4º Roteiro de Atividades PROFª SONIA BIN - LÍNGUA PORTUGUESA - Semana 18/05 à 29/05
Roteiro
de Atividades. 3ª e 4ª semana - 18 à 29 de maio.
Professora:
Sonia Bin
E-mail:
profsoniabin@gmail.com
Disciplina:
Língua Portuguesa
Turma:
7ª A, B, C e D
Unidade
Temática: AAP Avaliação da Aprendizagem em Processo
Habilidades:
(EF69LP55):
Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o
conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
(EF67LP38):
Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de
figuras de linguagem.
(EF07LP06A):
Identificar o uso adequado de regras de concordância nominal em situações
comunicativas (escrita e oral).
(EF07LP06B):
Identificar o uso adequado de concordância verbal em situações comunicativas
(escrita e oral).
(EF67LP25A):
Reconhecer o emprego da coesão e da progressão temática nas produções textuais.
(EF69LP16A):
Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
(EF69LP47):
Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição
próprias de cada gênero [...]
(EF69LP47):
[...] Expressões conotativas e processos figurativos e o do uso de recursos
linguístico gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
Competências:
1- Compreender
a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível
dos contextos de uso, reconhecendo- a como meio de construção de identidades de
seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Atividade:
Realização das questões AAP, mediante leitura e entendimento dos textos e do
auxílio da Professora através do WhatsApp. Envio da folha de resposta via
e-mail ou WhatsApp.
Orientações de estudo de
língua portuguesa
Para
desenvolver as atividades da AAP assistam primeiramente os vídeos e leiam as
explicações abaixo:
Vídeo
1. Linguagem formal e informal.
Vídeo
2. Figura de linguagem - Comparação.
Vídeo
3. Gênero Textual - Anúncio Publicitário.
Vídeo
4. Figura de linguagem - Sinestesia.
Notícia é um
texto jornalístico de cunho informativo que tende a tratar os fatos de forma
imparcial.
Características
do gênero notícia:
-Relata fatos verdadeiros e
recentes.
- Apresenta linguagem clara,
objetiva e impessoal, ou seja, sem a opinião pessoal do autor.
-Narrado em 3ª pessoa.
Conto é um
gênero literário de narrativa curta que, em geral, apresenta apenas um
conflito. Nessa perspectiva, o conto apresenta poucos personagens, espaço ou
cenário limitado e recorte temporal.
_________________________________________________________________________
Atividade: Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP)
Leia o
texto e responda à questão 01.
Cuitelinho
Renato
Teixeira
Cheguei
na beira do porto
Onde as
onda se espaia
As garça
dá meia volta
E senta
na beira da praia
E o
cuitelinho não gosta
Que o
botão de rosa caia,ai,ai
Ai quando
eu vim
da minha
terra
Despedi
da parentália
Eu entrei
no Mato Grosso
Dei em
terras paraguaias
Lá tinha
revolução
Enfrentei
fortes batáia,ai, ai
A tua
saudade corta
Como aço
de naváia
O coração
fica aflito
Bate uma,
a outra faia
E os óio
se enche d´água
Que até a
vista se atrapáia, ai...
Composição:
Antonio Xando / Folclore Recolhido Por Paulo Vanzolini
Questão 01
O verso que faz uso de linguagem formal
é:
(A) “Que até a vista se atrapáia.”.
(B) “Cheguei na beira do porto”.
(C) "O coração fica aflito.".
(D) “Ai quando eu vim.”.
Questão 02
Em “A tua saudade corta / Como aço de
naváia”, a figura de linguagem comparação foi utilizada para
(A) abrandar o desejo do eu lírico.
(B) produzir o efeito de redundância.
(C) demonstrar a dor da saudade que
sente.
(D) demonstrar o contrário do que se quis
dizer.
Leia o texto e responda
à questão 03.
Marvin
Meu pai não tinha educação
Ainda me lembro, era um grande coração
Ganhava a vida com muito suor
Mas mesmo assim não podia ser pior
Pouco dinheiro pra poder pagar
Todas as contas e despesas do lar
[...]
Sérgio
Brito e Nando Reis. Marvin. In: Titãs Acústico. São Paulo: WEA
Music Brasil. (adaptado)
Questão 03
A expressão “com muito suor”, no texto,
significa
(A) ir à sauna.
(B) passar calor.
(C) fazer exercícios.
(D) trabalhar muito.
Leia o texto e responda à questão 04.
Disponível
em: <https://www.estudokids.com.br/anuncio-publicitario>. Acesso em: 10
dez. 2019.
Questão 04
A intenção desse texto publicitário é
(A) influenciar as pessoas a adotar
pequenos animais.
(B) estimular o banho e tosa de gatos e
cachorros.
(C) chamar a atenção para o abandono de
cães nas ruas.
(D) convencer o leito sobre o ótimo
trabalho de banho e tosa.
Leia o texto e responda
às questões 05, 06 e 07.
Urso é condenado por
roubo de mel na Macedônia
Paddy Clark
Da BBC News
O sabor de mel foi tentador demais para
um urso na Macedônia, que atacou várias vezes as colmeias de um apicultor.
Agora, o animal tem ficha na polícia.
Foi condenado por um tribunal por roubo e danos. O caso foi levado à Justiça
pelo apicultor irritado depois de um ano de tentar, em vão, proteger suas
colmeias. Durante um período, ele conseguiu afugentar o animal com medidas como
comprar um gerador e iluminar melhor a área onde os ataques aconteciam, ou
tocar músicas folclóricas sérvias. Mas quando o gerador ficava sem energia e a
música acabava, o urso voltava e lá se ia o mel novamente. “Ele atacou as
colmeias de novo” disse o apicultor Zoran Kiseloski. Como o animal não tinha
dono e é uma espécie protegida, o tribunal ordenou ao Estado pagar uma
indenização por prejuízos causados pela destruição de colmeias, no valor de US$
3,5 mil. O urso continua à solta em algum lugar da Macedônia.
Disponível
em:
<https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080314_ursomel.shtml>.
Acesso em: 16 jan. 2020.
Questão 05
No fragmento
do texto “Durante um período, ele conseguiu afugentar o animal com medidas como
comprar um gerador e iluminar melhor a área onde os ataques aconteciam, ou
tocar músicas folclóricas sérvias.” a palavra em destaque está
concordando nominalmente com
(A)
ataques.
(B)
medidas.
(C)
músicas.
(D)
folclóricas.
Questão 06
Entre
as características da notícia, estão apresentar
(A)
acontecimentos ou temas da ficção científica.
(B)
poucas personagens, uma história breve e um desfecho.
(C)
fatos com uma linguagem informal ligada à vida cotidiana.
(D)
informações às pessoas, geralmente, sem apresentar opinião.
Questão 07
Na
notícia, o termo utilizado para demonstrar que as ações foram insuficientes
para afugentar o urso é:
(A)
Mas.
(B)
Durante.
(C)
Quando.
(D) Novamente.
Leia o texto e responda à questão 08.
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Jorge
Amado
[...]
Foi uma
triste constatação. Primeiro deixou de sorrir, mas depois,
encolheu os ombros num gesto de indiferença. Era um gato muito orgulhoso, pouco
lhe importava o que pensavam dele. Até piscou – num gesto um pouco forçado – um
olho malandro para o Sol, e esse gesto, ainda inesperado, fez com que uma
enorme pedra, que há muitíssimos anos residia nas proximidades do lugar onde O
Gato estava, rolasse correndo para o mato.
[...]
AMADO, Jorge. O
Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor I. 7ª ed. Record:
Rio de Janeiro, 1981. p. 25 - 26.
Questão 08
As
palavras destacadas, no texto, foram utilizadas para
(A)
produzir o sentido de causalidade aos fatos.
(B) dar
o efeito de continuidade aos acontecimentos.
(C)
possibilitar a indicação de onde ocorreram as ações.
(D) contribuir
para a intensidade das ações da história.
Leia o texto e responda à questão 09.
Encurtando o caminho
Angela
Lago
Tia
Maria, quando era criança, um dia se atrasou na saída da escola, e na hora em
que foi voltar para casa já começava a escurecer. Viu uma outra menina passando
pelo cemitério e resolveu cortar caminho, fazendo o mesmo trajeto que ela.
Tratou
de apressar o passo até alcançá-la e se explicou:
— Andar
sozinha no cemitério me dá um frio na barriga! Será que você se
importa se nós formos juntas?
— Claro
que não. Eu entendo você – respondeu a outra – Quando eu estava viva, sentia
exatamente a mesma coisa.
LAGO, Angela.
Encurtando caminho. In: Sete histórias para sacudir o esqueleto. São
Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002. p. 15-16.
Questão 09
A
expressão em destaque no texto tem efeito de
(A)
medo.
(B)
alegria.
(C)
entusiasmo.
(D) ansiedade.
Leia o texto e responda à questão 10.
Presságio
Fernando
Pessoa
O amor,
quando se revela,
Não se
sabe revelar.
Sabe
bem olhar p’ra ela,
Mas não
lhe sabe falar.
Quem
quer dizer o que sente
Não
sabe o que há de dizer.
Fala:
parece que mente...
Cala:
parece esquecer...
Ah, mas
se ela adivinhasse,
Se
pudesse ouvir o olhar,
E se um
olhar lhe bastasse
P’ra
saber que a estão a amar!
Mas
quem sente muito, cala;
Quem
quer dizer quanto sente
Fica
sem alma nem fala,
Fica
só, inteiramente!
Mas se
isto puder contar-lhe
O que
não lhe ouso contar,
Já não
terei que falar-lhe
Porque
lhe estou a falar...
PESSOA,
Fernando. Inéditas. Rio de Janeiro: Cia José de Aguilar, 1972. p. 513.
Questão 10
uso da sinestesia,
figura de linguagem presente no verso “Se pudesse ouvir o olhar”, demonstra que
o eu
lírico
(A)
julga que seu amor é correspondido, por isso olha para a amada com paixão.
(B)
acredita não estar à altura da amada e por esse motivo, evita lhe direcionar o
olhar.
(C)
compara seu frágil estado emocional com o da sua amada, por meio do olhar
direcionado a ela.
(D)
considera que através do olhar, confessa todo o amor que sente, mais do que em
qualquer declaração.
Leia o texto e
responda à questão 11.
Se
buscarmos a definição de adolescência, vamos descobrir que a origem da palavra
vem do Latim “ADOLESCENTIA”, que significa período da vida humana entre a
infância e a fase adulta. Vamos encontrar ainda quem defina adolescência como
uma fase natural da vida marcada pelas transformações biológicas e
comportamentais. Alguns pesquisadores vão entender e descrever a adolescência
como um processo de construção social e histórico como sugerido no artigo
“Adolescência como uma construção social – Ana Bock”.
A
Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da
vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência
é dividida em três fases:
•
Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
•
Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos
•
Juventude – dos 15 aos 24 anos.
No
Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)considera a adolescência, a
faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos, sendo referência, desde
1990, para criação de leis e programas que asseguram os direitos desta
população.
Como
vimos, são muitas as definições que tentam explicar a adolescência. Algumas
definições utilizam conceitos (embasados em estudos da psicologia, da educação,
da filosofia, da medicina etc), outras definições utilizam recortes etários
como é o caso da OMS. É importante saber que os conceitos existem e atendem a
objetivos específicos de programas, pesquisas e políticas públicas. Entretanto
não podemos reduzir esse
período
do desenvolvimento humano aos conceitos que os caracterizam, exatamente porque
estamos falando de seres humanos, não é mesmo?
O que
sabemos atualmente, é que a adolescência é o resultado de uma construção
social, significada historicamente, que hoje se caracteriza, por exemplo, pela
ampliação da tutela dos(as) filhos(as) em suas famílias. Ou seja, observando o
contexto social, econômico e cultural do momento que vivemos hoje, os/as adolescentes,
em geral, precisam de um período maior de estudos e de capacitação profissional
para entrada no mercado de trabalho, o que exige deles e delas um tempo maior
de dependência das famílias. Não podemos negar também que este período é
marcado pelas transformações biológicas e comportamentais. E são essas mudanças
que, muitas vezes, determinam a maneira como a sociedade olha para os(as)
adolescentes e cria formas de agir com eles e elas, como por exemplo: a
proibição do trabalho antes dos 16 anos, a tutela dos pais até os 18 anos, todo
adolescente é “aborrescente” e tantas outras formas que acabam caracterizando,
ou melhor, rotulando esse período da vida.
Esta
discussão, sobre a construção histórica do conceito de adolescência, é
importante porque possibilita a mudança de olhar para a própria adolescência e
para o/a adolescente É importante desconstruir a visão de adolescência como uma
fase de crise e olhar criticamente para o perfil rotulado do adolescente visto
como “aborrecente”, intolerante, irresponsável, rebelde etc.
Nossa
proposta, já que falamos de construção social, é construirmos uma nova visão em
relação aos/as adolescentes e adotarmos comportamentos que promovam a sua
participação nos vários espaços da sociedade, entendendo que os(as)
adolescentes são sujeitos de direitos e de responsabilidades!
[...]
Disponível em:
<http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/adolescencia>. Acesso em: 23
jan. 2020.
Questão 11
O tema
do texto é a
(A)
definição da palavra adolescência.
(B)
divisão em três fases do período da juventude.
(C)
construção histórico-social do conceito de adolescência.
(D)
participação dos jovens nos vários espaços da sociedade.
Leia o texto e responda às questões 12 e 13.
As formigas
Lygia
Fagundes Telles
[...]
Voltei
tarde essa noite, um colega tinha se casado e teve festa. Vim animada, com
vontade de cantar, passei da conta. Só na escada é que me lembrei: o anão.
Minha prima arrastara a mesa para a porta e estudava com o bule fumegando no
fogareiro.
— Hoje
não vou dormir, quero ficar de vigia — ela avisou.
O
assoalho ainda estava limpo. Me abracei ao urso.
— Estou
com medo.
Ela foi
buscar uma pílula para atenuar minha ressaca, me fez engolir a pílula com um
gole de chá e ajudou a me despir.
— Fico
vigiando, pode dormir sossegada. Por enquanto não apareceu nenhuma formiga, não
está na hora delas, é daqui a pouco que começa. Examinei com a lupa debaixo da
porta, sabe que não consigo descobrir de onde brotam?
[...]
TELLES, Lygia
Fagundes. As formigas. In: Histórias de Mistérios. Rio de Janeiro: Ed.
Rocco, 2004. p. 16.
Questão 12
O texto
“As Formigas” é um conto e possui como características
(A) o
conflito gerador, uma narrativa alegórica e uma moral.
(B) a
narração do enredo, personagens secundários e composição em versos.
(C) a
transmissão de informações, relato de fatos e a impessoalidade.
(D)
poucos personagens, narrativa curta e escrita em prosa.
Questão 13
Uma das
personagens ficou de vigia para tentar descobrir de onde brotam
(A) as
formigas.
(B) as pílulas para dor.
(C) as
dores de cabeça.
(D) os bichos
de pelúcia.
Leia o texto e responda à questão 14.
A terra é naturá
Patativa
do Assaré
[...]
Pois o
vento, o só, a lua,
A chuva
e a terra também,
Tudo é
coisa minha e sua,
Seu
dotô conhece bem.
Pra se
sabe disso tudo
Ninguém
precisa de istudo;
Eu, sem
escreve nem lê.
Conheço
desta verdade,
Seu
dotô, tenha bondade
De ouvi
o que vô dizê.
Não
invejo o seu tesôro.
Sua
mala de dinhêro
A sua
prata, o seu ôro
O seu
boi, o seu carnêro,
Seu
repôso, seu recreio,
Seu bom
carro de passeio,
Sua
casa de mora
E a sua
loja surtida,
O que
quero nesta vida
É terra
pra trabaiá.
Iscute
o que tô dizendo,
Seu
dotô, seu coroné:
De fome
tão padecendo
Meus
fio e minha muié.
Sem
briga, questão nem guerra,
Meça
desta grande terra
Umas
tarefas pra eu!
Tenha
pena do agregado
Não me
dexê deserdado
Daquilo
que Deus me deu.
ASSARÉ, P. A
terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade
Federal do Ceará, 2008. p. 116 - 118.
Questão 14
O
trecho do texto que possui linguagem formal é
(A)
“Pra se sabe disso tudo”.
(B)
"Seu bom carro de passeio".
(C)
“Sua mala de dinhêro”.
(D) “De fome
tão padecendo”.
Leia o texto e responda
às questões 15 e 16.
A incapacidade de ser verdadeiro
Carlos
Drummond de Andrade
Paulo tinha
fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois
dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe
botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio
da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele
provou e tinha gosto de queijo.
Desta
vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol
durante quinze dias.
Quando
o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara
de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo
céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.
Após o
exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
— Não
há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
Disponível
em:
<https://www.veredasdotexto.com/post/2016/04/01/a-incapacidade-de-ser-verdadeiro-carlos-drummond-de-andrade>.
Acesso
em: 23 jan. 2020.
Questão 15
O menino foi levado ao médico porque
(A) fazia poesia num tapete voador.
(B) leu fotonovela com dois dragões.
(C) provou um pedaço de queijo.
(D) inventava histórias fantásticas.
Questão 16
Em “[...] Quando o menino voltou falando
que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara Siá Elpídia e queriam
formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu
levá-lo ao médico[...]”, os verbos em destaque estão concordando diretamente
com
(A) mãe.
(B) chácara.
(C) borboletas.
(D) menino.
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