ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Professora: Eunice
E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Arte
Turmas: 9º anos A, B, C e D
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a
pandemia do novo coronavírus.
Quantidade de aulas: 04
Período de realização: 20/05/2020 a 29/05/2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1xhkZ6271Ro1M4Pk214cpkjJmyxwkjmT2
Habilidades: (EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e
funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em
seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais
às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica,
estética e ética a partir do século XX.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Atividade 1- Texto
Gênero musical: é o que podemos chamar de grande categoria, ou seja, são
aquelas músicas que possuem características, instrumentação e estrutura
base, e servem de referência para variações. Podemos exemplificar como
gêneros da música popular brasileira: Samba, Axé, Sertaneja, Forró, Funk,
Gospel etc., e gêneros da música popular estrangeira: Fado, Tango, Reggae,
Salsa, Country etc.
Estilo musical: está relacionado às formas de variar um mesmo gênero
musical de acordo com a série de escolhas musicais feitas pelos compositores,
arranjadores e intérpretes. Dentro dessas escolhas pessoais estão variações
de ritmo, modos de escolher ou dedilhar cordas, melodia, humor e dinâmicas.
O estilo engloba um senso de individualismo e personalidade na música.
A música estrangeira dos Estados Unidos pode ser caracterizada pelo uso de
sincope assimétrica e ritmos, longos, melodias irregulares, que se diz que
"refletem a grande abertura da geografia (a paisagem americana)" e do
"sentimento de liberdade pessoal característica de vida americana”. Alguns
aspectos distintos da música americana, são derivados das técnicas e
instrumentos africanos.
A música popular brasileira resulta de um conjunto de manifestações culturais
de influência indígena, africana e europeia.
Atividade 2- Questoes:
1-O que é um gênero musical?
2-Você sabe o que é estilo musical?
3- Você sabe a diferença entre estilo e gênero musical?
4-Você conhece gêneros de música popular brasileira? Cite alguns.
5-Você conhece gêneros de música popular estrangeira? Cite alguns.
6-Você se lembra de artistas da Música Popular Brasileira? E dos artistas da
Música Popular estrangeira? Cite nome dos cantores e das músicas.
7-Quais gêneros da música popular brasileira vocês gostas de escutar?
Justifiquem.
8- Quais gêneros da música popular estrangeira vocês gostam de
escutar?Justifiquem.
9-Quais outros gêneros de música brasileira vocês costumam ouvir?
Atividade 3- Apreciação:
*Alguns gêneros musicais brasileiros – “Disponível em:
https://www.todamateria.com.br/generos-musicais-brasileiros/ Acesso em 17
out. 2019” ;
*Os 4 pilares da música norte-americana - “Disponível em:
https://blog.guitarpedia.com.br/os-4-pilares-da-musica-americana/Acesso em 17
out.
Youtube: Top MPB 2018 �� Grandes Sucessos da Música Popular Brasileira
Youtube: Top 100 Musica Internacionais Mais Tocadas 2019 - Melhores Musicas
Pop Internacional 2019;
Atividade 4- Expressiva:
Para ampliar conhecimento musical referente aos gêneros da música popular
brasileira e estrangeira, elabore uma pesquisa, em revistas, livros e internet,
conforme os temas e complete cada grupo os estilos de músicas. Ex: grupo
Funk:
Funk pop brasileiro, Funk carioca etc.
Grupo 1- Sertanejo:
Grupo 2 – MPB:
Grupo 3- Samba:
Grupo 4- Forró:
Grupo 5- Estrangeiras:
RECURSOS:
Internet, revistas, jornal e caderno.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Realização das atividades, pesquisa na internet, em canais digitais, por Links de
material de pesquisa, controle da participação das aulas (CMSP), por Facebook
da escola. A avaliação será processual, acompanhando todo o processo de
desenvolvimento produção das atividades propostas. Registros feitos no
caderno de Arte.
E no retorno presencial essas atividades deverão estar organizadas no caderno
referente a data de cada atividade enviadas e serão visitadas e analisadas.
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Professora: Eunice
E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Arte
Turmas: 8º anos A e B
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a
pandemia do novo coronavírus.
Quantidade de aulas: 04
Período de realização: 20/05/2020 a 29/05/2020
Habilidades: (EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e
funções de diferentes gêneros da música popular brasileira em seus contextos
de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
a partir do século XX
Música, harmonia e melodia
O que é música?
Por que a música tem sido alvo de discussão há décadas.
Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de
uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio
emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como
música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é
algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música?
Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a
maioria das pessoas não chamaria esse som de música.
Então, o que é música afinal?
De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por
melodia, harmonia e ritmo.
Harmonia é a combinação dos sons ouvidos simultaneamente, é o
agrupamento agradável de sons. No nosso exemplo, você poderia muito bem
tocar a música apenas com uma nota de cada vez, porém ficaria sem graça. Por
isso, quanto mais notas musicais você tocar simultaneamente (acordes) de
forma agradável, harmoniosa, melhor será a música. Harmonia é uma
sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma
pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no
violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas.
Por isso que os acordes fazem parte da harmonia.
O que é melodia? É uma sequência de sons em intervalos irregulares.
A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais
destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento
como Sax ou de um solo de Guitarra e etc. Sempre que ouvir um Solo - notas
tocadas individualmente - você estará ouvindo uma Melodia.
Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado.
Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio
marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música.
Cada um desses três assuntos precisa ser tratado à parte. Um
conhecimento aprofundado permite uma manipulação ilimitada de todos os
recursos que a música fornece, e é isso o que faz os “sons e silêncios” ficarem
tão interessantes para nosso ouvido.
Notas musicais são os elementos mínimos de um som. Quando uma
corda vibra, ela movimenta as moléculas de ar ao seu redor. Essa agitação das
moléculas ocorre na mesma frequência de vibração da corda. O ouvido humano
capta essa vibração do ar e a processa atribuindo um som ao cérebro. Para
cada frequência de vibração, o cérebro atribui um som diferente (uma nota
diferente).
Como representar as notas musicais?
As notas musicais podem ser identificadas por letras para facilitar a
escrita e aumentar a velocidade de leitura. A notação utilizada é universal, o que
facilita a comunicação com músicos de outros países. Existem 7 letras para
representar as notas musicais. A definição das letras e suas notas
correspondentes é a seguinte:
C –> dó
D –> ré
E –> mi
F –> fá
G –> sol
A –> lá
B –> si (H no alemão)
Existe também outra representação para as notas musicais, que não depende de
letras. É a famosa partitura. Você já deve ter visto por aí algo parecido com isto:
Uma partitura é uma representação escrita de música padronizada
mundialmente. Tal como qualquer outro sistema de escrita, dispõe de símbolos
próprios (notas musicais) que se associam a sons.
Pois bem, isso é uma representação por partitura ela é bem mais detalhada e
completa (envolve ritmos e tudo o mais)
Atividade ( responda no caderno)
1. Segundo o texto, como é composta a música?
2. O que é Harmonia
3. O que é melodia?
4. O que é Ritmo?
5. Por que as notas musicais são identificadas por letras?
6. Qual a vantagem de essas notas musicais serem universais?
7. O que são notas musicais?
8.Observe as imagens acima. Identifique qual é nota musical e qual é partitura.
9. Copie do texto algo que diferencie nota musical de partitura.
Aula 2: Improvisação musical
Improvisação musical é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo; ou
seja, é inventar na hora!
Uma improvisação pode ser uma harmonia, uma melodia, um solo, um ritmo, etc.
Essa arte diferencia músicos criadores de músicos reprodutores. Músicos
reprodutores são aqueles que apenas reproduzem ou executam músicas
prontas. Eles geralmente possuem técnica e boa leitura, mas são completamente
engessados musicalmente (dependentes de um repertório). Músicos criadores
não se limitam a apenas reproduzir músicas prontas; são capazes de alterá-las,
incrementá-las, criar novas melodias ou harmonias automaticamente.
Resumindo é quem sabe improvisar:
Vantagens de saber improvisar
– Entende o que está se passando e tem ideias imediatas
– Possui facilidade para compor, pois tem muitas ferramentas e recursos em
mente
– Possui um ouvido muito apurado
– Consegue se sair bem em situações inesperadas (músicas novas, alterações
de repertório de última hora, falha de memória (branco), etc.)
– Coloca sua própria identidade nas músicas
Para ser capaz de improvisar, é necessário conhecer o assunto em questão.
Atividade
1. Faça em seu caderno, uma rima de improvisação em ritmo de rap.
Aula 3: Improvisação musical
Leia o texto da aula anterior- Improvisação musical -e faça o que se pede.
1. Complete as lacunas abaixo.
1. Improvisação musical é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo; ou seja___________ na hora.
2. Uma improvisação pode ser uma________________, uma melodia, um solo, um ritmo, etc.
3. A arte da improvisação diferencia músicos _______________de músicos reprodutores.
4. O improvisador coloca a sua própria ______________nas músicas
5. O improvisador entende o que está se passando e tem ideias_____________________
6. O improvisador possui facilidade para_____________, pois tem muitas ferramentas e recursos em
mente
7. O improvisador possui um ________________muito apurado.
8. O improvisador consegue se sair bem em situações _____________(músicas novas, alterações de
repertório de última hora, falha de memória (branco), etc.)
9. _____________criadores não se limitam a apenas reproduzir músicas prontas; são capazes de alterá-
las, incrementá-las, criar novas melodias ou harmonias automaticamente.
Aula 4: História da música
Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da
evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma
divisão da musicologia e da teoria musical. Em 1957 Marius Schneider escreveu:
“Até poucas décadas atrás o termo „história da música‟ significava meramente
a história da música erudita européia. Foi apenas gradualmente que o escopo da
música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não
européia e finalmente da música pré-histórica." Há, portanto, tantas histórias da
música quanto há culturas e espaços no mundo.
Tipos de Músicas
Se você é adolescente e gosta de música já parou para pensar nos
inúmeros estilos musicais diferentes? São muitos e para os mais variados
gostos. Imagine a nossa vida sem música? A música teve origem ainda na pré-
história, historiadores encontraram nas cavernas muitas pinturas rupestres que
davam uma idéia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos
humanos. É surpreendente saber que já na pré-história os homens das cavernas
já emitiam os primeiros sons e criavam instrumentos musicais parecidos com os
atuais tambores e xilofone.
Hoje em dia os ritmos diferem de cultura para cultura e de país para país,
bem como também são direcionados para diversas faixas etárias e diferentes
grupos de indivíduos. Veja abaixo os ritmos mais conhecidos e que obtém maior
sucesso em todo o mundo:
- Música Pop – Género apreciado por crianças, jovens, adolescentes e adultos.
Surgiu nos anos 60 e as músicas se traduzem em ritmos melódicos e por vezes
ritmos „acelerados‟, um som bom de se ouvir e bom para dançar. Shakira, Back
Stree Boys, Britney Spears são exemplos de artistas POP.
- Fado – Ritmo tipicamente português, cantado por uma pessoa que é
acompanhada por músicos que tocam a guitarra portuguesa e outros. Mariza,
Amália e Ana Moura são grandes exemplos de fadistas.
- Hip Hop – Despontou nos anos 70, é um género de música americana que
nasceu com o objetivo de mostrar ao mundo o dia-a-dia de classes menos
favorecidas e seus conflitos. Grandes nomes são Boss Ac e Da Weasel.
- Rock and Roll – Surgiu na déc. 50 nos EUA, com ritmo acelerado favorecendo a
dança. Os precursores foram Elvis Presley e Os Beatles.
- Música Popular Brasileira (MPB) – Grandes nomes deste género musical Maria
Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque de Holanda e outros. Fala de amor, da vida,
das desilusões, conta história em forma de música.
- Samba - Ritmo típico brasileiro que surgiu nos anos 30/40, tendo seu „berço‟ a
população menos favorecida. Grandes nomes Alcione, Beth Carvalho, etc.
- Jazz – Género elitista e apreciado por intelectuais teve sua origem entre os
afro-americanos. Usa instrumentos como o piano, trompete. Grandes nomes
Louis Armstrong, e hoje temos como ícone Diana Krall.
- Tango – Ritmo Argentino, suas músicas narram paixões e desventuras de
casais apaixonados. Um dos grandes representante foi Carlos Gardel.
- Música Clássica – Um dos géneros mais apreciados por todo o mundo surgiu
por volta de 1500, pode ser tocada por muitos instrumentos como violino, cravo,
piano, violoncelo, viola e outros. Pode ser subdivididas em sinfonias, sonatas,
operas, operetas, ensaios, etc. Grandes nomes da música clássica Chopin,
Mozart, Strauss, Bach, etc.
- Reggae – Ritmo Jamaicano, teve como seu „berço‟ a cultura Jamaicana, Bob
Marley foi o maior ídolo.
- Country – Teve origem nos anos 40 nos EUA, as músicas são melodiosas e
contam histórias de amores e desamores de casais enamorados, além da vida
no campo. Grandes nomes Dolly Parton, John Denver, Kenny Rogers.
- New Age – Estilo de música calma, futurista, quase sempre instrumental;
embora Enya, Lorena Mackneth e outras cantoras tenham se firmado no género
new age com grande sucesso colocando suas vozes nas músicas.
- Electrónica – É sempre o mesmo ritmo, é electrónica podendo ser gerada por
computadores e tendo como marca principal a „mesma batida repetitiva‟. Faz
sucesso nas discotecas e entre jovens de todo o mundo.
- Axé Music – Se ouve comumente no Brasil, surgiu nos anos 90 e é enfatizada
no carnaval pelos „trio-elétricos‟ tendo como nomes de relevância Luis Caldas,
Ivete Sangalo e outros.
- Ópera – Apreciado por intelectuais, consiste num drama encenado com música
por cantores que são classificados pelo seu timbre de voz (barítonos, tenor,
contra-tenor, soprano, contralto, e mezzo soprano). Cantada no idioma italiano.
Grandes nomes Luciano Pavarotti, Plácido Domingos, Jose Carreras.
Atividades
1. Escreva nas linhas entre as notas musicais os objetos referentes a música
encontrados na imagem.
2. Complete o quadro como o exemplo. Um gênero e um representante
opera Pavarotti
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Professora: Eunice
E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Arte
Turmas: 1º anos A, B, C e D
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a
pandemia do novo coronavírus.
Quantidade de aulas: 04
Período de realização: 20/05/2020 a 29/05/2020
Conteúdo
Arte, cidade e patrimônio cultural (Intervenções urbanas; arte pública;
grafite).
Habilidades
Identificar os precursores da arte urbana
Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade
dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes
visuais.
Atividade 1
A - Sensibilizando... Analisando as Imagens
B - Questões para refletir copiar e responder...
1- O que você vê?
2 – Você consegue perceber a mensagem que os artistas querem
transmitir nos murais?
3 - Você sabe quem são os artistas?
4 – Você já viu um artista de rua, mesmo que em filme?
5 – Quais as linguagens da arte que podem ser utilizadas na rua, como
arte urbana?
Atividade 2
A – Ativação dos conhecimentos prévios
Assista ao vídeo Youtube: Jean Michel Basquiat – o artista negro
https://www.youtube.com/watch?v=K96PSRA41t0
Assista ao vídeo Youtube: Influência #1 - KOBRA
https://www.youtube.com/watch?v=zkmOXiq9FVQ
Assista ao vídeo Youtube: Influência #2 - OS GÊMEOS
https://www.youtube.com/watch?v=Ahld0nYt9W8
B - Questões para orientar a observação do vídeo, refletir copiar e
responder...
1 - Você já conhece os artistas dos vídeos?
2 - Há certo, errado ou simplesmente uma intencionalidade na arte
urbana?
3 - Você sabe o que é arte urbana? E como surgiu?
Atividade 3
A - Estudo
Aproveite para se aprofundar mais no assunto, você sabia que alguns
estudiosos afirmam que a arte urbana é bem mais antiga do que parece,
surge na Grécia pré-socrática e caminha até os dias de hoje. Realize uma
pesquisa sobre:
Arte urbana, em especial o grafite;
Jean Michel Basquiat;
Eduardo Kobra;
Otávio e Gustavo Pandolfo – Os Gêmeos.
Atividade 4
A - Produzindo...
Agora você vai criar um grafite sobre “o impacto coronavírus na
sociedade”.
A sua criação será realizada em folha sulfite, margem de1cm e pintura
utilizando lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, giz pastel ou tinta de
sua preferência.
Atividade 5
A - Avaliação
Escreva o que você aprendeu neste percurso formativo...
Quais atividades deverão ser postadas:
Atividade 1 – tópico B (questões)
Atividade 2 – tópico B (questões)
Atividade 3 – tópico A (pesquisa)
Atividade 4 – tópico A (grafite – desenho)
Atividade 5 – tópico A (avaliação)
Professora: Eunice
E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Arte
Turmas: 9º anos A, B, C e D
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a
pandemia do novo coronavírus.
Quantidade de aulas: 04
Período de realização: 20/05/2020 a 29/05/2020
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1xhkZ6271Ro1M4Pk214cpkjJmyxwkjmT2
Habilidades: (EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e
funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em
seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais
às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica,
estética e ética a partir do século XX.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Atividade 1- Texto
Gênero musical: é o que podemos chamar de grande categoria, ou seja, são
aquelas músicas que possuem características, instrumentação e estrutura
base, e servem de referência para variações. Podemos exemplificar como
gêneros da música popular brasileira: Samba, Axé, Sertaneja, Forró, Funk,
Gospel etc., e gêneros da música popular estrangeira: Fado, Tango, Reggae,
Salsa, Country etc.
Estilo musical: está relacionado às formas de variar um mesmo gênero
musical de acordo com a série de escolhas musicais feitas pelos compositores,
arranjadores e intérpretes. Dentro dessas escolhas pessoais estão variações
de ritmo, modos de escolher ou dedilhar cordas, melodia, humor e dinâmicas.
O estilo engloba um senso de individualismo e personalidade na música.
A música estrangeira dos Estados Unidos pode ser caracterizada pelo uso de
sincope assimétrica e ritmos, longos, melodias irregulares, que se diz que
"refletem a grande abertura da geografia (a paisagem americana)" e do
"sentimento de liberdade pessoal característica de vida americana”. Alguns
aspectos distintos da música americana, são derivados das técnicas e
instrumentos africanos.
A música popular brasileira resulta de um conjunto de manifestações culturais
de influência indígena, africana e europeia.
Atividade 2- Questoes:
1-O que é um gênero musical?
2-Você sabe o que é estilo musical?
3- Você sabe a diferença entre estilo e gênero musical?
4-Você conhece gêneros de música popular brasileira? Cite alguns.
5-Você conhece gêneros de música popular estrangeira? Cite alguns.
6-Você se lembra de artistas da Música Popular Brasileira? E dos artistas da
Música Popular estrangeira? Cite nome dos cantores e das músicas.
7-Quais gêneros da música popular brasileira vocês gostas de escutar?
Justifiquem.
8- Quais gêneros da música popular estrangeira vocês gostam de
escutar?Justifiquem.
9-Quais outros gêneros de música brasileira vocês costumam ouvir?
Atividade 3- Apreciação:
*Alguns gêneros musicais brasileiros – “Disponível em:
https://www.todamateria.com.br/generos-musicais-brasileiros/ Acesso em 17
out. 2019” ;
*Os 4 pilares da música norte-americana - “Disponível em:
https://blog.guitarpedia.com.br/os-4-pilares-da-musica-americana/Acesso em 17
out.
Youtube: Top MPB 2018 �� Grandes Sucessos da Música Popular Brasileira
Youtube: Top 100 Musica Internacionais Mais Tocadas 2019 - Melhores Musicas
Pop Internacional 2019;
Atividade 4- Expressiva:
Para ampliar conhecimento musical referente aos gêneros da música popular
brasileira e estrangeira, elabore uma pesquisa, em revistas, livros e internet,
conforme os temas e complete cada grupo os estilos de músicas. Ex: grupo
Funk:
Funk pop brasileiro, Funk carioca etc.
Grupo 1- Sertanejo:
Grupo 2 – MPB:
Grupo 3- Samba:
Grupo 4- Forró:
Grupo 5- Estrangeiras:
RECURSOS:
Internet, revistas, jornal e caderno.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Realização das atividades, pesquisa na internet, em canais digitais, por Links de
material de pesquisa, controle da participação das aulas (CMSP), por Facebook
da escola. A avaliação será processual, acompanhando todo o processo de
desenvolvimento produção das atividades propostas. Registros feitos no
caderno de Arte.
E no retorno presencial essas atividades deverão estar organizadas no caderno
referente a data de cada atividade enviadas e serão visitadas e analisadas.
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Professora: Eunice
E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Arte
Turmas: 8º anos A e B
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a
pandemia do novo coronavírus.
Quantidade de aulas: 04
Período de realização: 20/05/2020 a 29/05/2020
Habilidades: (EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e
funções de diferentes gêneros da música popular brasileira em seus contextos
de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
a partir do século XX
Música, harmonia e melodia
O que é música?
Por que a música tem sido alvo de discussão há décadas.
Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de
uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio
emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como
música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é
algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como música?
Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a
maioria das pessoas não chamaria esse som de música.
Então, o que é música afinal?
De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por
melodia, harmonia e ritmo.
Harmonia é a combinação dos sons ouvidos simultaneamente, é o
agrupamento agradável de sons. No nosso exemplo, você poderia muito bem
tocar a música apenas com uma nota de cada vez, porém ficaria sem graça. Por
isso, quanto mais notas musicais você tocar simultaneamente (acordes) de
forma agradável, harmoniosa, melhor será a música. Harmonia é uma
sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma
pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no
violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas.
Por isso que os acordes fazem parte da harmonia.
O que é melodia? É uma sequência de sons em intervalos irregulares.
A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais
destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento
como Sax ou de um solo de Guitarra e etc. Sempre que ouvir um Solo - notas
tocadas individualmente - você estará ouvindo uma Melodia.
Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado.
Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio
marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música.
Cada um desses três assuntos precisa ser tratado à parte. Um
conhecimento aprofundado permite uma manipulação ilimitada de todos os
recursos que a música fornece, e é isso o que faz os “sons e silêncios” ficarem
tão interessantes para nosso ouvido.
Notas musicais são os elementos mínimos de um som. Quando uma
corda vibra, ela movimenta as moléculas de ar ao seu redor. Essa agitação das
moléculas ocorre na mesma frequência de vibração da corda. O ouvido humano
capta essa vibração do ar e a processa atribuindo um som ao cérebro. Para
cada frequência de vibração, o cérebro atribui um som diferente (uma nota
diferente).
Como representar as notas musicais?
As notas musicais podem ser identificadas por letras para facilitar a
escrita e aumentar a velocidade de leitura. A notação utilizada é universal, o que
facilita a comunicação com músicos de outros países. Existem 7 letras para
representar as notas musicais. A definição das letras e suas notas
correspondentes é a seguinte:
C –> dó
D –> ré
E –> mi
F –> fá
G –> sol
A –> lá
B –> si (H no alemão)
Existe também outra representação para as notas musicais, que não depende de
letras. É a famosa partitura. Você já deve ter visto por aí algo parecido com isto:
Uma partitura é uma representação escrita de música padronizada
mundialmente. Tal como qualquer outro sistema de escrita, dispõe de símbolos
próprios (notas musicais) que se associam a sons.
Pois bem, isso é uma representação por partitura ela é bem mais detalhada e
completa (envolve ritmos e tudo o mais)
Atividade ( responda no caderno)
1. Segundo o texto, como é composta a música?
2. O que é Harmonia
3. O que é melodia?
4. O que é Ritmo?
5. Por que as notas musicais são identificadas por letras?
6. Qual a vantagem de essas notas musicais serem universais?
7. O que são notas musicais?
8.Observe as imagens acima. Identifique qual é nota musical e qual é partitura.
9. Copie do texto algo que diferencie nota musical de partitura.
Aula 2: Improvisação musical
Improvisação musical é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo; ou
seja, é inventar na hora!
Uma improvisação pode ser uma harmonia, uma melodia, um solo, um ritmo, etc.
Essa arte diferencia músicos criadores de músicos reprodutores. Músicos
reprodutores são aqueles que apenas reproduzem ou executam músicas
prontas. Eles geralmente possuem técnica e boa leitura, mas são completamente
engessados musicalmente (dependentes de um repertório). Músicos criadores
não se limitam a apenas reproduzir músicas prontas; são capazes de alterá-las,
incrementá-las, criar novas melodias ou harmonias automaticamente.
Resumindo é quem sabe improvisar:
Vantagens de saber improvisar
– Entende o que está se passando e tem ideias imediatas
– Possui facilidade para compor, pois tem muitas ferramentas e recursos em
mente
– Possui um ouvido muito apurado
– Consegue se sair bem em situações inesperadas (músicas novas, alterações
de repertório de última hora, falha de memória (branco), etc.)
– Coloca sua própria identidade nas músicas
Para ser capaz de improvisar, é necessário conhecer o assunto em questão.
Atividade
1. Faça em seu caderno, uma rima de improvisação em ritmo de rap.
Aula 3: Improvisação musical
Leia o texto da aula anterior- Improvisação musical -e faça o que se pede.
1. Complete as lacunas abaixo.
1. Improvisação musical é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo; ou seja___________ na hora.
2. Uma improvisação pode ser uma________________, uma melodia, um solo, um ritmo, etc.
3. A arte da improvisação diferencia músicos _______________de músicos reprodutores.
4. O improvisador coloca a sua própria ______________nas músicas
5. O improvisador entende o que está se passando e tem ideias_____________________
6. O improvisador possui facilidade para_____________, pois tem muitas ferramentas e recursos em
mente
7. O improvisador possui um ________________muito apurado.
8. O improvisador consegue se sair bem em situações _____________(músicas novas, alterações de
repertório de última hora, falha de memória (branco), etc.)
9. _____________criadores não se limitam a apenas reproduzir músicas prontas; são capazes de alterá-
las, incrementá-las, criar novas melodias ou harmonias automaticamente.
Aula 4: História da música
Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da
evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma
divisão da musicologia e da teoria musical. Em 1957 Marius Schneider escreveu:
“Até poucas décadas atrás o termo „história da música‟ significava meramente
a história da música erudita européia. Foi apenas gradualmente que o escopo da
música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não
européia e finalmente da música pré-histórica." Há, portanto, tantas histórias da
música quanto há culturas e espaços no mundo.
Tipos de Músicas
Se você é adolescente e gosta de música já parou para pensar nos
inúmeros estilos musicais diferentes? São muitos e para os mais variados
gostos. Imagine a nossa vida sem música? A música teve origem ainda na pré-
história, historiadores encontraram nas cavernas muitas pinturas rupestres que
davam uma idéia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos
humanos. É surpreendente saber que já na pré-história os homens das cavernas
já emitiam os primeiros sons e criavam instrumentos musicais parecidos com os
atuais tambores e xilofone.
Hoje em dia os ritmos diferem de cultura para cultura e de país para país,
bem como também são direcionados para diversas faixas etárias e diferentes
grupos de indivíduos. Veja abaixo os ritmos mais conhecidos e que obtém maior
sucesso em todo o mundo:
- Música Pop – Género apreciado por crianças, jovens, adolescentes e adultos.
Surgiu nos anos 60 e as músicas se traduzem em ritmos melódicos e por vezes
ritmos „acelerados‟, um som bom de se ouvir e bom para dançar. Shakira, Back
Stree Boys, Britney Spears são exemplos de artistas POP.
- Fado – Ritmo tipicamente português, cantado por uma pessoa que é
acompanhada por músicos que tocam a guitarra portuguesa e outros. Mariza,
Amália e Ana Moura são grandes exemplos de fadistas.
- Hip Hop – Despontou nos anos 70, é um género de música americana que
nasceu com o objetivo de mostrar ao mundo o dia-a-dia de classes menos
favorecidas e seus conflitos. Grandes nomes são Boss Ac e Da Weasel.
- Rock and Roll – Surgiu na déc. 50 nos EUA, com ritmo acelerado favorecendo a
dança. Os precursores foram Elvis Presley e Os Beatles.
- Música Popular Brasileira (MPB) – Grandes nomes deste género musical Maria
Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque de Holanda e outros. Fala de amor, da vida,
das desilusões, conta história em forma de música.
- Samba - Ritmo típico brasileiro que surgiu nos anos 30/40, tendo seu „berço‟ a
população menos favorecida. Grandes nomes Alcione, Beth Carvalho, etc.
- Jazz – Género elitista e apreciado por intelectuais teve sua origem entre os
afro-americanos. Usa instrumentos como o piano, trompete. Grandes nomes
Louis Armstrong, e hoje temos como ícone Diana Krall.
- Tango – Ritmo Argentino, suas músicas narram paixões e desventuras de
casais apaixonados. Um dos grandes representante foi Carlos Gardel.
- Música Clássica – Um dos géneros mais apreciados por todo o mundo surgiu
por volta de 1500, pode ser tocada por muitos instrumentos como violino, cravo,
piano, violoncelo, viola e outros. Pode ser subdivididas em sinfonias, sonatas,
operas, operetas, ensaios, etc. Grandes nomes da música clássica Chopin,
Mozart, Strauss, Bach, etc.
- Reggae – Ritmo Jamaicano, teve como seu „berço‟ a cultura Jamaicana, Bob
Marley foi o maior ídolo.
- Country – Teve origem nos anos 40 nos EUA, as músicas são melodiosas e
contam histórias de amores e desamores de casais enamorados, além da vida
no campo. Grandes nomes Dolly Parton, John Denver, Kenny Rogers.
- New Age – Estilo de música calma, futurista, quase sempre instrumental;
embora Enya, Lorena Mackneth e outras cantoras tenham se firmado no género
new age com grande sucesso colocando suas vozes nas músicas.
- Electrónica – É sempre o mesmo ritmo, é electrónica podendo ser gerada por
computadores e tendo como marca principal a „mesma batida repetitiva‟. Faz
sucesso nas discotecas e entre jovens de todo o mundo.
- Axé Music – Se ouve comumente no Brasil, surgiu nos anos 90 e é enfatizada
no carnaval pelos „trio-elétricos‟ tendo como nomes de relevância Luis Caldas,
Ivete Sangalo e outros.
- Ópera – Apreciado por intelectuais, consiste num drama encenado com música
por cantores que são classificados pelo seu timbre de voz (barítonos, tenor,
contra-tenor, soprano, contralto, e mezzo soprano). Cantada no idioma italiano.
Grandes nomes Luciano Pavarotti, Plácido Domingos, Jose Carreras.
Atividades
1. Escreva nas linhas entre as notas musicais os objetos referentes a música
encontrados na imagem.
2. Complete o quadro como o exemplo. Um gênero e um representante
opera Pavarotti
ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Professora: Eunice
E-mail: euniceanjos@professor.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Arte
Turmas: 1º anos A, B, C e D
Roteiro de atividades a serem realizadas em casa pelos alunos, devido a
pandemia do novo coronavírus.
Quantidade de aulas: 04
Período de realização: 20/05/2020 a 29/05/2020
Conteúdo
Arte, cidade e patrimônio cultural (Intervenções urbanas; arte pública;
grafite).
Habilidades
Identificar os precursores da arte urbana
Operar com imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade
dos processos de criação em Arte, gerando sua expressão em artes
visuais.
Atividade 1
A - Sensibilizando... Analisando as Imagens
B - Questões para refletir copiar e responder...
1- O que você vê?
2 – Você consegue perceber a mensagem que os artistas querem
transmitir nos murais?
3 - Você sabe quem são os artistas?
4 – Você já viu um artista de rua, mesmo que em filme?
5 – Quais as linguagens da arte que podem ser utilizadas na rua, como
arte urbana?
Atividade 2
A – Ativação dos conhecimentos prévios
Assista ao vídeo Youtube: Jean Michel Basquiat – o artista negro
https://www.youtube.com/watch?v=K96PSRA41t0
Assista ao vídeo Youtube: Influência #1 - KOBRA
https://www.youtube.com/watch?v=zkmOXiq9FVQ
Assista ao vídeo Youtube: Influência #2 - OS GÊMEOS
https://www.youtube.com/watch?v=Ahld0nYt9W8
B - Questões para orientar a observação do vídeo, refletir copiar e
responder...
1 - Você já conhece os artistas dos vídeos?
2 - Há certo, errado ou simplesmente uma intencionalidade na arte
urbana?
3 - Você sabe o que é arte urbana? E como surgiu?
Atividade 3
A - Estudo
Aproveite para se aprofundar mais no assunto, você sabia que alguns
estudiosos afirmam que a arte urbana é bem mais antiga do que parece,
surge na Grécia pré-socrática e caminha até os dias de hoje. Realize uma
pesquisa sobre:
Arte urbana, em especial o grafite;
Jean Michel Basquiat;
Eduardo Kobra;
Otávio e Gustavo Pandolfo – Os Gêmeos.
Atividade 4
A - Produzindo...
Agora você vai criar um grafite sobre “o impacto coronavírus na
sociedade”.
A sua criação será realizada em folha sulfite, margem de1cm e pintura
utilizando lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, giz pastel ou tinta de
sua preferência.
Atividade 5
A - Avaliação
Escreva o que você aprendeu neste percurso formativo...
Quais atividades deverão ser postadas:
Atividade 1 – tópico B (questões)
Atividade 2 – tópico B (questões)
Atividade 3 – tópico A (pesquisa)
Atividade 4 – tópico A (grafite – desenho)
Atividade 5 – tópico A (avaliação)
Comentários
Postar um comentário