Roteiro de atividades de ciências 8° A, C e D

Roteiro de Atividade (11/05 a 15/05 e 18/05 a 22/05)

EE CHOJIRO SEGAWA

PROFESSORA: Semeir

DISCIPLINA: Ciências

Série 8° A, C e D

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e energia

HABILIDADES:

(EF08CI04). Calcular o consumo de eletrodoméstico, a partir dos dados de potência descritos no próprio equipamento e tempo médio de uso, para comparar e avaliar seu impacto no consumo doméstico.

(EF08CI06A) identificar e explicar o percurso da eletricidade desde sua produção, nas usinas geradoras termelétricas, hidrelétricas, eólicas e outras até sua cidade, comunidade, casa ou escola.

(EF08CI18*). Investigar o processo de produção e o consumo de equipamentos eletrônicos e argumentar com criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis.

COMPETÊNCIA GERAIS: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer a abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas

NÚMERO DE AULAS QUE EQUIVALEM:

8 aulas -8°A

8 aulas -8°C

8 aulas -8°D

ATIVIDADES A SEREM ENVIADAS: (incluindo o tempo previsto para cada uma):

1° aula: questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o consumo de energia.

2° aula: Pesquisa sobre o consumo de energia com atividades para avaliar a compreensão do aluno.

3° aula: Analisando a conta de energia com 5 questões

4° aula: Sistematizando nossos conhecimentos.

5° e 6° aula: Consumo responsável de energia: leitura do texto que se encontra no livro didático, páginas 148 e 149

Realizar atividades da página 150. Na atividade 4 da mesma página não vai ser possível fazer em grupo devido a distância temporária, mas podem interagir com os colegas pelo WhatsApp e cada um faz a sua pesquisa individual.

7° e 8° aula:1) Atividade na página 32 do caderno do aluno (Aprofundando os conhecimentos sobre Eficiência Energética).

2). Pesquisar em livros e na internet para elaborar um texto abordando as seguintes questões:

Por que a energia elétrica é importante para nós?

Como é a geração de energia elétrica no Brasil?

Que impactos ambientais e socioambientais ela provoca?

O que fazer para ser um consumidor consciente de energia?

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE ATIVIDADE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 7º ANO D - PROFESSORA ANDREIA DOS SANTOS

Joao de Almeida História 8 C e D roteiro do 4 bimestre

Roteiro da eletiva O MARAVILHOSO MUNDO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - 7C professora Liliane