4º Roteiro de Atividades PROFª SONIA BIN - LÍNGUA PORTUGUESA - Semana 18/05 à 29/05


Roteiro de Atividades. 3ª e 4ª semana - 18 à 29 de maio.
Professora: Sonia Bin
E-mail: profsoniabin@gmail.com
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 7ª A, B, C e D

Unidade Temática: AAP Avaliação da Aprendizagem em Processo
Habilidades:
(EF69LP55): Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
(EF67LP38): Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de figuras de linguagem.
(EF07LP06A): Identificar o uso adequado de regras de concordância nominal em situações comunicativas (escrita e oral).
(EF07LP06B): Identificar o uso adequado de concordância verbal em situações comunicativas (escrita e oral).
(EF67LP25A): Reconhecer o emprego da coesão e da progressão temática nas produções textuais.
(EF69LP16A): Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
(EF69LP47): Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero [...]
(EF69LP47): [...] Expressões conotativas e processos figurativos e o do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero narrativo.


Competências:
1-    Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível dos contextos de uso, reconhecendo- a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

Atividade: Realização das questões AAP, mediante leitura e entendimento dos textos e do auxílio da Professora através do WhatsApp. Envio da folha de resposta via e-mail ou WhatsApp.



Orientações de estudo de língua portuguesa
Para desenvolver as atividades da AAP assistam primeiramente os vídeos e leiam as explicações abaixo:
Vídeo 1. Linguagem formal e informal.

Vídeo 2. Figura de linguagem - Comparação.

Vídeo 3. Gênero Textual - Anúncio Publicitário.

Vídeo 4. Figura de linguagem - Sinestesia.

Notícia é um texto jornalístico de cunho informativo que tende a tratar os fatos de forma imparcial.
Características do gênero notícia:
            -Relata fatos verdadeiros e recentes.
            - Apresenta linguagem clara, objetiva e impessoal, ou seja, sem a opinião pessoal do autor.
            -Narrado em 3ª pessoa.

Conto é um gênero literário de narrativa curta que, em geral, apresenta apenas um conflito. Nessa perspectiva, o conto apresenta poucos personagens, espaço ou cenário limitado e recorte temporal.
_________________________________________________________________________
Atividade: Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP)


Leia o texto e responda à questão 01.

Cuitelinho
Renato Teixeira

Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia,ai,ai

Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentália
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaias
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia,ai, ai

A tua saudade corta
Como aço de naváia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
E os óio se enche d´água
Que até a vista se atrapáia, ai...

Composição: Antonio Xando / Folclore Recolhido Por Paulo Vanzolini

Questão 01

O verso que faz uso de linguagem formal é:

(A) “Que até a vista se atrapáia.”.
(B) “Cheguei na beira do porto”.
(C) "O coração fica aflito.".
(D) “Ai quando eu vim.”.

Questão 02

Em “A tua saudade corta / Como aço de naváia”, a figura de linguagem comparação foi utilizada para

(A) abrandar o desejo do eu lírico.
(B) produzir o efeito de redundância.
(C) demonstrar a dor da saudade que sente.
(D) demonstrar o contrário do que se quis dizer.


Leia o texto e responda à questão 03.
Marvin

Meu pai não tinha educação
Ainda me lembro, era um grande coração
Ganhava a vida com muito suor
Mas mesmo assim não podia ser pior
Pouco dinheiro pra poder pagar
Todas as contas e despesas do lar
[...]

Sérgio Brito e Nando Reis. Marvin. In: Titãs Acústico. São Paulo: WEA Music Brasil. (adaptado)

Questão 03
A expressão “com muito suor”, no texto, significa

(A) ir à sauna.
(B) passar calor.
(C) fazer exercícios.
(D) trabalhar muito.


Leia o texto e responda à questão 04.


Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/anuncio-publicitario>. Acesso em: 10 dez. 2019.


Questão 04

A intenção desse texto publicitário é

(A) influenciar as pessoas a adotar pequenos animais.
(B) estimular o banho e tosa de gatos e cachorros.
(C) chamar a atenção para o abandono de cães nas ruas.
(D) convencer o leito sobre o ótimo trabalho de banho e tosa.


Leia o texto e responda às questões 05, 06 e 07.

Urso é condenado por roubo de mel na Macedônia
Paddy Clark
Da BBC News

O sabor de mel foi tentador demais para um urso na Macedônia, que atacou várias vezes as colmeias de um apicultor.

Agora, o animal tem ficha na polícia. Foi condenado por um tribunal por roubo e danos. O caso foi levado à Justiça pelo apicultor irritado depois de um ano de tentar, em vão, proteger suas colmeias. Durante um período, ele conseguiu afugentar o animal com medidas como comprar um gerador e iluminar melhor a área onde os ataques aconteciam, ou tocar músicas folclóricas sérvias. Mas quando o gerador ficava sem energia e a música acabava, o urso voltava e lá se ia o mel novamente. “Ele atacou as colmeias de novo” disse o apicultor Zoran Kiseloski. Como o animal não tinha dono e é uma espécie protegida, o tribunal ordenou ao Estado pagar uma indenização por prejuízos causados pela destruição de colmeias, no valor de US$ 3,5 mil. O urso continua à solta em algum lugar da Macedônia.

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080314_ursomel.shtml>. Acesso em: 16 jan. 2020.

Questão 05

No fragmento do texto “Durante um período, ele conseguiu afugentar o animal com medidas como comprar um gerador e iluminar melhor a área onde os ataques aconteciam, ou tocar músicas folclóricas sérvias.” a palavra em destaque está concordando nominalmente com

(A) ataques.
(B) medidas.
(C) músicas.
(D) folclóricas.



Questão 06

Entre as características da notícia, estão apresentar

(A) acontecimentos ou temas da ficção científica.
(B) poucas personagens, uma história breve e um desfecho.
(C) fatos com uma linguagem informal ligada à vida cotidiana.
(D) informações às pessoas, geralmente, sem apresentar opinião.


Questão 07

Na notícia, o termo utilizado para demonstrar que as ações foram insuficientes para afugentar o urso é:

(A) Mas.
(B) Durante.
(C) Quando.
(D) Novamente.
Leia o texto e responda à questão 08.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Jorge Amado

[...]
Foi uma triste constatação. Primeiro deixou de sorrir, mas depois, encolheu os ombros num gesto de indiferença. Era um gato muito orgulhoso, pouco lhe importava o que pensavam dele. Até piscou – num gesto um pouco forçado – um olho malandro para o Sol, e esse gesto, ainda inesperado, fez com que uma enorme pedra, que há muitíssimos anos residia nas proximidades do lugar onde O Gato estava, rolasse correndo para o mato.

[...]

AMADO, Jorge. O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor I. 7ª ed. Record: Rio de Janeiro, 1981. p. 25 - 26.
Questão 08

As palavras destacadas, no texto, foram utilizadas para

(A) produzir o sentido de causalidade aos fatos.
(B) dar o efeito de continuidade aos acontecimentos.
(C) possibilitar a indicação de onde ocorreram as ações.
(D) contribuir para a intensidade das ações da história.



Leia o texto e responda à questão 09.

Encurtando o caminho
Angela Lago

Tia Maria, quando era criança, um dia se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa já começava a escurecer. Viu uma outra menina passando pelo cemitério e resolveu cortar caminho, fazendo o mesmo trajeto que ela.

Tratou de apressar o passo até alcançá-la e se explicou:

— Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga! Será que você se importa se nós formos juntas?

— Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra – Quando eu estava viva, sentia exatamente a mesma coisa.


LAGO, Angela. Encurtando caminho. In: Sete histórias para sacudir o esqueleto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002. p. 15-16.

Questão 09

A expressão em destaque no texto tem efeito de

(A) medo.
(B) alegria.
(C) entusiasmo.
(D) ansiedade.


Leia o texto e responda à questão 10.

Presságio
Fernando Pessoa

O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p’ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente...
Cala: parece esquecer...

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P’ra saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...

PESSOA, Fernando. Inéditas. Rio de Janeiro: Cia José de Aguilar, 1972. p. 513.
Questão 10

uso da sinestesia, figura de linguagem presente no verso “Se pudesse ouvir o olhar”, demonstra que o eu
lírico

(A) julga que seu amor é correspondido, por isso olha para a amada com paixão.
(B) acredita não estar à altura da amada e por esse motivo, evita lhe direcionar o olhar.
(C) compara seu frágil estado emocional com o da sua amada, por meio do olhar direcionado a ela.
(D) considera que através do olhar, confessa todo o amor que sente, mais do que em qualquer declaração.



Leia o texto e responda à questão 11.

Se buscarmos a definição de adolescência, vamos descobrir que a origem da palavra vem do Latim “ADOLESCENTIA”, que significa período da vida humana entre a infância e a fase adulta. Vamos encontrar ainda quem defina adolescência como uma fase natural da vida marcada pelas transformações biológicas e comportamentais. Alguns pesquisadores vão entender e descrever a adolescência como um processo de construção social e histórico como sugerido no artigo “Adolescência como uma construção social – Ana Bock”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:
• Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
• Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos
• Juventude – dos 15 aos 24 anos.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)considera a adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos, sendo referência, desde 1990, para criação de leis e programas que asseguram os direitos desta população.

Como vimos, são muitas as definições que tentam explicar a adolescência. Algumas definições utilizam conceitos (embasados em estudos da psicologia, da educação, da filosofia, da medicina etc), outras definições utilizam recortes etários como é o caso da OMS. É importante saber que os conceitos existem e atendem a objetivos específicos de programas, pesquisas e políticas públicas. Entretanto não podemos reduzir esse
período do desenvolvimento humano aos conceitos que os caracterizam, exatamente porque estamos falando de seres humanos, não é mesmo?

O que sabemos atualmente, é que a adolescência é o resultado de uma construção social, significada historicamente, que hoje se caracteriza, por exemplo, pela ampliação da tutela dos(as) filhos(as) em suas famílias. Ou seja, observando o contexto social, econômico e cultural do momento que vivemos hoje, os/as adolescentes, em geral, precisam de um período maior de estudos e de capacitação profissional para entrada no mercado de trabalho, o que exige deles e delas um tempo maior de dependência das famílias. Não podemos negar também que este período é marcado pelas transformações biológicas e comportamentais. E são essas mudanças que, muitas vezes, determinam a maneira como a sociedade olha para os(as) adolescentes e cria formas de agir com eles e elas, como por exemplo: a proibição do trabalho antes dos 16 anos, a tutela dos pais até os 18 anos, todo adolescente é “aborrescente” e tantas outras formas que acabam caracterizando, ou melhor, rotulando esse período da vida.

Esta discussão, sobre a construção histórica do conceito de adolescência, é importante porque possibilita a mudança de olhar para a própria adolescência e para o/a adolescente É importante desconstruir a visão de adolescência como uma fase de crise e olhar criticamente para o perfil rotulado do adolescente visto como “aborrecente”, intolerante, irresponsável, rebelde etc.

Nossa proposta, já que falamos de construção social, é construirmos uma nova visão em relação aos/as adolescentes e adotarmos comportamentos que promovam a sua participação nos vários espaços da sociedade, entendendo que os(as) adolescentes são sujeitos de direitos e de responsabilidades!

[...]

Disponível em: <http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/adolescencia>. Acesso em: 23 jan. 2020.
Questão 11

O tema do texto é a

(A) definição da palavra adolescência.
(B) divisão em três fases do período da juventude.
(C) construção histórico-social do conceito de adolescência.
(D) participação dos jovens nos vários espaços da sociedade.


Leia o texto e responda às questões 12 e 13.

As formigas
Lygia Fagundes Telles

[...]
Voltei tarde essa noite, um colega tinha se casado e teve festa. Vim animada, com vontade de cantar, passei da conta. Só na escada é que me lembrei: o anão. Minha prima arrastara a mesa para a porta e estudava com o bule fumegando no fogareiro.

— Hoje não vou dormir, quero ficar de vigia — ela avisou.

O assoalho ainda estava limpo. Me abracei ao urso.

— Estou com medo.

Ela foi buscar uma pílula para atenuar minha ressaca, me fez engolir a pílula com um gole de chá e ajudou a me despir.

— Fico vigiando, pode dormir sossegada. Por enquanto não apareceu nenhuma formiga, não está na hora delas, é daqui a pouco que começa. Examinei com a lupa debaixo da porta, sabe que não consigo descobrir de onde brotam?

[...]

TELLES, Lygia Fagundes. As formigas. In: Histórias de Mistérios. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2004. p. 16.
Questão 12

O texto “As Formigas” é um conto e possui como características

(A) o conflito gerador, uma narrativa alegórica e uma moral.
(B) a narração do enredo, personagens secundários e composição em versos.
(C) a transmissão de informações, relato de fatos e a impessoalidade.
(D) poucos personagens, narrativa curta e escrita em prosa.

Questão 13

Uma das personagens ficou de vigia para tentar descobrir de onde brotam

(A) as formigas.
 (B) as pílulas para dor.
(C) as dores de cabeça.
(D) os bichos de pelúcia.




Leia o texto e responda à questão 14.

A terra é naturá
Patativa do Assaré

[...]
Pois o vento, o só, a lua,
A chuva e a terra também,
Tudo é coisa minha e sua,
Seu dotô conhece bem.
Pra se sabe disso tudo
Ninguém precisa de istudo;
Eu, sem escreve nem lê.
Conheço desta verdade,
Seu dotô, tenha bondade
De ouvi o que vô dizê.

Não invejo o seu tesôro.
Sua mala de dinhêro
A sua prata, o seu ôro
O seu boi, o seu carnêro,
Seu repôso, seu recreio,
Seu bom carro de passeio,
Sua casa de mora
E a sua loja surtida,
O que quero nesta vida
É terra pra trabaiá.

Iscute o que tô dizendo,
Seu dotô, seu coroné:
De fome tão padecendo
Meus fio e minha muié.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexê deserdado
Daquilo que Deus me deu.

ASSARÉ, P. A terra é naturá. In: Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008. p. 116 - 118.
Questão 14
O trecho do texto que possui linguagem formal é

(A) “Pra se sabe disso tudo”.
(B) "Seu bom carro de passeio".
(C) “Sua mala de dinhêro”.
(D) “De fome tão padecendo”.
Leia o texto e responda às questões 15 e 16.

A incapacidade de ser verdadeiro
Carlos Drummond de Andrade

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.

Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.

Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

— Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.

Disponível em: <https://www.veredasdotexto.com/post/2016/04/01/a-incapacidade-de-ser-verdadeiro-carlos-drummond-de-andrade>. Acesso
em: 23 jan. 2020.

Questão 15
O menino foi levado ao médico porque

(A) fazia poesia num tapete voador.
(B) leu fotonovela com dois dragões.
(C) provou um pedaço de queijo.
(D) inventava histórias fantásticas.

Questão 16
Em “[...] Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico[...]”, os verbos em destaque estão concordando diretamente com

(A) mãe.
(B) chácara.
(C) borboletas.
(D) menino.


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