sua estrutura.
Radiação não ionizante: baixa frequência e baixa energia, insuficiente para ionizar átomos ou molécula.
Atividade 2:
Pesquise : Ondas de radiação Eletromagnética( Ondas baixas, ondas de rádio, ondas de micro-ondas, ondas infravermelha, ondas de luz visível, ondas de ultravioleta, ondas de raio V e ondas de raio gamas)
3° e 4° aula:
Atividade 3:
Assistir ao vídeo no Canal Futura: https://youtu.be/EuCQ7YdqHjE ;
Agora faça um desenho ou mapa conceitual ou alguma anotação que defina o que você entendeu sobre radiações eletromagnéticas.
Atividade 4:
No livro didático, na página 139, tem um texto: "Ondas eletromagnéticas, faça uma leitura com calma até a página 144, pode ser preciso fazer a leitura mais de uma vez,e se preciso pesquise na internet ou peça orientação da professora de ciências e responda as seguintes questões:
1) Sobre as ondas eletromagnéticas, assinale a alternativa incorreta:
a) as ondas eletromagnéticas não podem ser polarizadas
b) as ondas eletromagnéticas são longitudinais.
c) as ondas eletromagnéticas são produzidas pela oscilação dos campos elétrico e magnético.
d) ondas eletromagnéticas não são capazes de carregar matéria, somente energia.
e) podem existir ondas eletromagnéticas de polarização vertical, horizontal e circular.
Atividade 5:
Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
As ondas eletromagnéticas limítrofes recebem os nomes infravermelho e ultravioleta, quando estão na faixa de luz visível.
() porque infravermelho significa ondas com frequência abaixo da luz vermelha. Essa luz vermelha é a luz de menor frequência.
() porque ultravioleta possui ondas com frequência acima da luz violeta, que é a luz visível com maior frequência.
() nenhuma dessas opções.
5° e 6° aula
Atividade 6:
Produza um texto em cima do vídeo do canal futura mais ciências (vídeo 65) https://youtu.be/7kglbTY4HXM .
Atividade 7:
leitura do texto: Os padrões de cores ( página 23 do caderno do aluno de ciências.) e produza um texto ou grave um áudio resumindo tudo o que você aprendeu sobre as cores da luz e dos objetos.
7° e 8° aula
Leitura do livro didático e atividades que se encontram nas páginas 139 a 145.
Avaliação: Realização das atividades, participação por e mail , WhatsApp e centro de mídias.
Recursos: livro didático, caderno do aluno, centro de mídias e internet.
Comentários
Postar um comentário