Roteiro de atividades de ciências 8° A, C e D
Roteiro de Atividade (11/05 a
15/05 e 18/05 a 22/05)
EE CHOJIRO SEGAWA
PROFESSORA: Semeir
DISCIPLINA: Ciências
Série 8° A, C e D
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e energia
HABILIDADES:
(EF08CI04). Calcular o consumo
de eletrodoméstico, a partir dos dados de potência descritos no próprio
equipamento e tempo médio de uso, para comparar e avaliar seu impacto no
consumo doméstico.
(EF08CI06A) identificar e explicar o
percurso da eletricidade desde sua produção, nas usinas geradoras
termelétricas, hidrelétricas, eólicas e outras até sua cidade, comunidade, casa
ou escola.
(EF08CI18*). Investigar o processo de
produção e o consumo de equipamentos eletrônicos e argumentar com criticidade
sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de
consumo mais sustentáveis.
COMPETÊNCIA GERAIS: Exercitar a
curiosidade intelectual e recorrer a abordagem própria das ciências, incluindo
a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos
das diferentes áreas
NÚMERO DE AULAS QUE EQUIVALEM:
8 aulas -8°A
8 aulas -8°C
8 aulas -8°D
ATIVIDADES
A SEREM ENVIADAS: (incluindo o tempo previsto para cada uma):
1° aula: questionário para verificação dos
conhecimentos prévios dos alunos sobre o consumo de energia.
2° aula: Pesquisa sobre o consumo de
energia com atividades para avaliar a compreensão do aluno.
3° aula: Analisando a conta de energia com
5 questões
4° aula: Sistematizando nossos
conhecimentos.
5° e 6° aula: Consumo responsável de
energia: leitura do texto que se encontra no livro didático, páginas 148 e 149
Realizar atividades da página 150. Na
atividade 4 da mesma página não vai ser possível fazer em grupo devido a
distância temporária, mas podem interagir com os colegas pelo WhatsApp e cada
um faz a sua pesquisa individual.
7° e 8° aula:1) Atividade na página 32 do
caderno do aluno (Aprofundando os conhecimentos sobre Eficiência Energética).
2).
Pesquisar em livros e na internet para elaborar um texto abordando as seguintes
questões:
Por que a energia elétrica é importante
para nós?
Como é a geração de energia elétrica no
Brasil?
Que impactos ambientais e socioambientais ela
provoca?
O que fazer para ser um consumidor
consciente de energia?
Comentários
Postar um comentário